19/12/2025
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Claro supera rivais e é líder em acessos 5G DSS em janeiro

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Enquanto o 5G standalone (SA) não chega no Brasil de forma comercial, as empresas de telecomunicações continuam investindo no 5G DSS no país. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), somente em janeiro deste ano, foram registrados 1.5 milhões de acessos, uma adição de 300 mil acessos neste primeiro mês do ano, um crescimento de 25% em relação a dezembro de 2021.

Embora todas as operadoras tenham apresentado crescimento nesse primeiro do ano, a Claro segue no topo do ranking, liderando nos acessos no 5G DSS, com 669,9 mil chips, uma adição de 211 mil novos acessos, sendo que tinha fechado o quarto trimestre de 2021 com 345.093 chips.

A vice-liderança é assumida pela Vivo totalizando 547,9 mil linhas ativas, sendo que tinha fechado o 4T21 com 393,986 acessos. A TIM ficou na terceira colocação com 317 mil chips, onde também apresentou crescimento, considerando o 4T21 que teve 235,589 acessos ativos.

A base do pré-pago ficou em 119,16 milhões de clientes, enquanto que o pós-pago fechou janeiro com 136,5 milhões, uma alta de 0,8%. Ainda segundo dados da Anatel, em janeiro foram contabilizados 255,67 milhões de assinantes de planos móveis.

A liderança da Claro não é uma surpresa se considerar a quantidade de municípios que a operadora disponibiliza o 5G DSS, em comparação às outras teles. A Claro é a operadora que abrange o maior número de cidades com a tecnologia, atingindo 33 municípios.

Rio Branco (AC), Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Brasília (DF), Vitória (ES), Goiânia (GO), Rio Verde (GO), São José de Ribamar (MA), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Salinas (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Belém (PA), João Pessoa (PB), Recife (PE), Teresina (PI), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Campinas (SP), Guarulhos (SP), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), São Paulo (SP) e Palmas (TO).

Enquanto que a TIM está presente em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Recife e Salvador. A Vivo tem sua rede ativa em São Paulo, Salvador (Pituba e Itaigara), Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia, Curitiba e Belo Horizonte (Savassi e Afonso Pena).

TIM Live oferece descontos e bônus de Mega em seus planos

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Visando trazer mais clientes para o seu serviço de banda larga fixa, a TIM Live está com descontos especiais na Semana do Consumidor. Os pacotes possuem o valor entre R$ 73,20, sendo o mais barato, e R$ 193,80, sendo o mais alto. Além disso, a depender do plano, o assinante terá direito a diversos benefícios, como Mega de bônus, acesso aos streamings Paramount+ e Netflix, ao Deezer Premium, entre outros.

No plano TIM Live de 60 Mega, sendo 30 de upload, está de R$ 99,90/mês por R $79,20/mês, sendo que o desconto é válido por 12 meses pagando no débito automático. taxa de habilitação é de 12x R$ 7,00.

Contratando o pacote de 150 Mega, o cliente leva mais 150, totalizando 300 Mega por R$ 93,50/mês, sendo que bônus Mega é válido também por 12 meses no débito automático, e possui taxa de habilitação 12x R$ 15,00

O contrate 200 Mega e navegue 400, oferece também o dobro de Mega, onde o cliente levará 400 Mega por R$ 108,00/mês, com taxa de habilitação de 12x R$ 15,00. Contrate 300 Mega, navegue 500 Mega, por R$ 100,75/mês.

Embora não tenha Mega de bônus, o pacote 600 Mega está com desconto, de R$ 189,00 sai por R$ 179,55/mês, sendo que 250 Mega são de upload. O de 1 Giga, com 500 Mega de upload sai por R$ 193,80/mês, sendo que o valor sem desconto é de R$ 204,00/mês. Ambos pacotes oferecem acesso à Netflix e à Paramount.

Vale ressaltar que todos os planos da TIm Live, exceto o de 600 Mega e 1 Giga, os bônus são válidos por um período de 12 meses com pagamento realizado por débito automático. Caso contrário, o cliente ficará sem o bônus e sem o desconto.

Entre os outros benefícios, a depender do pacote, estão o TIM Segurança Digital, TIM Games Club, TIM Games PC e Tech Store.

Ministério determina a suspensão do filme ‘Como se tornar o pior aluno da escola’

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Por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), o Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a suspensão , a disponibilização, exibição e oferta do filme brasileiro: Como se tornar o pior aluno da escola, com o argumento da “necessidade de proteção à criança e a adolescentes consumerista“.

Na segunda-feira (14), o ministro da Justiça, Anderson Torres, já havia informado que teria solicitado as medidas cabíveis em relação ao assunto. A medida de suspensão vale para streamings como Netflix, Globoplay, Telecine, Amazon Prime Video, Apple TV e YouTube, sendo que o descumprimento da obrigação pode gerar multa diária de R$ 50 mil, além de outras sanções.

O filme, que foi lançado em 2017, tem gerado muita polêmica na internet, com discussões envolvendo acusações de que o longa esteja supostamente fazendo apologia ao bullying. O que tem provocado debates entre os usuários da internet que acusam a produção e aqueles que defendem o filme.

Embora tenha cerca de cinco anos no mercado audiovisual, os assuntos abordados no filme Como se tornar o pior aluno da escola, voltou à pauta no momento. Agora, as acusações são de que o longa seja um incentivo a pedofilia, devido a uma cena de cunho sexual envolvendo o ator Bruno Munhoz, que na época tinha 13 anos, e o comediante Fabio Porchat. Além disso, a Netflix também é acusada por deter o filme em seu catálogo.

Além da medida cautelar contra a transmissão da produção audiovisual, a Secretaria Nacional do Consumidor também quer que o Ministério Público Federal e a Senajus tomem providências cabíveis à situação. No entanto, possivelmente, órgãos que defendem a liberdade de expressão irão reagir contra a medida, sendo que essa história ainda será muito discutida.

Sobre o filme: Como se tornar o pior aluno da escola

O longa estreou em 12 de outubro de 2017 e em 1h e 44 minutos conta a história de dois estudantes Bernardo (Bruno Munhoz) e Pedro (Daniel Pimentel) que enfrentam as clássicas tarefas escolares, como tirar boas notas, ter um bom comportamento e cumprir as regras da escola, cada vez mais rígidas imposta pelo diretor Ademar (Carlos Villagrán).

O personagem do Pedro encontra um diário de como causar o caos na escola sem ser pego, fazendo com que os dois estudantes sigam as dicas do caderno. Com direção de Fabrício Bittar e roteiro de Danilo Gentili, o filme não é recomendado para menores de 14 anos.

[ATUALIZAÇÃO – 16/03/2022 – 14H50]:

Por meio de comunicado, Globoplay e Telecine informaram que não irão retirar o filme do seu catálogo, afirmando que tal decisão é “censura”.

“O Globoplay e o Telecine estão atentos às críticas de indivíduos e famílias que consideraram inadequados ou de mau gosto trechos do filme ‘Como se tornar o pior aluno da escola’ mas entendem que a decisão administrativa do ministério da Justiça de mandar suspender a sua disponibilização é censura. A decisão ofende o princípio da liberdade de expressão, é inconstitucional e, portanto, não pode ser cumprida”, ressaltam os streamings.

TIM cria aplicativo para profissionais autônomos; entenda

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Visando expandir as vendas de linhas por meio de revendedores independente, a TIM decidiu criar o TIM + Vendas, um modelo de negócio, feito também por empresas com Uber e iFood, onde permite a adesão de um motorista, lojista ou revendedor a partir do simples download de um aplicativo e cadastramento remoto.

De acordo com a operadora, o TIM + Vendas recebe cadastros de qualquer pessoa interessada sem precisar ter experiências no segmento de telecomunicações. A operadora oferecerá treinamento online detalhando como usar o aplicativo para realizar vendas. O app já está disponível nas lojas de aplicativos do Google e da Apple e pode ser baixado de forma gratuita.

Para usar o TIM + Vendas, o profissional realiza o download do aplicativo, faz o cadastro e inicia o fluxo de compra e revenda de chips e recargas. Estão disponíveis formas de pagamentos por boleto e PIX. A partir daí, os chips são enviados para o endereço do consumidor e as recargas disponibilizadas para que o usuário comece a comercializar os produtos.

De acordo com Silmara Maximo, Diretora de Sales Consumer & SMB da TIM Brasil, o aplicativo é um modelo eficiente e atrativo que pode conquistar novos clientes.

“A TIM acredita que esta ferramenta é uma oportunidade importante para que consigam gerar renda com os nossos produtos. Trata-se de uma modalidade eficiente e com uma rede de parceiros autônomos capazes de conquistar novos clientes em uma nova modalidade de negócios atrativa. Com isso, o profissional ganha incentivos com cada venda realizada”.

O aplicativo de venda da TIM é um canal para revendedores autônomos, mas também garantirá a entrada da operadora em canais alternativos, de forma pioneira, oferecendo uma nova forma de negócio. Além das funcionalidades de compra de chip e recarga, os profissionais terão acesso a funções exclusivas da ferramenta, como consulta de extrato, carteira digital, entre outras.

Governo adia licitação de chip neutro

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A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) adiou o prazo de apresentação de propostas para a licitação do chip neutro e dos pacotes de dados destinados ao programa Internet Brasil para o dia 31 de março. 

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Foto: Reprodução Internet

Serão 700 mil chips distribuídos a alunos e professores do ensino básico. No entanto, o programa pode ainda ser expandido a até 22 milhões de estudantes e educadores da rede pública.

Enquanto as operadoras ainda estão receosas em relação ao modelo, apontando uma grande dificuldade técnica, operacional e comercial de viabilização do modelo desenhado pelo Ministério das Comunicações, o MCom acredita que a mudança de modelo será fundamental para dar ao governo maior liberdade na continuidade de políticas, sem ficar dependente de um único fornecedor.

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O processo de contratação do chip neutro está sendo discutido com as operadoras de telecomunicações desde o segundo semestre do ano passado. A licitação começou no último dia 2 de março, com prazo de apresentação de propostas para esta quarta, dia 16, o que não aconteceu.  

A ideia do governo é que os diretores de escolas de ensino básico (fundamental e médio) recebam um lote de chips, façam a distribuição aos alunos e ativem os chips na plataforma do governo.

O modelo de chip neutro permitiria ao governo gerir os planos de dados em função da cobertura de cada operadora, podendo, por exemplo, mudar o serviço de operadora A para operadora B em função da localização do aluno e da qualidade da rede em determinada região.

Professora será indenizada pela Oi após ficar sem internet e com nome sujo

A Justiça do Rio Grande do Sul decidiu que a Oi Móvel terá que pagar uma indenização de R$ 6,5 mil por danos morais a uma professora do estado. A cliente da operadora colocou a Oi na Justiça e alegou que ficou sem internet durante a pandemia e mesmo assim foi cobrada e ficou com o nome sujo.

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Foto: Reprodução Internet

No processo, a cliente alegou que mudou de operadora e contratou um plano da Oi Móvel que prometia internet de 50 GB com velocidade 4G. A empresa deu 5 dias para concluir a portabilidade dela e disse que todos os serviços estariam em perfeito funcionamento no decorrer desse prazo, o que não ocorreu.

Segundo a professora, a conexão da Oi “não atingia nem a velocidade 2G”, o que a impedia de trabalhar e fazer outras coisas que necessitavam de internet.

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Mesmo com falha na prestação de serviço, a Oi cobrou todas as faturas do plano. Após tentar o contato com a empresa para resolver a falta de internet, a professora então rompeu o contrato com a operadora. Pela interrupção do plano, a empresa afirmou que não iria cobrar multas de fidelidade.

No entanto, a operadora cobrou a taxa de cancelamento, o que levou a professora a acumular uma dívida de R$ 1.339,87.

Em razão da dívida com a Oi, a professora foi inscrita no cadastro de inadimplentes da operadora, o que gerou danos morais por abalo de crédito, ou seja, perda de credibilidade para quitar débitos.

Projeto ‘Nordeste Conectado’ terá WiFi da Linktel em 16 cidades

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16 cidades do Nordeste receberão WiFi da Linktel pelo projeto “Nordeste Conectado”, do Ministério das Comunicações, financiado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). De acordo com a operadora, até dezembro de 2022, todas as cidades devem ter recebido os pontos em praças públicas.

Foto: Reprodução Internet

Confira as cidades que ganharão o WiFi:

Alagoas: Maceió
Bahia: Feira de Santana, Juazeiro e Paulo Afonso
Ceará: Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte e Quixadá
Paraíba: Campina Grande
Pernambuco: Caruaru, Petrolina, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão
Piauí: Parnaíba
Rio Grande do Norte: Caicó e Mossoró.

Jonas Trunk, presidente da Linktel disse que a inteção da empresa é democratizar o acesso da internet, contribuindo na educação da população local. “São importantes cidades e pólos industriais do interior nordestino que estão em pleno desenvolvimento”.

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Além do apoio para operação e manutenção dos pontos nas praças públicas, a iniciativa também deve difundir a rede de WiFi acadêmica Eduroam, na qual a Linktel é parceira.

Gerido e operadora no país pela RNP, o Eduroam oferece acesso sem fio gratuito e seguro à internet exclusivamente para a comunidade acadêmica mundial.

A rede já conta com mil pontos de acesso em todo o Brasil, tornando a América Latina a segunda região do mundo com a maior cobertura do Eduroam, ficando atrás apenas da Europa.

A rede Wi-Fi segura permite que os usuários conectem à internet utilizando a autenticação realizada com as credenciais da instituição de ensino e pesquisa que os mesmos são vinculados.

Já a Linktel WiFi é uma provedora especializada em sistemas Wi-Fi, operando em mais de 11 mil hotspots no país, sendo líder em tecnologia Wi-FI 6 e streaming.

O PROJETO

O objetivo do projeto Nordeste Conectado é a promoção do tráfego de dados a partir da rede de fibra óptica da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), possibilitando tanto a implantação e expansão de redes metropolitanas quanto a instalação de WiFi em praças.

Vivo anuncia redução de emissão direta de CO2 em 2021

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A Vivo comunicou aos seus investidores que reduziu a emissão direta de CO2 em 19%, em 2021. Segundo a operadora, foram utilizadas medidas que contribuíram para a otimização de insumos que mantêm sua operação e estruturas técnicas, como maior eficiência na frota de veículos e nas recargas de gases refrigerantes em equipamentos de ar condicionado. 

Mão segurando uma pequena árvore e o logotipo da Vivo ao lado
Foto: Reprodução Internet

A Vivo tem como objetivo ser “net zero” até 2025 considerando suas emissões diretas. De forma geral, ter uma política net zero significa zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa.

Para isso, a companhia tem feito investimentos em créditos de projetos para promover o manejo sustentável, evitando o desmatamento da Floresta Amazônica.

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Em 2015, a Vivo começou a implantar a estratégia de redução de emissões, uso de energia renovável e energia consumida por volume de dados trafegados em rede. Com isso, o programa ambiental da tele já reduziu em 76% as emissões.

SEGUINDO O MESMO CAMINHO

Em 2021, a Netflix anunciou a meta de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até o final de 2022 e em todos os anos a partir de então.

Chamado de “Net Zero + Nature”, o plano consiste em reduzir parte das emissões de carbono e encontrar maneiras de compensar o resto.

Em 2020, a pegada de carbono da Netflix foi de 1,1 milhão de toneladas métricas.

Cerca de metade dessa emissão de CO2 (50%) foi gerada pela produção de filmes e séries originais do serviço de streaming, incluindo também conteúdo licenciado e feito por produtoras terceirizadas.

O restante (5%) da pegada de carbono é proveniente da transmissão do conteúdo, feito a partir do uso de provedores em nuvem da Amazon Web Services e da rede de distribuição de conteúdo Open Connect.

A empresa ressalta que não está incluso nessas emissões de carbono o que é gerado pela infraestrutura utilizada pelos clientes para assistir aos conteúdos da Netflix.

Janeiro tem queda nas reclamações de usuários sobre serviços de telecom

Segundo dados da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, em janeiro de 2020, as reclamações de usuários de serviços de telecom caíram. As queixas caíram 21,4% em relação ao mesmo mês em 2021.

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Foto: Reprodução Internet

No primeiro mês deste ano, foram registradas 167.843 reclamações, enquanto no ano passado foram 213.577 reclamações em janeiro. O que resulta redução de 45.734 queixas. Vale ressaltar que as reclamações registradas na Anatel têm caído desde abril do ano passado.

De acordo com a Conexis Brasil Digital, a queda nas reclamações reflete tem um motivo principal: as ações das empresas dentro do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), que tem trabalhado para melhorar a relação com o consumidor.

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O SART tem como objetivo simplificar e deixar mais transparente as ofertas feitas pelas empresas. Isso reduz dúvidas sobre o que é cobrado do consumidor. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como por exemplo a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento.

Dados divulgados pela Anatel mostram uma redução de 19% no número de reclamações relacionadas à cobrança, uma queda de 14.635 queixas em janeiro de 2022, na comparação com janeiro de 2021.

Já as queixas sobre qualidade, funcionamento e reparo caíram 35%, representando uma redução de 15.569 reclamações.

A maior queda nas reclamações foi sobre a banda larga fixa, 26,3%, passando de 52.948 em janeiro de 2021 para 44.581 queixas em janeiro de 2022. As reclamações dos usuários de TV por assinatura caíram 25,3% e dos usuários de telefonia móvel 22,8%.

SATISFAÇÃO

Em julho de 2021, a Anatel começou a entrevistar consumidores sobre a qualidade dos serviços de telecom. A ideia é avaliar a satisfação geral dos clientes de telefonia, banda larga e TV por assinatura.

Um novo modelo de questionário foi adotado pela Anatel, em que os clientes poderão avaliar a satisfação geral com a prestação dos serviços, a qualidade do atendimento das empresas, além de outras informações sobre o serviço contratado, incluindo funcionamento, cobranças e recargas.

A pesquisa também coleta dados para efeitos de classificação do perfil sociodemográfico dos consumidores, como idade, renda e escolaridade.

O objetivo é aperfeiçoar a análise do resultado e melhorar as decisões da Anatel.

Telecine Play divulga data em que será descontinuado

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Nesta semana, o Telecine Play enviou um comunicado aos seus clientes com a informação de que o aplicativo será descontinuado a partir do dia 1º de abril de 2022. O que acontece é que o streaming será integrado ao Globoplay.

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Foto: Reprodução Internet

Para quem ficou confuso, explicamos: O acesso ao catálogo do Telecine Play passará a ser feito por meio das próprias plataformas de streaming das operadoras. No caso da Claro, trata-se do NOW Online. Já na SKY, é a DirecTV GO. Há ainda o Vivo Play e o Oi Play, para as suas respectivas provedoras.

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Foto: Reprodução Twitter

Desde janeiro, os assinantes do combo Globoplay + Telecone podem conferir toda a biblioteca do canal pago. Agora, assinantes da Claro e Vivo também terão acesso liberado ao conteúdo do Telecine através do Globoplay.

Atualmente, a rede conta com mais de 2000 filmes e seis canais separados por gênero para toda família, o Premium, que costuma exibir os lançamentos, o Pipoca, com filmes mais infantis e desenhos, Touch, com produções mais leves como comédias românticas, o Action, que exibe filmes de ação e aventura, o Cult, com filmes antigos e clássicos e Fun, somente de comédias.

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Saiba como acessar o Telecine dentro do Globoplay

Para acessar a plataforma, basta o usuário acessar o aplicativo do Globoplay e clicar na seção “Explore”, onde irá encontrar vários outros canais do Grupo Globo. A partir daí, só achar o Telecine e fazer o login que era usado na própria plataforma. Ou seja, para aqueles que já possuem assinatura, não houve alteração em seus dados nem no valor do plano.

Entretanto, para os assinantes do Globoplay terem acesso aos conteúdos Telecine, é necessário uma assinatura extra. Vale ressaltar que os clientes do canal pela TV por Assinatura, continuarão funcionando normalmente pelos televisores.

Se você é assinante Globoplay, mas deseja ter acesso ao Telecine, a plataforma já está disponibilizando o combo com os dois streamings. O plano mensal está pelo valor de R$ 49,90, com renovação automática todo mês. Já o plano individual Telecine está por R$ 37,90.

No combo, o cliente ganha acesso de 1 ano grátis ao Deezer Premium e 3 meses gratuito a Apple TV+, além de poder adicionar até 2 familiares da mesma casa para curtir o Globoplay.