19/04/2024

Dona da Vivo pretende lançar solução que une tecnologias 5G, IoT e Blockchain

Desenvolvimento ocorre a partir de uma parceria entre a espanhola Telefônica e as chinesas Fibocom e aitos.io.

Dona da Vivo pretende lançar solução que une tecnologias 5G, IoT e Blockchain

O grupo espanhol Telefônica (que controla a operação da Vivo no Brasil), anunciou nesta quarta-feira, 24 de março, uma parceria com as chinesas Fibocom e aitos.io para lançar soluções 5G de Internet das Coisas (IoT) integradas com a tecnologia Blockchain.

Famosa por conta do Bitcoin, a Blockchain é uma tecnologia que permite registrar, verificar e criptografar transações por meio do processamento realizado por uma rede global de computadores.

Ela funciona como um banco de dados seguro, compartilhado e público, o que permitiu o lançamento do Bitcoin e de outras criptomoedas.

Com a chegada do 5G e a popularização de dispositivos móveis conectados à internet – mais conhecidos como IoT -, a tecnologia Blockchain será a solução para garantir o registro e veracidade das informações coletadas.

VIU ISSO?

–> Dona da Vivo integra iniciativa que visa criar novas soluções digitais verdes

–> Tecnologia para redes privativas de 5G é liderada pela Telefónica

–> Dona da Vivo lança nova marca global com foco em segurança digital

Estima-se que até 2025 haverá 55,7 bilhões de dispositivos conectados ao redor do planeta coletando informações.

Pensando nisso, a Telefônica (por meio da unidade Telefônica Tech), a Fibocom e a aitos.io estão desenvolvendo a plataforma TrustOS e o módulo TrustID que se conecta diretamente à rede Blockchain, eliminando qualquer tipo de intermediário.

A indústria será uma das principais beneficiadas por essa nova tecnologia.

A ideia é que a solução permita rastrear e verificar informações coletadas por sensores, garantindo maior segurança e reduzindo os problemas de escalabilidade da tecnologia IoT.

“A convergência de duas tecnologias, como IOT e Blockchain mais conectividade 5G, é inevitável. À medida que os dispositivos conectados se multiplicam, é fundamental demonstrar a confiabilidade das informações que os dispositivos trocam. Blockchain pode desempenhar um papel relevante para construir confiança nestes ecossistemas… A Telefônica está muito entusiasmada com esta colaboração com aitos. io e Fibocom e esperamos continuar avançando e nos posicionando com este tipo de soluções na Indústria 4.0”, explica Jose Luis Núñez, chefe de Blockchain da Telefónica Tech.

Com informações de Assessoria de Imprensa Telefônica.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários