18/04/2024

TIM reforça 4G instalando antenas em pontos de ônibus de São Paulo

Segundo a empresa, foram instalados pequenas antenas em áreas onde há alta concentração de tráfego, como a região do Estádio do Pacaembu.

Nesta segunda-feira (16), a TIM anunciou o início do projeto “Street Level Solution” (SLS), onde a ira ampliar a sua cobertura 4G a partir de pontos de ônibus. Ou seja, a operadora irá colocar antenas de pequeno porte em locais de São Paulo. Na capital, a região do estádio do Pacaembu, Guarulhos, cidade vizinha e parte da região metropolitana terão o reforço do sinal da operadora.

Todos os equipamentos instalados nesses pontos têm cobertura em tecnologia 4G, de acordo com a TIM. Os pontos de ônibus atendidos pelo projeto ficam localizados na região da Av. Berrini, da Av. Roque Petroni Junior, no bairro Vila Gertrudes, em torno do estádio do Pacaembu, nas ruas do Jardim Europa, além do Calçadão Guarulhos, na região metropolitana.

De acordo com a operadora, na escolha dos pontos de ônibus foram consideradas as áreas que possuem alta concentração de tráfego de usuários. De acordo com Homero Salum, diretor de Mobile Access & Backhaul Engineering da TIM Brasil,com o projeto “Street Level Solution” é possível “contornar as barreiras físicas que impedem a propagação do sinal de celular, oferecendo uma cobertura a nível do solo mais uniforme, com mais capacidade de rede, com uma estrutura simples e flexível para o ambiente urbano”.

O sinal do SLS usa transmissão com fibra óptica e funciona com pequenas estruturas camufladas, que são imperceptíveis para os usuários que ficam em abrigos de ônibus, postes, semáforos, etc. Dessa forma, os sites (antenas) não causam poluição visual, ideal para locais que estão tombados, como o Estádio do Pacaembu, segundo o exército.

Quando estão mais próximos dos aparelhos celulares, as antenas emitem um melhor sinal, corrigindo a cobertura e melhorando o uso de voz e dados, completa Salum.

De acordo com a TIM, após a implementação do projeto SLS, as medições de rede mostraram melhoras relevantes nas taxas de performance. “Incrementamos em aproximadamente 50% os níveis de cobertura 4G e as velocidades de download e upload”, conclui.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários