terça-feira, 29 de maio de 2018

Oi retoma investimentos e diminui dívida no 1º trimestre do ano

O que você achou? 
Companhia garante estar saudável financeiramente, com EBITDA maior e patrimônio líquido positivo, e promete aumentar 4G e fibra com aumento de capital.

Ao divulgar os resultados do primeiro trimestre de 2018, a Oi destacou, nesta terça-feira (29), alguns indicadores que mostram que o plano de recuperação judicial tem surtido efeito para a companhia. O EBITDA de rotina, por exemplo, aumentou 20,5% em relação ao último trimestre, chegando a R$ 1,57 bilhão.

Depois da aprovação do plano, a Oi reduziu sua dívida em mais de R$ 36 bilhões e conseguiu retomar seu ciclo de investimentos. Também a partir da reestruturação da dívida, o patrimônio líquido da empresa volta a ser positivo, atingindo o patamar de R$ 28,9 bilhões. O lucro contábil foi de R$ 30,5 bilhões.





Apesar disso, a posição de caixa no final de março de 2018 foi de R$ 6,2 bilhões, uma redução de 19% no ano e 11% em comparação com o último trimestre. Segundo a companhia, esse resultado era esperado, já que, além do pagamento de Imposto de Renda, eles também anteciparam os investimentos para este ano no último trimestre.

Quanto à receita líquida da Oi no Brasil, somou R$ 5,6 bilhões. O número foi 7,3% menor do que no ano passado, um reflexo do corte das tarifas de interconexão e ligações de fixo para móvel, além da queda do tráfego de voz, nos volumes de recarga do pré-pago e no segmento B2B. Os fatores negativos, segundo a Oi, foram compensados pelo crescimento das receitas de TV paga.

LEIA TAMBÉM:

Entre outros destaques divulgados, a Oi conseguiu reduzir R$ 318 milhões de custos com eficiência operacional em relação ao primeiro trimestre de 2017, e R$ 426 milhões em relação ao quarto trimestre do último ano.

O foco na digitalização de serviços e processos e as iniciativas de melhoria de qualidade de atendimento fizeram com que a Oi pudesse melhorar os indicadores de reclamações da Anatel (-24%), do JEC (-23,4%) e do Procon (-5%). Executivos da empresa afirmam que a oferta de Dia das Mães, pautada pelo lançamento do Oi Mais Digital e as novidades de conteúdo no portfólio, fizeram com que mais clientes procurassem a empresa, principalmente no segmento móvel.

Agora, a companhia se prepara para um novo ciclo de crescimento e espera oferecer mais qualidade de serviços com os investimentos financiados pelo aumento de capital, que deve ocorrer em breve. Serão pelo menos R$ 7 bilhões por ano, voltados para acesso nas redes fixa (com FTTH e FTTC) e móvel (expansão do 4G com o refarming 1800 MHz). O Minha Operadora já falou sobre isso com detalhes na matéria "Veja tudo o que a Oi revelou sobre sua cobertura 4G e 4,5G para 2018".

A Oi encerra o mês de março com 3.407 municípios cobertos com 2G, 1.625 municípios no 3G e 826 municípios no 4G. E do total de 59.212 clientes (-6,6%), 9 mil têm telefonia fixa, 5 mil banda larga, 1,5 mil TV paga e 36,4 mil são do segmento móvel (29,6 mil no pré e 6,7 mil no pós). No B2B, ainda há 6.539 clientes.

Veja o que disse o presidente da Oi, Eurico Teles, em conclusão sobre os resultados do trimestre durante a teleconferência realizada nesta terça-feira: 

“Estamos completamente comprometidos com a execução do plano de recuperação judicial em entregarmos um EBTIDA em linha com as projeções. O caixa da companhia permanece em patamar saudável, e dentro do que foi previsto demos segurança e estabilidade para que sigamos com investimento. Seguimos buscando oportunidades de redução de custos, suportadas pela transformação digital de nossos serviços. Assumimos o desafio da receita, e estamos trabalhando em diversas estratégias, aproveitando nossa infraestrutura existente, para capturar oportunidades de crescimento de mercado. Temos um plano de Capex pronto, estamos trabalhando nas etapas da TRJ para anteciparmos o aumento de capital que financiará esse plano e irá acelerar o crescimento das nossas receitas. Reduzimos nossa dívida e estamos financeiramente saudáveis novamente. Estamos prontos e motivados para trabalhar para que essa empresa retorne seu lugar competitivo no mercado e entregue para clientes, stakeholders, credores e colaboradores o retorno que esperam de nós”.


2 comentários:

  1. Minha operadora.
    Procure informações com a Oi o motivo de que a cidade onde eu moro, Afonso Bezerra-RN, e região no site eles dizem que funciona 3G mas na realidade não pega. Isso é falsificação de informações.
    Eu já olhei no site da operadora e no Teleco, mostra que aqui tem 3G, mas na realidade não tem, já tentei em todos os locais possíveis me conectar em 3G

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em outras cidades da região seu aparelho consegue se conectar ao 3G?
      Já vi alguns chips estarem bloqueado o 3G/4G e por isso não conseguir se conectar.
      Verifique isso e reclame no site do Consumidor/Anatel.

      Excluir