Funcionário de operadora é preso por aplicar golpe em clientes

Suspeito trocava titularidade de chips para auxiliar ação de bandidos.

Nesta segunda-feira, 5, um homem de 30 anos foi preso em Vitória/ES acusado de participar de um esquema criminoso que envolvia o roubo de dados de usuários de serviços de telefonia móvel.

O suspeito é um funcionário de uma operadora. Ele utilizava o sistema da empresa para trocar a titularidade dos chips de vítimas de todo o Brasil, facilitando com que bandidos tivessem acesso a redes sociais e aplicativos de contas bancárias de clientes.


“Ele era funcionário mas utilizava senhas de outros funcionários, que não trabalhavam com ele, para acessar o sistema e fazer essa troca de titularidade”, disse o delegado Brenno Andrade, da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).

A polícia localizou o golpista após a própria operadora identificar o acesso indevido ao sistema. Ele foi monitorado e preso em flagrante.

O funcionário confessou que em três meses entre 30 e 40 clientes foram vítimas do golpe e que ele recebia entre 20 e 50 reais por cada transferência de titularidade que fazia.

VIU ISSO?

–> Criminosos se disfarçam de técnicos da Claro net; saiba se proteger

–> Conheça os principais golpes que se aproveitam do coronavírus

–> Justiça brasileira condena Facebook a pagar R$ 16 mil

O homem vai responder na Justiça por violação de segredo funcional e falsidade ideológica.

A operadora e o local onde ele trabalhava não foram divulgados pela DRCC.

Com informações de TribunaOnline.

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários