29/04/2024

4G e Wi-Fi agradam no Rock in Rio, mas há instabilidades

Conexão Wi-Fi gratuita foi disponibilizada para todos os participantes pela Oi. Outras operadoras brasileiras investiram na cobertura 4G.

Palco Mundo do Rock in Rio 2019
Palco Mundo do Rock in Rio 2019. Imagem: Anderson Guimarães

Com a polêmica sobre a participação do cantor Drake e shows históricos de artistas e bandas como Foo Fighters, Bon Jovi e Jessie J, o Rock in Rio encerrou seu primeiro fim de semana. A redação do Minha Operadora esteve presente no sábado e aproveitou para relatar a experiência de uso com a conectividade móvel da Cidade do Rock.

O festival contou com uma ampla cobertura da Oi, principal fornecedora de infraestrutura de telecomunicações para o evento. A operadora disponibilizou um Wi-Fi gratuito para os fãs de música.

Ao todo, foram instaladas cerca de 550 antenas pela tele carioca para garantir velocidade, estabilidade e uma boa conexão para o Rock in Rio.

As operadoras também não ficaram para trás. De acordo com o Jornal O Globo, Vivo, TIM e Claro fizeram a instalação de 30 antenas na região para atender a demanda pela conexão 4G.

No sábado, a conexão Wi-Fi da Oi foi a primeira utilizada. O resultado é uma internet de alta velocidade em grande parte do evento. Próximo ao placo New Dance Order, a velocidade chegou a ficar entre 30 e 50 Mbps por volta das 15h.

Nas filas de entrada já era possível ter acesso ao Wi-Fi do local, com boa navegação e cadastro rápido. Até mesmo na parte da recuperação de senha.

VIU ISSO?
Rock in Rio terá ampla cobertura das operadoras e Wi-Fi gratuito
Rock in Rio revela atrações da Oi GamePlay Arena
Comercial da SKY leva vilões históricos do cinema ao Rock in Rio

Em circulação pela Cidade do Rock, a internet gratuita também não deixa a desejar. A conexão é estável em diversos pontos.

Foi possível fazer transferência de arquivos em alta qualidade e enviar fotos, vídeos e áudio pelo WhatsApp.

Entretanto, a instabilidade surgiu durante os shows principais no Palco Mundo. Na frente, perto das grades, o Wi-Fi sofreu instabilidades e muitos tiveram que recorrer ao 4G.

Na conectividade de quarta geração, testamos a estabilidade das operadoras TIM e Vivo. O resultado também foi satisfatório. Ambas atingem altas velocidades em grande parte do evento.

Mas pequenos “engasgos” foram sentidos em determinados e localidades, com rápido retorno da velocidade de conexão.

No geral, há um saldo final positivo. As operadoras ainda podem encontrar problemas de congestionamento e interferências, mas entregam bons resultados para o usuário que demanda por uma conectividade para compartilhar momentos de felicidade e música com os amigos na web.

Nas redes sociais, usuários compartilharam opiniões sobre o Wi-Fi do evento. A maioria foi positiva:

Comentários do grupo "Rock in Rio 2019" no Facebook
Comentários do grupo “Rock in Rio 2019” no Facebook
https://twitter.com/danebayer/status/1178533603984265216
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários