sexta-feira, 27 de julho de 2018

Anatel realiza testes na faixa 3,5 GHz para destiná-la ao 5G

O que você achou? 
Agência irá avaliar as condições de interferência da frequência na recepção dos sinais da TV aberta via satélite.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já trabalha na destinação da faixa de 3,5 GHz para o 5G. Para isso, a agência irá coordenar testes de campo e de laboratório para avaliar as condições de interferência da frequência.

O conselheiro da Anatel Leonardo Euler de Morais informou que até agosto espera concluir os testes de laboratório dos equipamentos. Esses testes serão realizados no centro de referência tecnológica da Claro, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. 

Após isso, serão realizados os testes de campo. Morais voltou a declarar que acredita na realização do leilão da faixa no segundo semestre de 2019.

Nos testes de campo, serão avaliadas as condições de interferência na recepção dos sinais da TV aberta via satélite. 

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD), há 20 milhões de aparelhos que ainda utilizam esta tecnologia. 
Os resultados dos testes servirão de subsídios para elaboração do edital de licitação da faixa.

O conselheiro destacou que no Brasil apenas 200 MHz da faixa 3,5 GHz serão destinados ao 5G, quando em outros países a largura da banda chega a 400 MHz. Assim, será preciso utilizar a frequência de forma mais eficiente.

O conselheiro planejava realizar uma consulta pública sobre a destinação da faixa para o IMT-2020 no primeiro semestre, mas ainda não foi liberada. 

A ideia já era fazer um eventual leilão em 2019, talvez em conjunto com a faixa de 1,5 GHz (banda L) e outro bloco de 700 MHz.

Conforme Morais, todos os atores ligados a esses serviços estão sendo ouvidos, desde radiodifusores, empresas de telecomunicações, indústria, fornecedores, técnicos e até fabricantes de antenas e filtros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar a sua opinião no Minha Operadora você concorda em respeitar o nosso Código de Conduta.