TIM vai levar 4G para cidades com baixo IDH

350 municípios com menos de 30 mil habitantes serão beneficiados pelo TAC celebrado entre a operadora e a Anatel.

Nesta terça-feira, 7, Leonardo de Morais, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Fábio Faria, ministro das Comunicações e, virtualmente, Pietro Labriola, CEO da TIM, lançaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre a agência e a operadora.

Em março, o TAC recebeu aval do Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) e, em junho, teve aprovação final da Anatel.


O acordo prevê a troca de R$ 639 milhões em multas devidas pela operadora por compromissos de investimento adicional em melhorias na qualidade e experiência do cliente.

A TIM se comprometeu a levar redes 4G ou superior para 449 municípios onde a tecnologia ainda não está disponível; conectar 238 localidades com fibra ótica; e levar 4G, com 700 MHz, a 1.388 cidades.

O TAC contempla, ainda, o compromisso adicional de levar banda larga móvel com tecnologia 4G a 350 municípios, com população inferior a 30 mil habitantes e que apresenta Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média nacional, nos próximos três anos.

Já em 2020, a companhia pretende oferecer cobertura móvel em 200 municípios, nos estados de Minas Gerais (50 cidades), Paraíba (44), Rio Grande do Norte (21), Sergipe (16), Maranhão (14), Ceará (13), Bahia (10), Pernambuco (9), Piauí (8), Alagoas (7), Pará (5), Goiás (2) e Tocantins (1).

Em 2021 serão outros 121 municípios e em 2022 mais 29 cidades, totalizando as 350 localidades, situados nas regiões Norte e Nordeste, no norte de Goiás e de Minas Gerais.

Cerca de 70% dos 350 municípios se encontram nas regiões norte e nordeste. Aproximadamente 62% das cidades são classificados como tendo um IDH-M baixo ou muito baixo.

Estima-se que 2,6 milhões de habitantes serão beneficiados.

VIU ISSO?

–> Processo sobre a limitação na banda larga fixa é arquivado no TCU

–> Leilão do 5G fica para 2021

–> Operadoras poderão utilizar tecnologia 5G antes mesmo do leilão

Cronograma de disponibilização do 4G em 350 municípios com população inferior a 30 mil habitantes. Imagem: Anatel

“Esse é um dia bastante emblemático. Muitos esforços foram envidados para chegarmos ao ponto de assinarmos o primeiro TAC da história da Agência”, comemora Leonardo de Morais.

“O Poder Público passa a obter compliance dos entes privados não apenas impondo multas que seriam discutidas administrativamente ou no Judiciário por anos, mas acelerando o desenvolvimento da infraestrutura do País. Estamos falando na obtenção de recursos para investimento por um novo caminho” ressalta Fabio Faria.

Com informações de Assessoria de Imprensa Anatel.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
5 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Romulo Castelo

Se a TIM pudesse ampliar o sinal na minha cidade, seria muito bom.

Cidade - UF
Cícero Dantas- BA
Aldevany Hugo

A Tim fez compromisso adicional para COBRIR TODAS AS CIDADES DO BRASIL até final de 2022. Segue o link da matéria: [SUPRIMIDO]

Cidade - UF
São Luís de Montes Belos/GO
FrankHB

Cobrir todas as “cidades” do Brasil, não “a cidade toda”, com 80% da área urbana* coberta já é considerado que a cidade tem cobertura, para quem está nos 20% restante, que deve ser o caso do OP, depende da boa vontade da operadora, pois está além da obrigação delas ..

Cidade - UF
São Paulo - SP
Aldevany Hugo

A lei sempre foi essa com relação à porcentagem considerada para dizerem que uma cidade tem cobertura ou não. Penso que quem que deveria rever essa porcentagem é a ANATEL, todo o Brasil já foi coberto pelas operadoras visando essa porcentagem no passado, vale agora lutarmos para que seja diferente daqui em diante né?! Acredito que se eles ativarem a faixa de 700 MHz toda a cidade em 100% vai ter cobertura, torçamos para que esta seja a nova forma de investimento de cobertura.

Cidade - UF
São Luís de Montes Belos/GO
Última edição 2 meses atrás de Aldevany Hugo
FrankHB

O ideal seria mesmo cobrir 100% da cidade, antes de sair falando que tem cobertura, infelizmente não é tão simples assim, não depende única e exclusivamente da operadora, tem as licenças da prefeitura por exemplo, obviamente que elas vão dar prioridade para as áreas e bairros mais populosos, os 80% nesse caso é atingido com menos esforço. Porém quando é de fácil implementação elas cobrem, meus pais moram em uma cidade de menos de 20 mil habitantes, e Tim, Vivo e Claro tem sinal bom LITERALMENTE até no mato por la, Oi só 2g e dentro da cidade. Em relação… Leia mais »

Cidade - UF
São Paulo - SP