17/12/2025
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Anatel quer usar inteligência artificial no atendimento ao público

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Chatbot deve ser implantado no app Anatel Consumidor, no portal da agência e no sistema de atendimento do órgão.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende usar da tecnologia para atender melhor aos cidadãos. A agência quer adotar um chatbot para otimizar o atendimento ao consumidor, especialmente para perguntas frequentes.


A tecnologia irá diminuir o volume de trabalho para os atendentes humanos, que poderão focar na resolução de chamados mais complexos.


Há três meses, a SKY teve a mesma iniciativa. Seu Agente Virtual tem solucionado 54,6% das chamadas relativas à motivos técnicos sem a necessidade de intervenção humana.

A Anatel lançou uma RFI (“request for information”) na qual descreve os objetivos e os requisitos técnicos do projeto, solicitando que fornecedores respondam sobre a capacidade de atendê-los.

O órgão regulador que adotar também um sistema de monitoramento automatizado para as redes sociais. Esse projeto foi incluído na mesma RFI. 


A agência quer um assistente virtual inteligente que opere com processamento de linguagem natural. 

Caberá à equipe técnica do fornecedor o trabalho de aperfeiçoamento contínuo do vocabulário do robô

Além disso, o chatbot precisa estar preparado para o uso futuro de voz, sendo capaz de converter suas mensagens de texto para áudio.

A Anatel pretende implantar o bot em três canais: no aplicativo móvel Anatel Consumidor, no atendimento ao consumidor do portal web da agência e no sistema de atendimento da agência.

O chatbot precisará também atuar em SMS e Facebook. A solução precisa ser capaz de se integrar aos sistemas legados da Anatel por meio de APIs.

Claro e Vivo lideram em crescimento do 4G no 1º semestre

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Cada uma teve adição líquida de 4,5 milhões de celulares usando as redes de quarta geração.


As operadoras Claro e Vivo lideraram em crescimento de 4G no 1º semestre de 2018, com adições líquidas de 4,5 milhões de celulares 4G.

A Vivo é a operadora que está mais adiantada no processo de migração dos smartphones de seus clientes para as redes de quarta geração. 


A TIM também está correndo atrás para trazer mais clientes para sua base 4G. 

Para isso, a operadora tem realizado ações de migração de chips. Em Fortaleza, no Ceará, por exemplo, a TIM está trocando gratuitamente os chips antigos (3G ou 2G) por novos até o próximo domingo (19).

As quatro maiores operadoras do país terminaram o semestre com mais de 50% de sua base de celulares (sem terminais de dados) sendo 4G.


Os dados são da consultoria especializada em telecomunicações Teleco.



A Vivo também lidera em market share de 4G no Brasil, seguida pela TIM. Mas Claro e Oi estão recuperando terreno e ganharam market share nesse primeiro semestre.

Apesar de líder, a Vivo caiu de 33,6% de market share de 4G em 2017 para 32,9% neste ano. 

A TIM também teve um pequeno recuo em participação de mercado, caindo de 27% para 26,5%. 

Já a Claro vem crescendo sua participação nos últimos anos, saindo de 22,5% para 23,1% em 12 meses. 

A Oi também apresentou uma leve melhora em market share, passando de 16% para 16,5%.

Principal tecnologia


O 4G se tornou a principal tecnologia de celular do país em 2017 e no final do primeiro semestre de 2018, os aparelhos 4G já superam a soma daqueles com tecnologia 3G e 2G.


A utilização do 3G caiu de 84 milhões para 70 milhões de um ano para o outro. 

Já o número de dispositivos que acessam apenas redes de segunda geração caiu de 32 milhões para 28 milhões.


Em junho, o 4G estava disponível em 4.071 municípios, onde moram 94,2% da população do Brasil. 

No mês de julho, a cobertura 4G chegou a 51 novos municípios, totalizando 4.122 cidades com rede de quarta geração.

Somente no mês passado, a Vivo expandiu a sua rede 4G para 60 novos municípios e a Claro para 41.

Apesar da expansão da Vivo e da Claro, TIM é quem lidera em quantidade de municípios e população atendida, seguida pela Vivo.


A Oi está mais atrasada neste processo de migração e sua rede 4G ainda está limitada a 834 municípios.

Com a consolidação da tecnologia 4G (LTE) no Brasil e a liberação para uso do 700 MHz nas capitais brasileiras, o desafio passa a ser agora a expansão do LTE Advanced e LTE Advanced Pro que oferecem velocidades maiores.

O 4G+ (LTE Advanced) está presente em 1.493 municípios, onde moram 71,6% da população

No mês de julho, a tecnologia foi levada para 117 novas cidades pela Claro e para outros 58 municípios pela Vivo.

Já o 4,5G (LTE Advanced Pro) é realidade em 777 municípios, dando acesso à tecnologia para 57,6% da população

Em julho, a Vivo expandiu o 4,5G para 58 cidades. A Claro não realizou expansão da rede no mês passado.

Claro une Anitta e Tiago Leifert para falar dos planos Pré aos Pós

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Representantes do Prezão e do Claro Pós reforçam benefício de WhatsApp ilimitado em todos os planos, tanto para mensagens quanto para chamadas.

A Claro bolou uma nova estratégia para as suas propagandas de TV e nas redes sociais. Resolveu unir o garoto-propaganda do Claro Pós, o apresentador Tiago Leifert, com a garota-propaganda do Prezão, a cantora Anitta, em uma só campanha.

O novo vídeo foi lançado nesta segunda-feira (13) e fala sobre as vantagens dos planos pré aos pós. Veja:


Os benefícios ressaltados pelos dois incluem a rede da Claro, as ligações ilimitadas e os pacotes de internet que funcionam no 4.5G da operadora, que oferece uma velocidade até 10 vezes mais rápida.
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Como a tecnologia exige a compatibilidade com alguns aparelhos, não são todos os clientes que acessam o 4.5G da Claro, mas sim o 4G. Esse, por sua vez, também está liberado em frequências que ampliam a qualidade do uso, como a faixa de 700 MHz, presente em todas as capitais brasileiras.
A diferença nos planos pós-pagos, e que é comentada mais uma vez por Tiago Leifert, é a possibilidade de falar e navegar no exterior como se estivesse no Brasil, em uma espécie de plano internacional, ou por meio da contratação à parte do Passaporte Américas e Passaporte Europa.
A grande novidade que o comercial tenta passar, incluindo um box entre os dois artistas quando se unem para falar com o cliente da Claro, é a inclusão, agora, do WhatsApp ilimitado não somente para mensagens, mas também em chamadas de voz e vídeo, tanto nos planos pós-pago quanto pré-pago. Essa liberação foi anunciada oficialmente pela operadora há uma semana.

Serviços de informação e comunicação sobem 2,5%, segundo IBGE

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No entanto, telecomunicação teve o menor avanço no segmento em junho, com alta de apenas 0,1% em relação ao mês de maio.


Em junho, o volume de serviços no Brasil subiu 6,6%, recuperando-se da queda de 5% registrada em maio devido à greve dos caminhoneiros. Esse foi o maior resultado da série histórica iniciada em janeiro de 2011.


O impacto positivo veio impulsionado pelo segmento de transporte e de informação e comunicação.


Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços de informação e comunicação apresentaram alta de 2,5% em junho frente ao resultado de maio, quando teve um desempenho negativo de 0,5%.

Esse crescimento nos serviços de informação e comunicação foi impulsionado principalmente pelo aumento de receita vindo de tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet, televisão aberta, telecomunicações e desenvolvimento de computador customizável. 

Porém, o setor ainda está 7,8% defasado do ponto mais alto da série, alcançado em março de 2015.

Setor de telecomunicações


Contudo, dentro desses serviços, o setor de telecomunicações teve o pior desempenho, com alta de apenas 0,1% ante o mês anterior. Em relação a junho de 2017, houve queda de 0,3%.

Já os segmentos de TI (+3,7%), audiovisual (+2,4%) e TIC (+2,4%) apresentaram altas mais expressivas em comparação com o mês de maio.

Em relação a junho do ano passado, TI teve um avanço de 4,1%. Já os segmentos de TIC e de audiovisual tiveram variação positiva em 2,4%.


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No semestre, o setor de serviço de informação ainda apresenta resultado negativo de 2%, influenciado pela queda de 4,5% do segmento de telecomunicações. 

Os segmentos de TIC e audiovisual também tiveram resultados negativos, de 2% e 2,6%, respectivamente. Enquanto o segmento de TI avançou 4,2%.

Recuperação por atividade


Em junho, 4 das 5 atividades investigadas pelo IBGE apresentaram avanço. 

O destaque positivo do mês foram os transportes, que avançaram 15,7% em junho, após caírem 10,6% no mês anterior. Em maio, todas as atividades haviam recuado.

O segmento de transporte terrestre alcançou o maior crescimento da série, de 23,4%, em junho. Segundo o IBGE, a alta foi impulsionada principalmente pelo aumento na receita das empresas de transporte rodoviário de carga.

A única queda do mês foi observada em serviços prestados às famílias, que recuaram 2,5%.

Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio: 15,7%;
Outros serviços: 3,9%;
Serviços de informação e comunicação: 2,5%
Serviços profissionais, administrativos e complementares: 0,4%,
Serviços prestados às famílias: -2,5%.

Vivo se destaca como melhor empresa do setor de telecom pela Exame

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Por meio da subsidiária TData, operadora leva mais uma premiação entre as “Melhores e Maiores” empresas brasileiras.

A Vivo anunciou, nesta terça-feira (14), que venceu mais uma vez o título de melhor empresa do setor de telecomunicações, de acordo com a premiação “Melhores e Maiores”, da revista Exame. O ranking elege empresas brasileiras de 20 setores que se destacaram no ano que passou.

Os prêmios referentes a 2017 foram entregues na noite desta segunda-feira (13), em São Paulo. Quem recebeu o da Vivo foi o Chief Finance Officer da companhia, David Melcon, e outros dez executivos também estiveram presentes para prestigiar a conquista.






O ranking completo da Exame, com as 500 maiores empresas do Brasil, será publicado em uma edição especial da revista e no site, a partir de quinta-feira (16). Os resultados foram concluídos depois da checagem de balanços de mais de 3 mil empresas e seus indicadores financeiros.
Alguns podem estranhar que, ao checar o segmento Telecomunicações, assim como na lista do ano passado, não é possível ver o nome ‘Vivo’ e nem mesmo ‘Telefônica’, e sim ‘TData’. A empresa de tecnologia, que distribui conteúdos digitais (internet, dados e voz), é uma subsidiária da Vivo, o que faz com que o nome da operadora apareça na lista das melhores.
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“Fizemos investimentos pesados no último período e nossos resultados são efeito desses investimentos”, disse o CFO da Vivo, que recebeu o prêmio em nome da TData. A empresa teve o negócio mais rentável do grupo espanhol e do setor, faturando US$ 1,2 bilhão em 2017, crescimento de 51% no ano.
O evento também reuniu representantes de outras empresas premiadas, como a Renner, que foi eleita a “Empresa do Ano”, a melhor entre todas as analisadas de todos os setores; além de ter a participação do Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, que falou sobre o cenário econômico do Brasil.
O levantamento que traz o ranking da Exame foi feito em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP).

No Twitter, a Vivo comemorou a premiação e postou algumas imagens de sua presença no evento:

Prejuízo da Oi é de R$ 1,2 bilhão no trimestre, mas diminui 70,4%

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Operadora registrou queda em receitas no segundo trimestre do ano, agora com 59 milhões de clientes e 74% da população coberta pelo 4G.

A Oi apresentou, no segundo trimestre de 2018, um prejuízo líquido de R$ 1,2 bilhão. De acordo com o balanço financeiro divulgado nesta terça-feira (14), o número já é 70,4% menor em relação ao mesmo período do ano passado, quando a operadora ainda buscava uma solução para diminuir a lista com mais de 55 mil credores e R$ 64 bilhões em dívidas.

No segundo trimestre de 2018, todas as receitas acabaram sendo negativas para a Oi: R$ 5,45 milhões em serviços (-4,9%), sendo R$ 2,11 milhões de residencial (-5,1%) e R$ 1,75 milhão em mobilidade pessoal (-3,2%); R$ 5,28 milhões em receita líquida de clientes (-5,3%) e um EBITDA de rotina em R$ 1,55 milhões (-2,8%).






Por outro lado, a margem EBITDA de rotina alcançou 28,3%, um aumento de 0,7 pontos percentuais. O CAPEX, que representa os investimentos da operadora, também foi superior em 11,1%, atingindo R$ 1,36 milhões no trimestre. O número foi 21,5% maior do que no primeiro trimestre do ano.
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Destaques operacionais

Em questão de clientes na base, a Oi destacou que suas novas ofertas aceleraram a venda de pós-pago, e que a limpeza na base ainda impacta a queda no pré-pago. No ARPU residencial, a estratégia é a de convergência, enquanto o mercado B2B se mantém estável. 
Veja como ficaram distribuídos os 59.071 milhões de clientes da Oi, e qual foi a queda ou crescimento na base em cada segmento:
  • Residencial: 15.413 (-5,3% no ano e -1,2% no trimestre)
  • Telefonia fixa: 8.821 (-8,7% e -2%)
  • Banda larga: 5.049 (-3,3% e 0,7%)
  • TV paga: 1.544 (+10,6% e +2%)
  • ARPU Residencial: 79,4 (+3,7% e -1,7%)
  • Móvel: 36.477 (-8,4% no ano e +0,1% no trimestre)
  • Pré-pago: 29.443 (-10,7% e -0,7%)
  • Pós-pago: 7.033 (+2,8% e +3,8%)
  • B2B: 6.541 (+0,6% e 0%)
A Oi ainda tem 640 telefones públicos em operação no Brasil, apenas uma unidade a menos do que no segundo trimestre de 2017.
Quanto à cobertura 2G, 3G e 4G, a operadora fechou o trimestre com 3.407 municípios cobertos pelo 2G, 1.629 no 3G (81,6% da população urbana brasileira) e 834 municípios no 4G, um aumento de 192% em relação ao ano passado, mas que ainda cobre somente 74% da população.
Em relação ao seu plano de recuperação judicial, a Oi concluiu a conversão da dívida no segundo trimestre e se prepara para consolidar uma nova governança, que deve ser votada durante uma reunião com acionistas, que acontecerá no dia 3 de setembro.
Além disso, ela ainda deve executar seu aumento de capital nos próximos meses, que financiará o crescimento de seu negócio, além de estruturar um plano de Capex adicional, que servirá para aumentar e melhorar a banda larga em FTTH e FTTC, e acelerar a expansão do 4G com o refarming de 1800MHz e o compartilhamento de rede, o que resultará em uma melhor experiência no uso de dados.

Operadora faz troca de chips 3G por 4G gratuitamente

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Ação acontece em shopping da cidade de Fortaleza, no Ceará.


A TIM está estimulando seus clientes a migrarem para as redes de quarta geração. Para isso, a operadora está trocando gratuitamente os chips antigos (3G ou 2G) por novos em Fortaleza.


Detentora da maior fatia de mercado em telefonia móvel no Ceará, a TIM está realizando a ação em seu quiosque no Shopping Parangaba, localizado no bairro homônimo, em Fortaleza


Para realizar a troca, o cliente deve comparecer ao local até o próximo domingo (19).

O 4G proporciona aos clientes velocidades de navegação até cinco vezes mais rápidas do que a rede 3G. 


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Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anate), o Ceará possui 47% dos acessos móveis a partir do 4G, o que representa 4,2 milhões de conexões, dos 9 milhões de acessos mensais contabilizados no estado.

No Brasil, 4.071 municípios contam com as redes 4G, o que cobre 94% da população. No entanto, apenas 50,29% possuem aparelhos compatíveis com a tecnologia.

Especialistas acreditam que as redes 3G serão desligadas antes da 2G

Isso deve ocorrer porque as redes de segunda geração ainda possuem papel importante no mercado de telecom, uma vez que os dispositivos M2M (máquina a máquina) se conectam por meio desse sistema.

Vivo TV dá 50% de desconto em seleção com filmes do Cinema Europeu

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Especial está disponível no Vivo Play até o dia 31 de agosto.


A Vivo TV está realizando um Festival do Cinema Europeu para seus clientes. A operadora está dando 50% de desconto nos títulos mais marcantes do cinema europeu.


A seleção está disponível no Vivo Play, plataforma de vídeo on demand da prestadora.


O especial ficará acessível a partir desta segunda-feira (13) até o dia 31 de agosto. Ao todo, são 15 títulos, desde histórias emocionantes até divertidas. 

Entre os filmes em destaque está “O Idealista”. O longa dinamarquês conta a história de Poul Brick, um jornalista que busca desvendar o segredo por trás de um desastre nuclear ocorrido há 18 anos.

No auge da Guerra Fria, um bombardeio americano cai em Thule, Groenlândia, território controlado pela Dinamarca. 

A queda é classificada como acidente, mas o personagem interpretado por Peter Plaugborg encontra evidências suspeitas sobre a história soterrada pelo gelo e arquivada pelos Estados Unidos.


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O filme é um suspense que irá prender o telespectador do início ao fim. 

Outros títulos em destaque são “O Efeito Aquático”, “A Professora”, “Belle e Sebastian: A Aventura Continua”, “A Primeira Vez de Eva Van End”, “Rodin”, “120 Batimentos por Minuto”, entre outros.

O especial “Festival do Cinema Europeu” está disponível no Vivo Play e o cliente pode acessá-lo quando e onde quiser pela TV, tablet, smartphone e computador.

Neste mês, a Vivo TV também fez uma seleção especial para homenagear os pais. Foram escolhidos 20 títulos que exaltam a figura paterna.

A seleção também está disponível no Vivo Play com o título de Mês dos Pais

Prorrogada oferta da Vivo que dá até 1GB grátis em recargas online

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Bônus de internet vale em todos os DDDs para clientes pré e controle e é cumulativo à oferta de 1GB do Vivo Turbo.

A Vivo confirmou ao Minha Operadora, nesta segunda-feira (13), que vai prorrogar a oferta “Bônus recarga online”, que dá até 1GB de internet por recarga a clientes pré-pago e controle. No regulamento, a promoção ia até domingo, 12 de agosto, mas um novo período de vigência deve ser publicado em breve.

Para ganhar o bônus, o cliente deve recarregar R$ 15, R$ 20, R$ 25 ou R$ 30 por meio dos canais participantes, que incluem os canais digitais da Vivo e os aplicativos de seis bancos distintos. Veja todos eles: 



  1. Site Vivo (acesso através do computador ou celular);
  2. Aplicativo de recargas Vivo;
  3. Site e aplicativo Meu Vivo;
  4. URA *7000 (opção 2);
  5. Ligando do celular Vivo para *321#;
  6. Via SMS (enviando a palavra RECARGA para 321 ou enviando o valor que deseja recarregar para 700. Ex: 25 para 700);
  7. Recargas via Facebook;
  8. Site/aplicativo dos bancos: Itaú, Bradesco, Santander, BB, Caixa Econômica e Banrisul.

Quanto ao bônus de internet, varia de acordo com o valor de recarga:
  • R$ 15 = 200MB bônus por 7 dias
  • R$ 20 = 500MB bônus por 7 dias
  • R$ 25 = 800MB bônus por 7 dias
  • R$ 30 ou mais = 1GB bônus por 7 dias
Os bônus são cumulativos e não têm limite, então toda vez que recarregar o cliente pode ganhar, sem precisar fazer nenhum cadastro. Depois que faz a recarga, deve receber um SMS informando o recebimento da franquia extra de internet.
A promoção é válida em todo o Brasil, para usuários de qualquer DDD.

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Bônus recarga digital + Bônus Vivo Turbo

Quem é cliente Vivo Turbo e recarrega pelo menos R$ 35 no celular já tem direito a 1GB de bônus em uma oferta do plano pré-pago, também válida por uma semana. A exceção são somente os clientes dos planos de R$ 7,99 (semanal de 700MB) e R$ 8,99 (semanal de ligações).
Nesse caso, se as recargas feitas por esse cliente forem de R$ 15, R$ 20, R$ 25 ou R$ 30 ou mais nos canais participantes, ele ainda ganha bônus pela recarga digital, de acordo com o valor recarregado. A conta é a mesma:
Em uma simulação, toda vez que o cliente do Vivo Turbo de 3GB por R$ 14,99/semana, por exemplo, carregar R$ 35 no celular, ele deve ganhar 1GB bônus pela oferta do Vivo Turbo, e mais 1GB pelo bônus recarga online, caso esteja seguindo a regra de recarga em um dos canais participantes.
Se ele deixar para carregar apenas R$ 15 toda semana, não ganhará o 1GB grátis da oferta do Vivo Turbo, mas ganhará 200MB por semana pela oferta “Bônus recarga online”. Em um mês, serão 800MB de bônus.

SKY cobra cliente que não era seu e pagará R$ 10 mil em danos morais

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Operadora sujou o nome do consumidor de Campo Grande, por um contrato supostamente fechado em Fortaleza.

Desta vez é a SKY, operadora de TV por assinatura, que deverá pagar R$ 10 mil em danos morais a um consumidor de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Ele teve seu nome inserido nos órgãos de proteção ao crédito por uma dívida que não existia com a operadora.

Tudo isso por um valor de R$ 432,33, cobrado de forma indevida pela SKY, em um contrato que teria sido fechado em Fortaleza, no Ceará. 









Como o consumidor nunca fechou um contrato com a operadora, ao receber o contato de uma atendente falando para pagar o débito para ter seu nome retirado do SPC, ele resolveu agir entrando com a ação na Justiça.

Quando foi citada, a empresa alegou que as afirmações não correspondiam com a realidade, e que os dados para cadastro são passados exclusivamente pelo cliente. Ela se defendeu dizendo que um suposto terceiro de má-fé podia ter usado os documentos do autor da ação para contratar os serviços. Nesse caso, não teria como negar a prestação de serviço.
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A SKY também disse que não tinha motivos para a condenação em danos morais, pois o caso se tratava apenas de “aborrecimentos e inconformismos da vida cotidiana”. O nome no SPC foi retirado e todos os débitos cancelados.
Só que as declarações não foram aceitas pelo juiz Alessando Carlo Meliso Rodrigues, já que não havia nenhuma assinatura do consumidor e nem gravação telefônica que comprovasse seu contrato com a operadora. Sobre a questão de um terceiro ter se aproveitado da situação, disse:
“A alegação de que terceiro de má-fé possa ter utilizado os documentos da parte requerente, além de não estar devidamente comprovada, não constitui fundamento para afastar sua responsabilidade sobre danos causados ao consumidor. Sua responsabilidade é objetiva e, sendo assim, responde por qualquer ato danoso contra o consumidor, independentemente do ato ter sido praticado por terceiro”.
Os danos morais e o valor de R$ 10 mil da sentença foram proferidos na 15ª Vara Cível de Campo Grande, com base na inscrição do nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito.