Fibra se torna a principal tecnologia de banda larga fixa no Brasil

Pequenos prestadores são os responsáveis pela expansão da internet de alta velocidade no país.

Segundo a consultoria Teleco, a fibra óptica ultrapassou a quantidade de acessos à internet por cabo (HFV) e cobre (xDSL), tornando-se a principal tecnologia de banda larga fixa no Brasil.

Em dezembro de 2019, a fibra registrou 9,9 milhões de acessos, seguido do cabo (9,6 milhões) e o xDSL (9,4 milhões).


O crescimento da fibra óptica acelerou ao longo de 2019, enquanto o serviço em xDSL caiu, o que mostra que o brasileiro está migrando para o serviço de alta velocidade mais rápido do que o previsto.

Em 2019, 64% dos acessos apresentaram velocidades superiores a 12 Mbps e 41% maiores que 34 Mbps.

VIU ISSO?

–> Pequenas operadoras são campeãs de acesso banda larga em 11 estados

–> Pequenos provedores de internet crescem 35% no último ano

–> Comparativo: O preço da fibra óptica das operadoras brasileiras

Os pequenos provedores são os principais responsáveis por esse crescimento, registrando 61% dos acessos em banda larga fixa em fibra no país. Com 2,7 milhões de acessos no ano passado, as pequenas empresas se consolidaram na liderança, saltando de 16,3% em 2016 para 32,9% em 2019 de market share.

Já as operadoras Claro, Vivo e Oi tem apresentado queda no mercado no mesmo período. O xDSL ainda representa 78,1% dos acessos de banda larga fixa da Oi e 63,1% da Vivo. Na Claro, 96,1% dos acessos é proveniente do cabo.

Imagem: Teleco

Com informações de Teleco.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
8 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Ron Damon

Fibras locais salvaram a internet no BR. Na minha cidade, por exemplo, temos Vivo com a velha a acabada ADSL e mais 2 empresas locais de fibra ofertando 100Mbps a R$99,90. A única forma da Vivo sair das cinzas seria trazer fibra também.

Cidade - UF
Registro - SP
Paulo Freire

A claro-net tem perdido mercado para os pequenos provedores devido ao fato de não investir em fibra mantendo ainda o coaxial em grande parte de sua rede a vivo e oi estão fazendo investimento no segmento fibra para concorrer com os pequenos provedores e outra coisa o speedtest não serve como parâmetro de medição de velocidade de internet já que muitas empresas são provedores do speedtest no Brasil e a medição de velocidade e redirecionado para o provedor da empresa, a e outra a claro continua a vender banda larga dizendo que e fibra quando na verdade chega na casa… Leia mais »

Cidade - UF
São paulo
Tauan Fontoura

Concordo com você.
Uso Claro NET pq sou meio que obrigado, na minha rua é só ela ou Oi. Ou seja só Claro. Pq jamais usaria Oi.
Assim que algum provedor local chegar com Fibra aqui irei mudar pra ele.

Cidade - UF
Porto Velho RO
Rogerio Pires

A Claro (NET) está com um abacaxi nas mãos! Por muito tempo, a tecnologia do Cabo Coaxial deu de lavada no xDSL. A NET sempre priorizou capitais e médias cidades e dentro destas, áreas nobres. A infraestrutura da Fibra ficou barata e os pequenos provedores foram cabeando, literalmente comendo pelas beiradas e entregando, altas velocidades e baixa latência. Hoje ocorre que, a Claro (NET) está começando a cabear com Fibra, toda nova cidade. Resta ver agora como vão proceder com a infraestrutura do Cabo; ou troca tudo por fibra (o que deve ser uma pequena fortuna) ou faz um “upgrade”… Leia mais »

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Rodrigo Zika!

Fibra só se for em bairro nobre, em pleno 2020 aqui em SP capital nos bairros periféricos só tem Vivo 2MB, raros locais acima disso ate 10MB da mesma, NET só tem internet em avenidas grandes ou bairro nobre também, a Tim Live que ta salvando e chegando desde 2016 em bairros periféricos, consegui me livrar da Vivo de 2MB no fim de 2017, e hoje tenho Tim Live 60MB, sei que não e FTTH, mais mesmo sendo FTTC a velocidade de conexão e bem estável, só e ruim quando chove que fica instável porém em seguida volta, de resto… Leia mais »

Cidade - UF
SP

É vdd as operadoras principalmente a Sky aumenta os valores toda hora ,todo mês é um tormento, o cara esperando pagar um valor quando chega duas vezes mas.

Cidade - UF
São José do Seridó

Eu já analisei direitinho e tive a seguinte conclusão, TV paga foi criada p classe média alta e ricos q nem suas contas pagam ,porque tem empregados pra isso ,quando um pobre assina e três, quatro meses depois começa a vir valores elevados é q o cara liga p resolver ou cancelar e os ricos nem aí,também conheço muitos ricos q quando conhecem a pirataria também aderi ao sistema de imediato.

Cidade - UF
São José do Seridó
Fabio Vargas

Eu acho o seguinte…os pequenos provedores muitos dizem que vieram pra salvar a vida de muitos usuários….mas ninguém pensa que esses pequenos provedores acreditou e 90% já estão trabalhando com sua capacidade máxima na Fibra e isso não e bom…daqui pouco tempo vcs irão perceber o problema com velocidades baixas, quedas entre outros problemas…o olho grande desses pequenos provedores vão afetar os usuários…aí e que vai entrar às Grandes novamente…todos nós sabemos que os Links Dedicados que os pequenos utilizam ou e da Oi, Vivo e até mesmo da Embratel…as Grandes venderam Links Dedicados para esses pequenos provedores para suprir… Leia mais »

Cidade - UF
Vila Velha - ES