Quarentena aumenta número de reclamações sobre internet fixa

Demanda pelo serviço cresceu 70% após as movimentações em prol do isolamento social.

Ilustração roteador
Imagem: Wallpaper Flare

As operadoras se juntaram para garantir que todos os brasileiros estejam providos de uma boa entrega dos serviços de telecomunicações durante a pandemia. Entretanto, inevitavelmente, a altíssima demanda começa a surtir efeitos na qualidade percebida de internet fixa.

Pela Anatel, o número de reclamações cresceu 32%. Na primeira quinzena de março, foram 27,7 mil. Nos dias seguintes, o número saltou para 36,5 mil, período em que muitos brasileiros acataram com as recomendações de isolamento social.


De acordo com a Claro, as redes de comunicação atingem seu pico com a proliferação dos serviços de streaming, que inclusive foram orientados a reduzirem suas qualidades de transmissão. Globoplay, YouTube e Netflix estão inclusos.

Mas é importante destacar também que todo o tráfego corporativo foi migrado para o residencial. Por conta disso, o Sinditelebrasil considera que o crescimento das reclamações é pontual.

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As prestadoras se comprometem com o trabalho ininterrupto e a operação reforçada de técnicos para que ninguém sofra prejuízos com instabilidades.

A Anatel realiza reuniões frequentes com as empresas de telecomunicações para acompanhar o desempenho de redes e monitorar a situação, caso seja necessário tomar medidas de proteção ao consumidor.

Quem faz outra observação relevante sobre a situação é Guilherme Farid, chefe de gabinete do Procon-SP. Para ele, o período de pandemia evidencia a necessidade de um investimento para garantia da estabilidade em picos de consumo, assim como a entrega dos pacotes contratados.

Afinal, uma reclamação frequente no índice é a não entrega da velocidade solicitada no ato da contratação de um serviço de internet fixa.

Com informações de O Globo

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

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Antonio Fernandes

EStou passando por essa situação já faz tempo, bem ants da pandemia, depois que a netvirtua foi comprada pela Claro o serviço ficou pior, atendimento por telefone nunca resolveu nenhum problema, serviços de whatsapp, sms, internet no site também não resolvem nada. Técnico veio aqui em casa, trocou o modem e o serviço ficou duas vezes pior, e relata que é culpa da própria operadora netvirtua, já que os seus funcionários estão trabalhando em Home Office, usam a banda quase toda da região.

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