17/12/2025
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Oi quer acelerar implantação de serviços de fibra

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Projeto-piloto foi iniciado em Cabo Frio com velocidades de conexão de até 200 megabits por segundo.


A Oi iniciou um projeto-piloto para acelerar a implantação de serviços de banda larga ultrarrápida aproveitando a sua própria infraestrutura de fibra óptica. 


O projeto-piloto foi implantado na cidade de Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, e oferece velocidades de conexão de 50, 100 e 200 megabits por segundo. 

O objetivo da iniciativa é permitir que a infraestrutura de fibra óptica da companhia esteja disponível para contratação em 6 milhões de residências até 2020. 


A operadora vem perdendo esse mercado, sendo a única que reduziu o número clientes de maio para junho, conforme os últimos dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).


Neste mês, a Oi foi condenada pela Justiça do Tocantins por problemas no fornecimento de internet banda larga na cidade de Dianópolis, sudoeste do Estado. 

Conforme a Oi, os custos de implantação aproveitando a infraestrutura existente são entre 30% a 50% inferiores aos que seriam gastos se fossem realizados métodos tradicionais de construção de rede.

Segundo a revista Exame, em oito semanas de implantação do piloto, o serviço de fibra capturou quase 20% de participação de mercado na região onde o produto foi disponibilizado.

A Oi informou que pretende levar o serviço de fibra com a abordagem de “reuso de rede” para 19 cidades do país até o final deste ano. 

A título de comparação, a Vivo terminou o segundo trimestre com oferta de serviços de fibra óptica a residências em 98 cidades. 

Quase todas as semanas, a Vivo anuncia a chegada da sua rede de fibra (FTTH) a uma nova localidade. Na semana passada, o município de Bauru, no interior de São Paulo, foi contemplado com o serviço da operadora.


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No final do segundo trimestre, a base de clientes de banda larga fixa da Oi era de cerca de 5 milhões, uma queda de 3,3% sobre o mesmo período do ano passado.

Já a Vivo tinha 7,5 milhões, praticamente estável sobre um ano antes, mas com a base de usuários de fibra óptica saltando 45%, a cerca de 1,6 milhão.

Resultados trimestrais


Em recuperação judicial, a Oi exibiu alta em suas ações ordinárias de 5,7%, na última terça-feira (14), enquanto os papéis preferenciais tinham ganho de 2,5%. 

Na última terça-feira (14), a Oi também apresentou os resultados do segundo trimestre de 2018, no qual registrou um prejuízo líquido de R$ 1,2 bilhão. 

Apesar de fechar no vermelho, o prejuízo já é 70,4% menor em relação ao mesmo período do ano passado. 

A Oi terminou junho com dívida total de R$ 15,2 bilhões, dos quais 8,1 bilhões são em moeda estrangeira. Em junho de 2017, a dívida da operadora era de R$ 64 bilhões.

Questionados pela Exame sobre o processo de venda de ativos da operadora, executivos da Oi afirmaram que o foco da empresa segue sendo os ativos do grupo na África, oriundos da fracassada fusão com a antiga Portugal Telecom. 

No entanto, os executivos não informaram quando a empresa espera anunciar a venda desses ativos.

Já sobre o endividamento, os executivos da Oi afirmaram que apesar da forte valorização do dólar contra moedas emergentes ocorrida nos últimos dias, a companhia não vê necessidade “neste momento” de tomar decisões de hedge cambial uma vez que a empresa tem carência de 5 anos nos principais instrumentos de dívida que têm conexão com o câmbio e não planeja pagamento de dividendos.

Provedores regionais do Nordeste têm redução no ICMS

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Grandes operadoras de telecomunicações querem que medida contemple todo o segmento.


Pernambuco e Piauí foram incluídos no convênio ICMS 19/18, celebrado com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que permite aos estados a reduzirem a base de cálculo do ICMS para provedores regionais, reduzindo seus custos.


O primeiro convênio com o Confaz foi firmado pelo Ceará em 3 de abril, sendo adicionado os outros dois estados nordestinos no mês passado. 


O que fez a alegria dos provedores regionais do Nordeste incomodou as grandes operadoras de telecomunicações, especialmente a Oi que perdeu mercado no segmento de banda larga fixa.

Conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os provedores regionais de acesso à internet e serviços de telecomunicações cresceu 49% nos últimos 12 meses, somando base de 4,33 milhões de terminais.

O Convênio


Pelo convênio, as empresas de pequeno porte que prestam serviços de comunicação no Ceará, em Pernambuco e no Piauí, tendo registro de contribuinte (CNAE) de SCM, STFC ou SeAC poderão ter uma redução em sua base de cálculo do ICMS de até 75%.


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Para obter a redução, o provedor tem que ter sede no estado e comprovar geração de empregos naquela unidade da federação. 

Além disso, não pode ser uma grande operadora com Poder de Mercado Significativo. 

Para as grandes operadoras, que veem na carga fiscal excessiva aplicada sobre os serviços de telecom uma das grandes barreiras à expansão do setor, as alterações devem contemplar todo o segmento. 

No entanto, a redução do ICMS estadual para as grandes operadoras é improvável, já que o setor de telecom é o maior contribuinte.

Vivo se classifica entre as 20 melhores empresas para trabalhar

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Além da Vivo, Algar Telecom foi a única entre as concorrentes a se encaixar no ranking da Época Negócios, que elege 150 empresas no total.

A Vivo foi classificada como uma das 20 melhores empresas para trabalhar no Brasil, durante a 22ª edição do Prêmio Great Place to Work, promovido pela revista Época Negócios.

A cerimônia aconteceu na segunda-feira (13), em São Paulo, e marcou o segundo prêmio que a operadora levou nesta semana, já que ela acaba de vencer o título de melhor empresa de telecomunicações pela revista Exame.






O Great Place to Work selecionou, dentre 2.280 empresas inscritas, as 150 melhores para trabalhar, sendo 80 delas de grande porte, 35 de médio e 35 multinacionais. Entre as operadoras, a Vivo e a Algar Telecom foram as únicas a entrar no ranking, ambas na categoria “Grandes Empresas”.
Para fazer essa seleção anualmente, a consultoria responsável analisa questionários preenchidos por 1,4 milhão de funcionários, e também faz visitas às empresas concorrentes. O resultado é definido após serem aplicadas duas avaliações que seguem a mesma metodologia que é utilizada em outros 45 países onde o prêmio acontece.
Primeiramente, os colaboradores respondem o questionário e destacam os pontos fortes da empresa e como acham que ela pode melhorar. Depois, a avaliação leva em conta as práticas de gestão de pessoas que são detalhadas pelas empresas.
“Gente feliz é 10% mais produtiva. Portanto, chega de ambiente tóxico. Chega de guerra corporativa. É mau negócio. Faça amor, não faça hora extra”, disse o diretor da Editora Globo, Fernando Luna, durante a premiação.
Para representar a Vivo no recebimento do prêmio, subiu ao palco a VP Pessoas, Niva Ribeiro. 

Algar Telecom derruba preço do pré-pago para R$ 0,99

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Plano diário inclui ligações locais ilimitadas e internet sem bloqueio.

A Algar Telecom baixou, nesta quarta-feira (15), o preço do seu pré-pago diário. De R$ 1,49, agora o Giga Pré passa a custar R$ 0,99 pelo dia que usar.

O plano dá direito a ligações ilimitadas para qualquer operadora do mesmo DDD e WhatsApp livre para mensagens e chamadas para uso local. Também localmente, o cliente tem direito à internet sem bloqueio mesmo após ultrapassados os 100MB do dia. Nesse caso, a velocidade é reduzida. 


“Já tínhamos uma oferta bem competitiva de R$ 1,49. Agora, derrubamos ainda mais o preço, com uma estratégia agressiva e inédita, e queremos nos posicionar com o melhor pré-pago do Brasil”, afirma o diretor de marketing da Algar, Rogério Garchet.
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A operadora mineira possui cobertura móvel em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. O plano de 99 centavos pode ser contratado na área de concessão da empresa nesses estados.
Para contratar, é preciso mandar um SMS para o número 123 com a palavra GIGA.
Além da oferta diária, a Algar Telecom oferece uma opção semanal de R$ 8,99. Ela inclui, além das ligações ilimitadas para qualquer operadora em chamadas locais, 1GB de internet para navegar e 50 minutos LDN celular e fixo. Para contratar, o SMS é para o número 100 com a palavra SEMANAL.

Record também anuncia seu próprio streaming de vídeo, o Play Plus

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Plataforma custa R$ 12,90 por mês e oferece conteúdos da emissora, alguns exclusivos e também de parceiros.

A TV por assinatura até registrou um leve crescimento no último levantamento da Anatel, mas nenhuma empresa está querendo depender exclusivamente desse modelo. Assim como Netflix, Amazon Prime Video, Looke, Globoplay, HBO Go, FOX, agora também mais uma emissora aberta, a Record, decidiu lançar sua própria plataforma de streaming e conteúdo sob demanda: o Play Plus.


O lançamento foi feito pelo Grupo Record nesta terça-feira (14), e reunirá tanto a programação da RecordTV, inclusive ao vivo e produções exclusivas de apresentadores como Xuxa, Marcos Mion, Ticiane Pinheiro, quanto conteúdos dos parceiros ESPN, PlayKids, SuperToons e Fish TV. O acesso 24 horas ao reality show “A Fazenda” também será oferecido pelo app.










A plataforma reunirá, portanto, esportes, desenhos, filmes, novelas, séries e programas de entretenimento e notícias, como um Especial Eleições, em um mesmo lugar. 


Entre os conteúdos originais PlayPlus, se encaixam ainda as rádios 98 FM, Sociedade, Vagalume, Energia 97, Transamérica e podcasts que tratam de assuntos variados. Episódios da Família Trapo, especiais como da Elis Regina e o Programa Flavio Cavalcanti, que fazem parte do acervo histórico da emissora, também estarão disponíveis.








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O desenvolvimento do PlayPlus contou com o apoio do time da empresa PwC Brasil, que analisou o perfil do grupo e a segmentação dos telespectadores para definir os preços, conteúdos e parcerias.
O PlayPlus custa R$ 12,90 ou R$ 32,80, para quem tiver interesse em incluir os conteúdos da ESPN. O plano dá direito ao acesso em quatro telas simultâneas e pode ser usado inicialmente de forma gratuita por 30 dias:

O app está disponível para download pela Play Store ou App Store e, além do smartphone ou tablet, também pode ser acessado pelo computador por meio do www.playplus.com.

“Nós acreditamos na democratização da informação para que ela seja disponibilizada de uma forma facilitada ao usuário final”, afirmou o superintendente de estratégia multiplataforma do Grupo Record, Antonio Guerreiro.

Aprenda a trocar pontos na Vivo por franquia de internet

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Benefício do programa Vivo Valoriza é destinado a quase todos os clientes da operadora, com exceção dos usuários dos planos pré-pagos.

Sua franquia de internet acabou? Se você é cliente da Vivo pode usar uma ferramenta que permitirá que você volte a navegar gratuitamente. É o Vivo Valoriza.

O programa Vivo Valoriza permite resgatar os pontos acumulados por diversos serviços, entre eles ingressos para shows e cinema, descontos em restaurantes e franquia extra de internet. 

O benefício é destinado a quase todos os clientes da operadora, exceto os usuários dos planos pré-pagos. 

Para começar a acumular pontos, é necessário apenas se cadastrar no programa, que é gratuito.

Por meio do app Meu Vivo, é possível verificar a quantidade de pontos acumulados e resgatá-los por produtos ou serviços disponíveis. 

Como funciona?


O primeiro passo é instalar o app Meu Vivo em seu celular, que está disponível tanto para Android como para iOS. 

Abra o aplicativo e digite seu DDD seguido do número do seu telefone. Clique em acessar e aguarde pelo envio do código de acesso por SMS. 

Ao receber seu código de acesso, copie e cole no local indicado no app Meu Vivo e clique em “entrar”.

Na tela seguinte, aparecerá os termos de uso do aplicativo. Leia e clique em “aceito”. Na página principal, o aplicativo exibirá algumas opções na parte inferior. Clique em “valoriza” nesse menu. 

Agora você já conseguirá conferir quantos pontos estão disponíveis para você resgatar. Para visualizar os serviços disponíveis para troca, clique em “serviços Vivo”

As franquias de internet disponíveis pelo programa são a partir de 1 GB por 800 pontos. 

Você irá selecionar a opção desejada e clicar em “resgatar”. Em seguida, clique em “continuar” para confirmar a transação. 

Prontinho! A franquia escolhida já estará disponível para você voltar a navegar. O Meu Vivo exibirá uma tela confirmando o resgate e enviará um SMS de confirmação.

Veek amplia de 7 para 30 dias prazo para recuperar crédito vencido

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Cliente precisa fazer uma nova recarga para não perder saldo que sobrou.

O mês de agosto tem sido de novidades para a Veek, operadora móvel virtual que utiliza a rede da TIM para funcionar no Brasil. Há poucas horas, a empresa anunciou a ampliação do prazo para o cliente recuperar seu crédito vencido.

O que acontece: as recargas no chip da Veek têm validades, que variam entre 10 e 90 dias. Só que quem não utiliza todo o crédito comprado nesse período pode recuperá-lo ao fazer uma nova recarga. Até então, ela deveria ser feita em sete dias, mas, agora, a operadora expandiu para 30 dias o prazo para reaproveitar os créditos.










Essa novidade se une às outras divulgadas há uma semana: validade da recarga de R$ 20 ampliada de 20 para 30 dias, mínimo de R$ 20 na primeira recarga (ante R$ 30) e o aumento de crédito quando o cliente coloca R$ 30 no celular, agora transformados em 40 Veekcoins (que nada mais são do que os valores de créditos). 



Supondo, então, que você peça um chip da Veek, não pagará nada por ele e nem pelo envio em sua casa. Ao fazer a primeira recarga de R$ 20, esses R$ 20 devem ser utilizados por 30 dias.
Mas se em um mês você usou R$ 15 desses R$ 20, quer dizer que terá um saldo de R$ 5 restantes. Ao invés desse valor ser jogado fora em até sete dias, como acontecia antes, ele ficará congelado no aplicativo por mais 30 dias. Ao fazer uma nova recarga de qualquer valor, dentro desse novo período, as Veekcoins serão acumuladas. Ou seja, se aqueles 5 reais venceram, mas dentro de 30 dias você colocou mais R$ 10, você terá R$ 15 no total, porque a nova recarga recuperou o crédito vencido.
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Para quem não conhece o modelo da Veek, ela se intitula uma “desoperadora”, porque não tem um plano de celular e funciona de forma 100% digital, seja para o cliente controlar seu gasto ou para prestar seu atendimento.
Funciona com tarifas: a cada 10MB de internet usado ou SMS enviado, o cliente paga R$ 0,20. Para cada minuto de ligação, paga R$ 0,10. As mensagens de WhatsApp são gratuitas e não há cobrança adicional em roaming.
O “pacote” pode sair caro se considerar que 1GB custaria R$ 20 e 100 minutos R$ 10, mas o benefício de dobro de recarga, no caso de valores acima de R$ 40, consegue ajudar. Nesse caso, ao carregar R$ 40, que dariam direito a 2GB se o cliente usar somente a internet, ele passa a ganhar R$ 80, usando 4GB no total.
Depois de expandir sua cobertura nos DDDs 27, 28, 55, 68, 69 e 94 nesta semana, a Veek passou a disponibilizar seu chip em 85% dos DDDs brasileiros.

Anatel quer usar inteligência artificial no atendimento ao público

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Chatbot deve ser implantado no app Anatel Consumidor, no portal da agência e no sistema de atendimento do órgão.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende usar da tecnologia para atender melhor aos cidadãos. A agência quer adotar um chatbot para otimizar o atendimento ao consumidor, especialmente para perguntas frequentes.


A tecnologia irá diminuir o volume de trabalho para os atendentes humanos, que poderão focar na resolução de chamados mais complexos.


Há três meses, a SKY teve a mesma iniciativa. Seu Agente Virtual tem solucionado 54,6% das chamadas relativas à motivos técnicos sem a necessidade de intervenção humana.

A Anatel lançou uma RFI (“request for information”) na qual descreve os objetivos e os requisitos técnicos do projeto, solicitando que fornecedores respondam sobre a capacidade de atendê-los.

O órgão regulador que adotar também um sistema de monitoramento automatizado para as redes sociais. Esse projeto foi incluído na mesma RFI. 


A agência quer um assistente virtual inteligente que opere com processamento de linguagem natural. 

Caberá à equipe técnica do fornecedor o trabalho de aperfeiçoamento contínuo do vocabulário do robô

Além disso, o chatbot precisa estar preparado para o uso futuro de voz, sendo capaz de converter suas mensagens de texto para áudio.

A Anatel pretende implantar o bot em três canais: no aplicativo móvel Anatel Consumidor, no atendimento ao consumidor do portal web da agência e no sistema de atendimento da agência.

O chatbot precisará também atuar em SMS e Facebook. A solução precisa ser capaz de se integrar aos sistemas legados da Anatel por meio de APIs.

Claro e Vivo lideram em crescimento do 4G no 1º semestre

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Cada uma teve adição líquida de 4,5 milhões de celulares usando as redes de quarta geração.


As operadoras Claro e Vivo lideraram em crescimento de 4G no 1º semestre de 2018, com adições líquidas de 4,5 milhões de celulares 4G.

A Vivo é a operadora que está mais adiantada no processo de migração dos smartphones de seus clientes para as redes de quarta geração. 


A TIM também está correndo atrás para trazer mais clientes para sua base 4G. 

Para isso, a operadora tem realizado ações de migração de chips. Em Fortaleza, no Ceará, por exemplo, a TIM está trocando gratuitamente os chips antigos (3G ou 2G) por novos até o próximo domingo (19).

As quatro maiores operadoras do país terminaram o semestre com mais de 50% de sua base de celulares (sem terminais de dados) sendo 4G.


Os dados são da consultoria especializada em telecomunicações Teleco.



A Vivo também lidera em market share de 4G no Brasil, seguida pela TIM. Mas Claro e Oi estão recuperando terreno e ganharam market share nesse primeiro semestre.

Apesar de líder, a Vivo caiu de 33,6% de market share de 4G em 2017 para 32,9% neste ano. 

A TIM também teve um pequeno recuo em participação de mercado, caindo de 27% para 26,5%. 

Já a Claro vem crescendo sua participação nos últimos anos, saindo de 22,5% para 23,1% em 12 meses. 

A Oi também apresentou uma leve melhora em market share, passando de 16% para 16,5%.

Principal tecnologia


O 4G se tornou a principal tecnologia de celular do país em 2017 e no final do primeiro semestre de 2018, os aparelhos 4G já superam a soma daqueles com tecnologia 3G e 2G.


A utilização do 3G caiu de 84 milhões para 70 milhões de um ano para o outro. 

Já o número de dispositivos que acessam apenas redes de segunda geração caiu de 32 milhões para 28 milhões.


Em junho, o 4G estava disponível em 4.071 municípios, onde moram 94,2% da população do Brasil. 

No mês de julho, a cobertura 4G chegou a 51 novos municípios, totalizando 4.122 cidades com rede de quarta geração.

Somente no mês passado, a Vivo expandiu a sua rede 4G para 60 novos municípios e a Claro para 41.

Apesar da expansão da Vivo e da Claro, TIM é quem lidera em quantidade de municípios e população atendida, seguida pela Vivo.


A Oi está mais atrasada neste processo de migração e sua rede 4G ainda está limitada a 834 municípios.

Com a consolidação da tecnologia 4G (LTE) no Brasil e a liberação para uso do 700 MHz nas capitais brasileiras, o desafio passa a ser agora a expansão do LTE Advanced e LTE Advanced Pro que oferecem velocidades maiores.

O 4G+ (LTE Advanced) está presente em 1.493 municípios, onde moram 71,6% da população

No mês de julho, a tecnologia foi levada para 117 novas cidades pela Claro e para outros 58 municípios pela Vivo.

Já o 4,5G (LTE Advanced Pro) é realidade em 777 municípios, dando acesso à tecnologia para 57,6% da população

Em julho, a Vivo expandiu o 4,5G para 58 cidades. A Claro não realizou expansão da rede no mês passado.

Claro une Anitta e Tiago Leifert para falar dos planos Pré aos Pós

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Representantes do Prezão e do Claro Pós reforçam benefício de WhatsApp ilimitado em todos os planos, tanto para mensagens quanto para chamadas.

A Claro bolou uma nova estratégia para as suas propagandas de TV e nas redes sociais. Resolveu unir o garoto-propaganda do Claro Pós, o apresentador Tiago Leifert, com a garota-propaganda do Prezão, a cantora Anitta, em uma só campanha.

O novo vídeo foi lançado nesta segunda-feira (13) e fala sobre as vantagens dos planos pré aos pós. Veja:


Os benefícios ressaltados pelos dois incluem a rede da Claro, as ligações ilimitadas e os pacotes de internet que funcionam no 4.5G da operadora, que oferece uma velocidade até 10 vezes mais rápida.
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Como a tecnologia exige a compatibilidade com alguns aparelhos, não são todos os clientes que acessam o 4.5G da Claro, mas sim o 4G. Esse, por sua vez, também está liberado em frequências que ampliam a qualidade do uso, como a faixa de 700 MHz, presente em todas as capitais brasileiras.
A diferença nos planos pós-pagos, e que é comentada mais uma vez por Tiago Leifert, é a possibilidade de falar e navegar no exterior como se estivesse no Brasil, em uma espécie de plano internacional, ou por meio da contratação à parte do Passaporte Américas e Passaporte Europa.
A grande novidade que o comercial tenta passar, incluindo um box entre os dois artistas quando se unem para falar com o cliente da Claro, é a inclusão, agora, do WhatsApp ilimitado não somente para mensagens, mas também em chamadas de voz e vídeo, tanto nos planos pós-pago quanto pré-pago. Essa liberação foi anunciada oficialmente pela operadora há uma semana.