terça-feira, 15 de maio de 2018

TIM e Vivo disputam cobertura 4G

O que você achou? 
Já a Claro lidera em 4,5G e disputa com a Vivo a cobertura 4G+; ao todo, 93,9% da população tem acesso ao 4G que está presente em 4.001 municípios.

Claro e Vivo disputam o título de maior cobertura 4G+ (LTE Advanced) no Brasil. Já na cobertura 4G (LTE), a liderança é da TIM, seguida de perto pela Vivo. 

Somente no mês de abril, a Vivo expandiu a sua cobertura 4G para 126 municípios. Já a Claro levou a tecnologia para 42 novas cidades, a Nextel para 21, a Oi para 11 e a Algar para 1. Na TIM não houve expansão no último mês, segundo dados do Teleco.



Presente em 3.110 municípios brasileiros, a TIM é a líder na cobertura 4G, levando a tecnologia para 87,1% da população.

A Vivo vem logo atrás, marcando presença em 2.793 municípios (85,8% da população). 

Já a Claro, ao avançar no 4G+ e 4,5G, acabou ficando bem atrás das rivais na cobertura do 4G tradicional. A operadora está presente com a tecnologia em 1.546 cidades (77,7%).

A Oi liberou o sinal de 4G para 831 municípios (67,3% da população), a Nextel para 34 cidades (15% da população) e a Algar para 25 (cobrindo apenas 1,2% da população).




No início de abril, a Minha Operadora noticiou que 93% da população brasileira possuía cobertura 4G, que estava presente em 3.861 municípios. 

Em um mês, houve expansão do 4G para 140 novas cidades. Assim, 93,9% da população passou a ter acesso à tecnologia que cobre atualmente 4.001 municípios brasileiros. 

O maior investimento da TIM foi no estado de São Paulo. A operadora também tem uma presença forte com cobertura 4G em Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

A Vivo também focou seus esforços no estado paulista. Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia são os outros estados com maior número de cidades cobertos pela operadora.

Já a Claro, além de São Paulo, investiu em 4G nos estados de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

A Oi possui uma cobertura maior da tecnologia em São Paulo e na Bahia. No entanto, as quatro operadoras ofertam 4G para todos os estados brasileiros.

LEIA TAMBÉM:


Já a Algar está presente apenas em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A Nextel possui cobertura somente em São Paulo e Rio de Janeiro.




Cobertura 4G+


O que a Claro deixou de investir em 4G, ela aplicou em 4G+ e 4,5G (LTE Advanced Pro). Nesta última tecnologia, a Claro é a única prestadora que aparece no levantamento do portal. A operadora oferece a inovação para 153 cidades cobrindo 23,9% da população.

Ao todo, no Brasil, 763 municípios possuem cobertura 4G+, fornecendo acesso à tecnologia a 58,9% da população

A Vivo está presente em 500 desses municípios, já a Claro libera o sinal para 435 e a Algar para 3.




O estado que conta com a maior presença das operadoras é São Paulo. A marca da Telefônica ainda possui uma ampla cobertura nos estados do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e da Bahia.

Já a Claro investiu mais nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de São Paulo.




Conforme o portal Teleco, TIM e da Oi ainda não possui presença em 4G+.

Cobertura 3G


Liderada pela Vivo, a tecnologia de terceira geração está presente em 5.266 cidades, o que representa 94,5% do total de municípios existentes no país. Assim, 99,2% da população tem acesso a rede 3G. 

A Vivo leva cobertura 3G para 4.132 cidades, a Claro para 3.470, a TIM para 3.090 e a Oi para 1.627. 





5 comentários:

  1. Falta melhorar a velocidade do 4G em todas as operadoras...principalmente a TIM no quesito velocidade..a Claro no quesito estabilidade de rede 4G..a vivo também deixa a desejar na velocidade do 4G em vários locais de São Paulo. .

    ResponderExcluir
  2. A CLARO TEM O MELHOR 4 G REFERENTE A VELOCIDADE AQUI JA PEGOU ATE 80 MEGAS A 2 KM DA MINHA CASA LA NO TREVO DE ACESSO A CIDADE MAS ESSA COBERTURA E PARCIAL O SINAL NAO COBRE 100% DA CIDADE DE SANTANA DA BOA VISTA RIO GRANDE DO SUL SO O 3 G E 2 G COBREM 100%
    A CLARO TEM INSTALAR MAIS ANTENAS PRA 4 G AI PEGA EM TODAS AS CASAS NA MINHA NAO PEGA

    ResponderExcluir
  3. Em Marechal Floriano e em Domingos Martins, ambos na região serrana do Espírito Santo, faz anos q a claro não instala nenhuma torre/ERB...

    ResponderExcluir
  4. Disputam em grandes cidades, quero ver melhorar pra competir em cidades do interior, aqui no Ceará por exemplo tem cidades que possuem apenas uma antena de telefonia o restante da população ficam esquecidas.

    ResponderExcluir
  5. aqui em Salvador a Oi tem sinal bom mas a internet é a pior de todas, adianta o que?

    ResponderExcluir