23/04/2024

Decisão final sobre 5G será de Bolsonaro, diz Fabio Faria

Novo ministro das Comunicações acredita que leilão das frequências deve ocorrer no primeiro semestre de 2021.

Imagem: Carolina Antunes /PR

Nesta quarta-feira, 8, durante entrevista para a rádio Bandeirantes, Fabio Faria, atual ministro das Comunicações, afirmou que o 5G é um tema sensível e nacional e que a palavra final será do presidente Jair Bolsonaro.

Fabio indicou que a sua missão em frente ao ministério é apresentar as realizações da gestão de Bolsonaro, modificando a atual “pauta central concentrada em conflitos”

O ministro disse que está fazendo o “dever de casa” junto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e que pretende receber todos os players envolvidos com o 5G, para coletar informações e analisar questões financeiras, de investimento e de transparência para subsidiar o presidente da República.

“É uma questão nacional, envolve diretamente presidentes no mundo inteiro, é um tema altamente sensível, e estarei alinhado com o que o presidente definir. Vou fazer o dever de casa, juntamente com a Anatel, mas a decisão final será do presidente Jair Bolsonaro” afirma Faria.

Empossado há três semanas, Fabio diz acreditar que a realização do leilão das frequências do 5G deverá ocorrer no primeiro semestre de 2021, entretanto, ainda depende da realização de testes de campo sobre possíveis interferências, paralisados por conta da pandemia da Covid-19.

Segundo o ministro, ainda faltam definições da Presidência da República.

Recentemente, Leonardo Euler, presidente da Anatel, afirmou que órgão regulador trabalha para que, na melhor das hipóteses, o leilão ocorrerá no primeiro trimestre do ano que vem.

VIU ISSO?

–> 5G vai chegar antes do leilão, segundo CEO da Oi

–> Paulo Guedes é a favor da Huawei no Brasil

–> Ministro das Comunicações confirma leilão 5G para 2021

Enquanto isso, as operadoras já foram autorizadas a utilizarem as suas atuais frequências do 4G para começar a disponibilizar a conexão de quinta-geração. Na próxima terça-feira, 14, a Claro lança oficialmente sua rede 5G comercial, a primeira do país.

Com informações de Convergência Digital.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários