20/04/2024

TIM já iniciou projeto piloto para migração dos clientes Oi Móvel para sua rede

Segundo o diretor de rede de acesso da TIM, o espectro da Oi nas áreas que foram para a TIM deve ser totalmente absorvido em 3 meses.

A TIM já iniciou o projeto piloto de transferência dos clientes da Oi Móvel para a sua rede na numeração 19, correspondente a Campinas, e também iniciou o processo nos DDDs 53 (região de Pelotas) e 95 (Boa Vista). É o que afirma Leonardo Capdeville, CTO da operadora, em entrevista dada ao canal Teletime Live.

De acordo com o executivo, o processo de migração dos DDDs 11, 21 e 61 (São Paulo, Rio e Brasília), onde há a maior quantidade de clientes, deve acontecer em junho e julho, nos mesmo moldes que já estão sendo realizados nas praças de teste.

A transferência começa em um processo de “roaming-link”, onde os clientes da Oi que não têm cobertura ou esteja em áreas de sinal fraco são recebidos na rede da TIM. Em breve, a rede da Oi Móvel será desativada, ficando apenas a TIM, que está “turbinada” com o espectro adicional da Oi. Segundo o executivo, isto pode acontecer em questão de dias nas cidades em que a migração já começou. O desligamento da rede Oi ocorre até o final de semana em Campinas.

De acordo com Homero Salum, diretor de rede de acesso da TIM, é esperado que o espectro da Oi nas áreas que foram para a TIM seja totalmente absorvido em três meses. Enquanto que nas demais áreas, onde receberá espectro da Vivo, o processo de transferência será concluído em até oito meses.

Marco di Costanzo, diretor de engenharia de rede da TIM, afirmou que os sites (antenas) recebidos da Oi Móvel devem aliviar a demanda da TIM por novos sites, sobretudo para o 5G. Dessa forma, a operadora espera que nos próximos dois ou três anos possua um número de sites suficientes para a sua cobertura, sem depender do licenciamento de prefeituras.

A TIM passará a ter cobertura em 264 municípios onde ainda não tinha rede própria, passando a cobrir um total de 5,37 mil cidades. Com isso, se torna a operadora com maior cobertura em todas as tecnologias, se aproximando do objetivo de cobrir todos os municípios até 2023.

“Vamos colocar ao mercado 3,6 mil sites, completos, com equipamentos, contratos de uso das torrres e contrato de backhaul”, explica Capdeville.

Embora não seja completa, o processo de integração de sistemas já começou. Clientes da Oi Móvel já são identificados como clientes da TIM e ao ligar para a operadora, a TIM já consegue identificar se é cliente pós-pago, pré-pago ou controle. No entanto, qualquer alteração ou pedido será repassado para a Oi.

A integração de sistema começará a valer em julho, iniciando pelo clientes controle e pré-pagos, para em seguida ir para os planos pós-pago.

“Vamos aos poucos poder dar atendimento ao cliente que vem da Oi Móvel de maneira mais completa, à medida em que as integrações de sistemas acontecerem e tivermos os planos de migração totalmente desenvolvidos. Mas hoje já tratamos todos os clientes como um cliente TIM”, diz Capdeville.

17 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
17 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários