19/04/2024

Operadoras poderão utilizar tecnologia 5G antes mesmo do leilão

Fabricantes elogiam requisitos técnicos publicados pela Anatel.

Na última sexta-feira, 12, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atualizou os seus requisitos técnicos para a certificação de equipamentos e estações de acesso que tenham suporte ao 5G.

As mudanças tiveram como base padrões internacionais, como o 3GPP e ETSI, algo que é bem visto pelas fabricantes como Nokia, Ericsson, Qualcomm e Huawei.

Na prática, as operadoras brasileiras poderão utilizar a sua infraestrutura atual de 3G e 4G para implantar redes compatíveis com a tecnologia 5G, desde que elas atendam requisitos exigidos pela Anatel.

Com a medida, as empresas de telefonia poderão operar a nova conexão nas frequências que já possuem, antes mesmo da realização do leilão do 5G, ainda sem data definida para ocorrer.

Isso permite que as operadoras possam realizar testes com a nova conexão na mesma frequência em que opera o 4G.

Ao mesmo tempo, as indústrias de telecomunicações já podem começar a fazer os primeiros pedidos de homologação de produtos 5G junto à Anatel.

VIU ISSO?

–> 4G e 5G não constituem risco para a saúde, dizem especialistas

–> EUA já discutem com empresas nacionais oferta de crédito para o 5G

–> ‘Menor preço’ não deve ser prioridade no Leilão 5G brasileiro

No caso específicos das frequências de 2,3 GHz e 3,5 GHz a agência ainda trabalha nas suas condições, devido a suas possíveis interferências com outros serviços. Assim que as especificações foram concluídas, as indústrias também poderão homologar equipamentos para essas faixas.

Apesar da novidade, o leilão do 5G ainda é considerado nebuloso no Brasil. Além do entrave da interferência da nova conexão na banda C, a pandemia da Covid-19 tem atrasado testes de campo e levantanda questões econômicas se as empresas terão fundos para comprar as novas faixas.

Com informações de TudoCelular e Telesíntese.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários