quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Belo Horizonte é a metrópole com maior disponibilidade de 4G

O que você achou? 
Estudo realizado pela OpenSignal mostrou que, em média, o 4G fica disponível em 66% do tempo nos municípios brasileiros.

Belo Horizonte (MG) é a metrópole com maior disponibilidade da rede 4G, segundo estudo divulgado na última quarta-feira (12) pela OpenSignal, empresa britânica especializada em conexões móveis. 

No quesito download, a cidade com maior velocidade para baixar arquivos é Porto Alegre (RS).



Outro fato relevante averiguado na pesquisa é que nas maiores cidades do país, a disponibilidade do sinal de LTE é superior a média nacional. 

Em média, o sinal das redes de quarta geração ficam 66% do tempo disponível nos municípios brasileiros que possuem a tecnologia.

Para chegar a esses resultados, a empresa fez um mapa do serviço nas 14 maiores cidades do país. 

Entre essas metrópoles, o destaque ficou com a capital mineira, cujo 4G fica ativo em 81,1% do tempo. 

O pior desempenho foi da cidade do Rio de Janeiro, onde o LTE está disponível em 73% do tempo. Ainda assim, a disponibilidade do sinal em terras cariocas é superior a média nacional.

Na segunda colocação do ranking está Goiânia, com sinal disponível em 79,5% do tempo. Em seguida aparecem Salvador (79%), Manaus (78,4%), Brasília (77,8%), Recife (77,7%), São Paulo (77,3%), Belém (77,3%), Fortaleza (77,1%), Guarulhos (75,9%), Campinas (75,1%) e Curitiba (74,7%), Porto Alegre (73,6%), ficando o Rio de Janeiro (73,1%) na lanterna.



LEIA TAMBÉM:


Para a OpenSignal, o desempenho das redes de quarta geração devem melhorar em um futuro próximo, principalmente nos municípios onde o uso da faixa de 700MHz foi liberado para o 4G.

No início de agosto, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já havia liberado o uso da faixa em todas as capitais do Brasil.

Por ser uma frequência mais eficiente, seu uso para o 4G garante maior abrangência do sinal e melhor penetração em edificações.

No ranking de performance, Porto Alegre (RS) registrou a maior velocidade média de download, com 25,2 Mbps.

A capital gaúcha é seguida por Brasília (21,9 Mbps), Curitiba (21,2 Mbps), Campinas (21 Mbps), Rio de Janeiro (20,6 Mbps), Belo Horizonte (19,4 Mbps), São Paulo (18,6 Mbps), Salvador (18,2 Mbps), Goiânia (17,9 Mbps), Guarulhos (17 Mbps), Recife (16,5 Mbps), Fortaleza (15 Mbps), Belém (14,2 Mbps) e Manaus (13 Mbps).



No último relatório divulgado pela OpenSignal, divulgado em junho deste ano, a Claro apareceu como líder em velocidade 4G no Brasil, com 28,18 Mbps de velocidade média de download.

Mas em se tratando de cobertura 4G, quem venceu o ranking foi a TIM, que chegava em 75,87% da população no mês de junho.

Segundo o balanço de julho divulgado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), a cobertura 4G no Brasil cresceu 44% no último ano. 

As redes de quarta geração estão presentes em 4.122 municípios, onde moram 94,4% da população brasileira.





2 comentários:

  1. Agora queria ver os argumentos de quem diz que é cliente Vivo porque tem maior cobertura... Aquela velha desculpa esfarrapada de quem não aceita ser taxado de idiota por pagar muito mais por muito menos.

    ResponderExcluir
  2. Tenho o App da Open Signal instalado e vejo o quanto em uma mesma cidade a rede das operadoras (no meu caso) a TIM é heterogênea! Na região do meu trabalho a média no 4G é de apenas 5Mbps e onde moro é 28 a 30Mbps. Agora a disponibilidade do sinal 4G da TIM (Uberlândia-MG) é praticamento em 100% do tempo!

    ResponderExcluir