14/04/2024

RNP e Linktel oferecem Wi-Fi grátis e seguro em locais públicos

Rede conta com mais de mil pontos de acesso no Brasil e acaba de anunciar um hotspot no Aeroporto Internacional de Salvador.

RNP e Linktel oferecem Wi-Fi seguro em locais públicos
Imagem: Unochapecó/Reprodução

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) anunciou um novo acordo de cooperação com a operadora Linktel WiFi para disponibilizar o Eduroam em locais públicos no Brasil.

Gerido e operadora no país pela RNP, o Eduroam oferece acesso sem fio gratuito e seguro à internet exclusivamente para a comunidade acadêmica mundial.

A rede já conta com mil pontos de acesso em todo o Brasil, tornando a América Latina a segunda região do mundo com a maior cobertura do Eduroam, ficando atrás apenas da Europa.

A rede Wi-Fi segura permite que os usuários conectem à internet utilizando a autenticação realizada com as credenciais da instituição de ensino e pesquisa que os mesmos são vinculados.

VEJA TAMBÉM:

–> RNP busca provedores para ajudar na implantação do ‘Norte Conectado’

–> Banda larga via satélite ficará mais barata no Brasil

–> Portugal inaugura conexão marítima de alta capacidade com o Brasil

O único requisito para que a instituição seja provedora do serviço, ela precisa estar apenas homologada na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

Já a Linktel WiFi é uma provedora especializada em sistemas Wi-Fi, operando em mais de 11 mil hotspots no país, sendo líder em tecnologia Wi-FI 6 e streaming.

O primeiro ponto do Eduroam fora do ambiente universitário foi inaugurado em 2014, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde o serviço podia ser acessado em 15 locais da capital, entre parques e praças.

Na época, a iniciativa surgiu a partir de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Empresa de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa).

Com a nova parceria entre o RNP e a Linktel, um novo ponto já está disponível no Aeroporto Internacional de Salvador.

A expectativa é que em breve o serviço esteja disponível em outras cidades.

“Fechamos a parceria com a maior operadora de Wi-Fi do país, para instalarmos a maior operação de Eduroam em locais públicos de uma rede acadêmica no mundo”, declarou Eduardo Grizendi, diretor de Engenharia e Operações da RNP.

Com informações de Assessoria de Imprensa RNP.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários