5G DSS é marketing, ironiza CEO da TIM

Operadora anunciou início dos testes de performance das suas primeiras redes móveis de quinta geração.

Nesta quinta-feira, 8, Pietro Labriola, atual CEO da TIM, chamou a tecnologia 5G DSS, de compartilhamento de frequências, como “5G do marketing”.

Ele argumentou que o “5G de verdade” será disponibilizado apenas depois do leilão de frequências, ainda sem data definida para ocorrer.


A fala do executivo é compreensível. Todo o potencial da conexão 5G só será possível com a liberação das novas faixas, principalmente, as ondas milimétricas (mmWave).

Além disso, as poucas redes ativas, das operadoras rivais, estão concentradas em regiões pontuais de algumas cidades do país.

Outro ponto é que a oferta de smartphones compatíveis é escassa e com preços proibitivos.

Portanto, é natural que o CEO da operadora ironize a conexão DSS como “marketing”.

VIU ISSO?

–> 5G: 114 redes comerciais já estão em operação no mundo

–> Pela primeira vez Bolsonaro sugere restrições no leilão do 5G

–> Limpeza da faixa de 3,5 GHz para 5G pode impactar 15 satélites

Porém, é válido ressaltar que seguindo o mesmo exemplo da Claro e da Vivo, a TIM também anunciou suas próprias redes 5G DSS, dias após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizar o compartilhamento de faixas do 4G para ser usadas no 5G.

Em julho passado, a operadora anunciou a ativação de suas primeiras redes em Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS). O início das operações da rede 5G DSS da TIM estava previsto para setembro, mas acabou sendo adiado para este mês.

Em contato com o Minha Operadora, a companhia disse que os testes de performances seriam iniciados durante esta semana, mas sem entrar em detalhes sobre quando a conexão de nova geração estará disponível para seus usuários.

O leilão do 5G deve ocorrer no primeiro semestre do ano que vem.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais votado
mais novo mais antigo
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
gustavosilva

É estranho um CEO desprezando o poder do marketing. Provavelmente só fez isso pois a TIM perdeu o timing e será uma das últimas a lançar o 5G DSS, sem a vantagem propagandista de ser a pioneira. Mesmo sendo marketing, marketing dá lucro.

Cidade - UF
Maceió
Anteogenes Dos Santos

Ele falou a verdade e cutucou a claro, visto que a TIM não tem vantagem em fazer refarming de suas frequências para o 5G DSS

Cidade - UF
Nossa senhora do socorro-se