19/03/2024

Anatel pretende criar selo de qualidade para telefonia móvel

Em entrevista, presidente da Anatel diz que planeja identificar as melhores operadoras de cada região; ideia precisa de aprovação do conselho diretor.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Morais, planeja criar um aplicativo que permite aos consumidores atribuírem um selo de qualidade para as melhores empresas de telefonia móvel do país. As informações são do G1.

Com a medida, os usuários poderão descobrir qual a operadora tem a menor instabilidade em sua região ou a que tem a melhor velocidade de download.

“Estou tentando convencer os meus pares de ter uma ferramenta na Anatel que empodere o usuário para o usuário ter condições de saber qual é a melhor operadora com selo da Anatel”, afirmou Morais, em entrevista ao G1.

Segundo o presidente da agência, a ferramenta também estimula a concorrência entre as empresas.

VIU ISSO?
–> Projeto no Senado propõe ranking mensal de operadoras
–> Operadoras lideram ranking de reclamações do Procon de Goías
–> Anatel apresenta dados do mercado de telecomunicações no Brasil

Hoje, entre os serviços de telecomunicação, a telefonia pós-paga é responsável por 35% das reclamações de clientes. A principal queixa são problemas com cobranças.

Além da telefonia móvel, há dois anos a agência vem preparando uma regulamentação para criar um selo de qualidade para a banda larga fixa, similar ao de economia de energia, adotado pelos eletrodomésticos.

Apesar de a agência já ter um relatório de qualidade, a ideia é simplificar o processo, medindo apenas a qualidade de download, latência, jitter e perda de pacote. Assim como a telefonia móvel, a opinião do consumidor terá mais importância do que os dados fornecidos pelas próprias empresas.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários