18/12/2025
Início Site Página 1685

Vivo Fibra chega a mais uma cidade do interior paulista

3
Operadora preparou ofertas especiais para o lançamento da sua rede de fibra.


A Vivo levou a sua rede de fibra (FTTH) para mais uma cidade do interior de São Paulo: Bauru. Inicialmente, 22 bairros serão contemplados com os serviços da operadora. Mas até o final do mês de agosto, a rede deverá ser ampliada para outras localidades do município.


Por meio da mesma rede de fibra, a Vivo fornece seu serviço de TV por assinatura, o IPTV


A Vivo TV conta com diversos canais em HD e uma plataforma de vídeo sob demanda com mais de 18 mil títulos (gratuitos e pagos), incluindo filmes, séries e programas.

“Bauru está recebendo o que há de mais moderno em internet, tudo para que os cidadãos tenham a melhor experiência”, explica o diretor regional da Vivo em São Paulo, João Truran.

“Os usuários poderão jogar online, ver vídeos em alta resolução, trocar documentos e arquivos, além de usar aplicativos que exigem muita banda com mais velocidade”, completa o diretor.

Cobertura


Os bairros que serão contemplados com a rede de fibra da Vivo são: Jardim Guadalajara, Distrito Industrial, Vila Monlevade, Vila Cárdia Monlevade, Vila Coralina, Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim Cecap, Jardim Bom Samaritano, Vila Carolina, Jardim Dona Lili, Vila Galvão, Jardim Maramba, Vila Engler, Jardim Contorno, Jardim Alvorada, Jardim Olímpico, Parque Hipódromo, Núcleo Res. Pres. Geisel, Jardim Sambura, Jardim Colonial, Jardim Niceia e Jardim Santos Dumont.

Para adquirir os produtos e serviços, o cliente pode acessar o site www.vivo.com.br ou entrar em contato com a Central de Atendimento no 103 15.  

É possível comprar também nas lojas e revendas Vivo ou contatar um dos agentes autorizados na cidade. 

No mês passado, a operadora levou sua rede de fibra para as cidades de Assis, Bragança Paulista e Itapetininga, no interior de São Paulo, e para Concórdia, em Santa Catarina. 

Serviços residenciais


Os clientes poderão usufruir da conexão da Vivo de forma completa: banda larga residencial (com planos de até 300 Mega), TV por assinatura e telefone fixo. 

Ao adquirir Vivo Fibra no combo com voz, o usuário que optar por contratar planos de 50 Mega e 100 Mega ganhará o dobro da velocidade selecionada por 12 meses.

Assim, na aquisição de Vivo Fibra 100 Mega mais plano de voz, por exemplo, o cliente terá velocidade de 200 Mega por um ano.


LEIA TAMBÉM:


No combo com Banda Larga (100 Mega), TV por assinatura (Super HD) e telefone fixo (ilimitado fixo local), a banda larga sairá de R$ 129,99/mês por apenas R$99,99/mês por 12 meses. 

O valor total deste combo é R$ 194,88/ mês por 12 meses. Após o período promocional sai por R$ 244,88/mês

Clientes Vivo Fibra ainda receberão um bônus de até 10GB, todo mês, nos planos de celular Vivo, por um ano.

Serviços corporativos


Para os clientes corporativos, o portfólio – que atende empresas de todos os portes – também inclui banda larga de até 300 Mega, serviços de telefonia fixa, mobilidade, acesso dedicado à internet, além de soluções de TI como informática, segurança gerenciada e soluções de cloud computing.

Como oferta de lançamento, estarão disponíveis pacotes com condições especiais. O plano empresarial com velocidade de 100 Mega de Internet, por exemplo, terá por 12 meses o valor de R$ 99,99.

Quando adquirido com plano de Voz ou Voz + TV, receberá o dobro da velocidade contratada.

Também estão disponíveis ofertas com preços exclusivos com o “Vivo Soluciona TI”, uma solução completa de informática com locação de equipamento, manutenção, seguro e antivírus, com parcelas fixas mensais a partir de R$ 90,99.

Apps para ter autonomia


O cliente Vivo Fibra – residencial e corporativo – conta com o Vivo Smart Wi-Fi: um app que permite ao cliente turbinar sua rede Wi-Fi, decidir para quem e quando sua banda larga estará disponível e criar uma rede exclusiva para seus convidados (com nome e senha diferentes). 

Tudo com apenas alguns toques na tela do celular, de forma fácil e gratuita.

Já o aplicativo Meu Vivo Fixo permite que os clientes fixos residenciais solucionem questões técnicas com autonomia e de forma remota. 

Todas as funcionalidades do app também podem ser acessadas pelo portal www.vivo.com.br/meuvivo.

Brasil ainda tem 40,2 milhões de linhas fixas

4
Apesar disso, número continua sendo de queda no setor, com 96,2 mil cancelamentos somente de maio para junho.

Assim como na telefonia móvel, a telefonia fixa continua em queda no Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foram registradas 40,2 milhões de linhas fixas no Brasil no mês de junho. O número total de 40.224.677 representou uma queda de 0,24% em comparação ao mês de maio, quando 96,2 mil cancelaram seus números fixos. 

Em junho de 2018, as empresas autorizadas contavam com 17.140.584 linhas fixas e as concessionárias 23.084.093. Em um ano, as autorizadas até apresentaram um aumento, de 67.844 linhas (+0,40%), enquanto as concessionárias apresentaram uma redução de 1.208.213 de linhas (-4,97%).


Em relação às operadoras, a Claro foi a líder no mercado entre as autorizadas, com 62,4% do total de linhas, o que significou mais de 10 milhões. Em seguida veio a Vivo, com 27,9% (4,78 milhões) e a TIM, com 4,5% (773,9 mil).
Entre as concessionárias, a Oi lidera com 55,7% de participação (12,86 milhões de linhas), seguida pela Telefônica/Vivo, com 40,30% (9,3 milhões) e a Algar Telecom, com 3,26% do total (751 mil).
Em todo o Brasil, o estado de São Paulo foi o que apresentou a maior redução no número de linhas fixas, com 28.714 a menos entre maio e junho. No Rio de Janeiro e em Minas Gerais, as quedas foram de 24.770 e 11.647 linhas (-0,53% e -0,30%, respectivamente).
Os maiores aumentos foram registrados em Santa Catarina e Tocantins, onde 4.240 e 510 clientes ativaram linhas fixas nos estados, um crescimento de 0,25% e 0,36%.
Neste ano, apenas no mês de abril houve um leve crescimento no setor de telefonia fixa. Já no mês de maio, a Anatel não divulgou os dados em detalhes.

Fatia da faixa de 2,3 GHz também deve ser destinada para 5G

0
Anatel pretende incluir essa frequência no leilão de espectro previsto para 2019.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, na última quinta-feira (9), a abertura de consulta pública sobre as novas condições de uso da faixa de 2,3GHz. A agência pretende destinar os 100 MHz disponíveis para aplicações em 5G.


As contribuições para a consulta pública poderão ser realizadas durante 30 dias.


O órgão estuda a possibilidade de incluir essa frequência no leilão de espectro previsto para 2019. 

O uso dessa fatia do espectro se tornou possível depois de negociações com as emissoras de televisão. 

O resultado foi uma resolução (688) aprovada no fim de 2017 que realojou serviços de retransmissão e de coberturas externas do naco entre 2,3 e 2,5GHz, onde estavam, para subfaixas entre 2 e 2,3GHz. 


LEIA TAMBÉM:


A Anatel já trabalha na destinação da faixa de 3,5GHz para o 5GPara isso, a agência está realizando testes de campo e de laboratório para avaliar as condições de interferência na recepção de sinais pelas antenas parabólicas. 

Esses testes estão sendo realizados no centro de referência tecnológica da Claro, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, e devem ser concluídos ainda neste mês.

A Anatel espera desenvolver uma solução de baixo custo que mitigue o problema.

No início desta semana, os Estados Unidos divulgaram as regras para o leilão das faixas de frequência que poderão ser utilizadas pelas operadoras para transmitir sinal do 5G. 

O país planeja realizar um leilão de espectro na faixa de 28GHz em novembro, seguido por um leilão de espectro na faixa de 24 GHz.

Vice-presidente de operações deve deixar TIM em setembro

4
Medida cria especulação de que diretor da Telecom Italia esteja buscando aliados de longa data para cargos de confiança.


Como parte de uma reestruturação na administração da TIM, o vice-presidente de operações, Pietro Labriola, deverá deixar a companhia nos próximos meses, segundo informações da agência de notícias Reuters.


Representantes da TIM não comentaram o assunto. Segundo a Reuters, Labriola deve deixar a empresa em setembro.


Há alguns meses, a operadora vem realizando trocas em sua gestão. Em março, Mario Cesar Pereira de Araujo renunciou ao cargo de presidente do Conselho Administrativo, sendo substituído por João Cox Neto.

A medida criou especulação na TIM de que Genish, que assumiu o comando da Telecom Italia em setembro passado, está buscando instalar aliados de longa data que compartilham sua visão sobre os rumos da subsidiária.

Uma das estratégias do diretor inclui uma agressiva expansão de serviços de fibra óptica e disciplina austera de custos.


LEIA TAMBÉM:


No mês passado, a empresa substituiu o presidente-executivo Stefano de Angelis por Sami Foguel.

Com a saída de Labriola, Genish pode ter outra oportunidade de trazer mais um nome de sua confiança para a TIM.

Analistas, em geral, têm aprovado a postura de Genish sobre as operações do grupo no Brasil. 

Entretanto, a saída de um vice-presidente de operações pouco depois da troca de um presidente-executivo, um presidente de conselho e outros membros pode criar preocupações sobre a suavidade da transição.

Mas especialistas acreditam que os investidores provavelmente vão ter uma posição favorável sobre Genish ter um papel na escolha de um novo vice-presidente de operações, o que deve minimizar o impacto da saída de Labriola.

Veek, operadora móvel virtual, já cobre 85% dos DDDs brasileiros

14
Últimos DDDs expandidos foram o 27, 28, 55, 68, 69 e 94.

A operadora móvel virtual Veek acaba de atualizar, em seu aplicativo (pela Play Store e App Store), as informações que mostram suas mais recentes novidades. Entre elas, a chegada em seis novos DDDs: 27, 28, 55, 68, 69 e, o último lançado, 94, no Pará.

Com isso, a Veek passa a cobrir 85% dos DDDs brasileiros desde seu lançamento no ano passado. Clientes de 57 DDDs, hoje, já podem solicitar um chip grátis da operadora para testar suas tarifas e cobertura.









São eles: 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 21, 22, 24, 27, 28, 31, 32, 33, 34, 35, 37, 38, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 51, 53, 54, 55, 61, 62, 64, 67, 68, 69, 71, 73, 74, 75, 77, 79, 81, 84, 86, 87, 89, 91, 93, 94, 96, 98 e 99.

Mais uma novidade é que agora, pelo aplicativo da Veek, o cliente consegue acompanhar o pedido do chip do momento da solicitação até a entrega. Isso evita com que o cliente fique na dúvida sobre a entrega de seu chip e questione a operadora a todo o momento.
Apesar de não ter agradado todos os consumidores quando lançou suas tarifas, a Veek ainda consegue conquistar algumas pessoas, dependendo do uso que fazem do celular. Neste ano, a tarifa de R$ 0,20 pelo minuto de ligação (para qualquer operadora, sem custo adicional de roaming) foi cortada pela metade, para R$ 0,10.
Cada 10MB utilizado continua custando 20 centavos. O que significa que, para cada 100 minutos, o cliente gasta R$ 10, e para cada 1GB, o cliente gasta R$ 20.
A conta fica mais barata se considerar as ofertas que dobram a recarga do cliente, como as de R$ 40 (que vão para 80 Veekcoins), R$ 60 (120 Veekcoins) e R$ 100 (200 Veekcoins). Ao carregar R$ 40, nesse caso, é possível alcançar 4GB, e não apenas 2GB.
Um dos benefícios da Veek, em comparação com as operadoras convencionais, é que ela costuma ouvir o que os usuários pedem, e adequa as ofertas constantemente de acordo com o relacionamento que tem com o cliente.
Primeiro foi a inclusão do envio de mensagens pelo WhatsApp de forma gratuita, depois a entrega do chip sem custo na casa do cliente, passando para o corte de preço na tarifa e, no começo desta semana, as mudanças relacionadas às opções de recarga pelo aplicativo.
A operadora acaba de aumentar a validade da recarga de R$ 20 (de 20 dias para 30 dias), diminuir para R$ 20 a primeira recarga disponível no aplicativo (antes era necessário carregar R$ 30) e aumentar a quantidade de crédito recebida quando o cliente coloca R$ 30 (transformados agora em 40 Veekcoins). Todas essas eram solicitações feitas constantemente pelos canais digitais de atendimento.
O cliente que está em um DDD onde a Veek ainda não opera também pode se cadastrar no aplicativo. Assim que o DDD for liberado, a operadora promete enviar um alerta ao usuário.

Claro e TIM fecham acordo para ampliar roaming no Brasil

7
Iniciativa faz operadoras disponibilizarem acesso à rede móvel 3G em 700 novos municípios brasileiros.

A Claro e a TIM anunciaram, nesta sexta-feira (10), uma parceria para o compartilhamento de infraestrutura em forma de roaming. 

O acordo deve garantir a conectividade 3G aos seus usuários em mais de 700 novos municípios onde, antes, havia apenas uma das operadoras. O que significa que elas vão se unir e compartilhar a estrutura para melhorar a cobertura nessas localidades.


A partir do acordo, a Claro e a TIM expandem o acesso à rede de telecomunicações e melhoram o uso do serviço de telefonia móvel de mais de 116 milhões de clientes de celular do Brasil.
LEIA TAMBÉM:
Além do benefício para o usuário, o uso eficiente da infraestrutura também acaba sendo maior, permitindo que o investimento que seria realizado na cobertura desses municípios seja utilizado de outra maneira no setor de telecomunicações.
Durante a teleconferência de seus últimos resultados financeiros, a TIM já havia anunciado que negociava o compartilhamento de rede com outras operadoras além da Oi.
Segundo a Claro, a negociação prevê o uso da estrutura 3G nos municípios contemplados desde o início de julho. “A prestação do serviço será transparente, não exigindo qualquer ação prévia por parte dos clientes seguindo a mecânica da oferta/plano de serviço já contratada”, informou.

Disney não exibirá mais produções na Netflix

1
Estúdio prepara território para o lançamento do seu próprio serviço de streaming, previsto para 2019.


A Disney já está tomando algumas medidas para o lançamento de seu próprio serviço de streaming em 2019. Uma delas é garantir a exclusividade da maior parcela de seus filmes, séries e outros conteúdos, retirando-os da grande concorrente Netflix.


Para o The New York Times, a empresa afirmou que está focada em fazer seu serviço de streaming – que ainda não possui nome definido – um sucesso absoluto. Para isso, irá deixar de lançar filmes da Marvel na Netflix. 


Assim, Homem-Formiga e a Vespa será o último longa da Marvel a estrear no serviço de streaming que a Disney um dia tentou comprar.

A empresa confirmou também que a partir de Capitã Marvel, todos os filmes lançados pela Walt Disney Studios nos cinemas estrearão após alguns meses com exclusividade na plataforma de streaming da Disney.


LEIA TAMBÉM:


Em contrapartida, as séries da Marvel que são produzidas pela própria Netflix seguirão no streaming, que deverá renovar os direitos de exibição. 

Já as séries animadas da FOX, como Os Simpsons, deverão ficar na plataforma da Hulu. Essa jogada provavelmente teria a ver com o fato de a Hulu fazer parte do grupo Fox. 

No final do mês passado, os acionistas dos estúdios 21st Century Fox aprovaram a oferta dada pela Disney para sua aquisição. Possivelmente, a plataforma Hulu deve ter entrado na compra. 

Ainda não existem muitas informações a respeito de quando a Walt Disney deverá apresentar a grande concorrente da Netflix. No entanto, as especulações é que a plataforma de streaming estreie após março do ano que vem.  

TCU quer punir operadoras por cadastros irregulares no pré-pago

0
Anatel abriu processos administrativos contra as operadoras com multas previstas acima de R$ 2,8 milhões.


A agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) terá que revisar suas regulamentações a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU). 


O órgão quer que a agência aplique multas e advertências para as operadoras que descumprirem as leis e normas que exigem o cadastramento dos usuários do serviço pré-pago.


O TCU também recomendou à Anatel que avalie a possibilidade de aplicar a perda das condições indispensáveis à manutenção da autorização para as prestadoras móveis.

Durante auditoria realizada a pedido da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, o TCU teve acesso aos resultados da fiscalização realizada no final de 2017, no qual constatou falhas.

Entre as irregularidades encontradas está o cadastro de um CPF associado a mais de mil linhas telefônicas distintas; mais de 200 mil cadastros sem nenhuma informação de CPF, nome ou endereço; mais de 2,5 milhões de cadastros com nome incompleto ou inválido; mais de 15,3 milhões de cadastros com endereços incompletos ou inválidos; e mais de 1,7 milhão de cadastros com número de CPF, CNPJ ou identidade inválido ou em branco.

A Anatel abriu processos administrativos contra as operadoras com multas previstas acima de R$ 2,8 milhões. 


LEIA TAMBÉM:


A agência informou que as prestadoras estão resistentes à cumprir a norma que determina a exigência aos usuários pré-pagos de apresentarem cópias de documentos.

Assim, o órgão orientou as empresas a adotarem soluções tecnológicas, como o envio por e-mail dos documentos. 

Para combater a fraude no serviço, a Anatel instalou um grupo de trabalho focado na área. 

A agência também citou a existência do Sistema de Investigações Telefônicas e Telemáticas (Sittel), que foi criado com o objetivo de facilitar a investigações de crimes por meio do uso de pré-pagos.

Por fim, TCU reconheceu o esforço da agência em obrigar as empresas a cumprirem as determinações, com a realização de fiscalizações, aplicação de multas e a exigência de novo plano de ação das prestadoras, que cubra as lacunas verificadas.

Canais do Esporte Interativo serão excluídos da TV

7
TNT e Space vão assumir conteúdos como a Liga dos Campeões da UEFA e o Campeonato Brasileiro.


O Esporte Interativo anunciou a saída de seus canais da televisão brasileira na manhã desta quinta-feira (9). Os conteúdos que eram exibidos pela emissora serão migrados para os “canais irmãos” da Turner, TNT e Space


Os canais eram conhecidos principalmente por transmitirem a Liga dos Campeões da UEFA, as séries C e D do Campeonato Brasileiro e campeonatos nordestinos. A partir de 2019, a emissora começaria a exibir também a Série A do Campeonato Brasileiro.


O comunicado foi dado pela emissora por meio de sua página oficial no Facebook. Os canais televisivos serão desativados nos próximos 40 dias, mas o Esporte Interativo seguirá com as atividades nas plataformas digitais, como o El Plus e as redes sociais.


LEIA TAMBÉM:



Segundo informações do site Tudo Celular, dos 300 colaboradores até então em atuação nas emissoras esportivas da Turner, 180 foram demitidos com a mudança. Ainda não há informações dos principais nomes que deixaram a empresa.


O repórter Venê Casagrande se manifestou sobre o assunto em seu perfil pessoal no Twitter, comunicando seu desligamento.



Na semana passada, a Fox Sports foi quem movimentou os fãs de esporte nas redes sociais ao retirar da TV as transmissões da Liga Espanhola, a La Liga, para oferecê-la exclusivamente como canal à la carte.

Recargas pelo Itaú facilitam a compra de créditos no celular

0
Clientes de seis operadoras podem recarregar o número pré-pago diretamente pelo aplicativo do banco.

Quem é cliente pré-pago das operadoras Claro, Nextel, Oi, Porto Seguro Conecta, TIM ou Vivo, e também tem uma conta do Itaú, consegue fazer a recarga no celular diretamente pelo celular, via aplicativo, ou mesmo pelo site, no computador.

No aplicativo do smartphone, o procedimento é simplificado. Basta inserir os dados de agência, conta e senha eletrônica (ou digital, se for cadastrada no celular), acessar a opção “Transações” no app e depois escolher “Recarregar celular”.





O Itaú permite que o cliente salve um número de celular e, geralmente, o número daquele aparelho estará registrado na aba “contatos” automaticamente. De toda forma, é possível selecionar a opção “novo número” e preencher o formulário ou selecionando diretamente pela agenda do celular.

Além das operadoras móveis de celular, também é possível colocar crédito no Claro Fixo. Clientes da operadora da Porto Seguro, que já tem 653 mil assinantes na base, também acabam tendo mais praticidade por este meio de recarga, já que nem sempre têm à disposição essa opção em aplicativos. Das maiores operadoras, fica de fora somente a Algar Telecom.



LEIA TAMBÉM:

O app do Itaú logo vai pedir para selecionar o valor de recarga, que deve variar de acordo com o que é permitido pela operadora. A TIM, por exemplo, oferece as opções de R$ 20, R$ 30, R$ 40, R$ 50, R$ 60 e R$ 100. 
Apenas ao continuar o procedimento e finalizar com a senha, os créditos devem ser processados pelo banco. De toda forma, pode ser necessário esperar até 24 horas para ter a recarga efetuada.
Pelo computador, o que muda é a opção a ser selecionada, desta vez em “menu”, no canto esquerdo, e indo até “Recarga de celular”, dentro da opção “Pagamentos”.