23/04/2024

SpaceX lança mais um lote de satélites da constelação Starlink

Projeto ambicioso visa levar conectividade de alta velocidade para todo o planeta.

Imagem: Stephen Clark / Spaceflight Now

Na madrugada desta sexta-feira, 7, a SpaceX lançou ao espaço mais 57 satélites da constelação Starlink, que pretende levar banda larga para usuários de todo o mundo.

Com este lançamento, a SpaceX já conta com uma frota de 595 satélites em órbita. Ela já é considerada a empresa proprietária do maior número de satélites do mundo.

Cada satélite pesa cerca de 250 kg e opera numa altitude de 550 quilômetros.

O foguete Falcon 9 tem capacidade para carregar até 60 satélites da Starlink. No entanto, é comum que a SpaceX aproveite a viagem para transportar cargas secundárias, como foi o caso deste último lançamento.

A Starlink deve fornecer o serviço de internet de baixa latência e alta velocidade via satélite em todo o mundo. A expectativa é que até o final do ano o serviço comece a operar.

Desde maio de 2019, esta é a décima missão a levar os satélites Starlink para a órbita. Para que toda rede esteja totalmente operacional e oferecendo cobertura para todo o globo povoado ainda será necessário realizar mais 24 lançamentos.

VIU ISSO?

–> Constelação de satélites da Amazon é aprovada nos EUA

–> Internet espacial de Elon Musk busca voluntários para teste

–> SpaceX e OneWeb estão por trás de boom de avistamento de OVNIs

A fase inicial da rede Starlink contará com 1.584 satélites. No entanto, a SpaceX tem autorização para operar até 12 mil satélites em baixa órbita terrestre.

Parte da receita da rede Starlink será utilizada pela SpaceX para financiar a ambição da empresa de realizar viagens espaciais interplanetárias e, eventualmente, estabelecer uma colônia humana em Marte.

Com informações de SpaceFlight Now.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários