16/12/2025
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TIM é patrocinadora da terceira edição do Hacking.Rio

Transmissão do festival de cultura digital pode ser acompanhada por todos clientes da operadora sem consumir a franquia de dados.

A terceira edição do Hacking.Rio, o maior hackathon do Brasil e da América Latina, começou nesta sexta-feira, 9, e conta mais uma vez com o patrocínio da TIM.

O evento é considerado como um dos maiores festivais de cultura digital do país, contando com uma maratona de hackers, além da participação de especialistas em tecnologia, design e negócios.

A organização estima que o evento terá mais de 3 mil inscritos.

Até o próximo domingo, 11, serão 48 horas de programação, incluindo a transmissão ao vivo pela plataforma online do Hacking.Rio das maratonas de desenvolvimento de novas soluções digitais.

Todos os clientes da TIM – independentemente do plano de telefonia contratado – podem assistir as maratonas gratuitamente, sem consumir a sua franquia de dados.

O Hacking.Rio 2020 terá 14 clusters setoriais, abordando temas como educação, empregabilidade, energia, sustentabilidade, transformação digital, entre outros.

A TIM será a patrocinadora de uma competição de cibersegurança, explorando formas de tornar as tecnologias ainda mais seguras. O vencedor ganha R$ 5 mil da organização do evento.

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“A TIM tem a inovação como um de seus pilares mais importantes e acredita na importância de apoiar iniciativas inovadoras, como o Hacking.Rio, que fomentem o empreendedorismo e agreguem valor para a vida das pessoas”, explica Janílson Bezerra, chefe de inovação e desenvolvimento comercial da TIM.

No site do Hacking.Rio é possível conseguir mais informações sobre como participar e acessar a programação completa do evento.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

Claro Box TV terá taxa de adesão para quem não é cliente Claro

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Valor cobrado para quem não possui vínculo com a operadora será acima de R$ 200; veja os últimos detalhes sobre a Claro Box TV.

Página de venda do Claro TV Box
Página de venda do Claro TV Box

Lançado oficialmente para contratação na última quinta-feira, 8 de outubro, a Claro TV Box teve sua página retirada do ar no fim do dia e voltou apenas na manhã desta sexta-feira, 9 de outubro.

As informações continuam, porém, nas letras miúdas, foi incluído um destaque para a taxa de adesão de R$ 250 cobrada aos “não clientes” da operadora.

Curiosamente, o valor é próximo ao de uma TV Box. Um equipamento com sistema Android TV pode ser encontrado no e-commerce por valores entre R$ 200 e R$ 350.

Marcas mais famosas como Amazon Fire Stick TV e Xiaomi Box estão na faixa entre R$ 300 e R$ 500.

Taxa de adesão do Claro TV Box
Taxa de adesão do Claro TV Box

Com o Claro TV Box, o consumidor assina o produto por R$ 20 mensais e pode ainda aproveitar um combo com internet banda larga e pagar R$ 139,90 pelo equipamento e uma conexão de 240 Mbps.

Pelo aparelho, é possível acessar serviços como a Netflix e o NOW, além de contratar outros à parte como o Starz Play, HBO, Paramount+, FOX Premium e mais.

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Por mais R$ 29,90 na assinatura, o usuário consegue fazer um “upgrade” e incluir o acesso a mais de 50 canais online com o pacote Discovery, Band Sports, entre outros.

O produto voltou a ser vendido no site e segue disponível para Rio de Janeiro e São Paulo.

Outras cidades são previstas para receber a Claro Box TV em breve. Vale destacar que o valor de R$ 20 é promocional. O custo inteiro é de R$ 50 e a operadora concede 50% de desconto. O consumidor pode garantir a redução de R$ 5 no preço de acordo com a forma de pagamento escolhida.

Perdeu ou teve o celular roubado? Veja como recuperar o número

Preparamos um guia com dicas e precauções para casos de perda ou roubo de smartphone; veja como recuperar o número do seu chip.

Ilustração - Roubo de smartphone
Imagem Ilustrativa: Pikrepo e Pxfuel

Perder ou ter um celular roubado representa um transtorno de grandes proporções para qualquer usuário de telefonia móvel no país. Além de ter o prejuízo com o item de valor (smartphone), há a preocupação em manter o mesmo número.

Por sinal, o problema pode ficar ainda maior se for uma linha utilizada para trabalho ou outros fins pessoais mais importantes, mas sempre há uma solução.

Dica 1: mantenha seus dados salvos com frequência

Recuperar o número é um alívio, mas nunca se esqueça que os dados presentes no seu aparelho podem ser perdidos de forma definitiva.

Informações como conversas em aplicativos de mensagens, contatos e outras podem não ser recuperadas se não houver uma precaução.

Portanto, sempre que possível, faça uma exportação dos seus contatos para o chip. O comando varia entre cada modelo de smartphone, mas normalmente basta acessar as configurações da agenda do celular e ir na opção de “Exportar para o chip”.

Em aplicativos de mensagem como o WhatsApp, mantenha a verificação em duas etapas e o “backup” frequente para poder recuperar seus dados pela nuvem.

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Dica 2: faça o bloqueio da linha

Não espere pelo pior! Se acontecer o infortúnio, ligue para a sua operadora e faça o bloqueio de imediato. Abaixo, disponibilizamos os números das principais teles:

  • Oi: 1057
  • Claro: 1052
  • Vivo: 1058
  • TIM: 1056

Há também a possibilidade de fazer um bloqueio pelo aplicativo disponibilizado pela prestadora para gestão da linha. Mas, não é confirmado que todas oferecem a funcionalidade.

Dica 3: solicite uma “reposição de chip”

Com tudo nos conformes, é hora de entrar em contato com a sua empresa de telefonia móvel e solicitar uma ‘reposição de chip’.

Na Oi, é necessário se encaminhar até uma loja da operadora e fazer a solicitação. Vivo e Claro adotam o mesmo procedimento.

Com a TIM, é possível solicitar também pelo telefone. A operadora dá um prazo de 15 dias para chegada do novo chip. Algumas marcas podem cobrar apenas pelo custo do produto.

Por último, basta inserir o item novo e baixar os dados salvos no seu dispositivo substituto.

Com informações de Claro, TIM, Vivo e Oi

Desvalorização da DirecTV está acima de 75%

Americana AT&T deve vender a DirecTV por menos de um terço do valor que adquiriu; SKY Brasil faz parte das operações.

Imagem: Divulgação DirecTV - AT&T
Imagem: Divulgação DirecTV – AT&T

Inegavelmente, a TV por assinatura é um mercado em declínio. Um recente retrato da situação é a dificuldade da operadora AT&T para vender sua unidade do segmento, a DirecTV.

Informações recentes garantem que a desvalorização está acima de 75%, pois a gigante americana deve ofertar seu braço de TV paga por um terço do valor que adquiriu.

Em 2015, a DirecTV foi comprada pela AT&T por US$ 67 bilhões. Na operação, a SKY Brasil estava inclusa como parte da Vrio, que representa a operação da marca na América Latina.

De acordo com a imprensa americana, a operadora gastou mais de US$ 175 bilhões nas fusões com a DirecTV e Time Warner, no objetivo de dominar o setor pela força fruta. Entretanto, o resultado não saiu como o esperado e culminou em dívidas.

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O saldo devedor da companhia foi traduzido no aumento de preços para assinantes da TV por assinatura e uma estratégia confusa, com vários produtos diferentes.

Mais uma vez, os planos resultaram em perdas. A evasão de assinantes do serviço de TV paga oferecido pelas marcas da AT&T é de aproximadamente 7 milhões desde 2018. Só no ano passado foram mais de 3 milhões.

O caminho agora é prosseguir com a venda, mesmo que por um valor mais baixo. As primeiras ofertas para a DirecTV avaliaram a empresa em torno de US$ 15,75 bilhões.

Segundo o Techdirt, a AT&T foi alertada por especialistas sobre a tolice que era comprar uma empresa de TV por assinatura na véspera da revolução dos “cortes do cabo”. Agora, o processo de venda gera até mesmo discordância, já que os insiders enxergam como uma séria destruição de valor.

Com informações de TechDirt

SKY abre sinal de 11 emissoras em outubro

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Em comemoração ao mês das crianças, a SKY liberou canais para o público infantil; saiba mais detalhes sobre a ação.

Divulgação da SKY
Imagem: Divulgação da SKY

Para comemorar o mês das crianças, a SKY promoveu sinal aberto para onze emissoras da sua grade no mês de outubro.

A partir desta sexta-feira, 09 de outubro, será possível aproveitar os canais ZooMoo Kids (52), Gloobinho (51 / 451), Disney XD (53), Nickelodeon (57 / 457), Nick Jr. (58 / 458), Tooncast (62), NAT GEO Kids (449), Disney Junior (459) e Boomerang (461).

Todas terão programações especiais em determinados períodos durante os dias de sinal aberto.

O Tooncast, por exemplo, preparou um “Especial de Halloween”, que será exibido de segunda a sexta, às 9h e 21h, assim como também nos fins de semanas, às 10h30 e 22h30.

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Serão exibidos episódios especiais de atrações do canal, como o desenho do Scooby-Doo.

Já pelo ZooMoo Kids será possível acompanhar o “Cineminha Animazoo” no dia 12 de outubro, às 12h e 20h.

Os conteúdos também estarão disponíveis para os assinantes pelo SKY Play, aplicativo de vídeo sob demanda da prestadora.

A ação tem término agendado para o dia 18 de outubro. Ainda não há confirmação se os assinantes da modalidade pré-pago também terão a oportunidade de aproveitar o benefício.

[ATUALIZAÇÃO – 09/10/2020 13h04]:

Em comunicado recente, a SKY confirmou que os canais supracitados estarão disponíveis para clientes pós-pagos e pré-pagos.

A lista de onze emissoras com sinal aberto fica completa com a inclusão do Disney Channel (55 e 455) e Gloob (56 e 456). No entanto, ambas estarão liberadas apenas para os consumidores com um pacote pré-pago.

Disney+ terá baixo custo e Mulan sem taxa extra no Brasil

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Para ter uma penetração massiva no país, valor de assinatura do Disney+ estará na faixa do plano básico da Netflix, que custa R$ 21,90.

Live-action de Mulan (Divulgação Disney+)
Imagem: Live-action de Mulan (Divulgação Disney+)

Em pouco mais de um mês, os brasileiros poderão aproveitar todo o catálogo do Disney+. A plataforma de streaming tem estreia confirmada no país para o dia 17 de novembro.

De acordo com Diego Lerner, presidente do grupo na América Latina, a ideia é ter uma penetração massiva no país. Por isso, os valores de assinatura estarão na faixa do plano básico da Netflix, R$ 21,90, que será a principal concorrente.

Outra novidade envolve o filme Mulan. O live-action teve seu lançamento cancelado nos cinemas e estreou diretamente no streaming, com cobrança de uma taxa extra além da assinatura.

No Brasil, o filme será disponibilizado no dia 4 de dezembro, sem qualquer custo além da assinatura.

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Assim como a Netflix, o Disney+ pretende produzir conteúdo local. Ou seja, produções brasileiras com diretores e atores do país. O executivo destaca que o streaming permite essa diversificação no conteúdo.

A propósito, a plataforma será o único lugar para ter acesso ao conteúdo Marvel, Disney, Pixar, Star Wars e National Geographic.

Na TV por assinatura, a exibição de algumas franquias será de forma reduzida e elas não estarão mais disponíveis para aluguel no vídeo sob demanda.

Outro ponto abordado por Lerner é o fato de o Brasil ser o principal mercado da América Latina e de extrema importância para a marca, já que os brasileiros são ávidos pela oferta digital.

De acordo com o executivo, países desenvolvidos tratam a companhia como uma empresa de ‘entretenimento familiar’. O Brasil vê a Disney como uma utopia, uma válvula de escape do mundo real.

Com informações de VEJA

Oi indenizará cliente por cobrança indevida

Operadora terá que pagar R$ 15 mil por incluir CPF do consumidor em órgãos de proteção ao crédito.

A 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) condenou a Oi por emitir cobrança indevida para um consumidor de Juiz de Fora/MG e incluir seu nome em órgãos de proteção ao crédito.

De acordo com a ação, o problema começou quando o cliente da operadora migrou do plano “Oi Conta Total 4 Mais” para o “Oi Total”. A partir daí, ele passou a receber cobranças do serviço “Oi Internet Móvel” de uma outra linha telefônica e que ele desconhecia.

Diante da cobrança indevida, o usuário procurou um órgão de defesa ao consumidor para resolver a questão.

A operadora chegou a se prontificar a cancelar as cobranças, mas, no fim, acabou incluindo o CPF do consumidor em serviços de proteção ao crédito referente à uso da internet na linha desconhecida.

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Na 2ª Vara Cível da Comarca de Juiz de Fora, a juíza Ivanete Jota de Almeida reconheceu a inexistência do débito e condenou a Oi a pagar R$ 15 mil por danos morais, por conta do constrangimento sofrido pelo usuário.

A operadora recorreu da decisão. Porém, o desembargador Valdez Leite Machado, também entendeu que o ato da empresa era ilícito, negou o recurso e manteve a sentença por dano moral.

O voto do magistrado foi acompanhado pelos votos das desembargadoras Evangelina Castilho Duarte e Cláudia Maia.

Com informações de TJMG.

Claro abre sinal de quatro canais para todos os clientes

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Degustação pode ser acessada por usuários móveis, banda larga residencial e TV por assinatura.

Nos próximos dias, todos os assinantes da Claro poderão degustar quatro canais da TV Paga.

Para os fãs de esportes, a Claro TV está abrindo o sinal do Band Sports nesta quinta e sexta-feira, 8 e 9 de outubro.

Com a abertura do sinal da emissora esportiva, os usuários poderão assistir às semifinais de Roland Garros, um dos maiores torneios de tênis do mundo.

Além dos clientes da TV por assinatura, o canal também pode ser acessado pelos usuários móveis e banda larga residencial da operadora, por meio do aplicativo e site do NOW.

Aqueles com celular pós com bônus Extraplay podem assistir ao torneio no NOW sem consumir a franquia de internet.

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Agora, para comemorar o Dia das Crianças, a Claro vai liberar a degustação de três canais da Disney, Disney Channel, Disney XD e Disney Junior.

O sinal aberto dos canais Disney começa no dia 9 e segue até 18 de outubro, também para todos os assinantes dos serviços banda larga, móvel e TV por assinatura.

Vale lembrar que desde março passado, por conta da pandemia, a operadora está oferecendo o sinal aberto dos canais infantis Boomerang, NatGeo Kids, NickJr. Tooncast, ZooMoo, Baby TV, Discovery Kids, Cartoon Network, Gloob e TV Rá Tim Bum.

5G DSS é marketing, ironiza CEO da TIM

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Operadora anunciou início dos testes de performance das suas primeiras redes móveis de quinta geração.

Nesta quinta-feira, 8, Pietro Labriola, atual CEO da TIM, chamou a tecnologia 5G DSS, de compartilhamento de frequências, como “5G do marketing”.

Ele argumentou que o “5G de verdade” será disponibilizado apenas depois do leilão de frequências, ainda sem data definida para ocorrer.

A fala do executivo é compreensível. Todo o potencial da conexão 5G só será possível com a liberação das novas faixas, principalmente, as ondas milimétricas (mmWave).

Além disso, as poucas redes ativas, das operadoras rivais, estão concentradas em regiões pontuais de algumas cidades do país.

Outro ponto é que a oferta de smartphones compatíveis é escassa e com preços proibitivos.

Portanto, é natural que o CEO da operadora ironize a conexão DSS como “marketing”.

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Porém, é válido ressaltar que seguindo o mesmo exemplo da Claro e da Vivo, a TIM também anunciou suas próprias redes 5G DSS, dias após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizar o compartilhamento de faixas do 4G para ser usadas no 5G.

Em julho passado, a operadora anunciou a ativação de suas primeiras redes em Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS). O início das operações da rede 5G DSS da TIM estava previsto para setembro, mas acabou sendo adiado para este mês.

Em contato com o Minha Operadora, a companhia disse que os testes de performances seriam iniciados durante esta semana, mas sem entrar em detalhes sobre quando a conexão de nova geração estará disponível para seus usuários.

O leilão do 5G deve ocorrer no primeiro semestre do ano que vem.

Conexão da Starlink poderá ser utilizada pelo público em breve

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SpaceX já implantou em órbita satélites suficientes para um uso mais amplo do serviço de banda larga.

Após o recente lançamento realizado pela SpaceX, na última terça-feira, 6, Elon Musk anunciou que a rede Starlink poderá ser testada por um público mais amplo assim que os novos 60 satélites atingirem a sua posição final em órbita da Terra.

O CEO da SpaceX não divulgou uma data para que isso ocorra, mas estima-se que o procedimento demore em torno de quatro meses, com o serviço de banda larga sendo disponibilizado a partir de fevereiro do ano que vem.

Em abril passado, Musk chegou a afirmar que um teste em larga escala ocorreria ainda este ano. Dessa forma, o serviço poderia ser disponibilizado para o público nos próximos meses e ir expandindo conforme os satélites alcancem suas posições.

O teste beta público poderia ser disponibilizado inicialmente para usuários localizados no norte dos Estados Unidos e, talvez, no sul do Canadá.

Outros países poderiam testar a conexão espacial após os governos locais fizerem a aprovação regulatória do serviço.

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Atualmente, o serviço da Starlink tem sido testado nos últimos meses por um número limitado de usuários. Em medições realizadas em agosto, o serviço já ofertava downloads de 1 Mbps a 60 Mbps, velocidades de upload de 5 Mbps a 18 Mbps e latências de 20 ms a 94 ms.

A SpaceX também liberou o uso da conectividade via satélite para equipes de emergências que estão combatendo incêndios florestais em áreas remotas do Estados Unidos.

A rede da Starlink já conta com quase 800 satélites em órbita. O projeto pretende disponibilizar internet de alta velocidade para todo o planeta com taxas de download de 1 Gbps.

Com informações de Ars Technica.