26/04/2024

Conexão da Starlink poderá ser utilizada pelo público em breve

SpaceX já implantou em órbita satélites suficientes para um uso mais amplo do serviço de banda larga.

Após o recente lançamento realizado pela SpaceX, na última terça-feira, 6, Elon Musk anunciou que a rede Starlink poderá ser testada por um público mais amplo assim que os novos 60 satélites atingirem a sua posição final em órbita da Terra.

O CEO da SpaceX não divulgou uma data para que isso ocorra, mas estima-se que o procedimento demore em torno de quatro meses, com o serviço de banda larga sendo disponibilizado a partir de fevereiro do ano que vem.

Em abril passado, Musk chegou a afirmar que um teste em larga escala ocorreria ainda este ano. Dessa forma, o serviço poderia ser disponibilizado para o público nos próximos meses e ir expandindo conforme os satélites alcancem suas posições.

O teste beta público poderia ser disponibilizado inicialmente para usuários localizados no norte dos Estados Unidos e, talvez, no sul do Canadá.

Outros países poderiam testar a conexão espacial após os governos locais fizerem a aprovação regulatória do serviço.

VIU ISSO?

–> Latência da internet da Starlink já é similar à banda larga dos EUA

–> SpaceX lança mais um lote de satélites da constelação Starlink

–> Internet espacial de Elon Musk busca voluntários para teste

Atualmente, o serviço da Starlink tem sido testado nos últimos meses por um número limitado de usuários. Em medições realizadas em agosto, o serviço já ofertava downloads de 1 Mbps a 60 Mbps, velocidades de upload de 5 Mbps a 18 Mbps e latências de 20 ms a 94 ms.

A SpaceX também liberou o uso da conectividade via satélite para equipes de emergências que estão combatendo incêndios florestais em áreas remotas do Estados Unidos.

A rede da Starlink já conta com quase 800 satélites em órbita. O projeto pretende disponibilizar internet de alta velocidade para todo o planeta com taxas de download de 1 Gbps.

Com informações de Ars Technica.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários