SKY é condenada por cobranças indevidas aos clientes

Operadora agora está impedida de fazer qualquer cobrança para o consumidor depois que os serviços forem cancelados.

Imagem: Site da SKY
Imagem: Site da SKY

Se fazer um cancelamento com a SKY era uma tremenda dor de cabeça para o cliente, não será mais. A partir de agora, a operadora de TV por assinatura está impedida de realizar qualquer cobrança para o consumidor depois que os serviços forem cancelados.

A sentença é da 2ª Vara Cível do Distrito Federal. A decisão vale desde janeiro de 2016, mas foi publicada oficialmente neste ano e finalizada nos últimos dias. Foi estipulado também que empresa deve recolher os equipamentos de transmissão em 30 dias, caso contrário será multada.


O começo do imbróglio jurídico da SKY foi em uma ação civil pública da 1ª Prodecon (Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor), em 2015. Se a empresa realizar qualquer cobrança após o cancelamento, poderá pagar uma multa que multiplica em 50 ou 200 vezes o valor cobrado.

Em caso de não cumprimento por parte da SKY, o cliente poderá recorrer à Justiça para ser devidamente ressarcido.

VIU ISSO?
– AT&T está disposta a fechar canais no Brasil para não perder SKY
– SKY garante presença no Rock in Rio
– Anatel manda que AT&T venda a SKY Brasil

Em 2015, a ação civil contra a operadora alegou cobranças indevidas da empresa para os consumidores que escolheram cancelar serviços. Além delas, havia uma demora significativa no encerramento de contrato e retirada de equipamentos.

O Procon-DF chegou a receber mais de 2 mil reclamações desse tipo contra a SKY, o que justificou a ação civil.

Na época, a empresa se recusou a firmar um acordo com o Prodecon e justificou que eram problemas pontuais. Nos dias atuais, um posicionamento enviado ao Poder360 mostrou que a empresa está compromissada em atender as determinações legais.

“A operadora investe continuamente em mudanças sistêmicas para atender ao seu cliente de maneira mais simples e melhor, buscando sempre o máximo possível de agilidade, simplificação e inovação em seus processos. A SKY valoriza a excelência no atendimento ao consumidor e acredita em sua fundamental importância e, por isso, realiza investimentos constantes na evolução de seus processos e no treinamento de suas equipes”, afirma a SKY.

Com informações do MPDFT, Poder260 e CanalTech

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

22
Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
SHEILA
Visitante
SHEILA

Tive esse problema com a Sky, tenho direito de receber os valores de volta?

Maria Dinar da Silva
Visitante
Maria Dinar da Silva

Essa sky tá uma porcaria, faz dias que eu estou tentando cancelar uma assinatura no meu cartão de crédito e não consigo falar com ninguém, só com um robô, se ainda cobrar neste mês eu vou ter que ir no procon.

Sinvaldo
Visitante
Sinvaldo

eles só sabem encher o saco de minuto a minuto ligando atormentando.

Cidade - UF
Pinheiros es
Lorenna
Visitante
Lorenna

Essa SKY é uma piada, tem que pagar todos os meses um plano para os canais livre serem liberados, se não pagar não pode assistir nenhum canal, liguei pra Sky e tinha feito o plano de 16,90 por mês, e qdo fui pagar só constava o plano aparti de 36,90, e tive que pagar esse valor, isso é um absurdo e falta de respeito com os clientes ?.

Maria dos anjos luiz de andrade
Visitante
Maria dos anjos luiz de andrade

Tbem tenho problema. Sábado meu sinal foi bloqueado. Tive q fazer uma recarga pra liberar.tenho direito te receber meu dinheiro de volta?

Francisco Beserra Da Silva
Visitante
Francisco Beserra Da Silva

Já faz um ano com problemas com sky.tento cancelar e não consigo.todos os meses eles aumenta o valor,sem ao menos me comunicar.eu cancelou,no outro mês vem a fatura denovo.ligo para eles,e sempre me responde que não cancelei.não sei mais o que fazer.eles me cobram ate visita de técnico,sem eles terem vindo.foi muito bom saber disso,porque agora cancelar,e ter certeza que não vão me cobrar mais.muitoo obrigada

Antonio Cláudio
Visitante
Antonio Cláudio

Comprei dois aparelho da sky a vendedora vendeu pacote errado pedi para fazer Troca que pagaria a diferença eles falaram que não faz.teria que cancelar e comprar de novo desde janeiro 2019 espero esse estorno pega o numero da conta mas nao transferi.
Essa empresa nao presta deveria ser banida do estado, nao sei como ainda atua com tanta reclamações e ninguém faz nada.

Luís Roberto da Silva bellon
Visitante

Boa tarde fiz um plano Skype ano passado no valor de 46 reais mas qd venceu última parcela liguei para mudar o plano para mais barato naum mudaram dai fui pagar n lotérica cobraram 89reais naum paguei e ainda fiquei de nonvembro até Junho sem receber imagem qd consegui falar queriam me cobrar os meses atraz dai paguei 46 de novo qd que este mês fui pagar denovo o valor era de 180reais e umabsurdo ter pagar uma coisa q naum usei

Ananias martins
Visitante

Nesse momento dificil q esta nosso país com essa politica medilqre.sky aumenta is valores dos pacotesmtem q fechar mesmo entao

Pirata
Visitante
Pirata

Vou comprar aquele aparelhinho do Paraguai que pega 200 canso e não se paga nada. A Sky que se ferre

Ananias martins
Visitante

Medilcre*

Jose rodrigues
Visitante
Jose rodrigues

Comprei sky livre paguei 400$ e agora se quizer ver tv tenho q pagar mensalidades, será q tenho direito em meu dinheiro de volta?

Antonio Marcos
Visitante

Estou tendo problema com a Claro TV, todo mês tenho que ligar para reclamar da fatura.vem com o valor errado sempre cobrando a mais, não vejo a hora de terminar o contrato pra cancelar essa porcaria de serviço.

Geraldo Feliciano da Silva
Visitante
Geraldo Feliciano da Silva

Estou com um problema financeiro, não tenho como pagar a minha fatura no momento fiz o pedido de cancelamento,me falaram que tenho que fazer o pagamento da fatura primeiro, caso contrário não será possível cancelar minha assinatura como proceder neste caso.

Elis
Visitante
Elis

Minha fatura de 137 foi pra 430 reais, alegam que eu comprei outro pacote,so que não fiz isso mas não me forneceram a ligação onde dizem que tem onde eu estou comprando o tal pacote. Ou eu pago, ou cortam o sinal ou pago uma multa de 1700 pra cancelar. Palhaçada isso. E ainda só pega meia duzia de canais

Maria Dinar da Silva
Visitante
Maria Dinar da Silva

A minha sky também é livre, eu paguei por ela, mais agora se eu quiser assistir alguma coisa na televisão eu tenho que pagar 16,00 pra mim ter algum canal ,aí eu coloquei uma recarga programada no meu cartão de crédito , mais eu tive que cancelar meu cartão, e não consigo cancelar na sky.

Edivaldo
Visitante
Edivaldo

Bom dia sou Edivaldo ,tenho a sky livre ,quero saber se o sinal aberto não será mais cobrado?

Cidade - UF
Juquitiba-SP
Heberson
Visitante
Heberson

Até para mudar a data de pagamento eles cobram e quando e pra cancelar ,tambem tem que pagar

Sinvaldo
Visitante
Sinvaldo

eu não estou satisfeito com a sky pois estar mim cobrando por uma coisa que já paguei , cortou meu sinal , uma vez que foi pago a fatura e agora inventou de mim cobrar uma taxa de instalação que já havia pago pra ser instalado agora depois de meses quer que eu pague novamente , aí pegou o valor da fatura que paguei e estar abstendo essa taxa é fala que minha fatura estar sem pagar há mim poupe Sky vou no procon mais não pago e quero meu cancelamento da sky

Cidade - UF
Pinheiros es
angela marilda pacolla
Visitante
angela marilda pacolla

cancelei uma assinatura no valor 60.00 agora estão me cobrando 178 .00 mais um controle remoto que veio com defeito e pedi troca ligo lá e afirmam que tenho que pagar

Cidade - UF
Toledo mg
Ane Harley
Colaborador
Ane Harley

Hoje a Sky me ligou e disseram que tenho um valor pendente do ano de 2015,sendo que cancelei a quase 2 anos,disseram que foi um parcelamento automático,mas não me informaram a respeito é eu nem pedi pra parcelar nada,segunda-feira vou no Procon da minha cidade.

Cidade - UF
Três Corações MG
Ane Harley
Colaborador
Ane Harley

Engraçado que para cancelar tem que estar tudo em dia,r a atendente teve a cara de pau de dizer que o sistema lançou depois,sky vcs são uma piada.

Cidade - UF
Três Corações MG