17/12/2025
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Velocidade reduzida ainda é opção dos Betas, esclarece a TIM

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Ao esgotar pacote de dados, assinante do TIM Beta tem três opções para continuar navegando na internet do celular.

O Minha Operadora recebeu mensagens de alguns consumidores sobre o suposto fim da velocidade reduzida após esgotar o pacote de internet, um benefício que na TIM era exclusivo do Beta. Algumas pessoas chegaram a dizer que não encontraram mais a opção de continuar navegando após o fim da franquia, como acontecia antes.

Decidimos correr atrás da resposta para esclarecer esta dúvida e, segundo a TIM, o benefício da velocidade reduzida continua firme e forte.









Desde maio, a operadora dá três opções para os Betas de ofertas semanais e mensais, quando atingem 100% do pacote e dados:

  1. Antecipar a renovação total da oferta;
  2. Contratar um pacote adicional de internet;
  3. Navegar em velocidade reduzida (até 50 kbps) até o fim do ciclo.
É claro que para isso é preciso ter crédito no celular, pelo menos para a primeira opção e para a segunda. Na antecipação da oferta, é necessário ter os R$ 55, por exemplo, se o usuário for TIM Beta mensal. Nesse caso, o pacote de minutos também é totalmente renovado: os minutos que sobraram são descartados, e um novo ciclo se inicia.
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O pacote do TIM Beta chega a totalizar 20GB por mês, mas ainda assim o plano recebe pedidos de renovações antecipadas e contratações adicionais de usuários que atingem o limite de dados antes do prazo de um mês. Nesses casos, as opções podem ser bastante positivas.
Veja o esclarecimento completo enviado pela TIM ao Minha Operadora:
“A TIM esclarece que clientes TIM Beta seguem com a opção de continuar navegando em velocidade reduzida após atingir 100% da franquia de dados de seu plano. No caso dos clientes de ofertas semanais e mensais, além da opção de seguir navegando em velocidade reduzida, o cliente também pode contratar um pacote adicional de dados ou antecipar a renovação total de sua oferta. Lembrando que para ter essa última funcionalidade habilitada, o cliente deve ter saldo igual ou superior ao valor de sua oferta”.

Veja a história do pai que criou um app para filha com dano cerebral

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Vídeo de três minutos com o tema é apresentado no canal da Vivo e conta a história de Carlos Pereira, dono do Livox, e sua família.

A Vivo publicou um vídeo, em seu canal de YouTube, sobre a criação do aplicativo Livox, que no latim significa “liberdade e voz”. Trata-se de um software com linguagem simples e didática, que foi criado por um pai na busca pela comunicação com sua filha, que sofre com dano cerebral.



A história do criador e CEO Carlos Pereira foi explorada pela Vivo porque está inserida nos temas da plataforma “Dialogando”, criada pela operadora como uma forma de promover o melhor uso das tecnologias.

O vídeo apresentado esta semana traz o tema “Conexões que transformam”, e a história do aplicativo que venceu o desafio de impacto social do Google, recebendo um investimento de R$ 2,2 milhões para aprimoramentos.

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Mais do que isso, o Livox fez parte da história do pernambucano Carlos, de sua esposa Aline e, principalmente, de sua filha. No momento do nascimento, ele conta que houve um erro médico, faltando oxigênio no parto, o que causou o dano cerebral em sua filha, que não anda e não fala. Assista:

De toda forma, foi vendo que ela queria se comunicar, mas sem alternativas na época para fazer isso, que o pai criou o Livox, usado para auxiliar pessoas com deficiência a se comunicarem e aprenderem.
A criação ajudou a família a se comunicar com a filha, a princípio com perguntas interativas fáceis, cujas opções eram apenas “sim” ou “não”, e foi se desenvolvendo junto com as evoluções da criança. Hoje o app também é comercializado em inglês, árabe, espanhol e alemão, e é utilizado por várias escolas brasileiras – tendo a Prefeitura do Recife comprado 5 mil licenças para usá-lo em escolas municipais.

Em AGE, sobe aumento de capital da Oi e novo conselho é apresentado

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Ex-presidente do conselho de administração destaca que a Oi fez avanços significativos em qualidade e investimentos, mesmo em recuperação judicial.

A Oi realizou, na segunda-feira (17), sua Assembleia Geral Extraordinária (AGE), onde 99,9% dos acionistas participantes determinaram o novo conselho de administração da empresa.

Além de Eleazar de Carvalho Filho como presidente do conselho, foram eleitos os seguintes nomes: Henrique José Fernandes Luz, José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha, Marcos Bastos Rocha, Marcos Duarte Santos, Marcos Grodetzky, Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana, Paulino do Rego Barros Jr., Ricardo Reisen de Pinho, Rodrigo Modesto de Abreu e Wallim Cruz de Vasconcellos Junior.


Seguindo o plano de recuperação judicial, outros assuntos deliberados foram as atualizações para permitir a homologação parcial do aumento de capital, a proposta de alteração do limite de capital e a inclusão de um novo artigo para adequar o estatuto à composição do novo conselho.
Ao longo da reunião, também foram anunciadas novas regras de criação de “Comitês de Assessoramento” e relativas à alienação de controle, ao cancelamento de registro de companhia aberta e à saída de segmentos especiais de listagem da B3. 
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Outra aprovação durante a AGE foi a do aumento de capital no valor de R$ 10,6 bilhões, fazendo o capital social da Oi passar de R$ 21,4 bilhões para R$ 32 bilhões. O valor foi dividido em 2,182 bilhões de ações ordinárias e 157,7 milhões de ações preferenciais.
Para José Mettrau, o ex-presidente do conselho – e ainda membro atualmente –, os executivos da Oi trabalham e se comprometem com a companhia mesmo em momentos de adversidade. “Em meio a uma das maiores recuperações judicias da história, com fortes restrições de recursos e investimentos e enfrentando um cenário macroeconômico do País bem negativo, o grupo de gestores da Oi estabilizou a Companhia operacionalmente, equacionou seu balanço, mudou o patamar de governança corporativa, fez avanços significativos em qualidade neste período e preparou a empresa para um novo ciclo de investimentos”, disse.
Além de agradecer ao presidente da Oi, Eurico Teles, ainda garantiu: “Com os resultados que têm sido apresentados, tenho certeza que a empresa está numa nova rota favorável para o seu desenvolvimento”.

Clientes da TIM podem trocar chip 3G por 4G gratuitamente neste mês

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Ação vale para cidades do interior de São Paulo, onde ainda há 1 milhão de clientes com chip 3G mesmo onde há cobertura 4G.

A TIM entregará chips compatíveis com a internet móvel de quarta geração de forma totalmente gratuita em cidades do interior de São Paulo.

A ação acontecerá até o dia 30 de setembro como uma forma de incentivar os clientes a atualizarem sua rede para um sinal com mais qualidade. Pelo menos 1 milhão de clientes da TIM já têm um smartphone 4G no interior de SP, mas deixam de usar a rede porque o chip ainda é 3G.


A operadora já fez uma ação semelhante no mês de agosto, mas voltada ao público do Ceará, em Fortaleza.
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Desta vez, as cidades participantes são Adamantina, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bebedouro, Birigui, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Cruzeiro, Fernandópolis, Guararapes, Guaratinguetá, Ituverava, Jales, Lins, Lorena, Marília, Ourinhos, Tatuí e Votuporanga.
A TIM aproveita para destacar que já cobre todos os municípios de São Paulo com 4G, e que, no total, 3.164 municípios possuem sua cobertura 4G. Quanto ao VoLTE, as chamadas feitas pelo 4G e que também melhoram a qualidade de sinal para ligações, já são oferecidas em mais de 180 cidades do interior do estado.
A troca gratuita de chips pode ser feita em qualquer uma das lojas TIM abaixo:
  • Adamantina: Marta L.N Miyamura & Cia (Av. Santo Antônio, 217)
  • Araçatuba: Muticell (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 216)
  • Araraquara: Sanioto (Av. Alberto Benassi, 2270)
  • Barretos: Silva & Pacheco (Rua 20, 873)
  • Bebedouro: Bernal Importação e Comércio (Rua Rubião Junior, 775)
  • Birigui: Multicell (Rua Siqueira Campos, 589)
  • Botucatu: VH Cell (Rua Amando de Barros, 881)
  • Bragança Paulista: R&C Celulares (Rua Doutor Tosta, 336)
  • Campinas: Centro TIM (Rua Álvares Machado, 719)
  • Cruzeiro: Lopes Telecom (Rua Nesralla Rubez, 586)
  • Fernandópolis: L.B.N. Souza & Cia (Rua São Paulo, 2036)
  • Guararapes: Ana Carolina ME (Av. Rio Branco, 991)
  • Guaratinguetá: Lopes Telecom (Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 351)
  • Ituverava: Sanioto (Av. 10 de Março, 44)
  • Jales: Multicell Jales (Rua 8, 2533)
  • Lins: Kobayashi Celulares (Rua Floriano Peixoto, 464)
  • Lorena: Lopes Telecom (Rua Doutor Rodrigues de Azevedo, 78)
  • Marília: VH Cell (Rua dos Tucunarés, 500, loja 93)
  • Ourinhos: VH Cell (Rua Antônio Carlos Mori, 339)
  • Tatuí: Vieira de Melo (Rua Onze de Agosto, 211)
  • Votuporanga: Novacel (Rua Amazonas, 3191)

85% das crianças e adolescentes brasileiros já acessam a internet

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Levando-se em consideração a população como um todo, apenas 67% das pessoas estão conectadas.


A nova geração nasceu com o celular na mão e os dados divulgados nesta terça-feira (18) pelo Cetic.br, braço de pesquisas do NIC.br, confirmam isso: entre os brasileiros de 9 a 17 anos, acesso à rede chega a 85%, percentual bem acima dos 67% quando considerada a população em geral.


A diferença é gritante quando é considerada a população mais pobre. Nas classes D e E, apenas 42% das pessoas estão conectadas. Entre os mais jovens, essa proporção vai a 70%. 


Na classe C, o acesso entre a população em geral é de 74% e entre crianças e adolescentes é de 93%.

Já nas classes A e B, há uma relação direta entre o acesso das pessoas como um todo (92% conectados) com aqueles entre 9 e 17 anos (98% conectados).

Mas é preciso levar em consideração de que a amostra entre os dois grupos é bem diferente. A pesquisa TIC Kids Online foca em um grupo de 24,7 milhões de crianças e adolescentes. 

Já a versão mais abrangente, a TIC Domicílios, alcança 120 milhões de pessoas que afirmam estrem conectadas à internet.

Os dados apresentados pelo Cetic.br mostram que a principal razão para a grande diferença percentual entre as duas pesquisas é geracional. As taxas de conectividade tendem a cair entre quem tem mais de 45 anos. 

Se levarmos em conta a questão geográfica, os resultados também sofrem alteração. Enquanto 90% das crianças e adolescentes têm acesso nas áreas urbanas, somente 63% possuem acesso nas áreas rurais.


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Esse levantamento mostra que ainda há um desafio para a conectividade básica chegar a todos. 

Na questão da conectividade, a pesquisa evidencia a importância fundamental das redes fixas. 

Entre os brasileiros de 9 a 17 anos, 93% se valem do celular, 89% acessam a internet em casa e 84% utilizam redes Wi-Fi para se conectar, enquanto 49% podem contar com acesso por redes móveis 3G ou 4G. 

A conexão nas instituições de ensino também tem seu destaque, uma vez que 30% das crianças e adolescentes entrevistados afirmaram usar a internet das escolas. 

No entanto, a desigualdade digital é gritante nas escolas, como mostrou outro estudo do TIC Educação, patrocinada pelo NIC.br.

Nas escolas públicas, a velocidade máxima é de 2 Mbps enquanto que nas escolas particulares, a velocidade média é de 11 Mbps, com instituições que chegam a conexões de 50 Mbps.

No geral, o quadro sugere que a massificação do acesso avança mais rapidamente entre o público da TIC Kids Online. 

Há ainda um terço da população que não usa a internet. E são justamente entre os brasileiros de classes menos favorecidas e maiores de 45 anos, em regiões rurais e estados do Norte e Nordeste onde ocorrem as maiores disparidades. 

Anatel moderniza páginas com dados de telecomunicações

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De cara nova, páginas contam com gráficos, tabelas e até mapas interativos.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) modernizou suas páginas de números dos serviços de banda larga fixa, telefonia fixa e telefonia móvel. Desde a última segunda-feira (17), as páginas estão de cara nova. 


A nova versão está mais amigável e com informações repassadas de forma mais didática e organizada para os consumidores, com gráficos e tabelas. 



As páginas também apresentam as alterações mensais e anuais dos serviços de telecomunicações por regiões brasileiras e por unidade da federação. A densidade dos serviços no Brasil pode ser visualizada em mapas interativos.


Nas novas páginas de números dos serviços de telecomunicações, o gráfico da evolução de acessos possibilita o filtro da informação


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As legendas clicadas são tachadas e o conteúdo é excluído no gráfico. Dessa forma, a evolução do 4G na telefonia móvel pode ser obtida ao se clicar nas demais tecnologias (3G, 2G, 1G e M2M).

A agência também pretende reformular a página de dados de TV por assinatura até novembro deste ano. 

Os dados sobre banda larga fixa, telefonia fixa, telefonia móvel e TV por assinatura são atualizados mensalmente no portal da Anatel.

O último levantamento sobre os serviços de telecomunicações divulgado pelo órgão regulador é sobre os dados do mês de julho

Oi TV libera sinal de canal de humor

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Operadora lança mais uma ação promocional aos assinantes de TV por assinatura, que agora terão 10 dias para assistir programações gratuitas.

Assim como a Vivo TV, a Oi TV está liberando o sinal do Comedy Central ao longo das próximas duas semanas.


O canal de humor transmite séries de animação, filmes, shows de stand-up comedy e outros programas. Os assinantes terão até o dia 28 de setembro para assistir às programações de forma gratuita, independentemente do seu pacote.


A ação promocional começou na segunda-feira (17), logo após a saída do Lifetime de forma gratuita na Oi TV, que estava em período de experimentação até o último domingo, dia 16.
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Os principais destaques no guia do Comedy Central incluem a animação “South Park”, os programas “República do Stand Up” e “A Culpa é do Cabral”, as reprises do “The Noite com Danilo Gentili”, transmitido originalmente no SBT, e séries antigas, mas ainda aclamadas pelo público, como “Eu, a Patroa e as Crianças” e “Um Maluco no Pedaço”.
Outro canal que foi liberado pela Oi TV e continua por mais uma semana é o Cinemax. O sinal ficará aberto até o dia 25 de setembro. Na SKY, o mesmo canal fica liberado até o dia 23, enquanto na Vivo TV se estende até o dia 29 de setembro.
Outra ação promocional entre as operadoras de TV por assinatura é a liberação do E! para clientes com recarga ativa do SKY Pré-Pago. O período, neste caso, é de 28 de setembro a 7 de outubro.

TIM Live chega a mais uma capital brasileira

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Operadora pretende expandir seus serviços para 11 cidades até o final deste ano.

A TIM está levando sua internet de fibra óptica, o TIM Live, para Goiânia (GO). Essa é a quarta capital brasileira a receber o produto da operadora. Fora do eixo Rio-São Paulo, a primeira capital a contar com o TIM Live foi Salvador (BA).


No total, 83 bairros da capital goiana serão contemplados com a novidade nessa primeira fase de implantação. 


Assim, cerca de 570 mil pessoas terão uma opção a mais de internet banda larga para sua residência, o que representa 30% da população da cidade. 

Atualmente, o serviço da TIM está disponível em 8 cidades e a expectativa da operadora é chegar a 11 até o final do ano

Entre as cidades cotadas para a expansão, a empresa pretende levar o produto para mais uma capital, provavelmente da região Sul.

O TIM Live foi líder de velocidade nos meses de junho e julho, de acordo com o “Netflix ISP Speed Index”, um estudo mensal da Netflix que divulga quais operadoras oferecem as maiores velocidades de internet no Brasil.

A companhia tem como meta cabear pelo menos dois mil quilômetros de fibra no país, expandindo sua banda larga não só para centros urbanos, mas também modernizando a infraestrutura dos locais onde já opera com uma tecnologia mais antiga. 


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Planos


Os planos oferecidos pela operadora com a internet fixa sob a tecnologia FTTH (Fiber to the Home) têm, no mínimo, 100 Mega, e chegam a 2 Giga, com preços entre R$ 130 e R$ 1.560.

A TIM trabalha no desenvolvimento de uma plataforma de conteúdo com programação a ser contratada pelo assinante. O portal deve ser lançado no final de 2019.

Até lá, os clientes podem consumir conteúdos de vídeo e entretenimento por meio de streamings parceiros da operadora que são inseridos nos pacotes.

Esporte Interativo, Cartoon Network e Looke já são parceiros da TIM desde junho de 2017, no segmento pós-pago móvel, com o TIM Black.

A novidade na ultra banda larga é a associação com a FOX, permitindo ao cliente assistir a filmes, séries, documentários, esportes ao vivo, programas infantis e reality shows de 11 canais diferentes: FOX Sports, FOX Sports 2, FOX, FX, FOX Life, FOX Premium 1, FOX Premium 2, National Geographic, Nat Geo Wild, Nat Geo Kids e Baby TV.

Cada oferta possui um pacote de conteúdo e TV Online. A oferta de 150 Mega, por exemplo, conta com 14 canais da FOX, Esporte Interativo e Cartoon Network por R$ 160 mensais

Todos os serviços também podem ser contratados de forma avulsa, conforme o perfil do consumidor.

Todos os planos contam ainda com o TIM Live Fone, que funciona na tecnologia VoIP (Voz sobre IP). Basta o cliente conectar qualquer aparelho telefônico ao modem para realizar as chamadas. 

Netflix e HBO empatam em número de troféus no Emmy 2018

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Canal por assinatura se destacou com “Game of Thrones” e serviço de streaming, com “The Crown”.


Pela primeira vez, um serviço de streaming ficou empatado na primeira colocação em número de prêmios conquistados no Emmy, a maior premiação da TV norte-americana. A Netflix recebeu 23 troféus, o mesmo número de estatuetas dadas às produções da HBO.


No entanto, a HBO ficou com a principal vitória da noite, vencendo na categoria melhor série dramática. 


“Game of Thrones” levou pela terceira vez em sete temporadas o troféu da categoria. 

A série também recebeu outros oito troféus, incluindo melhor ator coadjuvante em série dramática. O premiado foi Peter Dinklage, que incorpora o personagem de Tyrion Lannister.

Entre as séries vencedoras da Netflix, a maior campeã foi “The Crown”, que ganhou cinco prêmios no total, incluindo melhor atriz em série dramática. A vencedora do importante troféu foi Claire Foy, que interpreta a Rainha Elizabeth na série.

Com o episódio “USS Callister”, a antologia “Black Mirror” levou quatro troféus para casa.

A minissérie “Godless” ganhou três, incluindo melhor atriz coadjuvante em minissérie ou filme para TV, com Merritt Wever (Mary Agnes).


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A disputa entre Netflix e HBO se acirrou antes mesmo da premiação, quando foram anunciados os indicados ao Emmy 2018.

O serviço de streaming tomou a liderança pela primeira vez ao receber 112 indicações

Já a HBO conseguiu 108 indicações, e perdeu o posto de mais indicada pela primeira vez em 18 anos. 

O Amazon Prime Video também colecionou oito estatuetas – todas para a vencedora na categoria série de comédias: “The Marvelous Mrs. Maisel”.

A Vivo TV embarcou na popularidade do Emmy 2018 e criou um especial no Vivo Play com filmes indicados a premiação. 

O especial foi liberado na última segunda-feira (17) e estará disponível até o dia 24 de setembro

Oi aposta em novos vídeos de comédia com Whindersson Nunes

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Youtuber passa a comunicar todos os serviços de conexão à internet da Oi, agora em uma websérie com conceito ‘WhinderssOn’ e ‘WhinderssOff’.

A Oi começa a semana reforçando a parceria com o comediante Whindersson Nunes em novas campanhas publicitárias. Antes como garoto-propaganda oficial dos serviços da Oi de telefonia móvel pré-paga, agora o youtuber passa a comunicar todos os serviços de conexão à internet da operadora.

O foco é na democratização no acesso, e a nova campanha traz vídeos criados de forma conjunta entre a Oi e o artista, com teor cômico bem semelhante aos vídeos que têm em seu próprio canal de YouTube. O conceito abordado é o ‘WhinderssON’ e ‘WhinderssOFF’, e quatro de oito vídeos já foram publicados:







“A Oi já mantém uma parceria de sucesso com Whindersson desde 2015. Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Ipsos revelou que, atualmente, 53% dos entrevistados que conhecem o youtuber, afirmam que os serviços de banda larga combinam com ele para uma parceria com a Oi. Sendo assim, a expansão da atuação do comediante nas campanhas da operadora para falar sobre conexão faz total sentido, ainda mais que ele é um fenômeno de comunicação da internet reconhecido no Brasil e no mundo”, afirma Flávia da Justa, diretora de Comunicação de Marketing da Oi.
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A campanha desenvolvida também conta com o apoio da agência NBS, e trata-se de uma websérie que será veiculada nas redes sociais da Oi, entre os meses de setembro e outubro.
Nos roteiros, o comediante apresenta o personagem WhindersOff, sua versão desconectada, e de forma divertida em stand ups curtos, mostra as diferenças entre ser On e ser Off.
“A Oi replica na campanha a sinergia que ela tem com o ‘WhinderssOn’ para associar oferta e conteúdo, em uma mesma linha de comunicação. Com essa estratégia, a Oi anuncia os seus serviços e ofertas e ao mesmo tempo reforça os atributos de bom humor de sua marca”, completa Flávia.