05/04/2024

Perdeu ou teve o celular roubado? Veja como recuperar o número

Preparamos um guia com dicas e precauções para casos de perda ou roubo de smartphone; veja como recuperar o número do seu chip.

Ilustração - Roubo de smartphone
Imagem Ilustrativa: Pikrepo e Pxfuel

Perder ou ter um celular roubado representa um transtorno de grandes proporções para qualquer usuário de telefonia móvel no país. Além de ter o prejuízo com o item de valor (smartphone), há a preocupação em manter o mesmo número.

Por sinal, o problema pode ficar ainda maior se for uma linha utilizada para trabalho ou outros fins pessoais mais importantes, mas sempre há uma solução.

Dica 1: mantenha seus dados salvos com frequência

Recuperar o número é um alívio, mas nunca se esqueça que os dados presentes no seu aparelho podem ser perdidos de forma definitiva.

Informações como conversas em aplicativos de mensagens, contatos e outras podem não ser recuperadas se não houver uma precaução.

Portanto, sempre que possível, faça uma exportação dos seus contatos para o chip. O comando varia entre cada modelo de smartphone, mas normalmente basta acessar as configurações da agenda do celular e ir na opção de “Exportar para o chip”.

Em aplicativos de mensagem como o WhatsApp, mantenha a verificação em duas etapas e o “backup” frequente para poder recuperar seus dados pela nuvem.

VIU ISSO?

–> [COMPARATIVO] Seguro para smartphone: Quanto custa? Vale a pena?

–> Provedor atuava com cabos roubados da Oi

–> Funcionário de operadora é preso por aplicar golpe em clientes

Dica 2: faça o bloqueio da linha

Não espere pelo pior! Se acontecer o infortúnio, ligue para a sua operadora e faça o bloqueio de imediato. Abaixo, disponibilizamos os números das principais teles:

  • Oi: 1057
  • Claro: 1052
  • Vivo: 1058
  • TIM: 1056

Há também a possibilidade de fazer um bloqueio pelo aplicativo disponibilizado pela prestadora para gestão da linha. Mas, não é confirmado que todas oferecem a funcionalidade.

Dica 3: solicite uma “reposição de chip”

Com tudo nos conformes, é hora de entrar em contato com a sua empresa de telefonia móvel e solicitar uma ‘reposição de chip’.

Na Oi, é necessário se encaminhar até uma loja da operadora e fazer a solicitação. Vivo e Claro adotam o mesmo procedimento.

Com a TIM, é possível solicitar também pelo telefone. A operadora dá um prazo de 15 dias para chegada do novo chip. Algumas marcas podem cobrar apenas pelo custo do produto.

Por último, basta inserir o item novo e baixar os dados salvos no seu dispositivo substituto.

Com informações de Claro, TIM, Vivo e Oi

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários