18/12/2025
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Em evento Samsung 6G Fórum, empresa fala sobre a futura geração de internet

Com a chegada do 5G no Brasil e mundo, a Samsung já está pensando no futuro e desenvolvimento do que será a futura geração de internet móvel, o 6G. A empresa já está à frente do mercado e sediou o evento Samsung 6G Fórum para falar sobre o futuro das telecomunicações e difundir a trajetória para adoção da próxima geração de conectividade.

O Fórum foi transmitido no canal da Samsung no YouTube e teve apresentações de representantes da Qualcomm, operadoras de telecomunicações e pesquisadores de universidades, assim como executivos da empresa sul-coreana.

De acordo com o presidente da Samsung Research, Sebastian Seung, a sexta geração de internet móvel trará experiências e benefícios para os humanos. “Prevemos que o 6G fornecerá experiências definitivas para humanos e tudo através do próximo nível de hiperconectividade, e essa ideia serve como base de nossa visão 6G”.

“Acreditamos que é o momento certo para começar a se preparar para o 6G. Moldar o 6G exigirá muitos anos, como vimos com as gerações anteriores, e exigirá muita discussão e colaboração entre os players da indústria e da academia”, afirmou o executivo.

A sexta geração tem de tudo para ser mais tecnologia, envolvendo inteligência artificial, aprendizado de máquina e deep learning (aprendizado profundo). Com o avanço será permitido maior eficiência nas transmissões, que também exigirá novos espectros.

A Samsung falou sobre o suporte às faixas de 7 GHz a 24 GHz. Essas frequências permitirão transmissão de dados em velocidades muitos mais elevadas que no 5G. De acordo com a empresa, em um teste de um protótipo de chip 6G, foi atingido a marca de 6,2 Gbps de velocidade, mas no espectro de terahertz com 140 GHz de capacidade, quantidade 350 vezes maior do que a quinta geração.

O 6G ainda é um ideia do futuro, que levará tempo, uma vez que a nem 5G foi totalmente implantada em diversos países, incluindo o Brasil. No entanto, a empresa acredita que já é hora de começar a pensar na tecnologia.

TIM reforça 4G instalando antenas em pontos de ônibus de São Paulo

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Nesta segunda-feira (16), a TIM anunciou o início do projeto “Street Level Solution” (SLS), onde a ira ampliar a sua cobertura 4G a partir de pontos de ônibus. Ou seja, a operadora irá colocar antenas de pequeno porte em locais de São Paulo. Na capital, a região do estádio do Pacaembu, Guarulhos, cidade vizinha e parte da região metropolitana terão o reforço do sinal da operadora.

Todos os equipamentos instalados nesses pontos têm cobertura em tecnologia 4G, de acordo com a TIM. Os pontos de ônibus atendidos pelo projeto ficam localizados na região da Av. Berrini, da Av. Roque Petroni Junior, no bairro Vila Gertrudes, em torno do estádio do Pacaembu, nas ruas do Jardim Europa, além do Calçadão Guarulhos, na região metropolitana.

De acordo com a operadora, na escolha dos pontos de ônibus foram consideradas as áreas que possuem alta concentração de tráfego de usuários. De acordo com Homero Salum, diretor de Mobile Access & Backhaul Engineering da TIM Brasil,com o projeto “Street Level Solution” é possível “contornar as barreiras físicas que impedem a propagação do sinal de celular, oferecendo uma cobertura a nível do solo mais uniforme, com mais capacidade de rede, com uma estrutura simples e flexível para o ambiente urbano”.

O sinal do SLS usa transmissão com fibra óptica e funciona com pequenas estruturas camufladas, que são imperceptíveis para os usuários que ficam em abrigos de ônibus, postes, semáforos, etc. Dessa forma, os sites (antenas) não causam poluição visual, ideal para locais que estão tombados, como o Estádio do Pacaembu, segundo o exército.

Quando estão mais próximos dos aparelhos celulares, as antenas emitem um melhor sinal, corrigindo a cobertura e melhorando o uso de voz e dados, completa Salum.

De acordo com a TIM, após a implementação do projeto SLS, as medições de rede mostraram melhoras relevantes nas taxas de performance. “Incrementamos em aproximadamente 50% os níveis de cobertura 4G e as velocidades de download e upload”, conclui.

Netflix estuda fazer transmissão ao vivo de alguns conteúdos no streaming

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A Netflix está trabalhando na possibilidade de lançar a opção de transmissão ao vivo (live streaming) de alguns conteúdos na sua plataforma, como finais de reality shows ou especiais de comédia stand-up. De acordo com site Deadline, o projeto está “em estado inicial de desenvolvimento”.

Com a tecnologia que vai permitir a exibição de conteúdo ao vivo no streaming, além de mostrar resultados de competições, trará uma experiência extra para os consumidores com mais interação, no caso de programas que tenham votação ao vivo, por exemplo.

Programas como o reality show “The Circle” é um exemplo de conteúdo que pode ser aproveitado nesse novo formato, além do futuro lançamento Dance 100. Outro programa que pode ser beneficiado com modelo ao vivo é o festival de humor da Netflix chamado de “Netflix Is A Joke”. Além disso, novas produções podem surgir na nova modalidade.

Essa mudança na estratégia do serviço de streaming abre o potencial de encomendar uma série de conteúdos sem roteiro, alinhando com as redes lineares, que geralmente transmitem especiais ao vivo, como é o caso do American Idol e Dancing with the Stars, da ABC.

Não há detalhes sobre o lançamento do formato de transmissão ao vivo na plataforma vermelhinha, mas segundo o portal Deadline, um grupo pequeno dentro da Netflix está nos estágios preliminares de desenvolvimento do produto.

Buscando a recuperação

Não é novidade que a empresa tem apresentado uma queda no número de assinantes, onde viu sua base de clientes perder 200 mil assinaturas no primeiro trimestre deste ano, assim como a perda de valor de mercado após a divulgação deste dado.

Além da transmissão ao vivo, o serviço de streaming também está estudando outras opções para atrair novos clientes e reaver os perdidos. A mais recente é a análise para o lançamento de um plano mais barato com anúncios.

Outra alteração feita pela empresa foi o lançamento fragmentado de episódios de séries, por exemplo, no formato semanal. Antes, era disponibilizado toda a temporada.

Novo roteador de conexão da Starlink é homologado pela Anatel

A Starlink, empresa da SpaceX, já possui atualização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para oferecer seus serviços de internet via satélite no Brasil, inclusive já está disponível em alguns estados brasileiros. A cada dia, a empresa vai evoluindo no seu processo de instalação no território nacional.

Foto: Tecno Blog

Dessa vez, a empresa de Elon Musk homologou mais um dispositivo na agência, um novo modelo de roteador para conexão. No documento de homologação, o nome técnico do aparelho é “UTR-211”, contendo 25 centímetros de altura e 18 centímetros de largura, possuindo uma base em formato de trapézio e abrigando uma entrada para cabo de energia tripolar.

De acordo com o certificado, o roteador foi liberado para comercialização em 27 de abril deste ano. De nome comercial “Starlink Router”, o novo dispositivo não será fabricado no Brasil, mas importado diretamente de Taiwan. A homologação foi solicitada pela E3Tech Engenharia e Representações Ltda., empresa sediada em Sumaré, SP.

Segundo a especificações do roteador Starlink Router, ele deve possuir suporte aos protocolos Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac com velocidade de conexão de até 1.300 Mbps na faixa de 5,0 GHz, enquanto que pode alcançar velocidade de até 600 Mbps na faixa de 2,4 GHz. Além disso, virá com um sistema de três antenas para a difusão do sinal em diversos ambientes.

A rede de internet via satélite da Starlink vem com foco em oferecer seus serviços em regiões onde as empresas de telecomunicações tradicionais não costumam chegar, como áreas rurais e distantes de centros urbanos. No entanto, seguindo os valores do serviço divulgado pela empresa, não é qualquer que poderá contratá-lo.

No site oficial da companhia, por meio de uma simulação, considerando compra de equipamentos, assinatura e projeção de impostos (não são exposto no portal), o serviço pode chegar a R$ 11 mil no ano inicial.

Apple pode lançar versão mais barata do Apple TV este ano

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Com o objetivo de conquistar uma parte maior do mercado, a Apple pode estar estudando lançar uma versão mais acessível do Apple TV. De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, a novidade pode chegar ainda este ano, com preços mais baratos do que os seus concorrentes, como Google Chromecast e Amazon Fire TV.

Em seu Twitter, o analista fala que “a Apple vai lançar uma nova versão do Apple TV em 2022 que melhora a estrutura de custo“, informando ainda que a estratégia agressiva da Apple em integrar serviços, produtos e conteúdo será essencial para “diminuir a distância entre competidores”.

Ele não confirma quando exatamente chegará ao mercado a nova versão, mas de acordo com o CanalTech, a empresa norte-americana realizará no dia 6 de junho a WWDC22, conferência dedicada a software, o que pode marcar o lançamento de novidades.

Caso não ocorra, é possível que a empresa lance o produto no evento de setembro, onde também são esperados o lançamento da linha iPhone 14, novos Macs, três modelos de Apple Watch, e muitos outros produtos.

Atualmente, o Apple TV está disponível em duas versões:

  • Apple TV HD: com chip desatualizado A8 e streaming limitado a 1080p, está pelo valor de US$ 149.
  • Apple TV 4K: com chip mais recente A12 Bionic, suporte para resolução para resolução 2160p, HDR, Dolby Vision e Atmos, sai por R$ US$ 179.

Com a novidade, é possível que a nova versão venha para substituir o Apple TV HD. A novidade terá o preço próximo dos US$ 99. Enquanto que o versão 4K teria uma queda no seu valor, saindo de US$ 179 para US$ 149. Talvez com a redução dos preços, a empresa consiga captar mais usuários para sua plataforma.

Confira o tweet:

Internet da Starlink já está disponível em alguns estados brasileiros; saiba quais

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Na semana passada, a SpaceX atualizou o mapa de disponibilidades dos serviços ofertados pela Starlink e o Brasil passou a fazer parte oficialmente dos países que são atendidos pela empresa. No entanto, o serviço de internet ainda não está disponível em todo o país. Com a atualização, a companhia passa a estar disponível em 32 países.

No Brasil, a cobertura da internet via satélite da Starlink está disponível em grande parte de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, além de algumas áreas de Minas Gerais. O Rio Grande do Sul aparece com cobertura prevista para o final deste semestre.

No Espírito Santo e em cidades ao norte de Minas Gerais, incluindo Montes Claros, o serviço de internet da Starlink está previsto para estar disponível até o fim deste ano. Parte do Paraná, como Cascavel e Maringá, tem previsão para o primeiro trimestre de 2023, assim como para cidades como Presidente Prudente e Araçatuba, em São Paulo. Já para as demais regiões brasileiras, a SpaceX aponta que o serviço será disponibilizado no primeiro trimestre de 2023.

Vale lembrar que a chegada do serviço da Starlink tem como foco atender regiões que não são geralmente atendidas pelos serviços de telecomunicações tradicionais, como áreas rurais e afastadas de grandes centros urbanos.

A maior cobertura da rede da Starlink é nos Estados Unidos, mas ainda há vários pontos do país marcados para ter o serviço “até 2023”. Já em alguns países da Europa, como Portugal, Espanha, França, Alemanha e Reino Unido há cobertura quase integral da empresa.

Em regiões como África, Ásia Oriental e partes da Europa ainda não contam com serviço, mas elas também estão na previsão para 2023. Localidades como China e Afeganistão estão sem previsão de ofertar o serviço por restrições políticas.

Apple lança loja oficial na Amazon Brasil

Ampliando seus canais de vendas no país, a Apple inaugurou sua loja digital oficial na Amazon Brasil. Agora os consumidores brasileiros terão uma nova opção de para compras os produtos da big tech. Essa é uma estratégia de vendas em marketplaces, onde a empresa possui esse meio secundário de fornecimento em diversos países.

Todos os produtos da Apple agora estão disponíveis para compra no site da Amazon no Brasil. Os consumidores encontrarão dispositivos, como iPhones, iPads, Macs (desktops ou notebooks), Airpods, Apple TV, Beats by Dr. Dre, Apple Watch e acessório da marca.

Com a nova loja oficial, os clientes da Apple passam a ter benefícios adicionais que são marcas da Amazon. Por exemplo, assinantes da Amazon possuem frete grátis com entregas a partir de 2 dias úteis. Os produtos da Amazon são marcados como “Vendido por Amazon.com.br” e “Entregue por Amazon.com.br”. Com isso, os serviços e suporte são responsabilidade da varejista.

Além disso, para melhorar a estreia do espaço próprio da Apple na Amazon Brasil, é possível encontrar iPhones mais baratos em comparação aos valores praticados no próprio site da fabricante.

O iPhone 13 Pro Max (128 GB) está saindo por R$ 7.822,92 contra R$ 10.142 do site da Apple. O iPad de 11 polegadas (128 GB) está por R$ 8.009,91 na Amazon, enquanto que na loja oficial da Apple sai por R$ 10.235. Apple Watch Serie 7 GPS, está por R$ 4.472,11 na Amazon contra R$ 5.353 na Apple.

Para os fãs da marca norte-americana, talvez essa seja uma ótima oportunidade para adquirirem os produtos da empresa de Steve Jobs com preços mais “baratos”, além dos benefícios que são oferecidos pela Amazon. Vale lembrar que recentemente, sem muito alarme, a fabricante do iPhone reduziu os preços de vários produtos em sua loja oficial.

Claro inicia integração dos clientes Oi Móvel no Paraná

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Após começar o processo de migração dos clientes da Oi móvel em São Paulo, a Claro inicia a integração de clientes móveis da Oi no Paraná. Com isso, os assinantes dos DDDs 43, 44, 45 e 46, que fazem parte dos acessos que a operadora comprou no estado, serão em breve atendidos pela operadora.

O DDD 43 corresponde a 98 cidades da região de Londrina, no Norte, o 44 a 123 cidades das região de Maringá, no Noroeste, o 45 a 41 cidades das regiões de Cascavel e Foz do Iguaçu, no Oeste e o DDD 46 a 44 cidades das regiões de Francisco Beltrão, no Sudoetes. Os clientes dos DDDs 41 e 42 serão atendidos pela Vivo.

Embora tenha iniciado o processo de migração, Marcelo Repetto, diretor regional da Claro, afirma que a empresa terá um prazo de um ano para concluir a migração dos 600 mil novos assinantes. Ou seja, ele disse que será um processo sem pressa para que a recepção dos novos clientes seja a mais tranquila possível. Com isso, o executivo prefere não estabelecer prazo inicial ou final para a integração de redes.

“Todos os clientes da Oi serão avisados com a devida antecedência sobre esse processo. Não temos pressa, vamos fazer tudo de forma gradativa para que não haja nenhum ponto de atrito com esses novos clientes”, confirmou.

Ele também disse que não serão feitas alterações nos planos dos clientes da Oi. “Não vamos mexer em nada do que eles têm hoje. Ofertas de planos negociadas há muito tempo, parcelamentos de dívidas, valores de recarga de pré-pagos, planos da Oi que não existem na Claro, nada disso vai mudar”, afirmou Repetto.

“A partir do momento em que esses clientes entrarem efetivamente no nosso quadro de clientes Claro eles poderão escolher entre manter as condições atuais que tinham na Oi ou escolher entre as opções que temos dentro das nossas ofertas. No mínimo, esses clientes não vão precisar se preocupar em mudar suas condições”, completou.

A migração dos clientes da Oi Móvel para a Claro irá beneficiar as duas operadoras, pois segundo o diretor, a chegada de novos usuários não afetará negativamente a experiência dos atuais clientes da Claro.

“Com essa sobreposição de redes, vamos chegar com a Claro onde antes não tínhamos cobertura. Nosso trabalho, a partir de agora, é modernizar a rede que era da Oi para que haja paridade de velocidade e qualidade com a nossa infraestrutura atual. Assim, quem já era cliente pode contar com uma cobertura ainda melhor, em mais cidades que antes eram da Oi”, explicou.

[ATUALIZAÇÃO – 16.05.2022 10h21]:

Diferentemente do que informamos no título desta matéria, a Claro iniciou a integração dos clientes Oi Móvel e não a migração. A operadora apenas confirmou a aquisição da base de clientes móveis da Oi no Paraná. Com isso, o título e o conteúdo desta matéria precisou ser alterado. Pelo erro, pedimos desculpas.

Algar Telecom faz parceria com Banco BS2 para oferta de serviços financeiros a empresas

Por meio de comunicado ao mercado, a Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, anunciou que fechou um acordo comercial estratégico com o Banco BS2 para oferta de serviços financeiros a pequenas e médias empresas.

O projeto, que foi criado e estruturado dentro do Brain (centro de inovação fundado pela tele), entra em operação no terceiro trimestre deste ano para quase 200 mil clientes da operadora no segmento PME, onde serão contemplados 16 estados do Brasil e o Distrito Federal nesta primeira fase.

Inicialmente, as prioridades serão as ofertas de crédito, conta digital, adquirência, investimentos, câmbio e seguros. A proposta é investir no relacionamento próximo, tecnológico e ao mesmo tempo humanizado, entregando agilidade, simplicidade e uma boa experiência para os clientes.

No comunicado, a empresa mineira explicou que os serviços financeiros serão ofertados através de uma plataforma digital e pelos canais comerciais da Algar Telecom. Será responsabilidade do banco BS2 gerenciar processos como abertura e manutenção das contas, assim como da oferta e prestação dos serviços financeiros que serão contratados pelos clientes.

A qualificação da base de clientes será aprimorada pelo uso da inteligência de dados para identificação de perfis e segmentação de ofertas (como crédito pré-aprovado, por exemplo).

A parceria entre as duas companhias prevê o compartilhamento de receitas pelos próximos 10 anos, mas poderá evoluir para outros formatos de modelo de negócio futuramente, inclusive a conversão de participação societária no Banco BS2, pelo Grupo Algar, dependendo das condições estabelecidas entre as partes.

Para o BS2, a parceria é um passo importante na execução da estratégia do Banco, impulsionando sua atuação no ecossistema PJ basileiro. As duas empresas estão focadas no segmento B2B, o maior responsável pela receita da operadora atualmente.

Em 2021, o Banco escolheu ser uma instituição voltada exclusivamente para clientes pessoa jurídica, migrando seus clientes para o bando next com o objetivo de concentrar seus usuários PJ e se tornar o “melhor e maior banco voltado para pequenas e médias empresas do Brasil”, segundo a vice-presidente do Banco BS2, Pentagna Guimarães, na época.

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