26/04/2024

Latência da internet da Starlink já é similar à banda larga dos EUA

Projeto da SpaceX pretende levar internet de alta velocidade para todas as regiões do planeta.

De acordo com testes realizados pela SpaceX, a configuração atual dos satélites da rede Starlink já permite oferecer conectividade com velocidade de download de 100 Mbps, upload de 40 Mbps e um tempo de latência unilateral de menos de 20 ms.

Esses números ainda estão longe da meta da empresa de atingir 1 Gbps e latência de 8 ms, mas esses testes já demonstram que já é possível assistir conteúdos em streaming sem travamentos ou jogar online utilizando conexões via satélite da Starlink.

Além disso, esses resultados também estão alinhados com a velocidade e latência oferecidas por empresas de banda larga nos Estados Unidos, em média.

Os resultados dos testes foram enviados em uma carta à Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês).

No documento, a SpaceX solicitou aprovação da agência para alterar a quantidade de satélites da “fase I” de 4.409 para 4.408, além de diminuir suas altitudes de 550 km para algo em torno de 540 a 570 km.

O pedido de aprovação indica que a companhia pode estar realizando uma otimização da sua constelação de satélites.

VIU ISSO?

–> SpaceX lança mais um lote de satélites da constelação Starlink

–> Constelação de satélites da Amazon é aprovada nos EUA

–> SpaceX e OneWeb estão por trás de boom de avistamento de OVNIs

Atualmente, a SpaceX possui mais de 650 satélites operacionais em órbita. A empresa deve realizar entre 5 e 8 lançamentos de lotes de satélites em 2020.

Recentemente, a SpaceX convidou voluntários para começar a testar a conexão da Starlink.

“Conforme funciona por meio desses testes beta, o SpaceX continua a adicionar recursos para desbloquear a capacidade total dos satélites e equipamentos do usuário”, afirmou o diretor de política de satélites da SpaceX , David Goldman.

Com informações de Teslarati.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários