InícioInternet Banda LargaSpaceX lança mais um lote de satélites da constelação Starlink

SpaceX lança mais um lote de satélites da constelação Starlink

Projeto ambicioso visa levar conectividade de alta velocidade para todo o planeta.

Imagem: Stephen Clark / Spaceflight Now

Na madrugada desta sexta-feira, 7, a SpaceX lançou ao espaço mais 57 satélites da constelação Starlink, que pretende levar banda larga para usuários de todo o mundo.

Com este lançamento, a SpaceX já conta com uma frota de 595 satélites em órbita. Ela já é considerada a empresa proprietária do maior número de satélites do mundo.

Cada satélite pesa cerca de 250 kg e opera numa altitude de 550 quilômetros.

O foguete Falcon 9 tem capacidade para carregar até 60 satélites da Starlink. No entanto, é comum que a SpaceX aproveite a viagem para transportar cargas secundárias, como foi o caso deste último lançamento.

A Starlink deve fornecer o serviço de internet de baixa latência e alta velocidade via satélite em todo o mundo. A expectativa é que até o final do ano o serviço comece a operar.

Desde maio de 2019, esta é a décima missão a levar os satélites Starlink para a órbita. Para que toda rede esteja totalmente operacional e oferecendo cobertura para todo o globo povoado ainda será necessário realizar mais 24 lançamentos.

VIU ISSO?

–> Constelação de satélites da Amazon é aprovada nos EUA

–> Internet espacial de Elon Musk busca voluntários para teste

–> SpaceX e OneWeb estão por trás de boom de avistamento de OVNIs

A fase inicial da rede Starlink contará com 1.584 satélites. No entanto, a SpaceX tem autorização para operar até 12 mil satélites em baixa órbita terrestre.

Parte da receita da rede Starlink será utilizada pela SpaceX para financiar a ambição da empresa de realizar viagens espaciais interplanetárias e, eventualmente, estabelecer uma colônia humana em Marte.

Com informações de SpaceFlight Now.

Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
CONTEUDO RELACIONADO
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários

MAIS POPULARES