14/04/2024

Huawei deve recorrer à Justiça para não ser banida no Brasil

Participação da chinesa no mercado de infraestrutura do país é acima de 40%; especialistas temem judicialização no leilão do 5G.

Imagem: Divulgação da Huawei no Instagram

A pressão dos Estados Unidos no Brasil pelo banimento da Huawei na infraestrutura do 5G pode acarretar em mais problemas do que o previsto.

Com a recente adesão do país ao programa “Clean Network”, tudo indica que a fabricante chinesa vai recorrer à justiça para não ser impedida de atuar em terras brasileiras.

A companhia já teria contratado um escritório em Brasília a fim de se preparar para um cenário de litígio.

O mesmo foi feito na Suécia, onde o leilão acabou suspenso após a Huawei obter uma liminar judicial para não ser vetada.

Por sinal, a chinesa deve obter apoio das operadoras brasileiras, que possuem equipamentos da marca em suas infraestruturas de telecomunicações.

Ao todo, a empresa está presente em mais de 40% do mercado de equipamentos para prover conexões móveis.

VIU ISSO?

–> Paulo Guedes é a favor da Huawei no Brasil

–> Operadoras querem Huawei nas redes 5G do Brasil

–> Brasil poderá sofrer ‘consequências’ se permitir Huawei nas redes 5G

Um banimento, além de acarretar prejuízos para as empresas de telefonia, deve também elevar os preços.

Pois além de arcar com os custos do leilão, com as frequências, prestadoras vão precisar adaptar e substituir os equipamentos da Huawei.

Alguns especialistas, inclusive, criticam o programa “Clean Network”. Maria Hosken, especialista em direito digital e privacidade do Nelson Wilians Advogados, destaca que a preocupação com segurança não deve ser apenas com os chineses.

Já Luca Belli, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), alega que é legítimo proibir determinado provedor, mas apenas quando há evidências claras de riscos à segurança nacional.

Esse ainda não é o caso da Huawei. Há quem chame o programa dos Estados Unidos de puramente ideológico também, já que visa a liderança tecnológica do país.

Com informações de O Globo

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários