28/03/2024

Faixa de 700MHz para o 4G já está liberada em todas as capitais

Claro, TIM, Vivo e Algar Telecom já usam a frequência que era da TV analógica para a internet móvel.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que está liberada, em todas as capitais do Brasil, a faixa de 700MHz para o uso das operadoras Claro, TIM e Vivo. A Oi ficou de fora porque não quis participar do leilão de 2014, que garantiria a disponibilidade da faixa para o 4G de clientes.

A faixa de frequência de 700MHz era utilizada pelos canais analógicos de televisão e, agora, com o desligamento do sinal, permite a transmissão de internet móvel com até três vezes mais velocidade do que a oferecida atualmente. A última capital a ter a faixa desocupada foi Florianópolis, em Santa Catarina, nesta semana.









Outra operadora que também tem permissão para usar a faixa é a Algar Telecom, que presta serviço em 188 municípios de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

LEIA TAMBÉM:
Até agora, 3.858 cidades já passaram pelo processo de mitigação preventiva autorizada pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED), que se trata de uma espécie de teste, onde a população é informada sobre como agir em caso de interferência de sinal da internet móvel na TV aberta digital.
Esse processo dura cerca de 30 dias e, só depois que termina, que a Anatel libera a faixa de 700MHz para todos os clientes das operadoras que buscam oferecê-la no 4G. Das quase 4 mil cidades, 1.854 já completaram o processo.

Ainda falta desligar o sinal analógico de TV nas regiões Norte e Centro-Oeste para que a faixa seja totalmente liberada para as transmissões de 4G. Esse desligamento está previsto para o próximo dia 14.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários