17/12/2025
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Dona da Vivo vende mais quatro data centers para o fundo Asterion

Empresas já haviam negociado a venda de onze centros de dados em 2019.

Dona da Vivo vende mais quatro data centers para o fundo Asterion

A Telefónica, controladora da Vivo (VIVT3) no Brasil, anunciou que fechou um acordo com a Asterion Industrial Partners para a venda de quatro data centers da unidade de infraestrutura “Telefónica Infra”.

Em 2019, a Telefónica já havia vendido 11 data centers para a Asterion por 550 milhões de euros (R$ 3,5 bilhões na cotação atual).

No novo acordo, a operadora espanhola terá 20% do capital social da Nabiax, empresa criada pela Asterion para fazer a gestão dos onze centros de dados adquiridos da Telefónica.

Os 80% restantes da Nabiax pertencem à Asterion e outros coinvestidores.

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Além disso, serão mantidos contratos de prestação de serviços de longo prazo, permitindo que o Grupo Telefónica possa manter intacta a oferta comercial dos serviços de conectividade e de nuvem.

Por outro lado, a transação não inclui a venda de servidores que são propriedade da Telefónica, nem a gestão e acesso aos clientes hospedados nessas infraestruturas.

Dessa forma, a empresa continuará a prestar e administrar os serviços que já são oferecidos aos clientes.

Os quatro centros, sendo dois localizados na Espanha e dois no Chile, têm a capacidade de serviço de 9,9 megawatts (MW).

“O acordo anunciado hoje permite à Telefónica cristalizar o valor de seus ativos de infraestrutura, preservando intacto o posicionamento comercial da Telefónica, o relacionamento com os clientes e a liderança em serviços de nuvem, hospedagem e habitação para clientes corporativos”, afirmou a companhia.

O fechamento do negócio ainda depende de aprovações regulatórias e outros procedimentos administrativos.

A conclusão deverá ocorrer em duas fases, sendo primeiramente os data centers da Espanha e posteriormente os do Chile.

As duas empresas também pretendem manter uma cooperação comercial para explorar oportunidades de forma conjunta, incluindo novos serviços, computação de edge computing e automação de data center.

Com informações de Assessoria de Imprensa Telefónica.

MOB Telecom inaugura nova loja física no Nordeste

Provedor regional já conta com 60 pontos de venda na região.

MOB Telecom inaugura nova loja física no nordeste

A operadora cearense MOB Telecom acaba de anunciar a inauguração de uma nova loja física na região Nordeste.

O novo ponto de venda está localizado no município de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará.

Atualmente, a MOB Telecom conta com uma rede de fibra óptica com mais de 25 mil km, prestando serviço de internet banda larga nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Somente no Nordeste são mais 76 cidades atendidas pela empresa.

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A operadora conta com 120 mil clientes diretos e 900 mil indiretos.

Segundo a MOB Telecom, a inauguração da 60ª loja visa intensificar os investimentos na região e fortalecer o serviço de internet fibra óptica.

A ideia da empresa é alcançar ainda mais cidades e estados, oferecendo serviços de conectividade e gerando mais postos de trabalho diretos e indiretos.

“Além dessa inauguração também estamos investindo em novas lojas, nos estados de Pernambuco e Piauí”, revela Gabriel Franco, gerente de marketing da MOB Telecom.

Presente no mercado de tecnologia e dados há 25 anos, o provedor já havia investido R$ 15 milhões para inaugurar novas lojas no Ceará, em fevereiro passado.

A MOB Telecom também anunciou recentemente o investimento de R$ 3 milhões em núcleos de rede (core) nos backbones (redes de transporte) instalados entre Fortaleza e São Paulo, com o objetivo de aumentar a capacidade de rede.

Em dezembro do ano passado, a operadora cearense recebeu ainda aprovação do Ministério das Comunicações (MCom) para emitir R$ 210 milhões em debêntures incentivadas, com o objetivo de financiar dois projetos de expansão e melhoria da rede de fibra.

Com informações de Assessoria de Imprensa MOB Telecom.

Por falta de lei, São Paulo enfrenta problemas com implantação de antenas 5G

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Lei das Antenas da cidade foi considerada inconstitucional em 2004 e ultrapassada em 2019.

Fotografia de uma antena 5G
Reprodução: Pixabay

Por causa da falta de uma lei atualizada para a instalação de infraestrutura para a rede 5G, a cidade de São Paulo pode enfrentar problemas relacionados a implementação da tecnologia.

A questão é que as cidades precisam ter uma lei que permita a instalação das estações rádio-base (ERBs), porque elas podem trazer modificações ligadas a comunicação, paisagem e seguranças das pessoas que residem perto.

No entanto, a lei de São Paulo n°13.756, conhecida como Lei das Antenas, de 2004, que foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Já em novembro do ano passado, foi considerada ultrapassada e que, por isso, inviabilizaria uma boa cobertura, principalmente em bairros periféricos, podendo afetar até mesmo a expansão de cobertura do 4G.

Por isso, tanto a Prefeitura quanto a Câmara de São Paulo entraram com recursos com o objetivo de reverter a decisão, e dois deles acabaram sendo rejeitados, em abril, pelo STF.

O problema jurídico começou depois que a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp) entrou com uma ação contra a lei das antenas.

Isso porque algumas empresas passaram a reclamar de uma multa aplicada pela prefeitura, de até R$ 100 mil, para cada antena que não estivesse adequada à lei.

As empresas alegam que as regras impostas pelo Executivo municipal não podem ser cumpridas porque estão em descompasso com as novas tecnologias e com o tamanho da cidade.

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Por isso, a TelComp conseguiu uma liminar para que as antenas seguissem funcionando durante quatro anos e, em 2016, o caso foi levado para o STF.

Para a resolução desse imbróglio jurídico, um projeto de lei chegou a ser colocado em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo para que houvesse uma adequação da legislação à nova realidade (a proposta 751/2013, conhecida como PL das antenas).

O documento até chegou a receber um substitutivo em julho do ano passado, mas nunca chegou a ser posto em discussão.

Segundo o presidente da Teleco, Eduardo Tude, o que resta para a prefeitura de São Paulo é se adequar à Lei Geral das Antenas (Lei Federal 13.116/2015), através de decretos, ou os vereadores aprovarem uma nova legislação, que segundo ele, seria o caminho mais seguro.

Com informações de UOL Tilt.

Cliente Vivo ganha 3 meses grátis de Spotify Premium

Plataforma de streaming conta com 70 milhões de músicas e mais de 2,6 milhões de títulos de podcast.

Cliente Vivo ganha 3 meses grátis de Spotify Premium

A partir de uma nova parceria entre a Vivo e o Spotify, os clientes da operadora de telefonia vão ganhar 3 meses grátis no plano “Spotify Premium”.

O benefício é concedido para novos clientes, que nunca tiveram o benefício de gratuidade no streaming de músicas.

O período de três meses grátis compreende apenas o plano individual do Spotify, e está disponível exclusivamente para clientes móveis Controle e Pós-Pago da Vivo.

Além disso, os clientes da operadora podem assinar o Spotify pagando a assinatura por meio da fatura, sem precisar de cartão de crédito.

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O Spotify Premium tem preço de R$ 19,90/mês e o plano família custa R$ 34,90 mensais.

A assinatura pode ser feita pelo Vivo App Store.

Segundo a Vivo, a operadora é a primeira a oferecer aos seus clientes a possibilidade de contratar o Spotify Premium Família como serviço adicional de seus planos e pagar direto na conta de celular.

“O anúncio de hoje reforça o posicionamento da Vivo como hub de serviços digitais. Por meio de parcerias com marcas renomadas em seus setores de atuação, a Vivo quer facilitar o acesso de seus clientes a serviços em diferentes áreas, entre elas entretenimento. Além disso, com a novidade, a Vivo amplia a parceria com o Spotify Premium, criando mais uma alternativa para que seus clientes possam usufruir do maior serviço de assinatura de streaming de áudio do mundo”, afirmou a empresa em comunicado.

A Vivo também comercializa o plano “Vivo Selfie Spotify”, por R$ 139,99/mês, que inclui a assinatura no serviço de música.

O plano também conta com 25GB de internet, 25GB para usar no Spotfiy, 20GB de bônus por 12 meses e mais 5GB caso o usuário faça a portabilidade.

Tem ainda o “Prime Alive”, do Vivo Easy, que oferece 30 diárias de Spotify todo mês, além de 10GB de internet, serviços de voz, SMS e WhatsApp ilimitados, além de R$ 20 de cashback.

O plano está com valor promocional de R$ 54,99 por mês.

No entanto, o valor da assinatura do Spotfiy não está incluso no plano “prime” do Vivo Easy.

Os preços e condições podem variar de acordo com a localidade do usuário.

Com informações de Assessoria de Imprensa Vivo.

Em protesto, NBC desiste de transmitir o ‘Globo de Ouro’

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Emissora é uma das maiores redes de televisão dos Estados Unidos. Entenda o caso.

Em protesto, NBC desiste de transmitir o ‘Globo de Ouro’

Nesta segunda-feira, 10 de maio, a NBC, uma das maiores de TV dos EUA, anunciou que não vai transmitir a edição de 2022 do “Golden Globe Awards”, o “Globo de Ouro”.

A premiação é uma das mais tradicionais, voltada para os profissionais do cinema e da televisão, de dentro e fora dos Estados Unidos, e serve como termômetro para o Oscar.

O anúncio da NBC é uma forma de protesto, após uma reportagem revelar que não havia nenhum negro entre os membros da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), que está por trás da organização do evento.

Segundo a emissora americana, o próximo Globo de Ouro pode ser apresentado apenas em 2023, caso a HFPA não realize uma série de reformas, garantindo uma representatividade mais diversa.

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“Continuamos a acreditar que o HFPA está comprometido com uma reforma significativa. No entanto, uma mudança dessa magnitude leva tempo e trabalho, e acreditamos fortemente que a HFPA precisa de tempo para fazê-la da maneira certa. Como tal, a NBC não irá transmitir o Globo de Ouro de 2022”, afirmou a NBC.

“Supondo que a organização execute seu plano, temos esperança de estar em posição de transmitir o programa em janeiro de 2023”, completou.

Desde a publicação da reportagem, vários estúdios anunciaram que não pretendiam mais trabalhar com a HFPA até que as mudanças sejam realizadas.

Na lista estão gigantes como a Netflix, Amazon Studios e WarnerMedia.

Atores como Mark Ruffalo, Scarlet Johansson, Jennifer Aniston e muitos outros também repreenderam a associação.

A organização sem fins lucrativos é composta por jornalistas e fotógrafos globais que fazem matérias sobre a indústria de entretenimento.

Após a grande repercussão negativa, a HFPA prometeu uma mudança transformacional.

A recusa da NBC de transmitir o Globo de Ouro é o mais recente movimento para fazer com que a HFPA cumpra a promessa.

A edição de 2021 da premiação ocorreu em fevereiro, e foi transmitido no Brasil pela TNT.

Com informações de CNET.

Cientistas utilizam grafeno para melhorar transmissões de telecomunicações

Material poderia substituir as fibras ópticas de forma ainda mais eficiente nas transmissões de alta velocidade e longa distância.

Imagem ilustrativa da composição do grafeno.
Imagem ilustrativa.

Pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, pretendem utilizar o grafeno em equipamentos de telecomunicações.

Atualmente, as fibras ópticas, baseadas em silícios são consideradas as melhores estruturas para transmissões de alta velocidade e longa distância.

No entanto, os pesquisadores acreditam que o grafeno, material baseado em carbono, ultrafino e adaptável, pode melhorar ainda mais essas transmissões.

O estudo foi publicado no dia 16 de abril, na ACS Photonic, que é uma revista científica mensal, e mostra que os pesquisadores conseguiram fabricar as menores fitas de grafeno já produzidas até hoje, através de um método que simplifica o aumento de escala.

Fitas de grafeno com 12 nanômetros de largura (Imagem: University of Wisconsin).

Os testes com essas pequenas fitas de grafeno revelaram que os cientistas estavam se aproximando das propriedades necessárias para que o material fosse utilizado em equipamentos de telecomunicações.

“Pesquisas anteriores sugeriram que, para ser viável para tecnologias de telecomunicações, o grafeno precisaria ser estruturado de forma proibitivamente pequena em grandes áreas, (o que é) um pesadelo de fabricação”, disse Joel Siegel, coautor do estudo.

Por isso, ele explica que foi necessário criar uma técnica de fabricação escalonável para a produção das menores fitas de grafeno já feita até os dias de hoje.

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O grafeno é considerado um dos melhores materiais para tecnologias de telecomunicações e células solares, por ser barato e conter propriedades físicas únicas, permitindo que o material sirva como isolante e condutor de eletricidade.

Por isso, os estudos apontam que, caso seja modificado para interagir com luz de alta energia, o grafeno poderia ser usado para modulação de sinais de telecomunicações em velocidades ultrarrápidas, podendo seu utilizado para o bloqueio de frequências de comunicação indesejadas.

Agora, próximos de atingir a meta de oito a 10 nanômetros, os pesquisadores estão voltando suas atenções para a fabrição de fitas ainda mais estreitas, que sejam capazes de transmitir ondas de luz de forma ainda mais eficiente e confiável do que as fibras ópticas, que atualmente são utilizadas no ramo de telecomunicações.

Com informações de University of Wisconsin.

TIM foi a operadora que mais saiu do ar em abril

Segundo plataforma colaborativa, a Claro não registrou nenhuma falha durante o mês passado.

TIM foi a operadora que mais saiu do ar em abril

Durante o mês de abril de 2021, a operadora TIM registrou pelo menos 7 falhas de rede.

Os problemas foram relatados pelos clientes da operadora nos dias 12, 16, 20, 22, 23 e 24 de abril.

O maior problema ocorreu no dia 20 de abril, atingindo pico de 255 reclamações de clientes.

A falha também foi a mais longa do mês, iniciando por volta das 11h e normalizando apenas a partir das 17h30.

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“Gente pelo amor de Deus, uso o celular para trabalhar desde às 11:00 que não consigo fazer nada ISSO É UM ABSURDO, fora outros transtornos pessoais que já passei no dia de hoje por conta da TIM”, desabafou uma usuária.

Os dados são do Downdetector.

Conforme noticiado pelo Minha Operadora, a falha do dia 20 de abril foi ocasionada por um rompimento de cabos de fibra óptica no estado da Paraíba.

Vivo

Ao longo do mês de abril, a Vivo apresentou três falhas.

Os problemas ocorreram nos dias 9, 13 e 23 do mês passado.

A falha do dia 9 foi a que recebeu mais notificações de usuários, atingindo um pico de 516 queixas, às 14h19, com a normalização dos serviços ocorrendo pouco mais de uma hora depois do início do problema.

“Estamos numa pandemia, a ordem é fique em casa! Ficar em casa sem TV, sem internet para trabalhar via teletrabalho, estudar EAD, assim não dá”, reclamou uma cliente da Vivo.

Oi

A Oi registrou apenas duas falhas no mês de abril, nos dias 21 e 24.

Entretanto, a operadora também registrou o maior pico de reclamações no mês de abril, chegando a 701 queixas no dia 24 de abril.

“Todo sistema da Oi estão fora, telefone Voip, Internet e celular… Apagão geral na rede da Oi”, notificou um consumidor.

O problema durou menos de uma hora.

Segundo a operadora, a falha causou instabilidade no serviço de dados em algumas localidades de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal.

Claro

Segundo a plataforma colaborativa de acompanhamento de redes, a Claro não apresentou nenhuma falha de rede no mês passado.

Em março, por exemplo, a operadora contabilizou 7 falhas.

É válido ressaltar que o site Downdetector utiliza as informações enviadas por usuários para registrar falhas e interrupções de serviços das empresas em tempo real.

Por isso, operadoras que possuem mais clientes podem receber um número maior de queixas quando ocorre uma falha ou problema de rede.

Com informações de Downdetector.

Dona da Vivo fecha parceria com a Microsoft com foco no 5G

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Colaboração visa acelerar a transformação digital e impulsionar a inovação.

Dona da Vivo fecha parceria com a Microsoft com foco no 5G

Nesta terça-feira, 11 de maio, a Telefónica – controladora da Vivo (VIVT3) no Brasil -, anunciou uma parceria com a Microsoft para o desenvolvimento de soluções de conectividade 5G para as indústrias.

A colaboração ocorre por meio da Telefónica Tech, subsidiária de negócios digitais da empresa controladora da Vivo.

O acordo de colaboração visa integrar a conectividade 5G privada da Telefónica com os recursos de Edge Computing (“Computação de Borda”, em inglês) da Microsoft nas instalações do cliente empresarial.

Dentro do cenário da indústria 4.0, no conceito de “fábrica inteligente”, o 5G será fundamental no processo de digitalização de equipamentos, uso intensivo da computação, aplicação da inteligência artificial e segurança dos dados do negócio.

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Segundo a Telefónica, do ponto de vista operacional, a conectividade privada e recursos computacionais no local, de forma integrada, garantem os mais altos níveis de segurança, eficiência e desempenho para o negócio.

Para Gonzalo Martín-Villa, CEO de IoT e Big Data da Telefónica Tech, a parceria aproveita as capacidades e experiências de ambas as empresas.

“[Este acordo] nos permitirá oferecer aos nossos clientes um marco para a criação, implantação e operação de soluções industriais e suas comunicações privadas de forma integrada dentro e fora da fábrica. Essa estrutura está atendendo às necessidades das empresas que desejam implantar casos de uso industrial exigentes em vez de conectividade privada segura e de alto desempenho, com foco na simplicidade, replicabilidade e escalabilidade”, disse Martín-Villa.

De acordo com Yousef Khalidi, vice-presidente corporativo da Azure para operadoras da Microsoft, o 5G acelera a transformação e impulsiona a inovação em cenários industriais.

“Parceiros como a Telefónica Tech são essenciais para nos ajudar a atender às necessidades locais de nossos clientes industriais. Esperamos trabalhar juntos para ajudar nossos clientes a aproveitar esta plataforma para impulsionar a transformação de seus negócios e da indústria como um todo em um futuro próximo”, concluiu Khalidi.

Com informações de Assessoria de Imprensa Telefónica.

TIM aluga muros de comunidades carentes de BH para geração de renda

Também estão sendo beneficiadas famílias de Fortaleza, Recife, Salvador e João Pessoa.

Publicidade da TIM no muro de uma casa.
Imagem: Divulgação.

Com o objetivo de gerar renda aos moradores, a TIM anunciou ter alugado os muros das casas de famílias de três comunidades de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Entre as comunidades beneficiadas com a ação de publicidade da empresa está a Cabana do Pai Tomás, localizada na zona Oeste, da capital mineira.

Outras duas comunidades beneficiadas são a Taquaril e Alto Vera Cruz, ambas da zona Leste. A operadora explica que essa ideia está entre as práticas Environmental, social and corporate governance (ESG), que são as iniciativas ambientais, sociais e de governança de um negócio.

Segundo o diretor comercial da regional Sudeste da TIM, Daniel Oliveira, essa é uma oportunidade para as empresas mostrarem um papel de protagonismo social, e fortalecer a conexão entre a marca e a sociedade.

“Buscamos ultrapassar a fronteira do serviço e gerar desenvolvimento em locais impactados pelos efeitos da pandemia da Covid-19”, explica.

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A locação dos muros acontece de forma mensal e as peças publicitárias trazem ofertas de planos da operadora. Além de Belo Horizonte, a iniciativa também está sendo posta em prática em comunidades carentes de Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA) e João Pessoa (PB).

A empresa afirma ainda que as ações não se limitam apenas a locação dos muros, já que a operadora também está realizando a doação de cestas básicas para as 10 maiores favelas do país.

Sobre a TIM

Desde 2015, a TIM lidera a cobertura 4G do país, contribuindo para a conexão do campo, com o objetivo de impulsionar o agronegócio.

Além disso, a operadora também foi a pioneira na ativação de redes 5G no Brasil, através da criação dos Living Labs, em 2019, e por isso, já se considera pronta para a quinta geração de redes móveis e de banda larga.

Em relação aos compromissos sociais, ambientais e de governança, a TIM pretende promover um ambiente organizacional mais inclusivo, com pelo menos 40% de pessoas negras no quadro de trabalho e 35% de mulheres em posições de liderança.

Com informações de Hoje em Dia.

Smart TV AOC Roku TV oferece acesso gratuito ao Apple TV+

Veja como resgatar o benefício, que fica disponível por tempo limitado para novos compradores de uma AOC Roku TV.

Smart TV AOC com Roku TV. Imagem: Divulgação Roku TV
Smart TV com Roku TV. Imagem: Divulgação Roku TV

A Apple está mesmo empenhada nas parcerias. Depois de se juntar com o Globoplay para oferecer uma degustação grátis aos assinantes do pacote com canais ao vivo, a marca se une agora com a AOC Roku TV.

Quem comprar uma Smart TV da fabricante terá a oportunidade de acessar o serviço Apple TV+ por três meses sem custo de assinatura.

Após o período, quem quiser permanecer paga apenas R$ 9,90. A ação teve início no dia 30 de abril e seguirá até 1º de julho.

Para aproveitar, basta fazer a ativação da Roku TV, após a compra, que o código será entregue por e-mail.

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Na atualidade, a marca AOC ganha bastante notoriedade com seus modelos mais acessíveis e populares de smart tvs. São aparelhos ideais para quem deseja economizar.

Dois modelos são oferecidos, um de 32 polegadas e outro de 43, com resolução Full HD, conexão Wi-Fi e o sistema Roku TV integrado.

Trata-se de um sistema operacional para televisores com mais de cinco mil apps de streaming disponíveis.

Os interessados poderão aproveitar uma oferta abaixo, selecionada pelo Minha Operadora.

Nela, o modelo com tela de 32 sai a R$ 1.199 com um desconto de 8% aplicado no produto.

Há ainda a possibilidade de fazer um parcelamento de até 10x sem juros, com parcelas de R$ 119,90.

* Esta publicação faz parte do programa de afiliados do Minha Operadora, no qual o site passará a indicar produtos e descontos para seus leitores. Nesse contexto, é importante destacar que ofertas têm duração limitada e poderão estar indisponíveis em caso de um acesso tardio à matéria.

Com informações de Assessoria de Imprensa AOC