15/12/2025
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Claro é condenada a pagar indenização de R$ 15 mil

Operadora não cumpriu cota mínima de aprendizagem e contratação de jovens aprendizes; decisão ainda é passível de recurso.

Foto: Claro

A empresa Claro foi condenada pela Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da cidade de Boa Vista/RR (TRT11) a contratar um jovem com idade entre 14 e 18 anos e pagar indenização de R$ 15 mil por dano moral coletivo.

Em dezembro de 2018, o Ministério Público do Trabalho (MPT) entrou com uma ação exigindo que a operadora cumprisse a cota mínima de aprendizagem e contratar jovens aprendizes em situação de vulnerabilidade econômica ou risco social.

A Claro argumentou que não encontrou jovens interessados nas vagas oferecidas, que na filial de Boa Vista não há número mínimo de funcionários (o que exigiria aprendizes) e que na matriz as atividades dependem de habilitação e são cargos de confiança.

A Terceira Turma, por unanimidade, reconheceu a responsabilidade da empresa na violação do dever ao contratar aprendizes. O desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes manifestou o seu posicionamento em relação à omissão e relutância da Claro em não cumprir a obrigação.

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“Em relação ao dano moral coletivo, conforme bem fundamentado na sentença, o que se viu é que a ré é ciente de que descumpre lei, mas reluta em cumprir importante instrumento de inclusão social sob as mais diversas escusas”, afirmou o magistrado.

A Claro ainda pode recorrer no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Segundo a legislação atual, os estabelecimentos comerciais que tenham pelo menos 7 empregados são obrigados a contratar jovens entre 14 e 24 anos no percentual mínimo de 5% e no máximo 15% nas funções que dependem de formação profissional. Além disso, os aprendizes devem ser matriculados em cursos de aprendizagem.

Aquisição da Nextel pela Claro é autorizada pela Anatel

Com valor estimado em R$ 3,45 bilhões, o negócio já tinha sido aprovado pelo Cade; processo tramitava desde março.

Nesta segunda-feira, 30, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou no Diário Oficial da União a autorização para a compra da Nextel pela Claro. O processo foi aprovado pelo Conselho Diretor por unanimidade e foi assinado na última sexta-feira.

Estima-se que o valor da aquisição é de US$ 905 milhões (em torno de R$ 3,45 bilhões, na cotação em março).

Em julho, segundo análise da Superintendência de Competição da Anatel, o negócio não afetaria a posição da Claro no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde estão praticamente todos os clientes da Nextel. Na verdade, a aquisição aumentaria a competitividade com a Vivo, líder atual no mercado.

Apesar da recente aprovação, a Claro terá que cumprir algumas exigências, como a readequação de frequências. Com a compra da Nextel, a Claro teria uma fatia maior de 35% (teto máximo) na faixa dos 850 MHz.

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Além disso, teria que escolher entre os números 21 (Embratel/Claro) e 99 (Nextel) para chamadas de longa distância. Também é preciso eliminar a sobreposição de outorgas na prestação de Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) e Serviço Móvel Pessoal (SMP).

Em 6 de setembro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já tinha aprovado a compra da Nextel. Na visão do órgão, também não há problemas de concorrência no mercado, mesmo com preocupações TIM e da Vivo.

Caso o negócio não tivesse sido aprovado, a Nextel não teria dinheiro para operar em 2020. No segundo trimestre de 2019, a operadora acumulou um prejuízo de US$ 12,15 milhões.

TIM e Motorola vão ensinar idosos a usarem smartphone

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Série de workshops começa nesta terça-feira, 01. Saiba como participar.

Idosos no smartphone
Imagem: Flickr

Todos sabem da dificuldade que os idosos podem ter para explorarem a tecnologia como um todo. Nisso, podemos incluir os smartphones. Com tanta complicação na mente deles, muitos deixam os celulares de lado.

Na prática, isso pode ser uma desvantagem. Afinal, os dispositivos contam com muitos recursos nos dias atuais. Se explorados, podem trazer grandes benefícios e praticidades para a vida de um idoso.

Entre as funções, podemos destacar o monitoramento de pressão e batimento, a facilidade para contratar um motorista via Uber, 99 Taxis e outros aplicativos, as funções de inteligência artificial e segue a lista.

Atentas ao tema, a TIM e a Motorola se uniram em prol de uma iniciativa de inclusão para os idosos. Nesta semana, um evento exclusivo das duas marcas virá com esse objetivo.

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Trata-se do “Café com Android”, uma série de quatro workshops especiais para ensinar idosos a utilizarem os smartphones. A ideia é auxiliar e dar dicas para o público da melhor idade explorar as novas tecnologias.

Serão vários temas explorados e as redes sociais estão incluídas. É uma boa oportunidade para quem deseja dar seus primeiros passos na internet.

Há duas datas marcadas para a realização, 01 e 02 de outubro, terça e quarta. Abaixo, a lista completa com os endereços e horários.

  • Loja Paulista – Av. Paulista, 777 (01 de outubro/10h)
  • Loja Guarulhos – Estrada Presidente Juscelino Kubitscheck, 5308 (01 de outubro/9h)
  • Loja Americana – Rua 7 de Setembro, 482 (01 de outubro/9h)
  • Loja Jundiaí – Av. Antonio Frederico Ozanan, 6000 – Piso Térreio (02 de outubro/10h)

Os interessados devem comparecer em um dos endereços com pelo menos 15 minutos de antecedência do evento.

Com informações do TudoCelular

PLC 79 não será suficiente para salvar a Oi, segundo Anatel

Operadora se recusou a comentar o posicionamento do presidente da agência.

 Logotipo da Oi
Imagem: Logotipo da Oi

Em recuperação judicial desde 2016, a Oi enfrenta uma delicada situação nos tempos atuais. Além da dificuldade de reverter os resultados negativos e aumentar a geração de lucros, a tele carioca precisa conquistar a confiança e atrair novos investidores.

Para completar, a companhia precisa vender ativos não estratégicos para garantir a sobrevivência de sua operação nos próximos anos.

Uma luz que piscava no fim do túnel era a aprovação da PLC 79, vista como o novo marco legal das telecomunicações. Com ela, as empresas de telefonia podem mudar seus contratos de concessão para autorização.

Assim, se livram de obrigações que tinham custos altos para o caixa, como a manutenção de orelhões públicos. Aprovada nesse mês, a nova lei das teles era vista como uma boa solução para a Oi, que poderia ficar mais atrativa até em um cenário de venda.

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Entretanto, Leonardo de Morais, presidente da Anatel, trouxe outra perspectiva sobre o assunto. Para ele, a marca tem outros problemas que dificultam o interesse dos investidores.

Morais explica que há um subinvestimento histórico na marca, somado ao problema de caixa e a recuperação judicial. O PL não é uma condição suficiente para salvar a tele carioca.

Procurada, a Oi não quis comentar sobre a declaração do presidente da Anatel.

A segurança jurídica é outro fator que torna a situação da empresa ainda mais delicada. O executivo explica que o investidor que fazer rede sem brigar na justiça.

Leonardo de Morais manifestou sua preocupação quanto ao futuro da Oi, afinal, há municípios no Brasil que dependem da operadora para fazer escoamento de trafego de dados.

Entretanto, ele afirma que uma intervenção não está no radar da Anatel.

Com informações do G1

4G e Wi-Fi agradam no Rock in Rio, mas há instabilidades

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Conexão Wi-Fi gratuita foi disponibilizada para todos os participantes pela Oi. Outras operadoras brasileiras investiram na cobertura 4G.

Palco Mundo do Rock in Rio 2019
Palco Mundo do Rock in Rio 2019. Imagem: Anderson Guimarães

Com a polêmica sobre a participação do cantor Drake e shows históricos de artistas e bandas como Foo Fighters, Bon Jovi e Jessie J, o Rock in Rio encerrou seu primeiro fim de semana. A redação do Minha Operadora esteve presente no sábado e aproveitou para relatar a experiência de uso com a conectividade móvel da Cidade do Rock.

O festival contou com uma ampla cobertura da Oi, principal fornecedora de infraestrutura de telecomunicações para o evento. A operadora disponibilizou um Wi-Fi gratuito para os fãs de música.

Ao todo, foram instaladas cerca de 550 antenas pela tele carioca para garantir velocidade, estabilidade e uma boa conexão para o Rock in Rio.

As operadoras também não ficaram para trás. De acordo com o Jornal O Globo, Vivo, TIM e Claro fizeram a instalação de 30 antenas na região para atender a demanda pela conexão 4G.

No sábado, a conexão Wi-Fi da Oi foi a primeira utilizada. O resultado é uma internet de alta velocidade em grande parte do evento. Próximo ao placo New Dance Order, a velocidade chegou a ficar entre 30 e 50 Mbps por volta das 15h.

Nas filas de entrada já era possível ter acesso ao Wi-Fi do local, com boa navegação e cadastro rápido. Até mesmo na parte da recuperação de senha.

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Em circulação pela Cidade do Rock, a internet gratuita também não deixa a desejar. A conexão é estável em diversos pontos.

Foi possível fazer transferência de arquivos em alta qualidade e enviar fotos, vídeos e áudio pelo WhatsApp.

Entretanto, a instabilidade surgiu durante os shows principais no Palco Mundo. Na frente, perto das grades, o Wi-Fi sofreu instabilidades e muitos tiveram que recorrer ao 4G.

Na conectividade de quarta geração, testamos a estabilidade das operadoras TIM e Vivo. O resultado também foi satisfatório. Ambas atingem altas velocidades em grande parte do evento.

Mas pequenos “engasgos” foram sentidos em determinados e localidades, com rápido retorno da velocidade de conexão.

No geral, há um saldo final positivo. As operadoras ainda podem encontrar problemas de congestionamento e interferências, mas entregam bons resultados para o usuário que demanda por uma conectividade para compartilhar momentos de felicidade e música com os amigos na web.

Nas redes sociais, usuários compartilharam opiniões sobre o Wi-Fi do evento. A maioria foi positiva:

Comentários do grupo "Rock in Rio 2019" no Facebook
Comentários do grupo “Rock in Rio 2019” no Facebook
https://twitter.com/danebayer/status/1178533603984265216

Fotógrafo remove celular de fotos para expor mundo solitário

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Ideia de Eric Pickersgill é apresentar a relação da sociedade atual com a tecnologia e como os smartphones têm afetado as conexões humanas.

Foto: Eric Pickersgill/Removed

O fotógrafo americano Eric Pickersgill, 29 anos, criou “Removed”, uma série de fotografias em que os telefones celulares são removidos das mãos de casais e famílias para expor o quão viciados em tecnologia as pessoas estão se tornando.

São 30 fotografias que mostram indivíduos de várias idades, em diferentes cenários. Nas fotos, os celulares foram removidos antes da foto ser tirada. O fotógrafo pediu para que os modelos olhem para as mãos ou o espaço vazio entre elas, ignorando as pessoas ao redor.

A inspiração para a série surgiu depois de Eric observar um café da manhã em família em que todos estavam usando smartphones, menos a mãe.

Conforme cada vez mais os usuários se sentem atraídos pelas telas, até mesmo na companhia de familiares e amigos, a pose curvada e a desconexão humana têm se tornada cada vez mais “normal”.

O preto e branco foi utilizado para destacar a falta de comunicação e criar um sentimento triste, misterioso e silencioso. Como resultado, esses indivíduos parecem estranhamente excluídos, mesmo na companhia de outras pessoas.

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A ideia é fazer com que os usuários guardem mais os seus telefones e aproveitem o mundo e as pessoas à sua volta.

Segundo um estudo publicado pela Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, o vício em celulares desencadeia um processo de isolamento, o que afeta as relações sociais.

No Brasil, um estudo feito pela pesquisadora Anna Lúcia King, da UFRJ, apontou que 34% dos entrevistados sofrem com ansiedade caso o telefone não esteja por perto.

“Se a pessoa está longe de casa e volta somente para buscar o celular, ou se fica nervosa, com palpitações quando está sem o aparelho, há indícios de um transtorno de ansiedade que precisa ser observado”, afirma a pesquisadora.

Foto: Eric Pickersgill/Removed
Foto: Eric Pickersgill/Removed
Foto: Eric Pickersgill/Removed

Publicidade da Claro net tv e HBO é finalista em premiação

Criação da TracyLocke chegou na última etapa do Effie Brasil, uma das principais premiações da publicidade mundial.

Imagem: Divulgação Claro

Para promover a estreia da última temporada de Game of Thrones, fenômeno de audiência e popularidade da HBO, a Claro net tv se juntou com a emissora para a criação de uma grande estratégia para promoção do show.

A criação, da TracyLocke, levou uma verdadeira experiência da série da TV para todos os consumidores que passaram pelas lojas da marca em São Paulo.

Os estabelecimentos receberam cosplayers, iluminações, cenários especiais, mas a ação não se resumia a apenas isso. Somado, foram feitas ativações de social mídia, brindes exclusivos e até mesmo o lançamento de um controle remoto exclusivo.

O item foi uma reprodução ao ovo que gerou os dragões na série. Pela internet, diversos sites e influenciadores divulgaram a novidade, idealizada pela TracyLocke.

Controle da Claro net para Game of Thrones.
Divulgação do controle no Facebook do Omelete

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A gigantesca ação que circulou em diversas plataformas teve a influenciadora digital Carol Moreira, fã da série, como embaixadora nas ações digitais e físicas das lojas.

Na época, Márcio Carvalho, diretor de marketing da Claro Brasil, explicou que a ideia era proporcionar aos fãs e clientes um momento novo com o enredo, personagens, história e o produto da operadora.

“A ativação de GoT teve uma entrega de experiência incrível e muito potente. Estivemos em todos os pontos de contato com os fãs da série, os clientes da operadora e os formadores de opinião. Dessa forma, fizemos um 360 de ativação e o reconhecimento está aí com a indicação de mais um prêmio para a agência.”, disse Jader Crivelaro, CSO da TracyLocke Brasil.

O resultado sairá no dia 29 de outubro, no Hotel Unique, em São Paulo.

Com informações do Promoview

Aplicativo Claro Flex é atualizado

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App é utilizado para contratar planos com valores promocionais de internet por tempo indeterminado; avaliação do aplicativo pelos usuários é ruim.

Foto: Reprodução

Neste domingo, 29, o aplicativo Claro Flex foi atualizado na Google Play. Entre as mudanças estão melhorias no sistema “Esqueci minha senha”, utilização de mais regras para prevenir fraudes e a inclusão da funcionalidade “reativação”, permitindo que usuário que tenha cancelado o plano possa reativá-lo a qualquer momento com apenas um clique.

O aplicativo é utilizado exclusivamente para que usuários pré-pago contratem o Claro Flex, um plano Controle com mensalidade cobrada no cartão de crédito. O plano é digital, o que significa que ele só pode ser contratado pelo smartphone. Ele tem opções de 8 GB e 10 GB, com valores de R$ 39,99 e R$ 49,99, respectivamente.

O app já teve mais de 100 mil downloads na Google Play, no entanto, é alto o número de reclamações. São vários usuários reclamando sobre problemas de ativação, dificuldades durante a portabilidade e travamento do aplicativo. Com 2.543 avaliações, o aplicativo tem apenas 1 estrela e meia (de 5) na loja de aplicativos do Google, tendo uma pontuação de 1,6.

A situação não é diferente na App Store. Os usuários do iOS avaliaram o aplicativo como 1,9 de 5.

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“Arrependi demais de ter virado pré pra tentar ser flex. O aplicativo simplesmente não funciona. Sempre aparece a mensagem ‘Algo deu errado. Tente novamente’ e isso já tem 1 semana que eu to tentando”, lamenta um usuário.

“Desinstalamos e instalamos mil vezes, e depois do CPF, não consegue digitar o e-mail, fica bloqueado o campo, e ao digitar a senha, ele diz que o e-mail está incorreto”, afirmou outro.

Nos comentários, a Claro pede que seus clientes atualizem o aplicativo e agradece as avaliações. “Vamos evoluir o Claro flex com a ajuda de vocês. Obrigado!” afirma a operadora.

Oi pediu providências à Record por assédio em A Fazenda 11

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Operadora é patrocinadora do reality e tem Marcos Mion, apresentador do show, como estrela de suas campanhas.

Imagem do reality "A Fazenda". TV Record
Imagem: Reprodução TV Record

A orelha da TV Record queimou no último fim de semana. O motivo? Um suposto caso de assédio em A Fazenda 11, atual edição do conhecido reality show que confina subcelebridades no interior de São Paulo.

No programa, os participantes Hariany Almeida, ex-BBB e influenciadora digital, e Phellipe Haagensen, conhecido pelo filme Cidade de Deus, começaram a discutir até que o ator deu um beijo forçado na boca da participante.

Na justificativa, ele disse que fez por acha-la bonita e ela exigiu respeito. Os outros confinados do reality reagiram com total aversão ao participante e uma campanha rapidamente se espalhou nas redes sociais.

A ocorrência foi na madrugada de sexta-feira para sábado e a demora da emissora para tomar uma providência foi o estopim de um grande debate na internet.

No domingo, a hashtag “#OAssedio11” começou a ser compartilhada em referência a demora da TV Record em tomar providências. A tag chegou nos assuntos mais comentados do país.

Sobrou até mesmo para Marcos Mion, apresentador do programa, que tentou se explicar nas redes sociais e disse que a opinião dele, apesar de não ser a mesma que a da emissora, não influenciava nas decisões do reality.

Por último, sobrou para os patrocinadores. Quando questionada, a operadora Oi não hesitou e compartilhou com seus seguidores um repudio ao ato e compartilhou que pediu providências à emissora.

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“Vcs são um lixo, apoiam um programa de tv que protege bandido (sic)”, questionou um seguidor.

“Oi repudia e se manifesta contra qualquer conduta que configure crime de natureza ou caracteriza ofensa às mulheres. A Oi solicitou à emissora providências e que demande a apuração do caso às autoridades competentes para que sejam adotadas as medidas cabíveis.”, respondeu a tele para o seguidor às 17h do dia 29, domingo.

Mais tarde, durante a exibição do reality show, a TV Record reprisou o ocorrido e anunciou a remoção do participante Phellipe Haagensen.

Ao vivo, Marcos Mion explicou que as regras de “A Fazenda 11” são protetores e rígidas quanto a integridade física dos participantes. Para completar, o apresentador reiterou que o ato é considerado crime contra integridade sexual.

“A produção deve seguir o regulamento, mas também as leis”, destacou o apresentador.

O pronunciamento da Oi foi motivo de elogios para a operadora no Twitter:

Abaixo, algumas reações de usuários com a expulsão do participante:

https://twitter.com/tuitandrey/status/1178506039047737344

Anatel pretende criar selo de qualidade para telefonia móvel

Em entrevista, presidente da Anatel diz que planeja identificar as melhores operadoras de cada região; ideia precisa de aprovação do conselho diretor.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Morais, planeja criar um aplicativo que permite aos consumidores atribuírem um selo de qualidade para as melhores empresas de telefonia móvel do país. As informações são do G1.

Com a medida, os usuários poderão descobrir qual a operadora tem a menor instabilidade em sua região ou a que tem a melhor velocidade de download.

“Estou tentando convencer os meus pares de ter uma ferramenta na Anatel que empodere o usuário para o usuário ter condições de saber qual é a melhor operadora com selo da Anatel”, afirmou Morais, em entrevista ao G1.

Segundo o presidente da agência, a ferramenta também estimula a concorrência entre as empresas.

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Hoje, entre os serviços de telecomunicação, a telefonia pós-paga é responsável por 35% das reclamações de clientes. A principal queixa são problemas com cobranças.

Além da telefonia móvel, há dois anos a agência vem preparando uma regulamentação para criar um selo de qualidade para a banda larga fixa, similar ao de economia de energia, adotado pelos eletrodomésticos.

Apesar de a agência já ter um relatório de qualidade, a ideia é simplificar o processo, medindo apenas a qualidade de download, latência, jitter e perda de pacote. Assim como a telefonia móvel, a opinião do consumidor terá mais importância do que os dados fornecidos pelas próprias empresas.