Usuários podem bloquear ligações de instituições financeiras oferecendo ofertas de crédito consignado.
A partir de agora, aposentados e pensionistas que fizerem o cadastro no “Não me Perturbe” não receberão mais ligações de bancos oferecendo ofertas de crédito consignado.
Inicialmente, o sistema — lançado em julho de 2019 — bloqueava apenas as ligações de telemarketing das prestadoras de telecomunicações (telefone móvel, telefone fixo, TV por assinatura e internet). A partir de uma autorregulamentação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), 23 instituições financeiras também aderiram ao “Não me Perturbe”.
O motivo da inclusão das instituições financeiras se deve ao assédio sobre os aposentados e pensionistas do INSS. Como eles têm renda mensal garantida, os bancos oferecem empréstimos com juros mais baixos pelo menor risco de inadimplência. O problema é que tal prática pode levar ao endividamento dos idosos.
A lista vale para todo o país e o bloqueio dos números começa 30 dias após o cadastro. É possível incluir telefones fixos e móveis que estão no nome do usuário.
As empresas que desrespeitarem os clientes cadastrados no sistema serão penalizadas. No caso dos bancos, as multas variam entre R$ 45 mil e R$ 1 milhão, dependendo da gravidade da infração e o tamanho do banco.
Os 23 bancos participantes do “Não me Perturbe” representam 98% da oferta de crédito consignado no país. São eles:
Por enquanto, clientes da operadora só podem utilizar a rede com o Samsung Galaxy Note10 + 5G.
Imagem: AT&T/Reprodução
A americana AT&T acaba de anunciar que sua rede 5G chegou a mais 10 cidades dos Estados Unidos. As novas cidades incluem Cleveland, Menlo Park, Miami, Miami Gardens, Oakland, Ocean City, Phoenix, Philadelphia, Redwood City e San Bruno.
Com a implantação, a operadora já contabiliza 35 cidades que possuem cobertura de rede de quinta geração. O 5G disponível ainda está no espectro de banda baixa, que possui velocidades mais lentas, mas possui uma faixa mais ampla.
“Acreditamos que a tecnologia 5G mudará o jogo e continuamos a ajudar a impulsionar essa próxima onda de inovação. Fomos os primeiros nos EUA a oferecer 5G móvel comercial, e este é o próximo passo na medida em que desenvolvemos um serviço nacional no primeiro semestre de 2020”, afirmou Scott Mair, presidente da AT&T.
A operadora disse em comunicado que clientes podem comprar o Samsung Galaxy Note10 + 5G nas lojas física e online da AT&T, por até US$ 350 (R$ 1.423,38), quando adquirido com um plano de telefonia.
Todas as quatro principais operadoras dos Estados Unidos — AT&T, Sprint, T-Mobile e Verizon — prometeram lançar em breve suas redes nacionais de 5G. A incursão em novas cidades demonstra o impulso na implantação da tecnologia.
Confira a lista de cidades com a cobertura 5G da AT&T.
Nova plataforma de streaming não divulgou nenhum comunicado explicando porque títulos desapareceram ou mesmo quando retornarão.
O Disney+, o serviço de streaming da Disney, mal acabou de ser lançado nos Estados Unidos e já começou a reduzir o seu catálogo original.
A retirada de filmes ocorreu de forma silenciosa e só foi descoberta porque usuários do Reddit notaram o desaparecimento de títulos famosos, como “Home Alone” (Esqueceram de mim), “The Sandlot” (Se Brincar O Bicho Morde) e “Pirate of the Caribbean: On Stranger Tides” (Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas).
Até agora, são 12 filmes retirados nas últimas semanas. Apesar de a Disney nunca ter afirmado que todo o seu conteúdo ficaria disponível para sempre, um porta-voz esclareceu em novembro que alguns clássicos animados, como “Branca de Neve” e “Cinderela”, permanecerão disponíveis de forma permanente para os usuários.
Provavelmente, o Disney+ adicionará e removerá títulos conforme novos acordos de licenciamento sejam feitos. Infelizmente, ao contrário do que ocorre com outros serviços como o HBO e Netflix, o Disney+ não faz comunicados mensais com informações sobre o conteúdo que sairá do serviço.
Quando foi lançado, o serviço de streaming contava com pelo menos 640 títulos, desde os mais recentes blockbusters da Marvel Studios e Lucasfilm até os filmes originais do Disney Channel e séries de animação clássicas.
A chegada do Disney+ ao Brasil deve ocorrer em agosto.
Fabricante sul-coreana se prepara para lançar o primeiro tablet 5G do mundo.
Nesta quinta-feira, 2, a Samsung anunciou que vendeu mais de 6,7 milhões de celulares 5G em todo o mundo durante o ano de 2019, se tornando líder no mercado. Pode não parecer muito, mas a fabricante sul-coreana esperava vender apenas 4 milhões de aparelhos.
Com a venda do Galaxy S10 5G e do Galaxy Note 10 Plus 5G, a Samsung atingiu a marca de 53,9% do mercado global de aparelhos 5G.
O sucesso nas vendas se deve, principalmente, à falta de concorrentes no mercado. Clientes da operadora americana AT&T, por exemplo, só possuem smartphones 5G da Samsung disponíveis para compra. A Apple, que poderia bater de frente com a sul-coreana, ainda não lançou seu aparelho compatível com a rede de quinta geração.
No próximo semestre, a Samsung deve lançar o seu primeiro tablet 5G, além de novos modelos da série Galaxy S, um novo telefone dobrável e outro Note 5G.
“Na Samsung, vemos um futuro de oportunidades. Com o surgimento da IA e da IoT, finalmente possibilitado pelo poder do 5G, o início de 2020 marca um momento em que a realização de nossa visão para um mundo conectado de forma inteligente se torna realidade”, disse HS Kim, presidente e CEO da divisão de eletrônicos de consumo da Samsung.
No entanto, com o lançamento de chips 5G e novas redes comerciais sendo ativadas no mundo, aparelhos de outros fabricantes devem começar abastecer o mercado, aumentando não apenas a disponibilidade, mas também a concorrência.
Evento da operadora enaltece artistas nacionais e promove shows gratuitos no Rio de Janeiro.
Imagem: Divulgação TIM
Neste
sábado, 3 de janeiro, começa o Verão TIM. O projeto da
operadora levará artistas nacionais para as areias das tradicionais praias de
Copacabana e Ipanema, além da Marina da Glória no Rio de Janeiro.
A
comemoração tem início poucos dias após a queima de fogos na Zona Sul da cidade,
que contou com o patrocínio da tele, responsável por promover diversos palcos
com a presença de estrelas da música brasileira.
Quem
abre o evento no sábado é o duo Anavitória. Na sequência, quem comanda a comemoração
é a Festa Suba. A previsão de início é a partir das 17h e os shows de Ipanema
vão ocorrer no posto 10.
Em
11 de janeiro, atrações como Baco Exu do Blues, BK e Festa Alento estão
confirmadas. Já para o dia 18, quem entra no palco é a artista Elza Soares e,
na sequência, o Baile do Almeidinha.
O
Verão TIM segue até 9 de fevereiro e até lá, no dia 26, vai ter Cidade Negra e
a Festa “Eu amo baile charme” para animar o público da Cidade Maravilhosa. Cantores
como Johnny Hoocker e a Festa Raça vão animar o local no dia 01 de fevereiro.
No
dia 9 é a vez da cantora Iza e a Festa “Samba que elas querem”.
Em
Copacabana, ainda não há a confirmação do local, mas os artistas Melim e Discopédia
estão agendados para o dia 19 de janeiro. Até o dia 2 de fevereiro, passarão
por lá atrações como Diogo Nogueira, Baile do Saddam, Martinho da Vila e Festa
Moo.
A estação mais amada do ano chegou e nós preparamos uma programação completa para você aproveitar o #VerãoTIM com muita música, praia e festival. Confira! pic.twitter.com/f3ydGEM0Po
Não é a primeira que um assinante da operadora enfrente esse tipo de problema; consumidor exigiu correções.
Imagem: Logotipo da SKY
Já
imaginou pagar por canais não contratados durante seis meses? É o que aconteceu
com o aposentado Teódolo Gouveia Luiz, de 75 anos, que passou a receber faturas
da SKY com emissoras
que ele nunca solicitou incluir em seu pacote.
O valor aumentou e o consumidor teve que pagar para não ter o serviço interrompido, até que a empresa resolvesse o problema.
Ele destaca, inclusive, o trabalho de realizar o cancelamento do FOX Premium, canal à lá carte que ele nunca pediu, mas surgiu misteriosamente como uma inclusão em sua oferta.
“É absurdo eu ter que ficar ligando para a central de atendimento da SKY, sendo que nunca solicitei esse serviço. Agora, estou tentando cancelar outro produto: Telecine, que também jamais solicitei e que não tenho nenhum interesse”, reclamou.
Desrespeitado, ele pediu pela redução da fatura, assim como o estorno do dinheiro que gastou com o erro da prestadora.
Em
comunicado, a SKY pediu desculpas e destacou que alguns pacotes foram
descontinuados e atualizados para uma versão mais completa. A oferta contratada
pelo aposentado, por exemplo, não é mais compatível com o mercado.
Não é a primeira vez que um cliente da empresa enfrenta esse tipo de problema. Em setembro, conforme noticiado aqui no Minha Operadora, diversos clientes alegaram ter passado pela mesma situação e tiveram seus pacotes alterados sem terem feito qualquer solicitação para a SKY.
Fabricante é mais uma a se preparar para a explosão da conectividade de quinta geração mundo afora.
Imagem: Reprodução YouTube
O
ano mal começou e a Dell
já apontou uma tendência: modem 5G em notebooks. A fabricante
acaba de lançar o Latitude 9510, que é uma verdadeira workstation
portátil, com tela de 15 polegadas.
São
duas versões para escolha do usuário. Uma convencional e outra conversível com
tela rotativa. O suporte para conexão 5G é exclusivo do segundo modelo, que
pode ser transformado em um tablet.
A
inclusão mostra que a marca está atenta com a operação 5G mundo afora. A
conectividade de quinta geração já está disponível em mais de 20 países e deve ganhar
uma expansão ainda maior até o fim de 2020.
Isso
significa que, muito provavelmente, os dispositivos lançados daqui em diante
serão adaptados para a nova conexão.
O
lançamento da Dell conta processadores Intel da 10ª geração com 4 ou 6 núcleos,
que acompanham uma memória RAM de 16 GB e até 1 TB de armazenamento em SSD M.2.
Entretanto,
para quem aguardava por uma tela de 4K, não foi dessa vez.
A resolução máxima é de 1080p.
As
poderosas configurações serão sustentadas ainda por uma bateria com 30 horas de
duração, ou seja, o usuário será capaz de deixar o laptop ligado por um dia
inteiro antes de coloca-lo para carregar mais uma vez.
Para
conexões sem fio, a Dell incluiu o Wi-Fi 6 e
Bluetooth 5. Há também um forte investimento na segurança do usuário. A câmera
vem com reconhecimento facial e infravermelho e os aparelhos contam ainda com
leitor de impressão digital e outros recursos.
A venda oficial começa em março, os preços não foram divulgados.
Operadora cobrou dez clientes por serviços não contratados; entenda o caso.
Imagem: Pexels
Infelizmente,
é comum ver operadoras cometerem o erro de cobrar os clientes por serviços que
não foram contratados. Dessa vez, a Claro foi
responsável por fazer seus consumidores passarem pela estressante situação
caracterizada como “cobrança
abusiva”.
A
operadora foi multada pelo Procon em R$ 5,2
milhões. A penalidade foi confirmada pela 7ª Câmara de Direito Público do
Tribunal de Justiça de São Paulo. No entanto, o valor acabou corrigido e
reduzido pela Fundação.
De
acordo com o artigo 57 do Código
de Defesa do Consumidor, a penalização da empresa deve se ater às circunstâncias
específicas do fato, assim como o porte da empresa, vantagem extraída e
gravidade da infração.
Conforme
explicou o relator do caso, o desembargador Coimbra Schmidt, o cálculo foi
feito com base no faturamento nacional da Claro e a falha do serviço foi de
responsabilidade da filial de São Paulo.
Portanto,
apenas o faturamento paulista deveria ter sido levado em consideração. Com
isso, o valor foi reduzido para R$ 1,9 milhão. A matriz e a filial possuem até
mesmo CNPJs diferentes.
“Assim, tendo sido cometidas as infrações no Estado de São Paulo com consumidores residentes na cidade de São Paulo e fornecedores de Ribeirão Preto e Campinas, a receita bruta a ser considerada é a da filial paulista — a do “CNPJ diverso”. Flagrante a ilegalidade, impõe-se a intervenção jurisdicional para corrigi-la, de modo que a receita bruta média a considerar é a auferida no Estado de São Paulo — no período, R$ 436 milhões”, disse Coimbra Schmidt.
A
TIM também foi
multada por práticas abusivas. A operadora bem que tentou alegar nulidade do
ato administrativo pela ausência da indicação do valor a ser aplicado, mas a
desembargadora Sílvia Meirelles afastou a tese do caso.
“Não existe a obrigatoriedade legal do agente fiscal indicar o valor da multa imposta, bem como da receita média estimada por meio da qual a multa será calculada, uma vez que a pena pecuniária deve ser apurada em momento posterior, quando da decisão da Diretoria de Programas Especiais, após a aplicação de circunstâncias agravantes e atenuantes. Desse modo, para ser válido, basta que o auto de infração, em sua portaria, apenas indique a penalidade de multa, sem a necessidade de indicar o seu valor líquido, o qual somente poderá ser apurado após a individualização da pena”, explicou.
Emissoras como TNT, Cartoon Network e outras podem deixar de serem disponibilizadas para mais de 1,5 milhão de assinantes.
Imagem: Divulgação Oi TV
Conforme
foi noticiado aqui no Minha Operadora em 2019, a Oi TV pode perder os
canais da programadora Turner, da WarnerMedia, em
breve. O motivo é que a renovação do contrato entre as duas empacou.
Na
lista de emissoras que podem deixar de serem disponibilizadas para mais de 1,5
milhão de clientes estão TNT,
TNT Séries, I.Sat, TBS, TCM, Space, Cartoon Network, Tooncast, Boomerang, CNN
International e CNN en Español.
A
Turner aumentou o valor cobrado para as TVs por
assinatura por conta da nova linha de alguns canais. TNT e Space, por
exemplo, não são mais exclusivas para filmes e contam agora com talk shows e outros
programas.
Ou
seja, é uma nova produção que exige um custo maior, mas a programadora
argumenta também que as suas emissoras cresceram em audiência.
Em
contrapartida, há uma crise severa no mercado de TV paga, que segue em declínio
contínuo. Em agosto de 2019, a perda era de aproximadamente 140 clientes por
hora, em um ano. A concorrência do streaming pode
ser um dos grandes motivos.
É
por esse motivo que a Oi resiste aos novos valores da Turner, pois não quer ter
a necessidade de refletir o custo mais elevado na mensalidade cobrada aos seus
assinantes. Assim nasceu o impasse entre as duas empresas.
Nem
mesmo os clientes da operadora gostariam de pagar mais, sem ter novas opções de
canais ou qualquer outra justificativa, além da nova linha de produção de uma
programadora.
Entretanto,
há esperanças. As duas companhias ampliaram o prazo da negociação e terão até o
dia 01 de fevereiro para chegar a um acordo. Se isso não ocorrer, as emissoras
da Turner estarão fora de grade da Oi.
A
operadora carioca tem a terceira maior TV por assinatura do país na atualidade.
A liderança fica com a Claro net tv,
seguida da SKY.
Em
comunicado, a Turner se diz confiante nas futuras conversas com a Oi, com quem
possui uma boa relação. Se as duas não conseguirem se entender, a prestadora
confirma que terá substituições para os canais.
Analisamos o custo-benefício, participação de mercado e reputação de cada operadora de banda larga fixa para que você possa escolher o melhor serviço.
De forma geral, a melhor operadora de serviços de internet por fibra óptica vai depender em grande parte de quais empresas estão disponíveis em sua região e de como você usará a conexão com a internet.
Algar Fibra, Claro net virtua, Oi Fibra, TIM Live e Vivo Fibra são as principais prestadoras de serviço de internet de ultravelocidade no país. Entretanto, nos últimos anos, os pequenos provedores também têm levado a internet via fibra óptica para as áreas em que os grandes players não chegam.
Fizemos comparações dos vários serviços de internet, mas se você ainda não tem certeza de qual serviço é melhor, reunimos alguns pontos para ajudá-lo a encontrar a melhor operadora de banda larga fixa por fibra óptica. Você também pode comparar os planos de internet acessando o buscador do Melhor Escolha.
Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a quantidade de conexões de internet banda larga fixa por fibra óptica realizadas por clientes de pequenos prestadores já supera a quantidade daqueles que contrataram o serviço de grandes operadoras.
No mês de novembro de 2019, por exemplo, das 9,4 milhões de conexões realizadas por fibra óptica no país, 56,25% foi realizada por prestadoras de pequeno porte (PPP). Entre os grandes players, a Vivo sai na frente, com 25,87% de participação.
Pequenos provedores: 56,25%
Vivo Fibra: 25,87%
Oi Fibra: 9,92%
Algar Fibra: 3,55%
Claro net virtua: 2,60%
TIM Live: 1,81%
É válido ressaltar que pequenas operadoras já ultrapassam até mesmo as grandes, como é o caso da Copel Telecom (1,97%) e a VM Openlink (1,98%), que apresentaram um maior número de conexões do que a TIM. Já a Brisanet (3,49%) ultrapassa a Claro net virtua no ranking.
Anualmente, a Anatel publica a “Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida”. A avaliação considera vários atributos, como satisfação geral, oferta, contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento, capacidade de resolução de demandas, instalação e reparos.
Durante a pesquisa, os entrevistados pontuaram as operadoras de 0 a 10, onde 0 significa “Totalmente Insatisfeito/Péssimo” e 10 “Totalmente Satisfeito/Excelente”.
Os dados mais atualizados são do ano de 2018, pois a pesquisa de 2019 encerrou as entrevistas no dia 16 de novembro. Segundo a Anatel, a Algar apresenta o melhor índice de satisfação e qualidade pelos usuários, atingindo a pontuação de 6,89, conforme a seguir:
Algar: 6,89
Claro: 6,62
Oi: 5,88
TIM: 7,24
Vivo: 6,48
Maior pacote de fibra óptica
Para os usuários que precisam de uma alta velocidade de transferência, a TIM Live oferece as maiores velocidades de conexão, com plano de até 2Gbps, custando R$ 1.500 por mês.
O serviço de ultravelocidade está disponível principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, em regiões de alto poder aquisitivo ou exclusivamente comerciais.
Além da TIM, a Vivo oferece 1Gbps para clientes corporativos, custando R$ 1.050 por mês.
Maior velocidade de conexão
Nos testes realizados pela Speedtest, a Claro é a vencedora na velocidade de conexão no primeiro e segundo trimestre de 2019. A operadora apresentou um índice de velocidade de 45,52 Mbps, com velocidades de download de 120,19 Mbps e velocidades de upload de 11,75 Mbps. Confira o ranking:
Claro net virtual: 45,52 Mbps
TIM Live: 40,11 Mbps
Vivo Fibra: 33,95 Mbps
Oi: 12,69 Mbps
Mensalmente, a Netflix também divulga um ranking com as operadoras que apresentaram as maiores velocidades de conexão em horário nobre, enquanto os usuários utilizam o serviço de streaming. Desde agosto de 2019, Vivo Fibra segue na liderança do ranking. Em novembro de 2019, a velocidade média da operadora foi de 3,92 Mbps.
Para a pesquisa de preços foi utilizado como base as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, localidades que possuem cobertura das 5 operadoras analisadas. Portanto, os preços informados podem variar de acordo com a região.
Aqui, consideramos o melhor custo-benefício as operadoras que oferecem o menor preço e maiores velocidades nos pacotes avulsos a partir de 100 mega. Geralmente, essa velocidade é ideal para conectar até 7 dispositivos simultâneos, permitindo assistir vídeos em streaming, ouvir músicas e fazer downloads. Baixar um filme nessa velocidade demora em torno de 3 segundos.
No melhor custo-benefício está a Oi Fibra, oferecendo 200 mega pelo preço de R$ 99,99. Confira o ranking:
Oi Fibra: R$ 99,99 (200 mega)
Algar Telecom Fibra: R$ 123,51 (200 mega)
TIM Live: R$ 160,00 (150 mega)
Claro net Vírtua: R$ 139,99 (120 mega)
Vivo Fibra: R$ 139,99 (100 mega)
Algar Fibra
Claro net virtua
Oi Fibra
TIM Live
Vivo Fibra
100
R$ 99,99
R$ 130,00
R$ 139,99
120
R$ 139,99
150
R$ 160,00
200
R$ 123,51
R$ 99,90
240
R$ 169,99
300
R$ 152,28
R$ 240,00
R$ 169,99
500
R$ 449,99
R$ 450,00
1000
R$ 860,00
2000
R$ 1.560,00
Quando considerado o custo por mega, a Oi Fibra fica novamente na frente, custando R$ 0,50/Mbps no plano de 200 mega: