As metas que a Vivo cumpriu em 2017 e o que espera para 2018

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De acordo com o Relatório de Sustentabilidade da operadora, no ano passado, 93,8% de suas metas foram cumpridas.

Direcionada pela estratégia Viva Tudo, o Grupo Telefônica trabalha anualmente no chamado “Plano de Negócios Responsáveis”, que analisa alguns temas relacionados à gestão de risco, produção responsável e a sustentabilidade como alavanca de crescimento da companhia.

No Brasil, a Vivo cumpriu, em 2017, 93,8% das metas apontadas no plano. O número foi ainda maior do que em 2016, quando 87% das metas foram atingidas pela operadora.










De acordo com o Relatório de Sustentabilidade de 2017 divulgado pela Vivo nesta semana, as metas solucionadas incluíram, por exemplo, uma política global de diversidade entre os talentos da empresa, o lançamento da assistente virtual AURA, de portais acessíveis à pessoas com deficiência, a melhoria da gestão de terceirizados por meio de ações, encontro anual com fornecedores estratégicos e o treinamento e comunicação com colaboradores de acordo com os princípios de negócios responsáveis.



A Vivo também beneficiou 1,2 milhão de pessoas com programas da Fundação Telefônica, implementou sites sustentáveis e mediu impactos ambientais de produtos e serviços próprios. Quanto aos serviços para os clientes e o tema de “contribuição ao progresso”, expandiu os municípios com 4G e ultra banda larga através de FTTH. Hoje há 364 cidades com a rede 4G+, por exemplo, e pelo menos 89 com FTTH.

Apenas metas na temática “meio ambiente” não foram seguidas pela operadora, no que diz respeito à redução de 5% das emissões absolutas de GEE (gases do efeito estufa) até 2020, e a redução do consumo de energia.
Já para 2018, a operadora espera expandir ainda mais a sua cobertura e se tornar mais presente e qualificada tanto para colaboradores quanto para clientes. Veja logo abaixo todas as metas de acordo com cada tema prioritário da operadora:

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Diversidade e Gestão de Talentos

Meio Ambiente

  • Reduzir em 5% as emissões absolutas de GEE (até 2020);
  • Estudo e comunicação da Pegada de Carbono;
  • Consumo de energia total adquirido de fontes renováveis.

Promessa ao Cliente e Confiança Digital

  • Visibilidade das campanhas de uso responsável da tecnologia (também com base no projeto Dialogando);
  • Publicação local do informe de transparência;
  • Implementação do ‘DNA Vivo’, programa que pretende criar uma cultura de excelência em todos os pontos de contato com o consumidor.

Gestão de Sustentabilidade na Cadeia de Suprimentos

  • Estabelecimento de planos de melhoria para não conformidade de fornecedores em auditorias;
  • Gestores de contrato treinados em gestão de contratos incluindo questões socioambientais.

Inovação Sustentável

  • Aumentar adesão à Conta Digital; 
  • Implementação de projeto voltado ao tema de Desastres Naturais;
  • Novos projetos que avaliam impactos socioambientais como parâmetro de decisão.

Contribuição ao Progresso

  • Maior crescimento da rede móvel 4G;
  • Maior crescimento de cidades com FTTH;
  • Maior número de beneficiários dos Programas da Fundação Telefônica.

Ética

  • Total de colaboradores que realizaram o novo curso de Princípios de Negócios Responsáveis;
  • Assinatura anual do Certificado Anticorrupção por 100% de Diretivos ativos.

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