Decisão da Anatel pode alavancar mercado de operadoras virtuais

De acordo com a agência, as famosas ‘MVNOs’ poderão fechar acordo para uso de rede com mais de uma operadora móvel.

Chip e rede - Ilustração
Imagem: Ilustração Wikimedia Commons

Uma decisão recente da Anatel deve transformar o mercado das operadoras móveis, ou pelo menos trazer o que os usuários tanto aguardam: o uso da rede de mais de uma prestadora.

Atualmente, além do atendimento diferenciado e dos pacotes com condições pouco praticadas pelas grandes operadoras, esse é o grande atrativo que os consumidores aguardam para finalmente embarcarem nas MVNOs.


A decisão surge para estimular o mercado de Internet das Coisas e promover o roaming desses serviços.

No entanto, a abrangência da liberação também afetou a telefonia móvel. Veja abaixo a explicação da Anatel:

(…) A nova Resolução prevê a possibilidade de a prestadora credenciada virtual ter mais de uma prestadora de origem em uma área de registro (região de determinado Código Nacional, conhecido como “DDD”) e utilizar acordos de roaming e de uso de radiofrequências da prestadora de origem.

Atualmente, as operadoras virtuais normalmente escolhem uma “enabler” e operam pelas redes disponibilizadas pela própria.

VIU ISSO?

–> Operadoras móveis virtuais: valem a pena?

–> Operadora INFINITI chega com desejo de ir além da telefonia móvel

–> ‘Controle Inteligente’, conheça os novos planos da Correios Celular

A aprovação, publicada na última quinta-feira, 29 de outubro, tem como objetivo reduzir as barreiras regulatórias para aplicações de Internet das Coisas e comunicações Máquina-a-Máquina.

É uma decisão que prevê também carga tributária menor para os dois serviços supracitados. Mais baixo, por exemplo, que o valor praticado para telecomunicações.

Com informações de Anatel

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
3 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários