Adesão ao Claro Flex causa dor de cabeça para usuários

Alguns clientes ficaram com o aplicativo Claro Flex travado, outros estão sem sinal e o regulamento da oferta é praticamente impossível de ser encontrado.

cliente furiosa com a Claro

Você já deve saber que o aplicativo Claro Flex está exibindo duas novas opções de ofertas para contratação, uma delas oferece 10GB por R$ 49,99 por mês. Depois de a mudança no portfólio ter sido divulgada aqui no Minha Operadora e em sites como Tecnoblog, Oficina da Net, Gizmodo e TudoCelular, muita gente comprou chips da Claro na esperança de tentar obter acesso a promoção. Porém, segundo dezenas de relatos, a tentativa de migrar para o Claro Flex tornou-se um “filme de terror”.

É promoção ou preço?

Para começar, existe uma grande dúvida no ar: o valor das ofertas é promocional e válido por apenas três meses? Isso é uma incógnita. No momento da contratação da oferta pelo aplicativo Claro Flex, só é apresentado um preço para o consumidor, e nenhum aumento futuro na mensalidade é avisado no momento da contratação.


No entanto, alguns internautas, como o Gian Elias, alegam que tiveram acesso a um regulamento em que mostra claramente que o valor praticado no Claro Flex é promocional e válido por 3 meses. Porém, eles não disseram como tiveram acesso a esse conteúdo.

A equipe do Minha Operadora fez uma verdadeira varredura no site da Claro em busca do regulamento do Claro Flex e não encontrou nada. A operadora também não dá acesso ao regulamento da oferta no aplicativo, pelo menos não durante o processo de contratação. O cliente adere um plano sem conhecer as regras do que está contratando. É um tiro no escuro.

Falha no aplicativo e perda de sinal

O leitor Wendell Carvalho, de Ceilândia (DF), trouxe um outro problema. Ele conseguiu concluir os passos do aplicativo para migrar a linha Claro Pré dele para o Claro Flex. A solicitação de mudança de plano foi feita nesta terça-feira (6), mas até o momento da publicação desta matéria, Carvalho já estava há mais de 21 horas sem sinal no celular.

“Já entrei em contato com a Claro e a mesma diz que meu chip ainda não está no Claro Flex, algumas pessoas que me atenderam nem sabiam o que era a Claro Flex. Em todo caso me pedem pra que eu espere 24 horas pra concluir a migração. Em pleno 2019 ainda há tamanha espera pra migrar um plano. Estou sem internet e preciso trabalhar com ela”, desabafou.

VIU ISSO?
–> Cliente tem dificuldade para aderir eSIM em plano pré-pago da Claro
–> Claro faz propaganda enganosa e recebe notificação do MPDFT
–> Pokémon Go não funciona na rede da Claro, acusam usuários

Tivemos acesso a prints que dão noção do tamanho do problema. Logo após as etapas de adesão ao Claro Flex serem finalizadas, uma tela exibe a seguinte mensagem:

“Migrando seu número para o Claro flex. Aguarde mais 2 minutos e reinicie seu aparelho. Falta pouco, estamos nos detalhes finais”.

Apesar de pedir para o cliente aguardar dois minutos, temos relatos de gente que ficou com o aplicativo travado nessa mensagem por mais de duas horas. Outros usuários lamentaram terem perdido o sinal da linha após tentar mudar para o plano.

Ao tentar entrar em contato pelo aplicativo para solicitar ajuda, o chat da Claro informa que os atendentes estão ocupados e não é possível prestar atendimento. Na central de atendimento da operadora pelo número 1052, os consumidores alegam que os atendentes sequer sabem do que se trata a promoção Claro Flex.

Nós fomos atrás da Claro pedindo uma resposta aos vários clientes que estão enfrentando problemas com a linha móvel depois de tentar fazer parte do Claro Flex. Infelizmente, mesmo após seis horas do envio da demanda, a equipe do Minha Operadora não recebeu nenhum retorno da In Press Porter Novelli, empresa de assessoria de imprensa que presta serviços para a Claro. Os consumidores, portanto, seguem abandonados pela empresa e sem saber o que fazer.

NOVIDADE SOBRE O ASSUNTO:
–> Após confusão, Claro muda regulamento do Claro flex

Histórico negativo da Claro em 2019

Pressionou a Anatel para impor limites na banda larga fixa

Essa não é a primeira vez que a Claro causa irritação nos clientes pela forma de agir. Em janeiro deste ano, a operadora decidiu retomar a discussão sobre a imposição de franquias na banda larga fixa ao pedir que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) analise as formas de comercialização da internet fixa para as prestadoras “exercerem a liberdade nos modelos de negócio”.

Quebrou promessa de promoção de retenção

Em abril, o site Minha Operadora denunciou que a Claro não estava cumprindo uma promoção de retenção que oferecia 3GB de internet, 500 minutos em ligações para outras operadoras e chamadas ilimitadas para Claro por R$ 14,99 por mês. A oferta era prometida para usuários Claro que solicitavam portabilidade para outras operadoras.

Fizemos um teste: solicitamos a migração da linha pré-paga da Claro para a Oi, recebemos a abordagem da Claro sobre a oferta por SMS, pedimos para que a Oi cancelasse o bilhete de portabilidade, mas a promoção que a Claro prometeu não foi ativada. Ao ligar para o SAC da empresa e abrir uma reclamação, a Claro respondeu ao chamado alguns dias depois informando que não iria liberar a promoção porque a linha não estava apta.

Na época, a assessoria de imprensa da Claro reconheceu o erro e informou que havia ativado a promoção em todas as linhas em que a abordagem de retenção foi feita. Porém, alguns clientes procuraram o Minha Operadora posteriormente para informar que a oferta de retenção durou só por um único mês.

Foi autuada com um processo coletivo pelo Procon-TO

Em maio, a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor do Tocantins (Procon-TO) abriu processo coletivo contra a Claro. A causa foi a má prestação dos serviços prestados pela empresa. O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, disse que chegou “a oficiar a Claro para que a mesma respondesse o que seria feito, mas as respostas não foram suficientes para esclarecer os questionamentos”.

Tentou impedir a FOX de distribuir seus canais para não assinantes de TV paga

No mês de junho, o caso FOX foi amplamente divulgado pela mídia. O canal foi proibido pela Anatel de distribuir conteúdo para quem não fosse assinante de televisão por assinatura. O pedido foi feito pela Claro, causando revolta de grande parte dos consumidores.

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), repudiaram o pedido da Claro e consideraram inadmissível a medida cautelar imposta pela Anatel que proibiu a FOX de distribuir o seu próprio conteúdo pela internet.

O presidente da Anatel, Leonardo de Morais, rejeitou as críticas e reiterou a decisão contra a FOX. Porém, o Tribunal Federal Regional da 1ª Região considerou inválidos os argumentos da Claro e da Anatel de “respeito à Lei do SeAC” e manteve a FOX livre para distribuir para quem quiser o conteúdo dela. O juiz federal Illan Presser entendeu que o Marco Civil da Internet prevê “à difusão e à democratização de conteúdos informativos e de entretenimento”.

Teve quatro campanhas julgadas pelo Conar só neste ano

Ainda em junho, o Minha Operadora expôs que o Conar estava de olho nas propagandas da Claro. Até o momento da publicação da matéria, a companhia foi a única do setor de telecomunicações a responder processos no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária por más práticas na veiculação de campanhas publicitárias.

Foram julgadas quatro peças publicitárias da Claro, sendo que em três delas os conselheiros do Conar foram unânimes em solicitar a alteração do conteúdo propagado pela operadora.

Deu o pontapé na redução da remuneração das recargas vendidas por comerciantes

No mês passado, a Claro decepcionou comerciantes ao decidir reduzir a taxa de comissão que os lojistas recebem ao vender recargas, de 5% para apenas 2%. A revelação foi feita pela empresa Recargapay. Ao observar a atitude da operadora mexicana, a Oi seguiu o exemplo e também anunciou a redução no percentual de remuneração das recargas.

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.

51
Deixe um comentário

avatar
23 Número de Comentários
28 Número de Respostas
1 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
38 Autores de comentários
Lucas BastosMarcos ViniciusDarlan MedeirosHyogrRonan Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Ruan
Visitante
Ruan

Esse plano claro flex tem fidelidade ?

Cidade - UF
Salvador/Ba
Caio Andrade
Visitante
Caio Andrade

Não tem.

Cidade - UF
São Paulo
Marcos Vinicius
Colaborador

Fiz a migração, constou no cartão de credito…reiniciei o telefone e advinha ? estou com o chip inválido, totalmente sem sinal. Alguém sabe oq fazer?

Cidade - UF
Rio de Janeiro -RJ
Júnior
Visitante
Júnior

O meu voltou a dar rede algumas horas depois..

Cidade - UF
Brasília DF
Wendell Carvalho
Visitante
Wendell Carvalho

Estamos no mesmo barco, já foi aberto diversos chamados e nenhuma solução até agora!

Cidade - UF
Ceilândia
Ezequiel
Visitante
Ezequiel

Vai a uma loja e faz o resgate

Cidade - UF
Porto Alegre
Pedro
Visitante
Pedro

Não dá, eles falam que o chip é do claro flex e só é possível resolver pelo atendimento do aplicativo

Cidade - UF
Montes Claros MG
ALEXANDRE LEONARDO DO CARMO
Visitante
ALEXANDRE LEONARDO DO CARMO

É só aguardar

Cidade - UF
Belo Horizonte
Darlan Medeiros
Visitante
Darlan Medeiros

não adiante ir à loja, ligar para o 1052 ou conversar via chat, ninguém resolve isso. Eu já estou há dois dias com chip só para chamada de emergência. Abri uma reclamação na Anatel, vou representar ao Procon e, certamente, vou ajuizar ação no juizado especial. É o jeito, irmão.

Cidade - UF
Manaus-AM
Marcos Vinicius
Visitante
Marcos Vinicius

sinceramente…não sei mais o que fazer! to desde o dia 07 sem sinal. consegui fazer um chamado, eles me retornaram, expliquei o problema e o atendente disse que realmente houve uma falha, pediu a numeração do chip e que ia encaminhar pro setor de reparo e em 48H eles iriam me retornar ( isso na sexta ), Já vai dar terça e nada!

Cidade - UF
Ri
Marcos Vinicius
Visitante
Marcos Vinicius

Depois de entrar em contato todos os dias, abrir chamados e esperar a boa vontade do suporte, o sinal voltou … ( quase 1 semana tentando resolver isso ). Recomendo ? É um bom plano, mas se der merda vai ser um C* pra resolver.

Cidade - UF
Rio de Janeiro -RJ
Viciados em Hay Day
Colaborador

O regulamento está no resumo do pedido, basta clicar no sinal maior que “>” na parte Regulamento e termos “>”. Depois de clicar, o regulamento está no termos de uso do app.
Até hoje não conseguir ativar o plano.

Cidade - UF
São Luís-MA
Juarez
Visitante
Juarez

Sabe dizer se nesse plano está incluso Claro Vídeo Claro música?

Cidade - UF
Fortaleza Ceará
Pedro
Visitante
Pedro

Perdi meu número, tive que trocar de número pois não foi possível recuperá-lo. Ninguém sabia do que se tratava o claro flex no atendimento 1052. Foi cobrado o valor normalmente no cartão do plano e nunca mais tive sinal.

Cidade - UF
Montes Claros MG
Wendell Carvalho
Visitante
Wendell Carvalho

Já faz quantos dias isso ? Estou com receio de que a cobrança continue sendo feita sem usufruir do plano!

Cidade - UF
Ceilândia
Caio Andrade
Visitante
Caio Andrade

Desde que aderi ao plano fiquei sem 4G. Apenas no 3G a internet funciona.

Quando ligo no 1052 meu número já é recomendo como Claro Flex e sou direcionado para o suporte do plano.

Apenas abriram um protocolo para a área técnica averiguar porque não consigo usar o 4G.

Cidade - UF
São Paulo
Junior
Visitante
Junior

O meu ficou funcionando só o 3G por 3 dias, depois voltou ao normal.

Cidade - UF
Brasília DF
Jefferson
Visitante
Jefferson

Por 3 dias como? Se o plano foi lançado ontem?

Cidade - UF
Recife - PE
Anonimo
Visitante
Anonimo

O plano existe a bastante tempo, o que mudou recentemente foram as franquias e os valores

Cidade - UF
Juiz de fora-MG
Hyogr
Visitante
Hyogr

Mesma coisa comigo, sem o 4G, somente o 3G

Cidade - UF
Cuiabá-MT
Lucas Bastos
Colaborador
Lucas Bastos

Mesma coisa comigo, desde que aderi ao plano estou sem 4g.
Descobri que se eu for nas configurações do aprelho, desativar a 4g, esperar ele conectar na 3g, e depois voltar pra 4g funciona normal.
Mas se conectar direto na 4g primeiro fico sem acesso…
Abri um chamado pelo chat e geraram um protocolo para a area técnica averiguar, pediram 72h pra resolver.

Cidade - UF
Caldas Novas-GO
Rafle Francisco
Visitante
Rafle Francisco

Tentei fazer a adesão mas o app não cobrava no cartão e mandava tentar novamente! Consegui ser atendido no CHAT e uma atende, muito despreparada, mandava eu aguardar 24h, porém por muito insistir, a mesma informou que abriu um chamado ao setor de reparo e mandou aguardar um prazo de 72h! Cobrei o protocolo que foi negado mas após pessistir consegui penas o protocolo de atendimento sem receber o protocolo da solicitação desse reparo!

Cidade - UF
Itabuna-ba
Carlos D.
Visitante
Carlos D.

Não que eu seja a favor de uma ou outra Operadora, muito pelo contrário, sou a favor do meu bolso, logo quanto mais baratos os planos, melhor! Mas não tem como não perguntar: Onde estão agora aqueles que ficam torcendo contra o Tim Beta?

Cidade - UF
Belo Horizonte MG
Luiz
Visitante
Luiz

Algumas pessoas que reclama da Tim na internet, considero patologia. Adoram endeusar a Claro, ou outras…e se esquecem, que nenhuma é isenta de falhas.

Cidade - UF
São Paulo, SP
Luiz
Visitante
Luiz

onde estão os puxa saco da claro? rs

Cidade - UF
São Paulo, SP
Wendell Carvalho
Visitante
Wendell Carvalho

Como disse o colega, eu sou puxa saco do meu bolso, mas em Brasília atualmente só vejo umas dezenas de amigos reclamando do Tim beta, inclusive fiz testes com alguns amigos e a claro foi 5 vezes mais rápida. Estou com esse problema no Claro Flex mas estou aguardando usando outro pré pago claro quebl tenho. Percebi também que cada cidade do país tem alguma operadora que se destaca na velocidade.

Cidade - UF
Ceilândia
Luiz
Visitante
Luiz

Legal, ter que se virar com outro chip quando o problema não é do cliente, se esta feliz assim. Parabéns rs

Cidade - UF
São Paulo, SP
caio
Visitante
caio

Fui debitado no cartão de crédito, não conclui a migração e ainda estou sem sinal no aparelho, sempre que reinicio o celular só recebo uma mensagem “sim não aprovisionado”

Cidade - UF
Araguaína - To
Wendell Carvalho
Visitante
Wendell Carvalho

Estou na mesma situação. Aguardando a resolução do problema! Abri diversos chamados e nenhuma solução ainda.

Cidade - UF
Ceilândia
ultra craft
Colaborador

Sou mais o meu vivo easy.

Cidade - UF
Rj
ultra craft
Colaborador

Uma empresa do Magnata Mexicano, se continuar assim… vai acabar matando a Claro.

Cidade - UF
Rj
Guilherme
Visitante
Guilherme

Entrei com uma demanda junto ao Consumidor.gov solicitando as informações esclarecidas e o regulamento além do seu link no site da claro.

Cidade - UF
Belo Horizonte/MG
Jefferson
Visitante
Jefferson

Pq vcs do site não fazem um teste de verdade? Agora fica esse disse-me-disse, e no final todo mundo passa vergonha, inclusive a Claro.
Esse plano tá disponível pra mim. Só não faço pq prefiro o semanal.
Mas cada um que diga uma coisa, e no final, ninguém diz nada. Affs.

Cidade - UF
Recife - PE
Fábio Murilo
Visitante
Fábio Murilo

Bom eu fiz o cadastro tudo certinho no app…efetuei o pagamento no cartão de crédito e em poucos minutos meu Claro Flex estava ativo e funcionando sem problemas…achei um plano até bom…10GB mais apps ilimitados e ligações ilimitadas pra qualquer número do Brasil…Fábio – Vila Velha ES

Cidade - UF
Vila Velha - ES
Nadja
Visitante
Nadja

Também consegui ativar, apesar do app ter travado durante o processo algumas vezes. Até ficou sem sinal, mas foi só o tempo de reiniciar o celular e ele voltou.

Cidade - UF
Olinda-PE
Laedson Amyston De Arantes
Visitante
Laedson Amyston De Arantes

Fiquei 4 horas sem sinal, o aplicativo não funciona, ontem fui no procon e realizei uma reclamação visto que em momento nenhum fui avisado que a oferta seria por três meses.

Cidade - UF
Jaboatão dos Guararapes
Laedson De Arantes
Colaborador
Laedson De Arantes

O plano realmente é muito bom, no entanto essa história de ser por três me fez ir ao Procon, quem quiser ter acesso ao regulamento eu tenho, posso enviar via email

Cidade - UF
Recife-PE
Flavia Rebouças
Visitante
Flavia Rebouças

Por favor envie o regulamento da claro flex pra mim.

Cidade - UF
Russas
Diego
Visitante
Diego

Me passa o regulamento por email? [SUPRIMIDO]

Cidade - UF
Brasilia
MARCO AURELIO VIANA
Visitante
MARCO AURELIO VIANA

por favor me envie . e-mail [SUPRIMIDO]

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Joel Gzlz
Colaborador
Joel Gzlz

Gostaria de ter o regulamento [SUPRIMIDO]

Cidade - UF
RJ
Matheus
Visitante
Matheus

Me envia, [SUPRIMIDO]

Cidade - UF
Teresina/PI
Ronan
Visitante
Ronan

Pode me enviar por favor? [SUPRIMIDO]

Cidade - UF
Ceres
Pedro
Visitante
Pedro

Cancelei minha portabilidade para a Claro depois de muita dor de cabeça. Atendimento terrível, atendentes mentindo ao informar que não havia solicitação em andamento, consegui na última tentativa e espero que ela tenha realmente cancelado. Não quero ter a dor de cabeça de tentar aderir ao Claro Flex e correr o risco de perder meu número, vou ficando no TIM Controle com meus 7 GB.

Cidade - UF
Recife - PE
Raoni Jose
Colaborador
Raoni Jose

Consegui fazer adesao com sucesso, escolhi de 8gb, ssera que consigo trocar depois pra 10gb caso eu queira

Cidade - UF
Pirapozinho/SP
Roberto Ramos
Visitante
Roberto Ramos

Sai da Tim, era uma tranqueira, fui pra Oi, outra porcaria, corri para a Claro, outra vergonha, vou testar a Vivo.
Afinal, tem alguma que presta?

Kkkkkkkk

Cidade - UF
São Bernardo do Campo - SP
Francis
Visitante
Francis

Aqui deu tudo certo com a migração…
Não tive problema algum

Cidade - UF
Duque Bacelar MA
Pedro
Visitante
Pedro

Sempre tive tim des dos anos 90 quando o sistema ainda era Tdma porem hoje a tim é pessima pelo menos aqui na capital do Ceara Fortaleza. Tim aqui é cheio de falhas grotescas Sinal dentro de casa não pega na rua sinal Ocilando de 70% a 8% Celular ligado quando se liga da desligado. então depois de 12 anos cancelei.

Cidade - UF
Ceara
Rogério Pires
Visitante
Rogério Pires

Então tive sorte, estive aí em Abril/19, capital e praias do Litoral Leste… meu TIM funcionou 100%, 4G em lugares de desertos, mas se bem que os locais em sua maioria eram rotas turísticas.

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Jailson
Visitante
Jailson

Sou Técnico da Sky viajo muito para o certão desse Ceara sinal da tim está pessimo vivo e claro é bem melhor experiencia propia

Cidade - UF
Ceara
José Junior
Visitante
José Junior

Aqui deu tudo certo na ativação. Apenas fiquei sem conexão 4G. Creio que seja alguma questão de aprovisionamento do serviço.

Cidade - UF
Volta Redonda - RJ