Internet móvel: você sabe usar?

Campanha “Navegar é preciso”, das principais operadoras brasileiras, dá algumas dicas para otimizar o uso da internet no celular.



Você sabe usar a internet móvel? Aproveita o pacote da operadora da melhor maneira possível? Em uma campanha chamada “Navegar é preciso”, na página Telecomunicações do Brasil, as operadoras Algar Telecom, Claro, Oi, Sercomtel, Vivo e TIM publicaram algumas dicas para usar a rede no celular.


Os conselhos envolvem o uso da internet para aplicativos, monitoramento da franquia, acessórios que podem atrapalhar o sinal, acesso de streaming, bluetooth, entre outras dicas de navegação. Veja abaixo:









Aplicativos

A primeira dica é em relação aos maiores “comilões” da internet móvel, que seriam os aplicativos. O usuário deve se atentar aos dados que o aplicativo consome quando instalado, que pode ser acessado em “Detalhes da permissão”, antes de baixar. 
Os apps também acabam gastando internet inclusive quando há atualizações e pela coleta dos dados de segundo plano, quando você continua recebendo notificações mesmo com o celular bloqueado, por exemplo. Nesses casos, é possível desativar o segundo plano para economizar. Nas configurações do aparelho, também é possível ver quanto cada aplicativo gasta de dados.
E tem mais: alguns aplicativos também vêm com anúncios, esses que acessam a internet e, com exceção do uso do Wi-Fi, gastam dados da franquia. 
Em apps de mapas, rotas e GPS, uma opção é salvar os mapas no smartphone ou tablet para consultar depois em modo offline. Em alguns planos, como os novos TIM Controle e TIM Black, a navegação no Waze e no Easy Taxi passou a ser ilimitada.
LEIA TAMBÉM:

Capas metálicas e celular pirata

Uma das dicas da campanha é não usar capas metálicas para não causar interferência na recepção de dados e, principalmente, não usar celulares piratas. Os aparelhos que não são homologados, no caso, podem prejudicar o desempenho da internet móvel e causar riscos até à saúde. 
O prejuízo financeiro também pode ocorrer, já que não há garantias ou assistências técnicas. Para descobrir se um celular está homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é preciso encontrar um selo com a marca da agência, normalmente no corpo do aparelho.

Streaming

Em casos de streaming de música ou vídeo, o gasto também é grande quando não há download do arquivo, e sim uma transmissão contínua. Nesses casos, uma ideia é fazer o download já no primeiro acesso do arquivo e, de preferência, usando a rede Wi-Fi. 
Alguns benefícios de operadoras, como o Claro Música, TIM Music by Deezer e agora alguns inclusive de vídeo, como no pós-pago Oi Mais Digital, já oferecem acesso ilimitado a alguns aplicativos de streaming selecionados.

Bluetooth

O recurso é pouco usado atualmente, mas usar o bluetooth pode economizar o pacote de internet móvel para o compartilhamento de fotos, vídeos ou músicas. E em relação às imagens que precisam ser compartilhadas em algum aplicativo que gaste internet, também é possível diminuir o tamanho para gastar menos dados.

Escolha certa de internet móvel

As operadoras, por fim, dão algumas dicas específicas para que o cliente possa contratar o pacote de internet móvel ideal de acordo com a sua necessidade de consumo. Antes de contratar o serviço, é preciso:
  1. Ler o regulamento completo da oferta e as especificações do regulamento; 
  2. Checar o período de validade da promoção, já que há um prazo limite para a contratação;
  3. Consultar se a oferta que você mais gostou cobre as localidades onde você usará o serviço;
  4. Confirmar se a franquia de dados, durante o ciclo de cobrança, seja mensal, semanal ou diário, está adequada ao seu perfil;
  5. Se informar sobre a velocidade máxima da internet móvel, se há acesso 3G, 4G, se chega a 5MBps, 2MBps, 1Mbps, etc., e entender as referências passadas pela operadora. Dependendo do local, a velocidade da internet pode mudar;
  6. Por fim, conferir os valores cobrados, por quanto tempo ele irá vigorar e se trata-se de um período promocional;
  7. E como a rede de internet móvel é a mais utilizada nos dias de hoje, verifique os eventuais valores cobrados pelo consumo extra da franquia de dados contratada.

5
Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
5 Número de Comentários
0 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
0 Autores de comentários
Rafael HipólitoMouraAnônimo Autores recentes de comentários
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Anônimo
Visitante
Anônimo

A INTERNET ERA PRA SER SEM LIMITES DE USO OU SEJA ILIMITADA AI DA PRA VER VIDEOS BAIXAR MUSICAS VER TV ONLINE E OUVIR RADIO ONLINE A MINHA INTERNET FIXA ILIMITADA DE VERDADE JA USEI 150 GB NAO BLOQUEIA NAO REDUZ E NAO TEM TAXA POR MEGA CONSUMIDO O PRECO E FIXO ASSIM ERA PRA SER A MOVEL

Anônimo
Visitante
Anônimo

A INTERNET SO PODE BLOQUEAR SE A PESSOA NAO TIVER PAGO A CONTA OU NO PRE PAGO NAO TIVER CREDITOS SUFICIENTES PRA RENOVACAO DO PACOTE
EU AQUI USO MINHA BANDA LARGA FIXA NO COMPUTADOR E WIFI E LIVRE

Anônimo
Visitante
Anônimo

NA MINHA CIDADE MUITA GENTE JA LARGOU DE LADO A INTERNET MOVEL APOS INVENTAREM O BLOQUEIO AGORA TA CADA VEZ MAIOR OS QUE USAM BANDA LARGA FIXA AQUI.

Moura
Visitante

A Internet móvel não pode, por limitações da física, ser ilimitada. Mas as franquias deveriam ser maiores, embora já tenham melhorado bastante.

Rafael Hipólito
Visitante

Estamos no caminho certo, mas muitas cidades e regiões ainda tem serviços péssimos.