09/04/2024

Portugal inaugura conexão marítima de alta capacidade com o Brasil

Novo cabo submarino vai conectar Europa à América do Sul por meio de uma conexão de 100 Tbps.

Portugal inaugura conexão marítima de alta capacidade com o Brasil

Na próxima semana, em cerimônia que será realizada em Portugal, será inaugurado o cabo submarino transatlântico de alta capacidade que liga a América do Sul à Europa.

A nova rota foi concluída em março passado, conectando diretamente a Praia do Futuro, em Fortaleza/CE, no Brasil, e a cidade de Sines, em Portugal.

O cabo marítimo de 6,2 mil km terá capacidade de tráfego de mais de 100 Tbps em quatro pares de fibras, e latência (tempo de resposta na transmissão dos dados) de 60 milissegundos.

A expectativa é que a conexão seja expandida para outras estações localizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Guiana Francesa, Argentina e Chile, na América do Sul.

VEJA TAMBÉM:

–> Brasil adere a projeto inédito para construção de novo cabo submarino

–> Cabo submarino do Google e da Telefônica entra em operação no Brasil

–> Novo cabo submarino que liga América do Sul aos EUA é concluído

Também haverá ligações de 30 Tbps entre Portugal e Madeira, além de outro caminho adicional no futuro de 40 Tbps até Marrocos.

O projeto foi iniciado em 2015, a partir da criação de uma joint-venture entre a brasileira Telebras e a espanhola IslaLink.

Entretanto, o Brasil acabou saiu do projeto, ao esbarrar a Lei Orçamentária Anual e não tendo dinheiro para honrar todos os compromissos.

Com isso, o projeto acabou sendo concluído pela EllaLink.

De acordo com o Ministério das Comunicações (MCom), a ativação da fibra óptica de alta capacidade entre Brasil e Portugal permitirá um suporte extra para a chegada da tecnologia 5G, além de gerar oportunidades de investimentos, compartilhamento de pesquisa, além de mais qualidade em serviços de streaming.

“Essa conexão vai melhorar a qualidade das aplicações corporativas, cooperação científica entre os países, videoconferências e outros serviços online”, ressaltou Artur Coimbra, secretário de Telecomunicações do MCom.

Uma comitiva brasileira vai viajar até Portugal para participar da cerimônia de inauguração do cabo submarino, incluindo Marcos Pontes, atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações.

No caso do ministro das Comunicações, Fábio Faria, ele será representado no evento por Vitor Menezes, secretário executivo do MCom.

Com informações de Ministério das Comunicações e Diário Oficial da União.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários