16/04/2024

Antena da Starlink é homologada pela Anatel

Empresa já recebeu aprovação do órgão regulador e pode oferecer seus serviços de internet via satélite no Brasil desde janeiro de 2022.

Aos poucos, a Starlink está se preparando para oferecer aos seus serviços de internet via satélite no Brasil. A mais nova é que a empresa homologou junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), uma das suas antenas do kit de internet satelital. Essa foi uma aprovação do órgão regulador para a empresa de Elon Musk.

A antena homologada foi o modelo UTA-211, também chamado de “Dishy McFlatface”. Ela é redonda e tem 58 cm de diâmetro. O prato sozinho pesa 5,5 kg, e todo o conjunto chega a 7,3 kg. O dispositivos está localizado em uma área externa e conta com uma fonte de energia e uma saída para cabo Ethernet que se conecta ao roteador ou computador.

A antena se ajusta automaticamente pela localização obtida por GPS. Com isso, o seu guia de instalação diz que ele não deve ser posicionado com as mãos. Com validade de três anos, a homologação foi emitida em dezembro do ano passado, como requerente está registrado a Starlink Brazil Serviços de Internet Ltda., e a fabricante é a SpaceX.

Esse é mais um passo da Starlink, que recebeu passe livre da Anatel para oferecer seus serviços no país. Em novembro de 2021, também foi homologado o roteador modelo UUTR-201, que acompanha a antena UTA-211.

A empresa de Elon Musk já possui a autorização para vender sua internet no Brasil desde janeiro deste ano, sendo que em maio de 2012, teve autorização para realizar testes.

A antena homologada não é um modelo recente, foi da primeira geração da Starlink. A mais recente ainda não foi homologada. Ele conta com design retangular, é menor (50 x 30 cm) e pesa menos que o anterior (4,2 kg no total). Outra diferença é que o roteador da segunda geração tem MU-MIMO 3×3, o que possibilita a transmissão simultânea em três fluxos, evitando congestionamentos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários