17/12/2025
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AT&T terá mais foco no streaming com o HBO Max

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Site americano aponta que a WarnerMedia se tornou a parte mais atraente da operadora americana; entenda os motivos.

Imagem: Acervo do HBO Max, WarnerMedia.
Imagem: Acervo do HBO Max, WarnerMedia.

Internamente, os dias não parecem ser fáceis para a WarnerMedia, braço de entretenimento e mídia da AT&T, já que uma onda de demissões atinge a companhia.

No entanto, são iniciativas vistas com bons olhos pelo mercado e isso significa mais valor para o preço das ações. Afinal, mostram que a empresa está disposta a fazer “decisões difíceis” para melhorar seus resultados financeiros.

Ao todo, é previsto um corte em aproximadamente 7% no quadro de funcionários da gigante de Hollywood.

Há, inclusive, um foco no streaming, já que as salas de cinema seguem parcialmente fechadas ou com capacidade reduzida, ou seja, impedem um lucro massivo com bilheterias.

Portanto, o HBO Max deve se tornar a nova “menina dos olhos” para a empresa, já que é a única fonte real de lucro do entretenimento atualmente.

O apontamento foi feito em um novo memorando da empresa, que aponta o novo plano estratégico para as operações, com foco no serviço.

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Nas telecomunicações, a AT&T concentra investimentos para o 5G, banda larga fixa, mas usa também os serviços como “âncoras” para emplacar o HBO Max.

Aliás, o foco no streaming não é visto com estranheza por acionistas ou especialistas de mercado.

A operadora certamente quer acompanhar o rumo de empresas como Disney, que apostou no Disney+ e até mesmo a Netflix, que popularizou o negócio mundo afora.

É por isso que, sem temer um desgaste, a WarnerMedia já é vista como braço mais interessante da operadora.

Com informações de MarketBeat

Huawei deve recorrer à Justiça para não ser banida no Brasil

Participação da chinesa no mercado de infraestrutura do país é acima de 40%; especialistas temem judicialização no leilão do 5G.

Imagem: Divulgação da Huawei no Instagram

A pressão dos Estados Unidos no Brasil pelo banimento da Huawei na infraestrutura do 5G pode acarretar em mais problemas do que o previsto.

Com a recente adesão do país ao programa “Clean Network”, tudo indica que a fabricante chinesa vai recorrer à justiça para não ser impedida de atuar em terras brasileiras.

A companhia já teria contratado um escritório em Brasília a fim de se preparar para um cenário de litígio.

O mesmo foi feito na Suécia, onde o leilão acabou suspenso após a Huawei obter uma liminar judicial para não ser vetada.

Por sinal, a chinesa deve obter apoio das operadoras brasileiras, que possuem equipamentos da marca em suas infraestruturas de telecomunicações.

Ao todo, a empresa está presente em mais de 40% do mercado de equipamentos para prover conexões móveis.

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Um banimento, além de acarretar prejuízos para as empresas de telefonia, deve também elevar os preços.

Pois além de arcar com os custos do leilão, com as frequências, prestadoras vão precisar adaptar e substituir os equipamentos da Huawei.

Alguns especialistas, inclusive, criticam o programa “Clean Network”. Maria Hosken, especialista em direito digital e privacidade do Nelson Wilians Advogados, destaca que a preocupação com segurança não deve ser apenas com os chineses.

Já Luca Belli, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), alega que é legítimo proibir determinado provedor, mas apenas quando há evidências claras de riscos à segurança nacional.

Esse ainda não é o caso da Huawei. Há quem chame o programa dos Estados Unidos de puramente ideológico também, já que visa a liderança tecnológica do país.

Com informações de O Globo

TIM anuncia dispositivo IoT que auxilia no distanciamento social

Equipamento emite alerta quando uma pessoa se aproxima de outra em uma distância menor que a segura.

A TIM, por meio do seu recém lançado marketplace IoT, anunciou que está trazendo para o Brasil a solução Smart Proximity, uma plataforma que pode ser utilizada para promover o distanciamento social entre pessoas.

O dispositivo foi desenvolvido pela empresa Engineering, especializada em tecnologia da informação e consultoria em transformação digital.

Por enquanto, a novidade está disponível para clientes corporativos da TIM do setor de agronegócios.

O sistema funciona com sensores inteligentes. Cada funcionário recebe um “Smart Sensor”, que pode ser na forma de crachá, uma pulseira ou um botton.

Quando uma pessoa se aproxima de outra o Smart Sensor começa a vibrar, piscar um led vermelho e emitir um alerta sonoro.

O dispositivo funciona offline e quando uma rede Wi-Fi está disponível ele se conecta para transmitir o histórico de eventos.

Os sensores podem ser configurados pela empresa, por exemplo, para manter a distância recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de 1,5 metro.

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Além do cenário da Covid-19, o Smart Proximity também pode ser utilizado para evitar que colaboradores de uma empresa se aproximem de áreas de riscos físicos, químicos ou ambientais.

“Acreditamos que será uma excelente ferramenta para os clientes e funcionários do agronegócio, inclusive para frigoríficos e granjas, locais nos quais colaboradores trabalham muito próximos uns dos outros. Seguimos na busca constante por aperfeiçoar nossas ofertas de soluções, e o Marketplace IoT TIM é um bom exemplo disso”, explica Alexandre Dal Forno, chefe de marketing corporativo & IoT da TIM.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

Fluke pretende expandir operação para seis estados ainda em 2020

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MVNO de São Carlos recebeu aportes de investidores-anjo e quer iniciar processo de expansão nacional.

Nesta quarta-feira, 11, a operadora móvel virtual (MVNO) Fluke anunciou que recebeu aportes de investidores-anjo e que os recursos serão investidos na expansão do seu atendimento comercial.

A MVNO iniciou as suas operações em março deste ano, restringindo a venda de chips à região de São Carlos, no interior de São Paulo. Em outubro, a operadora chegou ao resto do estado de São Paulo, ao Distrito Federal e a Goiás.

Agora, a Fluke tem planos de chegar a seis estados até o final de 2020.

A meta da empresa é chegar à casa “das dezenas de milhares de clientes” até o final do ano que vem.

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A Fluke trabalha com planos personalizados. O cliente contrata uma assinatura semanal de R$ 2,00 ou mensal de R$ 8,00, e paga pelo que consome, sendo R$ 6,00 a cada 500MB de internet, R$ 0,10 a cada minuto de ligação e R$ 0,10 a cada SMS enviado.

A operadora móvel virtual utiliza a plataforma da Telecall e a rede da Vivo.

“Queremos fazer com as telecomunicações o que fintechs como Neon e Nubank fizeram com os bancos”, diz Marcos Antônio Oliveira Jr. fundador da Fluke.

Com informações de Estadão.

Dona da TIM está animada com o leilão da Oi Móvel

Grupo italiano vê o negócio como ‘oportunidade sem precedentes’ e compara Brasil com os Estados Unidos.

Durante teleconferência para apresentação de resultados, a Telecom Italia, controladora da TIM (TIMS3) no Brasil, vê como entusiasmo a possível venda dos ativos móveis da Oi (OIBR3/OIBR4).

“Temos uma oportunidade sem precedentes”, disse Luigi Gubitosi, CEO do grupo italiano.

O executivo chegou a afirmar que a diminuição de quatro para três operadoras é importante e comparou o movimento de redução de players ao que está ocorrendo nos Estados Unidos, com a fusão entre a T-Mobile e a Sprint.

Atualmente, o consórcio formado entre a TIM, Vivo (VIVT3/VIVT4) e Claro tem prioridade nas negociações para a venda da Oi Móvel, após a Highline decidir não rever a sua proposta de compra.

As três operadoras apresentaram uma oferta conjunta de R$ 16,5 bilhões pelos ativos móveis da Oi.

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Gubitosi classificou o Brasil como um “país de potencial imenso e em crescimento” e que se a transação estivesse acontecendo na Itália, seria motivo para “correr e comprar ações”.

O leilão da Oi Móvel está previsto para ocorrer em 14 de dezembro.

Com informações de Teletime.

‘Orelhões britânicos’ da Sercomtel são removidos no Paraná

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Cabines no estilo inglês são consideradas como uma atração turística em Londrina.

Nesta terça-feira, 10, a operadora Sercomtel começou o trabalho de remoção de 19 telefones públicos no município de Londrina, no Paraná.

Quatro já foram removidos: um na Concha Acústica, outro na Praça 7 de Setembro, mais um no calçadão e também na Avenida Juscelino Kubitscheck.

Instalados em 2009, os orelhões da Sercomtel são considerados como uma atração turística na cidade, por imitar o formato das cabines inglesas.

Segundo a operadora, todos os meses são removidos 40 cabines telefônicas. A partir de janeiro do ano que vem este número vai subir para 120.

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O motivo para a retirada das cabines são os frequentes episódios de vandalismo, além do fato dos aparelhos públicos terem caído no desuso, diante da popularização da telefonia móvel.

A depredação de orelhões gera um prejuízo mensal de R$ 1,7 mil.

Em 2008, Londrina tinha mais de 4 mil orelhões. Agora, esse número está em torno de 2 mil e deve continuar caindo. A expectativa é que a cidade possua apenas 700 telefones públicos.

Com informações de Uol.

Ministério das Comunicações pretende atualizar Lei da TV Paga

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Pasta criou grupo de trabalho para propor uma nova legislação que regule as demandas atuais do mercado audiovisual.

Nesta quarta-feira, 11, foi publicada no Diário Oficial da União a portaria nº 1.277, na qual o Ministério das Comunicações cria um grupo de trabalho para realizar estudos e elaborar uma proposta de atualização da Lei do SeAC, mais conhecida como a Lei da TV Paga.

A expectativa é que o grupo apresente um novo marco regulatório referente aos mercados de produção, programação, empacotamento e distribuição de conteúdo audiovisual.

A força-tarefa será formada por representantes da Secretaria de Telecomunicações, Secretária-Executiva, Consultoria Jurídica, Secretaria de Radiodifusão e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Publicada em 2011 e ainda em vigor, a Lei do SeAC foi proposta com o objetivo de garantir a competição no mercado de TV por assinatura e impulsionar o mercado audiovisual brasileiro.

Porém, as recentes decisões da Anatel quanto à compra da Warner pela AT&T e a liberação de canais lineares na internet apenas demonstraram como a legislação está defasada e que precisa de uma atualização.

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O grupo deve se basear nas recomendações propostas pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em seu relatório sobre as telecomunicações e a radiodifusão no Brasil.

Entre elas está a criação de uma licença única para serviços de comunicações e radiodifusão, definição de apenas uma entidade regulatória para supervisionar a distribuição de conteúdo na internet e o fim das restrições à propriedade cruzada.

O Ministério das Comunicações deu noventa dias para que o grupo de trabalho apresenta uma proposta, podendo esse prazo ser prorrogado.

Oi e Petrobras tiveram os maiores prejuízos de 2020, segundo página

Últimos quatro balanços trimestrais foram utilizados para fechar a conta dos 12 meses.

Ilustração - Gráfico financeiro
Imagem: Pixy.org

Ainda em recuperação judicial, a Oi registrou o segundo maior prejuízo de 2020, até o momento, com redução de R$ 17,8 bilhões.

O primeiro lugar ficou com a Petrobras, com menos R$ 45,7 bilhões. A mesma lista destaca também empresas como Azul, GOL, Embraer e outras.

Apesar dos resultados, há uma grande expectativa no plano de reestruturação da Oi, que é considerado sólido por analistas de mercado.

Para os próximos meses, a empresa vai gerar uma alta procura na oferta da InfraCo, que terá 51% das ações negociadas.

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A empresa é uma criação da própria Oi para concentrar sua infraestrutura de rede, que envolve 400 mil quilômetros de fibra óptica.

Outras unidades como telefonia móvel, datacenter, torres e TV por assinatura também serão ofertadas.

O balanço feito pela página Análise de Ações tem como base os últimos balanços trimestrais divulgados pelas companhias.

Confira abaixo:

Com informações de Análise de Investimentos

Redes das operadoras estão afetadas em 50% no Amapá

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Liberação do roaming pode ter sido uma saída crucial para minimizar impactos da crise no estado, que segue com problemas de eletricidade.

Ilustração apagão - Wikipedia
Imagem: Wikipedia

Na telefonia móvel do Amapá, as redes das operadoras estão afetadas em 50%. Já na banda larga e telefonia fixa, a Oi está com 90% de disponibilidade.

Mas, há uma expectativa dentro da Anatel a respeito do roaming, que foi liberado na localidade.

Com ele, moradores da região podem acessar a rede de qualquer operadora, assim não ficam desprovidos dos serviços de telecomunicações nas áreas de cobertura.

Cerca de 90% da população do Amapá ficou sem energia elétrica a partir do dia 3 de novembro, após um incêndio na principal subestação de energia local.

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–> ‘Atendimento ao cliente’ da Anatel leva prêmio internacional

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Atualmente, o fornecimento é no esquema de rodízio, no período de seis horas, e já atende 65% dos moradores no estado.

Outra informação relevante é que a Companhia Elétrica do Amapá (CEA) priorizou o retorno de carga às estações de radiobase, prioritária para o serviço das teles.

A propósito, um dos principais desafios por parte das operadoras foi a negociação de combustíveis para alimentar geradores de energia.

Com informações de Tele.Síntese

‘Atendimento ao cliente’ da Anatel leva prêmio internacional

Agência foi destaque no Foro Latinoamericano de Reguladores de Telecomunicações; saiba mais detalhes.

App da Anatel
Imagem: App da Anatel

A qualidade do atendimento ao cliente da Anatel foi destaque no Foro Latinoamericano de Reguladores de Telecomunicações, em um concurso de “Reconhecimento de Boas Práticas Regulatórias do Regulatel”.

O projeto da agência concorria com a Colômbia, Costa Rica, México, Paraguai, Peru e República Dominicana.

“O prêmio é motivo de muito orgulho. É o reconhecimento de um projeto de enorme valor para a sociedade. Além disso, foi desenvolvido pelos servidores da Anatel, num formato inovador”, comemora Elisa Leonel, superintendente de Relações com Consumidores da Agência.

Todos os trabalhos tiveram uma temática voltada para a digitalização de procedimentos de controvérsias e como utilizar reclamações em tomadas de decisão.

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–> Anatel e Ancine se unem para bloquear sites IPTV piratas

–> Anatel vai converter multa da Claro em obrigações

–> Decisão da Anatel pode transformar streaming e TV paga

No destaque da premiação, está a plataforma Anatel Consumidor, lançada em novembro de 2019.

Atualmente, é o principal meio da agência para filtrar solicitações e pensar na jornada/experiência do consumidor.

Em comunicado, a autarquia destaca a ferramenta com utilização amigável e simples, que faculta ao consumidor avaliar a resposta dada pela operadora.

A premiação teve como temática o empoderamento do consumidor na perspectiva pós-pandemia.

Com informações de Anatel