InícioInternet Banda LargaConexão da Starlink poderá ser utilizada pelo público em breve

Conexão da Starlink poderá ser utilizada pelo público em breve

SpaceX já implantou em órbita satélites suficientes para um uso mais amplo do serviço de banda larga.

Após o recente lançamento realizado pela SpaceX, na última terça-feira, 6, Elon Musk anunciou que a rede Starlink poderá ser testada por um público mais amplo assim que os novos 60 satélites atingirem a sua posição final em órbita da Terra.

O CEO da SpaceX não divulgou uma data para que isso ocorra, mas estima-se que o procedimento demore em torno de quatro meses, com o serviço de banda larga sendo disponibilizado a partir de fevereiro do ano que vem.

Em abril passado, Musk chegou a afirmar que um teste em larga escala ocorreria ainda este ano. Dessa forma, o serviço poderia ser disponibilizado para o público nos próximos meses e ir expandindo conforme os satélites alcancem suas posições.

O teste beta público poderia ser disponibilizado inicialmente para usuários localizados no norte dos Estados Unidos e, talvez, no sul do Canadá.


Outros países poderiam testar a conexão espacial após os governos locais fizerem a aprovação regulatória do serviço.

VIU ISSO?

–> Latência da internet da Starlink já é similar à banda larga dos EUA

–> SpaceX lança mais um lote de satélites da constelação Starlink

–> Internet espacial de Elon Musk busca voluntários para teste

Atualmente, o serviço da Starlink tem sido testado nos últimos meses por um número limitado de usuários. Em medições realizadas em agosto, o serviço já ofertava downloads de 1 Mbps a 60 Mbps, velocidades de upload de 5 Mbps a 18 Mbps e latências de 20 ms a 94 ms.

A SpaceX também liberou o uso da conectividade via satélite para equipes de emergências que estão combatendo incêndios florestais em áreas remotas do Estados Unidos.

A rede da Starlink já conta com quase 800 satélites em órbita. O projeto pretende disponibilizar internet de alta velocidade para todo o planeta com taxas de download de 1 Gbps.

Com informações de Ars Technica.

Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários