TIM Live com limite de franquia? Entenda a polêmica

Usuários tiveram o serviço de banda larga cancelado após “uso excessivo”.

Ilustração TIM Live
Imagem: Needpix

Há alguns dias, o Minha Operadora foi notificado nas redes sociais. Na ocasião, um usuário alertou que a TIM Live, banda larga da TIM, estava com uma “franquia” e seus consumidores, obviamente, com internet limitada.

De olho na questão, acessamos todas as informações que a empresa disponibiliza sobre a sua prestação de serviço. No site, a divulgação garante “consumo ilimitado”, ou seja, é possível navegar à vontade e conectar vários dispositivos ao mesmo tempo.


Já no regulamento, é destacado que a TIM considera um determinado “limite” como uso excessivo da sua banda larga. O cliente não pode ultrapassar 500 conexões simultâneas e nem ficar acima de 2 TB de tráfego.

Em outra cláusula, a prestadora destaca:

É autorizada à TIM, a qualquer tempo e mediante aviso prévio ao CLIENTE, efetuar o desligamento de quaisquer equipamentos que se enquadrem no descritivo constante na cláusula e/ou que possam causar danos à rede de telecomunicações da TIM, ou recusar ou suspender a prestação do SCM em havendo indícios de desvio nos padrões técnicos na utilização do Serviço (…)

A grande questão é que esse volume considerado abusivo foi reduzido, antes eram considerados 17 TB e o número caiu para mais da metade.

Na última sexta-feira, conforme alertado pelo Tecnoblog, muitos usuários relataram tiveram seus serviços cancelados e estão sem ter como trabalhar por conta da suspensão do serviço pelo tráfego considerado excedente.

VIU ISSO?

–> TIM Live vai ganhar expansão via rede neutra

–> TIM Live entrega metade da velocidade contratada por cliente

–> TIM Live atinge a marca de 500 mil assinantes

Em contato com o atendimento da operadora, alguns foram informados que se tratava de um erro sistêmico que cancelou massivamente diversos contratos da TIM Live.

Mas, dias depois, muitos dos que passaram pelo infortúnio receberam uma carta com a explicação de que tiveram seus serviços cancelados por “uso irregular” de banda larga. Curiosamente, o documento que vários receberam contava com o limite anterior em destaque, de 17 TB e mil conexões simultâneas.

Atualmente, uma medida cautelar da Anatel proíbe que as prestadoras apliquem qualquer limitação de internet fixa.

Entretanto, a TIM classifica como o excedente como um uso irregular que pode comprometer sua rede. O cliente ganha um prazo de cinco dias para se adequar, regularizar sua situação e contratar um plano empresarial.

Só que, curiosamente, a prestadora possui a mesma limitação nos seus planos corporativos.

Em comunicado para a imprensa, a empresa destaca que possui parâmetros objetivos e transparentes para caracterizar um uso industrial e não residencial. A oferta de planos para empresas e pessoas físicas possui características de utilização distintas.

Ao finalizar, a TIM enfatiza que se trata de um uso incompatível com o perfil de plano residencial, não caracteriza imposição de franquia.

É compreensível que a tele esteja com tentativas de barrar ou impedir pessoas que contratam banda larga para uso de serviços ilegais, que consomem muito. Exemplos comuns são as IPTVs piratas.

No entanto, 2 TB é um limite baixo. Especialmente para uma família grande, que utiliza muitos serviços de streaming ao mesmo tempo em qualidade máxima, como o 4K.

A operadora, pelo visto, ainda não se atentou que pode ter criado uma limitação com seu próprio público consumidor, que certamente optará pelos concorrentes.

Com informações de Tecnoblog

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
24 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Vinícius Guerra

Eu acho uma pena, quando chegou a TIM no Brasil, ela tinha um slogan, ” você sem fronteiras. ” A empresa era muito boa e tinha lançado o TIM BETA, plano revolucionário na época. Era ousada e sabia tratar o cliente, foi só a mesma começar a fazer sucesso, mudou completamente as suas diretrizes. O atendimento piorou, a qualidade caiu, antes tinha. Hoje a TIM copia a Vivo pois prefere o cliente pós pago. Agora, engraçado, que a Vivo sempre foi uma empresa inflexível, mas de uns anos para cá, vem adotando diversas melhorias no tratamento ao cliente. Até o… Leia mais »

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Eduardo Mariano

Enquanto o usuário não mudar de operadora a TIM irá continuar com essa política. Lembro quando a TIM quase quebrou (antes do lançamento do Infinity pré) solicitei a portabilidade e o atendente implorou para não sair da operadora.

Cidade - UF
PB
Edu Jonhy

E isso ai vc disse tudo,coloquei a tim na justiça por q de repente caiu bruscamente o sinal e a internet de meu tim beta na epoca,abrir varias reclamaçoes pois eu tava na tim ja fazia 8 naos e eles nao respeitaram isso,coloquei na justiça provando tudo ganhei mais de 4 mil reais de danos,esse intervalo de tempo eles cancelaram meu numero beta,perseguiçao total,assim q passar essa pandemia ja to com todas as provas vou precessar de novo a tim sem erros,se todo mundo q eles fizessem isso com o tim live fosse pra justiça e migrasse pra outras operadoras… Leia mais »

Cidade - UF
salvador
A. J.

A empresa está correta pois nenhum cliente residencial, numa utilização “normal” conseguirá atingir o limite determinado pela empresa. Estas pessoas que reclamam estão utilizando o serviço de má fé, talvez lucrando com o serviço ilimitado da franquia concedida. Deveria pensar no próximo, pois caso existam, por exemplo, num prédio outras pessoas que venham a utilizar esta prática de uso excessivo, os demais moradores sofreriam pois o sistema não daria conta de ter a mesma qualidade de navegação (download e upload) para todos ao mesmo tempo, pois sobrecarregaria o mesmo. O mesmo ocorre, por exemplo, na passagem de ano nas praias… Leia mais »

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Eduardo Mariano

Não da pra comparar banda larga fixa através de fibra optica com internet móvel. A internet móvel complementa a banda larga fixa. Se vc quiser testar volume de dados basta utilizar netflix ou youtube em 4K, o volume utilizado é gigante. E se formos falar em gravação 4K em smartphone vai perceber que cada vez mais o usuário e o mercado necessita de um volume maior de dados. Essa política da TIM vai favorecer as outras que oferecem de forma ilimitada.

Cidade - UF
PB
Eduardo Mariano

Até no envio de SMS a TIM vem bloqueando as linhas. A TIM oferece SMS ilimitado para qualquer operadora no pré pago e em alguns outros planos. Se o usuário enviar pelo menos 20 SMS simultâneos com algum link de alguma página de algum produto de alguma empresa (link compactado) a operadora bloqueia o serviço por vários dias alegando uso indevido. O curioso é que quando a empresa estava quase falindo, que teve distribuir chip TIMBETA pagando R$ 0,10/dia tinha cliente que enviava milhares de SMS e a empresa nunca fez bloqueio de linha alegando uso indevido. Faça o teste… Leia mais »

Cidade - UF
PB
Felipe

a empresa esta errada, primeiro que ela nao pode querer colocar essa franquia velada ai segundo que e somado o total de donwload e upload nessa conta ai de 2GB, e tambem no de 17GB outra coisa ainda e o limite de conexoes hoje em dia muitos serviços p2p ou derivados passa facil esse limite.

Cidade - UF
Goiania - GO
Christopher

TB*

Cidade - UF
Goias
EPCM Info

Nao fala do que nao entende, boca fechada é o melhor remedio antes de falar besteira.

Cidade - UF
Goias
Marcus Dantas Barbosa

Observe a malandragem tá negativando o comentário!

Cidade - UF
São Paulo
arthurxhtml

Como não atinge, bastam duas tvs 4k e netflix ao longo do mes para estourar a franquia, a tim ganhou muitos clientes ao divulgar que nunca implantaria limite de franquia, em que mundo voce vive cara

Cidade - UF
RJ
Christopher

Você esta desconsiderando totalmente que existe aparelhos celulares, que os mesmo acessam serviços de streaming, redes sociais, além de serviços de backup de fotos e documentos, como é o caso do Google Fotos, que está a todo momento fazendo envio de conteúdo pra nuvem. A TIM está sendo gananciosa, tentando arrancar dinheiro dos clientes e evitando gastar ao máximo, isso é inadmissível.

Cidade - UF
Goias
Frederico Espíndola

Provavelmente isso foi algum cliente pego revendendo internet, tenho Tim live a pouco mais de um ano e meu consumo médio é de 5 tb por mês, nunca tive qualquer notificação ou limitação por parte da Tim.

Cidade - UF
Goiânia
Felipe

agora vai ter, pois a alteração para o limiter ser de 2TB e recente.

Cidade - UF
Goiania - GO
Guilherme Assis

Aqui em casa nós temos Tim Live e nunca tivemos essa informação de franquia de utilização. Se a Tim começar de palhaçada vamos cancelar! porem acredito q não devemos chegar a utilizar 2TB por mês, mas mesmo assim é ridículo isso.
A Tim esta mudando para pior por conta daquele cara (Acho q Presidente), que disse que os cliente teriam que pagar mais, para ter mais internet… Ridículo, vão é perder tudo pra Claro.

Cidade - UF
Diadema - SP
Catia Nogueira

Foi preciso passar por esta quarentena, aumentou o uso da internet, aí ja alarmaram que o.sistema entraria em colapso,estranho significa que.pagamos por um pacote mas recebemos menos, alô procon

Cidade - UF
São Paulo SP
Christopher

Receber o dinheiro ela quer (TIM), mas usar o dinheiro pra financiar uma estrutura melhor não quer não. Um cúmulo a empresa ofertar um produto sendo que não tem estrutura para aguentar a demanda. Corram dessa ai…

Cidade - UF
Goias
supertrunks

NEM PERCO MEU PRECIOSO TEMPO COM ESSES PLANOS ENGANOSOS DA TIM, EMBORA GOSTO MUITO DA ” TIM” AO MEU VER, ELA É A MELHOR ATÉ AGORA EM TERMOS DE CONEXÃO E OUTRAS COISAS. MÁS O QUE NÃO DÁ, É USAR UMA INTERNET FIXA COM LIMITE DE DADOS. EU NO MOMENTO ESTOU USANDO O MELHOR PLANO DE DADOS MÓVEIS DA TIM, ATRAVÉS DA EMPRESA “[SUPRIMIDO]” O CHIP [SUPRIMIDO], É O MELHOR ATÉ AGORA EM TERMOS DE DADOS MÓVEIS. ANTES EU USAVA A MESMA EMPRESA,ANTES EU USAVA A VIVO NA [SUPRIMIDO], MÁS, INFELIZMENTE, A VIVO FICOU MUITO RUIM, EM CONEXÃO, VIVIA CAINDO… Leia mais »

Cidade - UF
Teresina
Tailor Durante

Acho que todas essas operadoras estão com uma vontade enorme de impor franquia. Vai depender dos clientes se não partir pros manifestos, Eles vão cortar.

Cidade - UF
Lindoeste PR
Rogerio Pires

Totalmente improcedente bloquear internet fixa por “consumo excessivo”. A Anatel proíbe (ao menos por enquanto) toda e qualquer limitação neste sentido. Sou cliente Claro NET a quase 3 anos e eles tem uma “franquia” de dados (a depender da velocidade contratada); na época fiquei com um pé atrás com a NET por causa disso. Mas me garantiram que consta isso em contrato, mas a empresa não faria uso, por não ser permitido bloqueio neste caso; pois no Brasil não é permitida franquia de dados em rede fixa de dados. No meu caso (moro sozinho), utilizo a medição no portal da… Leia mais »

Cidade - UF
Uberlândia - MG
EPCM Info

Nao tem nem o que pensar, norma da anatel + pilantragem da tim, é processo com certeza de vitoria. A tim se matou

Cidade - UF
Goiania
Marcus Dantas Barbosa

Na terra do malandro, o malandro contrata um plano pessoa física, para ser jurídica e ter vantagem competitiva sobre a empresa, tá cheio de malandro aqui no fórum também, os malandros do IPTV, os malandros do gato Net, das duas anteninhas, os empresários do SMS, só esperto, se vacilar quebra de tanto malandro metido a esperto!

Cidade - UF
São Paulo
Edson Tavares

Justiça causa ganha. Se Anatel proíbe bloqueios ou franquias na internet fixa não podem fazer isso, IMPOR uma coisa suspeitando do USUÁRIO alegando que ele poder ter GATO NET ou EMPRESA a operadora tem q provar! E um detalhe sai da net pela instabilidade enorme na rede ‘traffic shaping’ moro com 5 pessoas meus pais e irmãos todo mundo conectado eu mesmo adoro conteúdo em 4k e jogos online meu ultimo download foi ‘the elder scrolls online’ só esse jogo é 80 gigas. As operadoras vão de qualquer jeito achar brecha para impedir o usuário de consumir mais, menos consumo… Leia mais »

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Christopher

Inadmissível uma coisa dessas. Procon neles

Cidade - UF
Goias