Nome da operadora foi levado aos trending topics do Twitter; diversas reclamações foram registradas.
Imagem: Divulgação Twitter
Atualmente com 387.278 clientes nas áreas que atua, a Brisanetcomeçou a semana de maneira conflituosa. A operadora vive uma grande instabilidade registrada desde às 11h07 da manhã desta segunda-feira.
No
Downdetector,
site que mapeia falhas em serviços do mundo inteiro, o pico de notificações
chegou em 738 às 11h22. Diversos usuários comunicam que estão sem qualquer
sinal de internet da prestadora.
Entre
as localidades mais relatadas estão as cidades de Recife, Salvador, Maceió,
João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Fortaleza, Natal e Cabedelo.
O
nome da operadora foi levado aos trending topics do Twitter, ou seja,
se tornou o assunto mais comentado do país durante a manhã. Confira algumas
publicações:
mulher @brisanet_ofc a senhora inventa de fazer manutenção com uma penca de gente fazendo homeoffice ? não entendi amada.. EU PRECISO DE INTERNET PRA TRABALHAR BICHA VOLTE LOGO
A
prestadora aproveita a própria rede social para prestar esclarecimentos aos
seus consumidores.
Em
comunicado, a empresa comunicou que a falha ocorre por conta de um rompimento
duplo da fibra.
A prestação ficou inoperante por aproximadamente 1h e já está reestabelecida,
com possibilidade de haver mais instabilidades durante o processo.
O
prazo prometido para a normalização completa foi de 3h.
Realidade contada pelos profissionais é diferente da que é vendida pelas operadoras de telecomunicações.
Imagem: Pixabay
Em campanhas, as operadoras seguem a todo vapor para garantir que seus consumidores tenham a melhor entrega de telecomunicações em tempos de coronavírus. Entretanto, de acordo com relatos, a realidade dos profissionais é bem diferente da série de medidas anunciada pelas empresas.
Os
técnicos que garantem o funcionamento da banda larga
dos brasileiros enfrentam muitas dificuldades. A principal se configura na
realização do trabalho.
Enquanto
algumas pessoas pedem que os profissionais não entrem em suas residências,
outras permitem o acesso sem ter qualquer tipo de cuidado com o técnico.
No
compilado de relatos reunidos pelo UOL, um dos profissionais conta que precisou
acessar a residência e os cômodos de um cliente infectado pelo COVID-19. Ele
realizou o trabalho provido de máscara, protetor para pés e luvas.
Mas
não são todos que dispõem desse kit de proteção, visto que trabalhadores de
várias regiões precisaram entrar na Justiça para que as empresas garantissem os
recursos.
Em
uma outra situação, um profissional conta que a cliente pediu que o equipamento
ficasse pendurado pela janela, tudo para o técnico não precisar entrar em seu
domicílio. Como resultado, o trabalho ficou difícil e foi necessário voltar no
dia seguinte.
Outra
situação no mínimo delicada é a barreira imposta por alguns condomínios. Alguns
acompanham os técnicos até o banheiro para que eles lavem as mãos e fazem um
verdadeiro questionário. Já outros sequer permitem solicitações, para evitar o
contato.
Nessa
conta, até mesmo as condições básicas ficam comprometidas. Técnicos são
impedidos de utilizarem banheiros e ficam até mesmo sem local para almoçar, já
que os restaurantes estão fechados.
A
pandemia resultou em uma queda de 40% nos pedidos de reparo e 50% nas
solicitações de novas instalações.
Com isso, surge o principal temor: perder o emprego. Usuários pedem reparos apenas para serviços urgentes. Demandas que não são mais tão essenciais, como telefonia fixa, ficam para depois.
As companhias estudam reduzir a jornada para manter os empregos, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicação do Estado de São Paulo (Sintetel).
Até mesmo os funcionários das empresas de telecomunicações sofreram ameaças.
Imagem ilustrativa: Pixabay
A “teoria da conspiração” que relaciona o coronavírus ao 5G começou a alarmar gravidade. Usuários do Reino Unido se uniram para queimar antenas da conectividade de quinta geração, por acreditarem que a tecnologia é a grande responsável pela pandemia.
As
quatro principais operadoras em atuação no país já pediram aos consumidores que
parem de queimar os equipamentos. A Vodafone está inclusa
e confirmou que perdeu quatro antenas em apenas 24 horas.
Já
a EE, que sequer oferece 5G, também perdeu parte de sua infraestrutura por
conta de ataques.
Para
tentar conter a situação, as operadoras emitem comunicados e afirmam que a nova
conexão não tem qualquer relação com o COVID-19.
A
teoria ganhou força após uma série de vídeos na internet, que espalha a falsa
informação. Até mesmo famosos como a cantora Keri Hilson compartilharam a “conspiração”
na internet.
Mas,
o que antes era apenas um compilado infundado e sem base científica, se tornou
uma situação de perigo. Até mesmo funcionários de empresas de telecomunicações
sofrem ameaças por conta do boato.
As
autoridades do governo condenam as práticas supracitadas, assim como a
disseminação da falsa teoria.
Ao todo, o Reino Unido já registrou mais de quatro mil mortes por causa do coronavírus.
Demanda pelo serviço cresceu 70% após as movimentações em prol do isolamento social.
Imagem: Wallpaper Flare
As operadoras se juntaram para garantir que todos os brasileiros estejam providos de uma boa entrega dos serviços de telecomunicações durante a pandemia. Entretanto, inevitavelmente, a altíssima demanda começa a surtir efeitos na qualidade percebida de internet fixa.
Pela
Anatel, o número
de reclamações cresceu 32%. Na primeira quinzena de março, foram 27,7 mil. Nos dias
seguintes, o número saltou para 36,5 mil, período em que muitos brasileiros
acataram com as recomendações de isolamento social.
De acordo com a Claro, as redes de comunicação atingem seu pico com a proliferação dos serviços de streaming, que inclusive foram orientados a reduzirem suas qualidades de transmissão. Globoplay, YouTube e Netflix estão inclusos.
Mas é importante destacar também que todo o tráfego corporativo foi migrado para o residencial. Por conta disso, o Sinditelebrasil considera que o crescimento das reclamações é pontual.
As
prestadoras se comprometem com o trabalho ininterrupto e a operação reforçada
de técnicos para que ninguém sofra prejuízos com instabilidades.
A
Anatel realiza reuniões frequentes com as empresas de telecomunicações para
acompanhar o desempenho de redes e monitorar a situação, caso seja necessário
tomar medidas de proteção ao consumidor.
Quem faz outra observação relevante sobre a situação é Guilherme Farid, chefe de gabinete do Procon-SP. Para ele, o período de pandemia evidencia a necessidade de um investimento para garantia da estabilidade em picos de consumo, assim como a entrega dos pacotes contratados.
Afinal, uma reclamação frequente no índice é a não entrega da velocidade solicitada no ato da contratação de um serviço de internet fixa.
Novidade pode até mesmo colaborar com as fabricantes, que querem construir smartphones cada vez mais práticos.
Imagem: Flickr
Já
imaginou ter um chip
que é também um cartão de
memória? Pois é, tudo indica que o mercado caminha para essa novidade no
futuro. Recurso que pode ser extremamente vantajoso para as fabricantes de smartphones.
Alguns modelos oferecem suporte para mais de um SIM e MicroSD, caso o usuário queira aumentar o espaço que possui disponível no próprio dispositivo.
Entretanto,
a bandeja de acesso pode ser limitada. O mesmo campo para por o chip removível
é também utilizado para colocação do cartão. Por isso, sempre é necessário
fazer uma escolha entre um ou outro.
É
o tipo de problema que o Super SIM, apelido que ganhou, deve resolver. A
novidade vai combinar a função de ambos em um único objeto.
Garantido
pela certificação de segurança CC EAL6 +, a possibilidade é de armazenar
milhões de dados a mais que um SIM tradicional (com com capacidade de 128 KB) e
ainda contar recursos de backup e restauração por um clique.
Se houver uma boa adesão do mercado, com preços favoráveis, o pequeno recurso pode ajudar as fabricantes, que não terão que pensar em bandejas triplas ou espaço exclusivo para cartões de memória.
Poderão focar em outras novidades e utilizar o campo em aberto para uma bateria maior ou qualquer outra solução que enalteça ainda mais a capacidade um smartphone.
O
Super SIM já existe na China, mas ainda possui um preço muito elevado. Um
cartão de 64 GB é veiculado com custo de ¥199, na conversão: R$ 147,76.
Nada garante a popularização do novo chip. Para isso, é necessária uma adoção em massa, assim como mais fabricantes e parcerias com operadoras para que todos tenham acesso. Mas a julgar pela praticidade que oferece, há um otimismo ao redor da novidade.
Usuários tiveram o serviço de banda larga cancelado após “uso excessivo”.
Imagem: Needpix
Há
alguns dias, o Minha Operadora foi notificado nas redes sociais. Na
ocasião, um usuário alertou que a TIM Live, banda
larga da TIM,
estava com uma “franquia”
e seus consumidores, obviamente, com internet limitada.
De
olho na questão, acessamos todas as informações que a empresa disponibiliza
sobre a sua prestação de serviço. No site, a divulgação garante “consumo
ilimitado”, ou seja, é possível navegar à vontade e conectar vários
dispositivos ao mesmo tempo.
Já
no regulamento, é destacado que a TIM considera um determinado “limite” como
uso excessivo da sua banda larga. O cliente não pode ultrapassar 500 conexões
simultâneas e nem ficar acima de 2 TB de tráfego.
Em
outra cláusula, a prestadora destaca:
“É autorizada à TIM, a qualquer tempo e mediante aviso prévio ao CLIENTE, efetuar o desligamento de quaisquer equipamentos que se enquadrem no descritivo constante na cláusula e/ou que possam causar danos à rede de telecomunicações da TIM, ou recusar ou suspender a prestação do SCM em havendo indícios de desvio nos padrões técnicos na utilização do Serviço (…)”
A
grande questão é que esse volume considerado abusivo foi reduzido, antes eram
considerados 17 TB e o número caiu para mais da metade.
Na
última sexta-feira, conforme alertado pelo Tecnoblog, muitos usuários relataram
tiveram seus serviços cancelados e estão sem ter como trabalhar por conta da
suspensão do serviço pelo tráfego considerado excedente.
Em
contato com o atendimento da operadora, alguns foram informados que se tratava
de um erro sistêmico que cancelou massivamente diversos contratos da TIM Live.
Mas,
dias depois, muitos dos que passaram pelo infortúnio receberam uma carta com a
explicação de que tiveram seus serviços cancelados por “uso irregular” de banda larga.
Curiosamente, o documento que vários receberam contava com o limite anterior em
destaque, de 17 TB e mil conexões simultâneas.
Entretanto,
a TIM classifica como o excedente como um uso irregular que pode comprometer
sua rede. O cliente ganha um prazo de cinco dias para se adequar, regularizar
sua situação e contratar um plano empresarial.
Só
que, curiosamente, a prestadora possui a mesma limitação nos seus planos
corporativos.
Em
comunicado para a imprensa, a empresa destaca que possui parâmetros objetivos e
transparentes para caracterizar um uso industrial e não residencial. A oferta
de planos para empresas e pessoas físicas possui características de utilização
distintas.
Ao
finalizar, a TIM enfatiza que se trata de um uso incompatível com o perfil de
plano residencial, não caracteriza imposição de franquia.
É
compreensível que a tele esteja com tentativas de barrar ou impedir pessoas que
contratam banda larga para uso de serviços ilegais, que consomem muito.
Exemplos comuns são as IPTVs
piratas.
No
entanto, 2 TB é um limite baixo. Especialmente para uma família grande, que utiliza
muitos serviços de streaming
ao mesmo tempo em qualidade máxima, como o 4K.
A operadora, pelo visto, ainda não se atentou que pode ter criado uma limitação com seu próprio público consumidor, que certamente optará pelos concorrentes.
Veja também as unidades da federação em que as quatro principais empresas de celular do Brasil ‘perdem de lavada’ para a concorrência.
De acordo com monitoramento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil terminou o mês de fevereiro de 2020 com 227,12 milhões de linhas móveis ativas.
Desse total, a Vivo representa uma fatia de 32,92%, a Claro tem 24,18% e a TIM possui 23,72% do mercado. Elas são seguidas por Oi (16,17%), Nextel (1,56%), Algar Telecom (0,85%), Operadoras Móveis Virtuais – MVNO’s (0,57%) e Sercomtel (0,02%).
Em fevereiro, quem mais ganhou clientes foi a Algar Telecom, que absorveu para a base dela 232 mil usuários. A Vivo cadastrou 77 mil novos titulares; a Claro69 mil e a Nextel foi a quarta operadora que mais cresceu, adicionando 24 mil acessos. Todas as MVNO’s juntas acrescentaram 33 mil chips.
Oi (-12 mil) e Sercomtel (-1 mil) foram as empresas que perderam clientes móveis. A TIM não divulgou os dados referentes ao mês de fevereiro.
Maior Participação de Mercado – Por Operadora e Estado
Você sabe em qual região a sua operadora de celular possui a maior fatia de mercado (Market Share) do Brasil? E qual dos estados representa a menor participação da empresa? Adiantamos: a maior clientela do país é da Vivo, graças aos capixabas. Por outro lado, quem registra a menor porcentagem é a TIM, por causa dos acrianos. Confira os números abaixo:
Oi
Maior Market Share: Paraíba (32,5%) Menor Market Share: Roraima (6,4%)
TIM
Maior Market Share: Paraná (56,1%) Menor Market Share: Acre (3,8%)
Claro
Maior Market Share: Rondônia (52,9%) Menor Market Share: Sergipe (7,6%)
Vivo
Maior Market Share: Espírito Santo (73,20%) Menor Market Share: Rio Grande do Norte (7,4%)
Senado aprovou projeto de lei pensando nos efeitos da pandemia do coronavírus.
Nesta sexta-feira, 3, por meio de uma votação remota, o Senado aprovou o Projeto de Lei nº 1.179/2020, do senador Antonio Anastasia (PSD-MG), que tem o objetivo de suspender temporariamente algumas exigências legais para empresas, durante o surto da Covid-19.
Entre as medidas, está o adiamento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) para janeiro de 2021, com o início da cobrança de multas e outras sanções para agosto do ano que vem.
Aprovada em 2018, a LGPD altera o Marco Civil da Internet com a finalidade de obrigar as empresas privadas e órgãos públicos a ter um melhor tratamento dos dados pessoais da população.
A lei entraria em vigor em agosto de 2020, mas desde fevereiro a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) já deveria estar em operação, o que ainda não ocorreu.
Apps de entretenimento, bem-estar, infantil e educação podem ser utilizados por até 60 dias.
Nesta sexta-feira, 3, a Vivo anunciou a degustação gratuita de alguns de seus principais aplicativos de bem-estar, infantil, entretenimento e educação. O período varia conforme o aplicativo escolhido, podendo chegar até 60 dias.
O aplicativo pode ser ativado até 30 de abril, com o período de degustação sendo contado a partir da data de ativação. Só é possível ativar uma vez em cada serviço.
A Vivo esclarece que alguns planos móveis já contam com aplicativos, sem custo adicional. Cada pacote inclui um grupo diferente de apps. Esta oferta é exclusiva apenas para clientes que nunca utilizaram os serviços.
Confira, abaixo, os 11 aplicativos que fazem parte da oferta e como ativá-los.
Casa do Saber
O aplicativo conta com cursos, palestras e oficinas em áreas como artes plásticas, ciências sociais, cinema, filosofia, história, música e psicologia. O período de degustação é de 60 dias. Basta enviar um SMS com a palavra GRATIS para 8800.
Descomplica Enem
Plataforma de estudos com 30 mil videoaulas gravadas para reforço do ensino médio, Enem e vestibulares. É possível esclarecer dúvidas com professores e monitores. Para ativar, envie um SMS com a palavra GRATIS para 3373. O período gratuito tem duração de 30 dias.
Forbes Brasil Prime
O app permite acesso ao acervo completo da revista Forbes Brasil, desde a sua primeira edição, por 60 dias. Para ativar, basta enviar um SMS com a palavra GRATIS para 77777.
GoRead
Serviço oferece acesso a mais de 200 revistas dos mais variados assuntos e interesses. Para acessar o GoRead gratuitamente, envie um SMS com a palavra GRATIS para 6090. A degustação é de 60 dias.
Inglês Mágico
Voltado para crianças que querem aprender inglês, o aplicativo traz personagens da Disney ensinando do nível básico ao avançado, durante 60 dias. Basta enviar um SMS com a palavra GRATIS para 60606.
Olá Podcasts
Ao enviar um SMS com a palavra GRATIS para 3010, o cliente Vivo tem acesso, durante 60 dias, à plataforma de criação, hospedagem e distribuição de podcasts. Também é possível ter acesso a milhares de podcasts, de conteúdos diversos.
PlayKids
Outra opção educativa para crianças é o PlayKids, com desenhos, livros, jogos e atividades para os pequenos, em um ambiente seguro e livre de anúncios. A degustação é de 30 dias, ao enviar um SMS com a palavra GRATIS para 99076.
Tidal
Serviço de streaming de música totalmente livre de anúncios. Basta enviar um SMS com a sigla TDX para 1010. O período gratuito é de 60 dias.
Ubook
Plataforma com mais de 300 mil títulos, incluindo audiobooks, ebooks, podcasts, notícias e documentários, para acessar de forma ilimitada por 60 dias. A ativação ocorre após enviar um SMS com a palavra GRATIS para 55678.
Vivo Guru
Serviço de assistência tecnológica a dispositivos diversos 24hs via telefone, chat e videoconferência. A gratuidade é de até 60 dias. Basta enviar um SMS com a palavra GRATIS para 4878.
Vivo Meditação
App com mais de mil meditações, com durações entre 5 e 50 minutos. Para a degustação de 60 dias, envie um SMS com a palavra GRATIS para 6100.
Pacote inclui ligações ilimitadas e Instagram sem descontar da franquia. Confira mais detalhes sobre a oferta.
A Oi acaba de anunciar a oferta de um plano Controle, que garante mais conectividade e conveniência para seus clientes, durante o período de quarentena por conta do coronavírus. O pacote inclui 16GB (sendo 12GB do plano + 4GB de bônus por seis meses) de internet para usar como quiser, por R$ 49,99 mensais.
O plano inclui minutos de voz ilimitados (usando prefixo 14 ou 31), além de navegação ilimitada no WhatsApp, Facebook e Messenger, sem descontar da franquia. Para ter o benefício do Instagram ilimitado, a contratação da oferta deve ser feita exclusivamente pelo site da operadora.
O pagamento é realizado mediante cartão de crédito, para que o usuário não precise sair de casa.
Além dos benefícios do plano, a operadora está oferecendo promocionalmente até o dia 15 de abril um bônus de 700MB de internet (100MB por dia), para os clientes que terminaram a sua franquia de dados e responderem à mensagem da Oi aceitando a bonificação.
Alguns serviços também estão sendo liberados para todos os clientes móveis da Oi, como o Oi Jornais, que conta com as edições completas dos jornais Estado de S.Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo, Correio, Estado de Minas, O Povo, O Dia, Extra, Jornal do Comércio, Correio do Povo e Lance!
O acesso ao Oi Jornal é gratuito até o dia 15 de abril, bastando entrar nas lojas digitais e fazer o download do aplicativo. Após, é só inserir o número do celular e digitar a senha enviada.
Outro serviço disponibilizado é o Skeelo, um app de leitura de livros. Os livros mais vendidos no Brasil estarão liberados gratuitamente até 30 de abril. Para obter o conteúdo, é só acessar https://skeelo.app/cupom do celular, resgatar o cupom COVID19 e clicar em validar.
Para o público infantil, a operadora oferta o Clube de Quadrinhos, que disponibiliza no celular ou tablet mais de 500 títulos da Cartoon Network, Sanrio, Warner Bros, entre outros. Basta baixar o aplicativo e digitar o número do celular com o DDD. O benefício é válido até 30 de abril.