20/12/2025
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TIM relança portal com informações sobre smartphones

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A nova versão do Guia de Aparelhos traz funcionalidades interativas, como a possibilidade de comparar modelos de celulares.

O Guia de Aparelhos da TIM ganhou uma nova versão e agora conta com guias interativos. O portal traz todas as informações sobre os smartphones do portfólio da empresa, com importantes dicas de configuração. 
Entre as novidades está o ‘primeiros passos’, guia que mostra o que fazer ao ligar o novo aparelho, configuração de diferentes funções e resolução de problemas. 

O cliente pode avaliar com notas e comentários cada uma das seções.

No novo portal, é possível ainda selecionar vários modelos e compará-los, facilitando o processo de escolha na hora de comprar um smartphone novo.

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Atualmente, o site conta com 55 aparelhos cadastrados. Nos próximos meses, novos modelos serão adicionados.

O novo guia foi elaborado com base no conceito ‘Mobile-First’: desenvolvido primeiro para celular e, depois, adaptada para a web. 

Além disso, o comprometimento da ferramenta com a acessibilidade digital permite que pessoas com deficiência naveguem com tranquilidade na plataforma.

Operadora dos Correios terá conta bancária digital

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A conta virtual será oferecida gratuitamente para a base de clientes da prestadora, que conta hoje com 135 mil pessoas. 


A operadora dos Correios está
mirando em um novo mercado: o de serviços financeiros digitais! A conta
bancária digital será oferecida por meio da Surf Telecom (EUTV), empresa
parceira que opera a rede da operadora Correios Celular.


O serviço financeiro será
apresentado durante o Ciab Febraban 2018, que acontece entre 12 e 14 de junho,
em São Paulo.


A Surf Telecom, inclusive, já tem
autorização do Banco Central para ter sob sua custódia R$ 500 milhões.

O serviço será focado nas pessoas
físicas que não possuem conta bancária. A empresa quer atrair os clientes dos
Correios Celular, que atualmente somam mais de 135 mil. 

Esses clientes possuem
um gasto médio mensal de R$ 33, um valor superior ao das grandes operadoras do
mercado.

Apesar do número de clientes ser
inferior aos 500 mil esperados pela direção da estatal para o primeiro ano da
prestadora, que foi lançada em março de 2017, a empresa afirma que é um
contingente que cresce diariamente.

Outro ponto positivo é que a
operadora Correios Celular está se expandindo. Até o momento, a marca está
presente em 50 DDDs de 16 estados do Brasil. No início deste mês, a prestadora foi lançada oficialmente no Mato Grosso do Sul.

Como irá funcionar a conta
bancária digital?


A conta virtual será oferecida
gratuitamente a todos os clientes do serviço pré-pago para que possam fazer
remessa de dinheiro para seus parentes, sejam eles clientes ou não do mesmo
serviço.

Será possível retirar o dinheiro
no Banco Postal, já oferecido pelos próprios Correios, ou em um banco
comercial. Os clientes ainda poderão fazer compras com seu cartão de débito.  

O consumidor não vai pagar pela
operação bancária.
Só vai pagar pelo cartão de débito e para colocar crédito
(dinheiro) no cartão.

O lucro da Surf Serviços virá de
atividades agregadas
que a marca irá oferecer, como microcrédito.



Os Correios têm explorado novos segmentos, como os serviços financeiros, na busca por mercados que possam substituir a queda de receita com os serviços tradicionais, como correspondências, telegramas, entre outros.

Claro possui planos pré-pagos de TV por assinatura mais econômicos

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Estudo da Proteste apontou que é possível economizar até R$ 694,00 por ano contratando planos da operadora.


Um estudo da Proteste, associação de consumidores, apontou que é possível economizar até R$ 694,00 por ano adotando os planos pré-pagos das operadoras de TV por assinatura.


A pesquisa ainda mostrou que os pacotes da Claro são mais baratos, de modo geral, que o de outras operadoras, como a Sky e a Oi.

Para realizar a pesquisa, a associação definiu quatro perfis de consumidores: ‘quero economizar’, ‘quero alguns canais’, ‘quero muitos canais’ e ‘quero o melhor’. 

No estudo foi considerado os gastos nos 12 primeiros meses, incluindo as despesas com equipamentos e instalação. 


Quando o consumidor contrata um plano pré-pago, ele tem que arcar com essas despesas, diferentemente da assinatura convencional que inclui equipamento e instalação gratuitamente. 

A partir do segundo ano, o valor dos planos pré-pagos é reduzido, já que o cliente só precisa gastar com as recargas.

Para o perfil ‘quero economizar’, a pesquisa apontou o plano pré-pago da Sky Smart como o mais em conta no valor anual, que sai por R$ 874,80. O pacote Claro Light sai por R$ 969,80 por ano. Já o Oi Start HD custa R$ 1.519,80.

A recarga mensal da Claro, cujo valor é de R$ 29,90, é quase metade do preço da recarga da Sky, que custa R$ 54,90. No entanto, como o equipamento e a instalação da Claro são mais caros, custando R$ 611 frente a R$ 216 da Sky, esta última acaba saindo mais barata no primeiro ano de uso.


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Para o perfil ‘quero alguns canais’, existem os planos Oi Mix HD (R$ 1.819), Sky Master (R$ 1.234,80) e Claro Mix (R$ 1.209,80). 
Contratando a Claro Mix, a economia chega a R$ 610 por ano quando comparada com o plano Oi Mix HD. 

No perfil ‘quero muitos canais’, quem contrata o Claro Top (R$ 1.365,80) consegue economizar até R$ 454 por ano. O mesmo pacote custa R$ 1.819,80 no Oi Mix HD. 

Para os consumidores com o perfil ‘quero o melhor’, a economia sobe para R$ 694 ao optar pelo Claro Top (R$ 1.365,80), que possui recargas de R$ 62,90 por mês, em detrimento do Oi Total HD (R$ 2059,80), com recarga mensal de R$ 114,90.

Qual o meu perfil?


O consumidor precisa ter bem definidas suas reais necessidades antes de escolher um plano pré-pago de TV por assinatura. Isso porque o valor da economia dependerá do perfil de quem irá contratar o serviço.

O cliente precisa analisar as informações das ofertas, a quantidade de canais, a qualidade, a composição, o preço, a garantia, os prazos de validade e outros dados.

Para assegurar os direitos do consumidor, a Proteste informou ao Procon do Estado de São Paulo o resultado do teste e pediu a fiscalização de ofertas incorretas oferecidas aos consumidores em relação à quantidade de canais. 

As empresas devem apresentar os produtos de forma correta, clara e precisa. Um fator que pode diminuir o preço é a quantidade de canais oferecidos. As empresas costumam incluir na conta os canais obrigatórios, de áudio, jogos, vendas e abertos. E quando estes são descontados, a quantidade total cai bastante. 

Internet móvel: você sabe usar?

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Campanha “Navegar é preciso”, das principais operadoras brasileiras, dá algumas dicas para otimizar o uso da internet no celular.



Você sabe usar a internet móvel? Aproveita o pacote da operadora da melhor maneira possível? Em uma campanha chamada “Navegar é preciso”, na página Telecomunicações do Brasil, as operadoras Algar Telecom, Claro, Oi, Sercomtel, Vivo e TIM publicaram algumas dicas para usar a rede no celular.


Os conselhos envolvem o uso da internet para aplicativos, monitoramento da franquia, acessórios que podem atrapalhar o sinal, acesso de streaming, bluetooth, entre outras dicas de navegação. Veja abaixo:








Aplicativos

A primeira dica é em relação aos maiores “comilões” da internet móvel, que seriam os aplicativos. O usuário deve se atentar aos dados que o aplicativo consome quando instalado, que pode ser acessado em “Detalhes da permissão”, antes de baixar. 
Os apps também acabam gastando internet inclusive quando há atualizações e pela coleta dos dados de segundo plano, quando você continua recebendo notificações mesmo com o celular bloqueado, por exemplo. Nesses casos, é possível desativar o segundo plano para economizar. Nas configurações do aparelho, também é possível ver quanto cada aplicativo gasta de dados.
E tem mais: alguns aplicativos também vêm com anúncios, esses que acessam a internet e, com exceção do uso do Wi-Fi, gastam dados da franquia. 
Em apps de mapas, rotas e GPS, uma opção é salvar os mapas no smartphone ou tablet para consultar depois em modo offline. Em alguns planos, como os novos TIM Controle e TIM Black, a navegação no Waze e no Easy Taxi passou a ser ilimitada.
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Capas metálicas e celular pirata

Uma das dicas da campanha é não usar capas metálicas para não causar interferência na recepção de dados e, principalmente, não usar celulares piratas. Os aparelhos que não são homologados, no caso, podem prejudicar o desempenho da internet móvel e causar riscos até à saúde. 
O prejuízo financeiro também pode ocorrer, já que não há garantias ou assistências técnicas. Para descobrir se um celular está homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é preciso encontrar um selo com a marca da agência, normalmente no corpo do aparelho.

Streaming

Em casos de streaming de música ou vídeo, o gasto também é grande quando não há download do arquivo, e sim uma transmissão contínua. Nesses casos, uma ideia é fazer o download já no primeiro acesso do arquivo e, de preferência, usando a rede Wi-Fi. 
Alguns benefícios de operadoras, como o Claro Música, TIM Music by Deezer e agora alguns inclusive de vídeo, como no pós-pago Oi Mais Digital, já oferecem acesso ilimitado a alguns aplicativos de streaming selecionados.

Bluetooth

O recurso é pouco usado atualmente, mas usar o bluetooth pode economizar o pacote de internet móvel para o compartilhamento de fotos, vídeos ou músicas. E em relação às imagens que precisam ser compartilhadas em algum aplicativo que gaste internet, também é possível diminuir o tamanho para gastar menos dados.

Escolha certa de internet móvel

As operadoras, por fim, dão algumas dicas específicas para que o cliente possa contratar o pacote de internet móvel ideal de acordo com a sua necessidade de consumo. Antes de contratar o serviço, é preciso:
  1. Ler o regulamento completo da oferta e as especificações do regulamento; 
  2. Checar o período de validade da promoção, já que há um prazo limite para a contratação;
  3. Consultar se a oferta que você mais gostou cobre as localidades onde você usará o serviço;
  4. Confirmar se a franquia de dados, durante o ciclo de cobrança, seja mensal, semanal ou diário, está adequada ao seu perfil;
  5. Se informar sobre a velocidade máxima da internet móvel, se há acesso 3G, 4G, se chega a 5MBps, 2MBps, 1Mbps, etc., e entender as referências passadas pela operadora. Dependendo do local, a velocidade da internet pode mudar;
  6. Por fim, conferir os valores cobrados, por quanto tempo ele irá vigorar e se trata-se de um período promocional;
  7. E como a rede de internet móvel é a mais utilizada nos dias de hoje, verifique os eventuais valores cobrados pelo consumo extra da franquia de dados contratada.

Anatel já bloqueou 37 mil celulares piratas em maio

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O bloqueio está sendo realizado em aparelhos irregulares habilitados após o dia 22 de fevereiro no Distrito Federal e em Goiás.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, nesta sexta-feira (18), que 37 mil celulares piratas já foram bloqueados no Distrito Federal e em Goiás. Os bloqueios tiveram início no último dia 9. 


Aparelhos irregulares são aqueles sem certificação ou adulterados, que podem causar riscos aos consumidores e problemas nas transmissões. 


Os bloqueios foram realizados nos celulares piratas habilitados após a data de 22 de fevereiro. Os usuários desses aparelhos receberam mensagens informando sobre as irregularidades.

A iniciativa faz parte do Projeto Celular Legal que busca fortalecer o combate a aparelhos adulterados, roubados e extraviados, além de inibir o uso de aparelhos não certificados pelo órgão regulador.

Cuidados


A agência explica que cada celular tem um número de identificação único e global, chamado de IMEI (International Mobile Equipment Identify). 

O IMEI é um código composto por 15 números que permite identificar o órgão responsável (China, Índia, EUA, resto do mundo) e até marca e modelo do aparelho.


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Esse código atesta a autenticidade do equipamento, permitindo que um aparelho roubado possa ser bloqueado em qualquer país.

É possível verificar a situação do IMEI do dispositivo por meio do portal da Anatel.

Antes de adquirir um aparelho, o órgão regulador também sugere que o consumidor verifique se o número que aparece na caixa, o número do selo e o número que aparece ao discar *#06# são os mesmos.

Casos esses números sejam diferentes, há uma grande chance de o aparelho ser pirata. 

O diretor de serviços de IMEI da GSMA, Adrian Dodd, explica que “é importante que se faça a constante checagem da lista negra, de fabricantes que devem ser investigados, e da lista branca bons fabricantes. É preciso também realizar testes em modelos mais vendidos e mais roubados.”

Dodd ainda disse que a GSMA tem monitorado as ferramentas utilizadas pelos hackers para clonagem e adulteração de IMEIs.

Vivo é acusada de cometer bullying em comercial

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Vídeo ‘Tampinha’, do Vivo Fibra, chegou ao Conar após denúncia de consumidores.




Três consumidores de São Paulo e Vitória da Conquista, na Bahia, acusaram a Vivo de cometer bullying em um comercial. O vídeo em questão é o “Tampinha”, lançado em janeiro deste ano para divulgar o serviço de banda larga Vivo Fibra.


Se você se lembra do comercial que passou na TV, viu que se tratava de um garotinho que, ao passar pelos colegas para ir para a casa, era chamado várias vezes de “Tampinha”. Apesar da pena que o espectador pode sentir por um possível caso de bullying, o final do vídeo mostra que ele é um youtuber famoso, cujo nome artístico é Tampinha.












Mas parece que a mensagem que a Vivo quis passar, de “viva mais quem você é e menos os rótulos”, não foi bem interpretada por alguns espectadores.
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Ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), os denunciantes disseram que o filme mostra justamente um caso de bullying, já que a criança é chamada repetidas vezes por amigos de tampinha. 
A Vivo e a agência que fez o comercial se defenderam, considerando que a intenção é justamente mostrar o contrário do que foi percebido, que seria a atitude alegre e positiva do menino desmentindo qualquer incômodo causado pelo apelido. O relator concordou com os argumentos e arquivou o caso.
No vídeo publicado no YouTube do Minha Operadora, vários usuários também disseram não entender a mensagem da propaganda. Alguns disseram que se a intenção foi mostrar que não se tratava de bullying, e sim de um reconhecimento, que o menino é antissocial, não cumprimenta seus fãs na rua e passa, supostamente, uma mensagem hipócrita de que é algo no mundo virtual e de outra forma no mundo real.


Faltou energia? Serviço de telefonia móvel deve continuar

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Direito ficará mais claro após pedido do MPF de PE, que também conseguiu R$ 1 milhão por danos morais de Claro, Oi, TIM e Vivo por apagão no Nordeste.

A Justiça Federal decidiu que as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo deverão garantir a continuidade do serviço de telefonia móvel mesmo em casos de queda de energia. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF) de Pernambuco, que entende que é uma obrigação das operadoras ter fontes alternativas para esses casos.

A decisão agora obriga a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a especificar, em caráter de urgência, as condições técnicas que devem ser implementadas ou comprovadas pelas operadoras.






E não foi só isso. A sentença também inclui o pagamento de danos morais coletivos no valor de R$ 1 milhão para cada uma das operadoras, fora o ressarcimento por eventuais danos materiais causados aos consumidores, pelo caso de “apagão” que aconteceu na região Nordeste, no ano de 2013. Vários consumidores, na data, ficaram sem o serviço de telefonia celular.
Para o MPF, as torres de transmissão de sinal de celular são alimentadas por energia elétrica e precisam de fontes alternativas, como baterias e geradores, para que o serviço não seja interrompido em caso de queda no fornecimento. “Em 2013, as baterias usadas pelas operadoras de celular não foram suficientes para suprir a falta de energia elétrica e garantir a continuidade do serviço”, explicou.
É por isso que houve toda essa ação ajuizada pelo procurador da República Alfredo Falcão Jr., já que a não regulamentação, pela Anatel, sobre a necessidade da instalação de baterias pelas operadoras, causou e continua causando danos ao consumidor.
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Em março de 2018, também houve um apagão que atingiu metade dos estados brasileiros, todos do Norte ou Nordeste. Em alguns casos, a telefonia foi afetada para a realização de chamadas ou o acesso à internet.
Em resposta, a Anatel respondeu ao MPF “que o serviço móvel pessoal é prestado em regime privado e, portanto, não haveria obrigação de garantir sua universalização e continuidade, a exemplo do que ocorre com o serviço telefônico fixo”.
Ao contrário do que pensa a agência, o MPF diz que os prestadores de serviços públicos e de interesse público não estão à margem da legislação sobre as relações de consumo, e devem ser exemplo na defesa dos direitos dos consumidores.
Ao deixar de prestar o serviço de telefonia móvel, as operadoras podem afetar toda a população, já que, hoje, muitos dependem exclusivamente desse serviço para se comunicar, inclusive para acionar serviços de emergência, como o Corpo de Bombeiros, atendimento médico, ou mesmo para registrar ocorrências criminais.

TAC da TIM é ampliado pela Anatel

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Conselheiros da agência ainda debateram sobre as obrigações das operadoras com a banda larga rural. 


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu, nesta quinta-feira (17), incluir parte de um Procedimento de Apuração de Descumprimento de Obrigações (PADO) no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em negociação com a prestadora TIM.


Para isso, o novo Pado ou a parte a ser acrescentada tem de ser similar aos procedimentos já presentes no TAC


Por enquanto, apenas os descumprimentos relativos à fidelização do cliente (prazo mínimo de 12 meses de permanência do usuário no plano ofertado em troca de benefício recebido da prestadora) serão incluídos.

Quando a operadora descumpriu a regra, o prazo de permanência estava presente no regulamento do serviço móvel pessoal.

Esse artigo foi revogado, ampliando a obrigação para todos os serviços, incluindo o de telefonia móvel. 


[ATUALIZAÇÃO – 18/05/2018 17H04]:


Apesar de acrescentar alguns termos ao TAC, a agência optou por adiar a definição do termo para para o segundo semestre de 2018.


O relator do processo, conselheiro Leonardo Morais, pediu o adiamento nas tratativas por 120 dias para ajustes na proposta. A expectativa é que o termo envolva entre R$ 450 milhões e R$ 500 milhões.


Banda Larga Rural


Na reunião desta quinta-feira (17) também foi debatida a questão da banda larga rural. O conselheiro da Anatel Emmanoel Pereira solicitou vistas do processo relativo às obrigações de atendimento de banda larga rural por faixas de 450 MHz.

As obrigações, estabelecidas em 2012, determinam o atendimento por banda larga rural a até 30 km da sede dos municípios.

Já o conselheiro Aníbal Diniz apresentou uma proposta que permite o atendimento por satélite em vez de rede terrestre dessas áreas, conforme solicitado pelas operadoras.

No entanto, onde ocorrer o atendimento por satélite, a obrigação passa de 80% para 100% de cobertura.

Nas áreas não atendidas pelas faixas de frequência de 450 MHz, as empresas devem devolver as faixas para que a Anatel realize futuro leilão. 

Romagaga pede Brasil com mais internet em vídeo no YouTube

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A celebridade entra na campanha da Rede Globo respondendo à pergunta ‘Que Brasil você quer para o futuro?’


A web celebrity Romagaga Guidini mandou o seu recado para a campanha ‘Que Brasil você quer para o futuro?’, da TV Globo. E adivinha o que a celebridade pediu? Um Brasil com mais internet! 


No vídeo, publicado nesta quinta-feira (17), Romagaga sobe em uma árvore e faz o seu discurso em prol de uma internet melhor no país. 


“Eu quero um Brasil onde a gente não precise subir no olho da mangueira para poder fazer uma ligação, para poder postar um vídeo no Facebook, uma foto”, esbraveja, no vídeo, a celebridade que conta com mais de 3,6 milhões de fãs no Facebook, 708 mil seguidores no Instagram e 249 mil inscritos no YouTube.


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“Eu quero um país com mais conexão para eu ficar conectada com o que está acontecendo no mundo, Globo. Globo, me conecta! Eu quero um Brasil onde a gente não sofra com essa internet que não presta”, continua Romagaga.

A celebridade ainda pede para que todos os que sofrem sem internet compartilhem o vídeo até chegar na Rede Globo.

Veja o vídeo:


Esta não é a primeira vez que Romagaga desabafa sobre telefonia no seu canal no YouTube. Em julho do ano passado, a YouTuber reclamou da internet e do atendimento da Vivo.  

Clientes reclamam de queda dos serviços da Vivo nesta quinta

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Usuários de diversos estados bombaram as redes sociais com queixas sobre a indisponibilidade da operadora em praticamente todos os serviços.

Clientes da Vivo reclamaram durante toda a quinta-feira (17) da queda nos serviços prestados pela operadora. Os consumidores usaram as redes sociais para desabafar e exigir que os problemas sejam solucionados.

São muitas as reclamações e referem-se à indisponibilidade de diversos serviços da Vivo como sinal de rede de celular, telefones fixos e banda larga. 



Alguns internautas reclamaram por não conseguirem realizar ligações. Outros disseram que estavam sem sinal até mesmo do 3G. Teve cliente dizendo que seu Wi-Fi também não estava funcionando. 


Houve até quem chegou a realizar uma reclamação formal junto ao Procon e os que ameaçaram trocar de operadora.



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O problema começou a ser relatado por volta das 11h10. O Down Detector chegou a receber 883 notificações em uma hora.


Metade das reclamações registradas no site eram referentes à internet (51%). Outras 37% das queixas eram sobre telefone e 10%, SMS.

As reclamações foram realizadas por usuários de diversos estados, entre eles Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Brasília.



A operadora, que agora oferece cobertura 4G em todos os municípios do estado de São Paulo, está ciente do problema no estado do Espírito Santo, onde houve um rompimento de um cabo de fibra ótica dedicado a levar serviço de internet para os clientes desse estado.

A Vivo informou, por meio de nota, que os serviços da rede móvel no estado do Espirito Santo, estão normalizados desde as 14:10h desta quinta-feira (17).


A empresa esclarece que “devido ao rompimento de fibras óticas, ocasionados por obras de terceiros,  os clientes móveis no estado do Espirito Santo, enfrentaram dificuldades para acessar a internet,  originar e receber chamadas.”


A Vivo, no entanto, não se manifestou sobre a indisponibilidade dos serviços nos outros estados.