18/12/2025
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Google entra com pedido de falência na Rússia após ter contas confiscadas

De acordo com informações da agência Reuters, nesta quarta-feira (18), o Google entrou com um pedido de falência em sua subsidiária na Rússia. A informação foi confirmada por uma mensagem publicada no registro oficial do país russos, Fedresurs. “O Google Rússia publicou um aviso de sua intenção de declarar falência”, diz a nota.

De acordo com o portal, a subsidiária russa do Google planejou declarar falência depois que as autoridades confiscaram sua conta bancária, impossibilitando a continuidade das operações.

“A apreensão das autoridades russas da conta bancária do Google Rússia tornou insustentável o funcionamento de nosso escritório na Rússia, incluindo empregar e pagar funcionários baseados na Rússia, pagar fornecedores e fornecedores e cumprir outras obrigações financeiras”, disse um porta-voz do Google.

As autoridades da Rússia afirmaram na terça-feira (17) que não planejam bloquear o YouTube, embora tenham realizado diversas ameaças e multas, reconhecendo que a ação poderia prejudicar os usuários russos, e com isso, deveria ser evitada.

Há meses que o Google está sob pressão por não excluir conteúdo que Moscou considera ilegal e por restringir o acesso à algumas mídias russas no YouTube, mas o Kremlin até agora parou de bloquear o acesso às suas plataformas.

“Desde 22 de março de 2022, prevê a sua própria falência e incapacidade de cumprir as suas obrigações pecuniárias, exigências de indenizações e (ou) a remuneração do pessoal e (ou) cumprir com pagamentos obrigatórios dentro do prazo prescrito”, disse a nota.

Em abril, um canal de TV de um empresário russo sancionado afirmou que oficiais de justiça apreenderam 1 bilhão de rublos (US$ 15 milhões) do Google por não ter conseguido restaurar o acesso à sua conta do YouTube.

O grande buscador não confirmou imediatamente se a apreensão desses fundos foi o motivo da intenção de declarar falência ou se foram outras apreensões. O banco de dados do Serviço Federal de Oficiais de Justiça russa já listou duas apreensões desde meados de março, mas não foram retirados valores.

Globoplay bate novo recorde e Pantanal é novela mais assistida do streaming

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Nesta terça-feira (17), a Globo informou para o mercado internacional mais um marco do Globoplay. Acontece que a novela Pantanal já entrou pra história do streaming ao se tornar a produção mais vista da plataforma, ultrapassando a marca que era de Verdade Secreta 2 (2021). A emissora não divulgou detalhes sobre o assunto, mas a novela bateu o recorde de quantidade de horas assistidas na plataforma.

O comunicado foi emitido para os clientes estrangeiros, como uma forma de ajudar nas vendas da produção para empresas de outros países, sendo Pantanal a principal aposta da Globo para este ano.

Para fortalecer seus argumentos, a emissora explanou sobre outros dados, como informar que a novela das noves é assistida diariamente por até 36 milhões de telespectadores em todo o Brasil, de segunda a sábado. Além disso, o remake da história de Benedito Ruy Barbosa já é líder das maiores audiências deste ano na TV brasileira.

Ano passado, com o objetivo de alavancar o Globoplay, Verdade Secretas 2 bateu todos os recordes de novelas no streaming. Este ano, a missão dessa meta será da produção de João Emanuel Carneiro, Olho no Olho. No entanto, o êxito de Pantanal nesse pouco tempo surpreendeu.

No Globoplay, um dos atrativos de Pantanal é a tecnologia 4K e 8K, inédita em novelas no Brasil. As imagens em 8K já chegaram a atingir 33 milhões de pixels, 16 vezes mais do que as transmissões da Globo na TV aberta. Com essa tecnologia, os principais benefícios estão a maior nitidez e variedade de tons de cores na tela, o faz com que as cenas pareçam mais reais.

Segundo a emissora, a novidade em 4K abre portas para que a tecnologia seja usada amplamente no futuro, quando os modelos de TV 8K ganharem mais mercado no país. A Globo acredita que por estar disponível no streaming, o conteúdo fica atemporal, potencialmente impactando o público a longo prazo.

Cadeia de valor da internet atingiu 6,7 tri de dólares entre 2015 e 2020, segundo a GSMA

De acordo com um estudo da GSMA, entidade global que representa operadoras de telefonia móvel, as receitas em toda a cadeia de valor da internet quase dobrou em cinco, saindo de US$ 3,3 trilhões em 2015 para US$ 6,7 trilhões em 2020. A maior parte desse valor vem dos serviços online. No entanto, o relatório mostra que o setor de infraestrutura, local por onde os dados trafegam, foi o mais penalizado com tributação e regulamentos.

De acordo com documento, para que o setor de internet mantenha seu crescimento, será necessário que os os formuladores de políticas públicas levem em consideração o cenário de tributação e regulamentação, para que as empresas sejam incentivadas a investirem em infraestrutura.

Desde 2015, o tráfego da rede registrou crescimento de 34,4% ao ano, registrando 181.131 petabytes em 2020. A maior fatia desse tráfego vem das categorias de vídeo e streaming de música. Games correspondem a 5%, enquanto que comunicações são 11%, menos do que eram em 2015, quando significavam 15% do tráfego.

Segundo o estudo, o consumo de vídeo foi impulsionado pelo crescimento do número de assinantes e a maior qualidade em dispositivos, como smartphones, tablets e smart TVs, com redes de alta velocidade, permitindo o usuário a consumir maiores quantidades de conteúdos em taxas de fluxo de bits mais elevadas.

A concentração no tráfego mundial ficou da seguinte forma: com Alphabet (Google) representando 21% do tráfego na internet. A Meta (Facebook, Instagram e Whatsapp) é responsável por 15%. Netflix, por 9%. Apple e Amazon, 4%. E Microsoft, 3%. Ou seja, essas empresas correspondem a 57% do tráfego de internet no mundo.

Importância da infraestrutura

O crescimento do tráfego aponta como é importante o investimento no setor de infraestrutura para que ocorra o funcionamento eficiente da internet e para a manutenção de sua cadeia de valor. Enquanto alguns setores crescem, outros não.

De acordo com o relatório, mesmo o setor de internet estando em forte expansão, o segmento de telecomunicações cresceu em receitas 10% ao ano, considerando aplicações e serviços digitais. Por sua vez, as operadoras de telefonia apresentaram queda de receitas na ordem de 1% entre 2015 e 2020.

As principais provedoras de internet apresentaram resultado positivo, agregando internet aos seus serviços de SMS e de voz, conforme o relatório. No entanto, à medida que os novos serviços de internet eram substituídos, o crescimento foi mais compensado pelo declínio nos fluxos de receitas anteriores.

No geral, a cadeia de valor da internet mantém um crescimento com uma taxa constante de 15% ao ano e não aponta sinais de desaceleração. Não faltará inovação e expansão em novas áreas tecnológicas, permitindo a impulsão na mudança de atividades que costumam ser offline para online.

Samsung lança dois novos modelos de smartphones da linha Galaxy M

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Nesta terça-feira (17), dois novos modelos de smartphones compatíveis com a rede 5G chegam ao Brasil com proposta de ter um bom custo-benefício em dispositivos com recursos avançados que são encontrados em modelos mais caros da empresa. É o que promete a Samsung ao lançar o Galaxy M53 e o Galaxy M23.

O M53 pode ser encontrado nas cores azul, verde e marrom e já está disponível para venda exclusivamente online, enquanto que o M23, disponível nas cores verde, cobre e azul, só será comercializado em 25 de maio. Segundo o presidente da divisão de dispositivos móveis TM Roh confessou o objetivo de “oferecer a maior seleção de produtos 5G do país”.

O Samsung Galaxy M23 conta com uma tela de 6,6 polegadas, com taxa de atualização de 120 Hz. Seu processador é o Snapdragon 750G 5G (octa-core, 2,2 GHz). ele vem com memória RAM de 6 GB de armazenamento interno, podendo ser expandido por cartão micro SD em 128 GB.

O aparelho vem com um conjunto de três câmera traseira: grande angular de 50 MP, ultra-angular de 8 MP e macro de 2 MP, e câmera frontal angular de 8 MP. Vem com bateria de 5.000 mAh.

Até o dia 12 de junho, o smartphone ficará com valor promocional de R$ 1.899. Depois desse período, o preço sobe para R$ 1.999.

Especificações completa

  • Dimensões: 165,5 x 77 x 8,4 mm (AxLxE), 198 g
  • Corpo: revestido de plástico na traseira, com frente em vidro Gorilla Glass 5
  • Tela: TFT LCD de 6,6 polegadas (16,76 cm); resolução Full HD+ de 2408 x 1080 pixels; taxa de atualização de 120 Hz
  • Processador: Snapdragon 750G 5G (octa-core, 2,2 GHz)
  • Memória RAM: 6 GB Armazenamento interno: 128 GB (expansível por cartão microSD)
  • Câmera traseira: grande angular de 50 MP, ultra-angular de 8 MP e macro de 2 MP Câmera frontal: grande angular de 8 MP
  • Bateria: 5.000 mAh
  • Cores: verde, azul e cobre
  • Preço: R$ 1.899 até 12 de junho.

O Samsung Galaxy M53 possui tela de 6,7 polegadas, também com taxa de atualização de 120 Hz. Seu processador MediaTek MT6877 (octa-core, 2,4 GHz) trabalha em conjunto com um armazenamento interno de 8 GB, podendo ser expandido em até 1TB por cartão microSD. O smartphone possui câmera traseira: grande angular de 108 MP, ultra-angular de 8 MP, sensor de profundidade de 2 MP e macro de 2 MP e uma grande agulha de 32 MP na frontal.

Esse modelo está com valor promocional de R$ 2.699 até 12 de junho, após passa a ser R$ 3.499.

Especificações completa

  • Dimensões: 164,7 x 77 x 7,4 mm (AxLxE), 176 g
  • Corpo: revestido de plástico na traseira, com frente em vidro Gorilla Glass 5
  • Tela: Super AMOLED Plus de 6,7 polegadas (17,01 cm); resolução Full HD+ de 2408 x 1080 pixels; taxa de atualização de 120 Hz
  • Processador: MediaTek MT6877 Dimensity 900 (octa-core, 2,4 GHz)
  • Memória RAM: 8 GB Armazenamento interno: 128 GB (expansível por cartão microSD de até 1 TB)
  • Câmera traseira: grande angular de 108 MP, ultra-angular de 8 MP, sensor de profundidade de 2 MP e macro de 2 MP
  • Câmera frontal: grande angular de 32 MP
  • Bateria: 5.000 mAh Cores: verde, azul e marrom
  • Preço: R$ 2.699 até 12 de junho.

TIM atinge cobertura 4G em 94% das cidades brasileiras

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Nesta terça-feira (17), a TIM informou que a sua cobertura de telefonia móvel alcançou a marca de 5.235 cidades, um total de 94% de cobertura 4G de municípios brasileiros. Com isso, a operadora fica mais perto da meta de ter a rede em 100% dos municípios até 2023, conforme o acordo aceito com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em termo de ajustamento de conduta firmado ano passado.

No entanto, é importante lembrar que essa cobertura não corresponde a 100% da área dos municípios, mas alguns bairros. Mesmo assim, a operadora afirma que a tendência é melhorar, pois passou a ter mais torres em regiões como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Através da compra de fatia da Oi Móvel, a TIM expandiu sua abrangência, chegando a 264 cidades onde ainda não tinha presença. Ao mesmo tempo, os clientes da Oi passaram a ter acesso à rede da operadora em 1,8 mil cidades que não eram cobertas pela Oi.

“Com a incorporação dos ativos da Oi, a TIM -que já oferece a maior cobertura 4G do país- dá um salto de qualidade e abrangência nacional com o anúncio oficial da conquista da maior rede móvel do Brasil”, afirma Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil. O número de cidades atendidas pela empresa foi levantado pela consultoria Teleco.

Com a operação, cerca de 16,4 milhões de clientes da Oi Móvel, em 17 estados e no Distrito Federal foram beneficiados. Nessa primeira fase, a TIM está liberando a sua rede para uso dos novos usuários. Na segunda, será realizado o desligamento da rede da Oi e configurados o espectro da nas antenas da TIM. Na terceira fase, a partir de julho, será feita a integração sistêmica, incluindo tarifas e emissão de contas de forma gradual.

“Os trabalhos de integração das redes já começaram em vários DDDs, sendo já possível para os clientes da Oi usufruírem da cobertura da TIM, como é o caso do DDD19 no interior de São Paulo”, acrescenta Capdeville.

Além da base de clientes da Oi, a operadora também adquiriu bandas de espectro em 1,8 GHz, 2,1 GHz e 2,6 GHz pertencentes à Oi. “Com o incremento de espectro e sites, a cobertura será mais abrangente e haverá melhora também na capacidade de tráfego de rede”, afirma.

Triple Play passa a ter 520 mil assinantes ao comprar mais cinco ISPs

De acordo com o relatório divulgando o balanço financeiro do primeiro trimestre do Grupo de Conexão Triple Play, a empresa informou a aquisição de mais cinco ISPs: provedores IP3, Nha Chica Resendenet, Ntcom, Netvga e Sapucaí Telecom, que foram compradas de forma indireta.

O ISP Center, que faz parte do Grupo Conexão, comprou a base de clientes da IP3, Nha Chica Resendenet e NTcom. Para adquirir as três, foi desembolsado o valor total de R$ 30,8 milhões, sendo que desse momento, R$ 6,5 milhões serão pagos em parcelas mensais pelos próximos dois anos e o restante já foi pago à vista.

O Starweb, outro IDP do grupo, adquiriu a Netvga e a Telecomunicações Sapucaí. Nas duas companhias, a Triple Play pagará R$ 13,2 milhões, sendo que cerca de R$ 10,5 milhões já foram pagos à vista, no ato da compra, e o restante será pago em parcerias também pelos próximos dois anos.

Segundo a Triple Play, em todos os casos, a compra desses ISPs permitiu as suas investidas indiretas Center e Starweb para “ampliar e maximizar a comercialização de serviços prestados, possibilitando a expansão do portfólio de serviços, gerando valor agregado para a carteira de clientes da companhia”.

Com as aquisições, o Grupo Conexão passa a contabilizar 250 mil assinantes, 56 mil a mais em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Nos três primeiros meses deste ano, a receita operacional da empresa cresceu 11,6%, atingindo R$ 25 milhões. O EBITDA (lucro antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) cresceu 10,6%, atingindo R$ 47 milhões.

No período, a companhia registrou um prejuízo de R$ 19,7 milhões, convertendo um lucro de R4 500 mil registrado no começo do ano anterior. De acordo com a Triple Play, a perda se deveu ao impacto de juros de debêntures emitidas pela companhia. A despesa financeira com obrigações somou R$ 21,4 milhões.

Segundo a empresa, a mudança do fundo investidor, com a saída do Acon entrada ao Grain, reforçou os planos de expansão através de aquisições “em áreas-chave”. Além disso, no início deste ano teve resultados bons por meio do aumento da demanda por banda larga por causa da pandemia de Covid-19, que levou pessoas a buscarem o serviço.

Ministro das Comunicações se reunirá com CEOs para discutir o desenvolvimento do 5G no Brasil

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A demanda por soluções 5G tem o potencial de gerar R$ 101 bilhões na próxima década para empresas e startups brasileiras ou instaladas no Brasil, mostra um estudo realizado pelo Governo Federal. O leilão para selecionar as operadoras de serviços de conectividade utilizando a quinta geração da telefonia móvel arrecadou R$ 47,2 bilhões.

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Agora, a iniciativa privada tem a responsabilidade de implantar os sistemas, mas a presença do poder público será necessária na supervisão da implantação das obrigações. Para debater alternativas de cooperação entre o governo e as empresas, o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, se reunirá com CEOs das principais empresas do segmento.

Com a proposta de gerar um diálogo propositivo sobre as grandes questões que desafiam a consolidação de um ecossistema robusto e autossuficiente no país, a reunião estratégica será realizada no último dia de evento, 26 de maio, às 14h, em São Paulo.

Com o tema “Como as empresas e o governo podem trabalhar juntas para o desenvolvimento do 5G no Brasil?”, a conversa será coordenada pelo Diretor da Futurion Análise Empresarial e Ex-presidente da Telebras, Caio Bonilha; e contará com a presença do CEO da Nokia para o Brasil, Aílton Santos; CEO da American Tower do Brasil. Emerson Hugues; o Presidente da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Igor Calvet; e o Presidente da CAF Brasil, Renato Meirelles.

O ministro, em conjunto com o Presidente Global do Instituto Smart City Business America, Leopoldo de Albuquerque, Igor Calvet e Aílton Santos encerram o evento com um painel sobre a infraestrutura de telecomunicação para Cidades Inteligentes, onde Fábio Farias apresentará as grandes realizações que o Brasil conquistou até aqui, neste setor, e mostrará o que esperar para o futuro.

Conversas entre o poder público e privado

No 2° dia de evento, a quinta geração de internet móvel também será tema da reunião “O que se deve fazer para acelerar a implantação do 5G?, entre Janilson Junior, Diretor de Novos Negócios da American Tower do Brasil; Tiago Faierstein, Gerente da Unidade de Projetos Especiais da ABDI; e coordenação de Márcio Rodrigues dos Santos, Diretor da Futurion Análise Empresarial; às 9h. O mais estratégico evento de cidades inteligentes do país, o Smart City Business Brazil Congress 2022 ainda proporcionará outros encontros entre o setor público e privado:

As parcerias público-privadas (PPPs) serão abordadas na reunião entre o consultor de projetos, Argemiro Brandão, e a Sócia da Área de Telecomunicações e Tecnologia da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, Milene Coscione, que terá como tema “Alternativas para financiamento de projetos de Smart City”. A adoção de PPPs é, sem dúvida, uma boa ferramenta à disposição dos gestores públicos para permitir a realização de projetos de Cidades Inteligentes, permitindo, assim, a rápida entrega de soluções tecnológicas aos seus municípios. Por isso, o assunto também estará presente nas Arenas de Discussão. Ainda na quarta-feira (25), às 11h, o público acompanhará o painel “Como viabilizar PPPs em pequenos municípios”.

Na quinta-feira (26), o evento volta a aprofundar sobre os desafios e necessidades das PPPs, agora para a iluminação pública. O Gerente Sênior da EY, ANTONIO ALVARENGA, se encontra com o Diretor Geral da Exati Tecnologia, DENIS NARESSI, o Diretor Executivo da BMPI e Diretor Geral da Brasil IP, MIGUEL NORONHA, e o Sócio Sênior da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Sociedade de Advogados, RAUL BORELLI, às 11h.

Respostas inteligentes aos desafios municipais

Cada município brasileiro conta com os próprios desafios, mas, de maneira geral, iluminação, segurança, transporte, zeladoria, entre outras questões, permeiam as cidades e exigem respostas do poder público, Para fomentar novas soluções, o  Smart City Business Brazil Congress 2022, realizará o encontro e a troca de experiências entre alguns líderes municipais durante a plenária “Experiências que valem ouro: O que os prefeitos podem ensinar sobre gestão pública?” no dia 25. A arena receberá Antônio Duarte Nogueira Jr, Prefeito de Ribeirão Preto (SP); José Auricchio Jr, Prefeito de São Caetano do Sul (SP); Luiz Fernando Machado, Prefeito de Jundiaí (SP); e Marcelo Padovan, Prefeito de Campos do Jordão SP.

Ainda na quarta-feira, o Secretário de Segurança Urbana de Santana de Parnaíba SP, Major Boaz, participa da mesa “Segurança Pública: Câmeras, luzes, ação”, com coordenação do Vice-Presidente USA & LATAM da Wellness Techgroup, Lorenzo Madrid; e participação de Fernando Martinelli, CEO da Atman Systems; Jefferson Timo, Government Vertical Manager da Hikvision Brasil; Nelson de Sá, CTO da Techboard Latam; e Rafael Grande, Diretor da Vertical de Segurança Eletrônica e Data Center da L8 Group.

No mesmo dia, outro desafio municipal será abordado no evento: o transporte público. Francisco Christovam, Presidente Executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU); Gilson De Jesus Dos Santos, Diretor Presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba; Luiz Carlos Mantovani Néspoli, Superintendente da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP); Marcelo Elias Roque, Prefeito de Paranaguá; e Samuel Almeida, Secretário de Planejamento e Transporte Coletivo de Araucária; se reúnem na mesa “É possível a Tarifa Zero no transporte coletivo?”, coordenada por Roberto Gregório, Vice-Presidente de Mobilidade Urbana do ISCBA.

Já na quinta-feira, o encontro entre o Presidente da Comunicarte, Márcio Schiavo; a Secretária de Planejamento de Rio Branco (AC), Neiva Tessinari; e o CTO da Techboard Latam, Nelson de Sá; abordará como oferecer uma boa segurança às pessoas e empresas é um dos principais atrativos que uma cidade pode oferecer para atrair investimentos e gerar empregos, às 9h. Já Leandro Garcia, Presidente da Associação Nacional de Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI) e Roberto Gregório, Vice-Presidente de Mobilidade Urbana do ISCBA, debatem sobre como as cidades podem utilizar a frota de veículos municipais para coletar dados sobre a qualidade da infraestrutura urbana, às 11h.

A 9ª edição do Smart City Business Brazil Congress ainda realizará diversos outros encontros e reuniões estratégicas com diversos temas e assuntos pertinentes ao ecossistema de cidades inteligentes brasileiro. A programação completa está disponível no site e para acompanhar os debates é necessário realizar inscrição em:  https://scbamerica.com/

Smart City Business Brazil Congress
De 24 a 26 de maio
Das 9h00 às 18h00
Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo site: www.scbamerica.com

Crise: Netflix demite cerca de 150 funcionários em nova rodada de demissões

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A Netflix está demitindo aproximadamente 150 funcionários em toda a empresa. As demissões representam 2% da força de trabalho total do streaming, com a maioria dos cortes acontecendo nos Estados Unidos.

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Foto: Reprodução Internert

A Netflix também está fazendo mudanças em sua divisão de animação, resultando na eliminação de 70 funções nessa unidade e reduzindo as funções de contratados em suas mídias sociais e canais de publicação.

Espera-se que os funcionários afetados recebam pacotes de indenização a partir de quatro meses, embora esse período de tempo possa aumentar dependendo da posição do funcionário e de quanto tempo eles estão na empresa.

“Como explicamos sobre os ganhos, nosso crescimento de receita mais lento significa que também estamos tendo que diminuir nosso crescimento de custos como empresa”, afirmou um porta-voz da Netflix. “Infelizmente, estamos demitindo cerca de 150 funcionários hoje, principalmente nos EUA. Essas mudanças são impulsionadas principalmente pelas necessidades de negócios e não pelo desempenho individual, o que as torna especialmente difíceis, pois nenhum de nós quer dizer adeus a esses grandes colegas. Estamos trabalhando duro para apoiá-los nessa transição muito difícil.”

A nova rodada de cortes ocorre menos de um mês depois que vários funcionários e contratados em tempo integral da divisão editorial e de marketing da Netflix foram demitidos.

Em abril, durante o anúncio de ganhos do primeiro trimestre, a Netflix revelou que havia perdido 200.000 assinantes durante o primeiro trimestre e esperava perder mais 2 milhões durante o segundo trimestre. Como resultado do declínio do crescimento, a Netflix planeja lançar um nível mais barato e suportado por anúncios e começará a “reduzir” seus gastos para manter suas margens, embora ainda se espere que o streamer gaste US$ 17 bilhões em conteúdo.

“Estamos reduzindo parte do crescimento de nossos gastos com conteúdo e não conteúdo”, disse o CFO Spencer Neumann no mês passado durante a teleconferência de resultados do primeiro trimestre da Netflix. “Estamos tentando ser inteligentes e prudentes em termos de reduzir parte desse crescimento de gastos para refletir as realidades do crescimento da receita do negócio”.

Na semana passada, a Netflix também lançou um memorando de cultura atualizado para toda a empresa para incluir, entre outras mudanças, uma diretiva para os funcionários “gastarem o dinheiro de nossos membros com sabedoria”. Embora os executivos já tenham usado frases semelhantes antes, a inclusão dessa linha no memorando de cultura é uma mudança marcante para uma empresa que já foi conhecida por seus gastos generosos.

Após a divulgação trimestral decepcionante da Netflix e a subsequente queda das ações, a confiança de longa data da empresa com alguns funcionários foi prejudicada. “Parece que eles realmente perderam o controle da narrativa”, disse uma fonte da Netflix ao THR. “Agora, tudo está vazando e é por isso que eles sentem que precisam fazer isso [enviar o memorando], porque a confiança foi corroída.”

Streaming gratuito Canela.TV lança sua primeira produção original

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O serviço de streaming gratuito Canela.TV (Canela Media) lançou seu primeiro título original nos últimos dias. É uma série documental gastronômica chamada “Ahogadas,” que foi produzida no México. Está disponível para a América Latina e os Estados Unidos.

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Foto: Reprodução Internet

O programa chegou à plataforma como resultado de uma parceria entre a Canela Media e a Industrias Tajín, empresa de alimentos mexicana que produz molhos picantes. Além dos documentários, a aliança possibilitou o lançamento de garrafas de Tajín com publicidade da Canela.TV no México e nos Estados Unidos.

Ahogadas é composto por quatro episódios e gira em torno de bolos afogados, uma comida típica mexicana. Foi dirigido pelo cineasta mexicano Bruno Madariaga e feito pela produtora mexicana Cinescopio Films. Foi relatado que o título levou três meses de desenvolvimento, quatro semanas de pré-produção, 61 dias de filmagem e nove meses de pós-produção.

ALém da Canela.TV, confira a lista com 10 serviços de streaming grátis:

Pluto TV

Lançado em dezembro de 2020, o Pluto TV, da ViacomCBS, é uma plataforma de streaming gratuito baseada em receitas de anúncios. Seu catálogo é do tipo OTT (over-the-top), um setor de serviços de streaming oferecido pela internet.

A plataforma é uma excelente opção totalmente gratuita que conta com um catálogo com mais 25 mil horas e mais de 200 parceiros de conteúdo. Ao todo tempo o streaming adiciona novos canais a sua grade, que podem ser acessados por celular, por computador ou por televisão.

Vix Cine e TV

Lançando no Brasil em agosto de 2020, a plataforma traz um catálogo cheio de filmes, novelas, programas e séries, com um total de 1.500 horas de conteúdo. Além disso, todos os conteúdos disponibilizados no streaming possuem áudio em português.

ViKi

Viki é uma plataforma voltada para os consumidores que curtem produções asiáticas. Conhecido como o ‘Netflix da Ásia’, o streaming conta com um catálogo com animes, doramas e diversos gêneros de filmes.

Além de ser grátis, a plataforma permite o uso do “watch party”, onde permite que um grupo de pessoas assistam o mesmo conteúdo em locais diferentes e de forma simultânea.
São disponibilizadas produções de países como China, Coreia do Sul, Japão, Tailândia e Índia. No entanto, nem todos os títulos possuem dublagem ou legendas em português.

Net Movies

O streaming pode ser acessado por aplicativo, smart TV, site e canal no YouTube e possui cerca de 2.500 filmes e séries em diversos gêneros, como drama, ação, suspense, comédia, documentários, entre outros. Entre o acervo do Net Movies estão obras de Federico Fellinie, Jhon Cassavetes, Robert Altman, René Clement, Roman Polanski e Mazzaropi.

Tubi TV

A Tubi TV foi fundada em 2014, na Califórnia, tem aproximadamente 33 milhões de usuários e se sustenta com parceiros de anúncios, como Fox Entertainment, Metro-Goldwyn-Mayer e Paramount Pictures. Sua programação conta com mais de 20 mil filmes. Infelizmente, não há legenda ou dublagem em português, sendo recomendado apenas para aqueles que entendem outros idiomas, especialmente o inglês.

Plex

O serviço on demand tem mais de 80 canais ao vivo e 50 mil títulos entre filmes e série gratuitamente, além de muitas opções de clássicos de faroeste, terror e drama.

Embora tenha uma conta grátis, a plataforma possui contas com opções de assinatura premium, que podem ser assinados por R$ 14,99/mês, R$ 165,99 /anual e R$ 499,99 no vitalício.

Pokémon TV

Plataforma para aqueles que curtem a série animada sobre as aventuras de Ash e seu amigo Pikachu. A melhor parte é que o conteúdo é dublado em portugues e não é necessário fazer cadastro.

Crunchroll

A especialidade do streaming é animes e drama e conta com a veiculação de anúncios durantes os episódios, mas se o usuário quiser assistir sem ter que esperar o tempo das publicidades, pode assinar a plataforma no formato premium. No streaming podem ser encontradas produções com legendas em português ou dublados.

Com a assinatura Premium, a pessoa poderá assistir os títulos sem interrupções: Há duas categorias de planos: Fan, por R$ 25/mês e Mega Fan de R$ 32/mês ou R$ 315/anual.

PortasCurtas

O streaming gratuito conta com curtas-metragens, possui mais de 1 mil títulos em seu catálogo e parcerias com eventos da área, como Mostra Brasil e o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

Com filmes de comédia, drama, animação, documentários, entre outros, a plataforma é uma ótima oportunidade de fugir das produções fora do circuito hollywoodiano.

LibreFlix

O Libreflix é uma plataforma colaborativa, onde os artistas podem disponibilizar seu trabalho no catálogo, desde que a produção seja de livre exibição e independente. O serviço pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo disponível para Android e Windows. O streaming conta com produções clássicas, como o programa infantil “Castelo Rá-Tim-Bum”.

Dados de 53 mil clientes são vazados após falha do Bradesco

Na última sexta-feira (13), foi anunciado pelo Bradesco que sua subsidiária Bradesco Financiamentos S.A. constatou um incidente que pode ter violado dados de 53 mil clientes. De acordo com o banco, a suspeita de exposição de dados se limitou ao Bradesco Financiamentos.  

Mais um! Novo vazamento expõe dados de 112 milhões de brasileiros
Foto: Reprodução Internet

Em comunicado ao mercado, a rede bancária disse que a falha “poderia permitir a visualização não autorizada de dados de aproximadamente 53 mil contratos de financiamento de veículos de clientes”. Embora as informações vazadas não incluíssem dados negociáveis, os clientes do vazamento foram avisados para ficarem atentos a golpes.

O comunicado destacou que “a natureza dos dados visualizados não compromete a integridade do acesso desses clientes aos sistemas de negociação por meio do Bradesco Financiamentos”.

O banco também afirma que “aumentou seu compromisso com a transparência e a segurança dos dados dos clientes”.

RELEMBRE OUTROS CASOS

Tem sido comum dados de clientes de grandes empresas vazarem, o que sabemos não é o ideal, claro.

A Apple e a Meta (Facebook) enviaram dados sigilosos de usuários para hackers em meados de 2021, contendo informações incluindo endereço, número de telefone e endereço IP de clientes. O compartilhamento de informações foi feito pelas próprias empresas em resposta às “solicitações de dados de emergência” forjadas.

Em março deste ano, o Lapsus$ Group, grupo hacker que invadiu o ConecteSUS e outros sites famosos recentemente, fizeram uma nova vítima. Trata-se da grande Microsoft. Os invasores divulgaram, em seu canal do Telegram, capturas de tela que indicam que eles invadiram um servidor Azure DevOps que contém códigos-fonte de vários serviços da companhia, incluindo Bing e Cortana.

Também em março, o Mercado Livre informou que os dados de cerca de 300 mil usuários foram acessados. A plataforma de e-commerce informou ainda que detectou que parte de seu código-fonte foi alvo de acesso não autorizado por hackers.

No começo do mesmo mês, o Banco Central (BC) informou que houve o vazamento de dados de natureza cadastral relacionados a 2.112 chaves PIX de clientes da instituição financeira Logbank Soluções em Pagamentos S/A. De acordo com a instituição, nenhum dado sensível foi exposto, sendo que foram vazados informações como nome de usuário, CPF, instituição de relacionamento e número de conta.