Além de estar em acordo com o compromisso firmado, a operadora vê a região Nordeste como estratégica e segue com investimentos em curso na localidade.
Na primeira fase de implantação, os municípios contemplados serão: Amparo de São Francisco, Canhoba, Cumbe, Feira Nova, Gracho Cardoso, Ilha das Flores, Indiaroba, Itabi, Macambira, Malhada dos Bois, Pedra Mole, Santa Luzia do Itanhy, Santa Rosa de Lima, Santana do São Francisco, São Francisco, São Miguel do Aleixo.
O tempo de instalação ainda é incerto, já que depende da liberação das licenças para instalar antenas.
O TAC da TIM foi celebrado pela Anatel, em conjunto com a operadora, em julho de 2020. A aprovação final pela agência surgiu no mês anterior.
No documento, ficou acordado que a tele vai trocar mais de R$ 600 milhões em multas por compromissos de investimento e melhorias na qualidade do serviço prestado aos brasileiros.
Além do 4G, a marca também levará banda larga móvel para 350 cidades, com população inferior a 30 mil habitantes.
Outros estados contemplados serão Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará, Bahia, Pernambuco, Piauí, Alagoas, Pará, Goiás e Tocantins.
Ações da carteira digital do Mercado Livre na Black Friday 2020 são ainda mais agressivas do que no ano passado.
Imagem: Interface do Mercado Livre
O Mercado Pago deu o que falar na Black Friday de 2019, quando se juntou ao Burger King e McDonalds para oferecer descontos agressivos. A empresa, inclusive, não suportou a alta demanda e esteve entre as mais reclamadas da época.
Agora, em 2020, a conta digital do Mercado Livre volta a ser agressiva nas ofertas.
Na telefonia móvel, a primeira recarga feita pelo app tem R$ 12 de desconto e pode render 10 GB de bônus, a depender da operadora.
Transmissão, diretamente da ‘Live Store’ da operadora, já está no ar; saiba o que esperar do dia de ‘ofertas’ da empresa.
Imagem: Live Store da Claro (Reprodução)
Será nesta sexta-feira, 27 de novembro, que a Claro vai realizar uma live para anunciar ofertas exclusivas da Black Friday 2020.
O evento já está no ar, mas as ações especiais da operadora começam a partir das 20h e poderão ser acompanhadas pelo Facebook da marca, o canal 500 da TV por assinatura, assim como o site da Live Store.
Para Marcio Carvalho, diretor de marketing da tele, é uma ação inovadora que condiz com a atual proposta de negócio da empresa.
Além de promoções da própria operadora, a transmissão funcionará como uma espécie de “marketplace”, onde os apresentadores vão mostrar também ofertas de parceiros.
Será possível comprar Smart TVs, caixas de som bluetooth, assistentes de voz e outros produtos.
O apresentador Luciano Amaral, o músico Lucas Lima, a atriz Maria Gal, a apresentadora Sabrina Parlatore e mais nomes completam o time de apresentadores da live.
“(…)Estamos entregando as melhores opções na palma da mão de quem quiser e da forma que preferir: nas lojas físicas, no online, com sinergia com o Marketplace da Claro – um portal com seleção de produtos das melhores lojas da internet e preços exclusivos – e na Live Store”, destacou Carvalho.
A ação carrega o mote de “Quanto mais Claro você conecta, mais você ganha”.
Por sinal, as lives da “Black Friday” se tornam cada vez mais comuns. Empresas como Americanas e Magazine Luiza, por exemplo, promovem verdadeiros “shows” até o momento da virada para o dia de ofertas.
Metas da agência envolvem implantação de backhaul para expandir fibra óptica; agenda regulatória para 2021 e 2022 também esteve em pauta.
Imagem: Divulgação Anatel
Com a proximidade do fim do ano, a Anatel começa a definir a agenda regulatória dos próximos anos, assim como o novo plano de universalização da internet.
Para a conectividade, foi sugerida a implantação de backhaul (linhas com alta capacidade para transmissão de dados) a fim de levar fibra óptica para mais municípios.
Ao todo, 1.511 cidades brasileiras ainda não dispõem da tecnologia.
De acordo com Emmanoel Campelo, se houver saldo da troca da obrigação do 4G pelo backhaul, após a implantação da fibra nas sedes municipais, mais localidades serão atendidas.
Já os contratos de concessão da telefonia fixa tiveram novas versões aprovadas, com possibilidade de adaptação para o regime de autorização.
O último passo será enviar para o Ministério das Comunicações, assim como o Conselho Consultivo da Anatel. Será necessário efetivar pelo decreto presidencial.
Outro passo importante da Anatel nos últimos dias foi aproveitar a nova agenda regulatória, que prevê continuidade para 20 projetos iniciados no biênio 2019-2020.
Entre os novos, sete estão previstos para os anos 2021-2022. A expectativa é concluir ao menos 23 projetos, do total de 27.
Recargas e faturas já podem ser pagas pelo PIX; conheça as instruções e saiba como aproveitar o novo sistema do Banco Central.
Imagem: Logotipo PIX
O PIX surgiu não só como uma facilidade para quem transfere dinheiro, mas também a fim de inovar no pagamento de faturas e recargas digitais. Prova disso é que operadoras como TIM, Claro e Algar Telecom já aderiram.
TIM
Na primeira prestadora mencionada, as recargas pelo novo sistema ainda não estão disponíveis. Apenas o pagamento de faturas para usuários controle e pós-pago.
Será possível utilizar o QR Code pelo aplicativo do banco de preferência ou apenas copiar a chave da operadora pelo app MEU TIM para fazer o pagamento. Até então, apenas faturas com vencimento a partir do dia 10 de dezembro poderão ser quitadas dessa forma.
A marca, inclusive, oferece benefícios para quem utilizar o C6 Bank, empresa parceira.
Algar Telecom
Pela tele mineira, conforme divulgado recentemente, os clientes vão receber a fatura normalmente e poderão optar pelo pagamento via PIX.
Para isso, basta apontar entrar no aplicativo do banco escolhido para o pagamento, selecionar o novo sistema, ir em QR Code e apontar a câmera do celular para o código da Algar Telecom.
Já as recargas no pré-pago poderão ser feitas pelo site ou aplicativo da prestadora, via chaves. Quem optar por valores entre R$ 15 e R$ 100 receberá bônus.
A “operadora do sol” implantou a mudança primeiramente na Grande São Paulo, mas a novidade deve surgir em outras cidades muito em breve.
As faturas digitais e impressas já vão estar com o QR Code do PIX para o usuário apenas acessar o banco escolhido e selecionar a opção de pagamento.
É um recurso válido para clientes residenciais com banda larga, TV por assinatura ou telefonia fixa, assim como usuários controle e pós-pago de telefonia móvel.
Vale lembrar também que a empresa lançará, em breve, a plataforma Claro Pay. Serviço digital e gratuito via PIX para ofertar diversas atividades financeiras.
Com informações de Assessoria de Imprensa Claro, TIM e Algar Telecom
Plataforma de streaming reúne mais de 2 mil filmes, dos mais variados gêneros.
A partir de uma parceria entre o Uber e o Telecine, os usuários do programa “Uber Rewards” terão acesso gratuito ao serviço de streaming de filmes.
Para ter acesso ao benefício, o usuário precisa acumular 500 pontos no programa, por meio de viagens no Uber ou entregas pelo Uber Eats. A cada R$ 1 gasto, um ponto é acumulado no programa.
Os usuários da categoria Ouro têm direito a dois meses de Telecine. Já aqueles que têm os níveis Platina e Diamante terão três meses gratuitos na plataforma de streaming.
Para resgatar o benefício é preciso ser cadastrado no programa “Uber Rewards” e acessar a aba Rewards no aplicativo do Uber. Após resgatar o código, basta acessar a página específica da parceria indicada e fazer a assinatura do serviço de filmes.
“Estamos muito contentes em anunciar mais essa parceria com a Uber. Investir em variadas frentes de atuação e agregar parcerias estratégicas como esta, é uma das apostas do Telecine para ampliar o acesso ao maior hub de cinema do país, com mais de dois mil títulos”, afirma Izabela Martins, gerente de novos negócios e parcerias do Telecine.
O benefício é disponível apenas para novos assinantes do Telecine.
Já o Uber Rewards está disponível apenas para usuários das cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santos, São José dos Campos, São Paulo e Vitória.
O usuário pode verificar a disponibilidade do programa no próprio app da Uber. Caso não encontre o convite, a empresa afirma que em breve estará disponível para usuários de todo o Brasil.
Com informações de Assessoria de Imprensa Telecine.
Empresas criticam o ambiente de incertezas atual e afirmam que a restrição de fornecedores poderá impactar os consumidores. Confira o texto na íntegra.
Diante do debate nos últimos meses sobre eventuais restrições à fornecedores nas futuras redes 5G, tendo a chinesa Huawei como principal foco, a Conexis Brasil Digital, entidade que congrega as operadoras de telefonia, emitiu comunicado criticando o ambiente de incerteza atual.
Segundo a entidade, eventuais restrições à fornecedores poderia provocar desequilíbrio em custos, atrasos ao processo de implantação de infraestrutura de rede, além de afetar diretamente a população.
A Conexis Brasil Digital ressalta que para oferecer as melhores soluções e preços ao consumidor é preciso utilizar equipamentos de fornecedores que apresentem melhor custo, escala mundial e inovação tecnológica.
Como boa parte da infraestrutura atual das tecnologias 2G, 3G e 4G já utiliza produtos dos principais fornecedores mundiais, um bloqueio de algum deles poderia levar provocar consequências diretas aos serviços prestados, argumenta.
Além disso, como a maioria das operadoras são de capital aberto, a associação pede mais transparência nas discussões sobre o tema, para dar segurança aos investidores e atrair mais investimentos para o país.
“As principais operadoras do país possuem ampla expertise técnica e grande experiência nos mais elevados e críticos quesitos de privacidade e segurança de rede, e podem contribuir com soluções técnicas eficazes nas discussões que envolvem toda nossa cadeia de produtos e serviços, preservando a segurança do país”, argumenta a Conexis.
Confira o posicionamento da Conexis Brasil Digital na íntegra:
Por meio da imprensa e de todas as discussões públicas sobre o tema, as operadoras de telecomunicações associadas à Conexis Brasil Digital (nova marca do SindiTelebrasil), têm tomado conhecimento acerca de possíveis restrições à participação de fornecedores de equipamentos no processo de implantação das redes 5G no Brasil. Diante do nosso papel fundamental na implementação da tecnologia no país, e preocupadas com as incertezas geradas por essas discussões, ressaltamos a necessidade de transparência de todo o processo, prezando assim pelo princípio fundamental da livre iniciativa presente em nossa Constituição Federal.
Esse ambiente de incertezas pode impactar o desempenho do setor, pois eventuais restrições implicarão potenciais desequilíbrios de custos e atrasos ao processo, afetando diretamente a população. Questões como preço, escala mundial e inovações tecnológicas dos fornecedores hoje presentes no país são determinantes para que as melhores soluções e custos competitivos do serviço possam ser oferecidos pelas operadoras aos cidadãos.
Importante lembrar que todos os fornecedores globais já atuam no país nas tecnologias 4G, 3G e 2G. Uma eventual restrição a fornecedores do 5G pode atingir também a integração com a infraestrutura já em operação, com consequências diretas nos serviços oferecidos e custos associados, mais uma vez prejudicando os cidadãos brasileiros usuários dessa infraestrutura.
É necessário ainda ressaltar que as operadoras, em sua grande maioria, são empresas de capital aberto e a transparência das discussões é fundamental para gerar segurança aos investidores e seguir atraindo novos investimentos para o país.
O 5G será um dos principais marcos da revolução tecnológica em curso e um vetor fundamental de crescimento do país. Por isso, um debate amplo e o caráter técnico das decisões associadas serão fundamentais para o futuro da economia brasileira.
As principais operadoras do país possuem ampla expertise técnica e grande experiência nos mais elevados e críticos quesitos de privacidade e segurança de rede, e podem contribuir com soluções técnicas eficazes nas discussões que envolvem toda nossa cadeia de produtos e serviços, preservando a segurança do país.
Por fim, cumpre-nos destacar que representamos cerca de 4% do PIB e já investimos no país mais de R$ 1 trilhão de reais desde a privatização, o que nos permitiu dar uma resposta robusta à atual crise. Somos um setor que emprega quase 2 milhões de profissionais, diretos e indiretos, e um dos que mais contribuem com pagamentos de tributos ao erário público.
Prezando pelo diálogo, reforçamos nossa disposição para contribuir nesta relevante construção da política pública, que levará o Brasil ao futuro com o 5G, e pavimentará a economia 4.0 no país, garantindo continuidade e evolução aos serviços essenciais prestados por nosso setor a toda a população brasileira.
IPC-M variou 0,72% acumulando alta de 4,42% nos últimos doze meses.
O Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgou relatório em que aponta que o índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IPC-M) variou em novembro 0,72% em relação ao mês anterior, que havia variado 0,64%.
Nos últimos doze meses, o IPC-M já acumulou alta de4,42%.
Entre as classes de despesas, o de Comunicação foi um dos grupos que apresentaram acréscimos em suas taxas, variando de 0,08% para 0,09%.
De acordo com o instituto, especificamente no combo formado pela telefonia, internet e TV por assinatura a variação foi de 0,01% em outubro para 0,19% em novembro.
Além de Comunicação, Transportes (0,12% para 0,94%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,04% para 0,16%) também aumentaram preços.
Por outro lado, os grupos de Alimentação (1,90% para 1,61%), Habitação (0,32% para 0,23%) e Despesas Diversas (0,12% para -0,04%) registraram decréscimo em suas taxas.
Nenhuma operadora se interessou em participar de projeto que visa levar telefonia móvel para mais de 300 distritos e localidades.
Lançado em março passado, o programa “Alô Minas”, do governo do estado de Minas Gerais, não recebeu nenhuma proposta de operadoras interessadas em participar da iniciativa.
O projeto prevê levar conectividade para 305 municípios mineiros com distritos, comunidades e povoados que ainda não são cobertos pela telefonia móvel.
No edital é previsto que essas localidades tenham o 3G como tecnologia mínima.
A expectativa é que mais de 200 mil pessoas sejam beneficiadas com o programa.
Em nota, o governo mineiro afirmou que as operadoras justificaram a falta de propostas devido às circunstâncias econômicas em função da pandemia de Covid-19 e outros compromissos já assumidos para este ano.
Entretanto, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do estado afirmou que pretende revisar os termos do edital da licitação.
Em audiência pública realizada nesta quinta-feira, 26, Otto Levy Reis, titular da Seplag, afirmou que o programa “Alô Minas” deve ser relançado no primeiro semestre de 2021.
“O compromisso do Governo de Minas Gerais de levar o desenvolvimento através da comunicação aos Distritos e Localidades permanece inalterado e tão logo seja possível retornaremos com as informações atualizadas e o cronograma final de implantação”, diz em nota a secretária de planejamento de Minas Gerais.
Operadora trocará o pagamento de multas por investimentos em expansão da cobertura móvel.
Nesta quinta-feira, 26, o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Algar Telecom, que prevê a troca de multas por metas de investimentos.
O TAC prevê o investimento mínimo de R$ 33,3 milhões na expansão de redes 4G nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás.
A ideia é que a Algar Telecom leve a conectividade para duas sedes de municípios e nove localidades não-sede. Também é previsto a oferta de cobertura móvel em 22 trechos às margens de rodovias.
A negociação teve início em 2014. No ano passado, a Anatel havia aprovado o TAC da Algar no valor de R$ 76,1 milhões. Entretanto, a operadora desistiu de processos e acabou reduzindo o valor de referência.
Diante dessa desistência, o conselho diretor decidiu que nos próximos TACs não haverá a possibilidade de desistência parcial, por conta dos prejuízos causados ao interesse público e à celeridade processual.