24/03/2024

Novo roteador de conexão da Starlink é homologado pela Anatel

Certificação foi solicitada pela E3Tech Engenharia e Representações Ltda., empresa sediada em Sumaré, SP; saiba detalhes.

A Starlink, empresa da SpaceX, já possui atualização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para oferecer seus serviços de internet via satélite no Brasil, inclusive já está disponível em alguns estados brasileiros. A cada dia, a empresa vai evoluindo no seu processo de instalação no território nacional.

Foto: Tecno Blog

Dessa vez, a empresa de Elon Musk homologou mais um dispositivo na agência, um novo modelo de roteador para conexão. No documento de homologação, o nome técnico do aparelho é “UTR-211”, contendo 25 centímetros de altura e 18 centímetros de largura, possuindo uma base em formato de trapézio e abrigando uma entrada para cabo de energia tripolar.

De acordo com o certificado, o roteador foi liberado para comercialização em 27 de abril deste ano. De nome comercial “Starlink Router”, o novo dispositivo não será fabricado no Brasil, mas importado diretamente de Taiwan. A homologação foi solicitada pela E3Tech Engenharia e Representações Ltda., empresa sediada em Sumaré, SP.

Segundo a especificações do roteador Starlink Router, ele deve possuir suporte aos protocolos Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac com velocidade de conexão de até 1.300 Mbps na faixa de 5,0 GHz, enquanto que pode alcançar velocidade de até 600 Mbps na faixa de 2,4 GHz. Além disso, virá com um sistema de três antenas para a difusão do sinal em diversos ambientes.

A rede de internet via satélite da Starlink vem com foco em oferecer seus serviços em regiões onde as empresas de telecomunicações tradicionais não costumam chegar, como áreas rurais e distantes de centros urbanos. No entanto, seguindo os valores do serviço divulgado pela empresa, não é qualquer que poderá contratá-lo.

No site oficial da companhia, por meio de uma simulação, considerando compra de equipamentos, assinatura e projeção de impostos (não são exposto no portal), o serviço pode chegar a R$ 11 mil no ano inicial.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários