22/04/2024

Quarentena aumenta número de reclamações sobre internet fixa

Demanda pelo serviço cresceu 70% após as movimentações em prol do isolamento social.

Ilustração roteador
Imagem: Wallpaper Flare

As operadoras se juntaram para garantir que todos os brasileiros estejam providos de uma boa entrega dos serviços de telecomunicações durante a pandemia. Entretanto, inevitavelmente, a altíssima demanda começa a surtir efeitos na qualidade percebida de internet fixa.

Pela Anatel, o número de reclamações cresceu 32%. Na primeira quinzena de março, foram 27,7 mil. Nos dias seguintes, o número saltou para 36,5 mil, período em que muitos brasileiros acataram com as recomendações de isolamento social.

De acordo com a Claro, as redes de comunicação atingem seu pico com a proliferação dos serviços de streaming, que inclusive foram orientados a reduzirem suas qualidades de transmissão. Globoplay, YouTube e Netflix estão inclusos.

Mas é importante destacar também que todo o tráfego corporativo foi migrado para o residencial. Por conta disso, o Sinditelebrasil considera que o crescimento das reclamações é pontual.

VIU ISSO?

–> Pequenas operadoras são campeãs de acesso banda larga em 11 estados

–> 5G poderá substituir banda larga fixa residencial

–> Fibra se torna a principal tecnologia de banda larga fixa no Brasil

As prestadoras se comprometem com o trabalho ininterrupto e a operação reforçada de técnicos para que ninguém sofra prejuízos com instabilidades.

A Anatel realiza reuniões frequentes com as empresas de telecomunicações para acompanhar o desempenho de redes e monitorar a situação, caso seja necessário tomar medidas de proteção ao consumidor.

Quem faz outra observação relevante sobre a situação é Guilherme Farid, chefe de gabinete do Procon-SP. Para ele, o período de pandemia evidencia a necessidade de um investimento para garantia da estabilidade em picos de consumo, assim como a entrega dos pacotes contratados.

Afinal, uma reclamação frequente no índice é a não entrega da velocidade solicitada no ato da contratação de um serviço de internet fixa.

Com informações de O Globo

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários