28/03/2024

Edital do 5G deve ficar pronto até janeiro de 2021, diz Fábio Faria

Ministro reafirmou que leilão ocorrerá no primeiro semestre do ano que vem. Confira a entrevista na íntegra.

Nesta quarta-feira, 25, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou durante entrevista na CNN que espera que o edital para o leilão do 5G fique pronto até janeiro de 2021.

O ministro falou sobre a nomeação do conselheiro Carlos Baigorri para a função de relator do processo e que, inclusive, já o levou para conhecer o presidente da República, Jair Bolsonaro e mostrar que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já está trabalhando no edital.

Ele estimou que Baigorri deve emitir seu voto em um ou dois meses e que o Tribunal de Contas da União (TCU) deverá apresentar o seu parecer em até 150 dias, mas ele espera que a resposta seja muito mais breve, para que a Anatel possa fazer o leilão.

“Isto é pra ontem! Nós não podemos perder nem um dia sequer do 5G”, afirmou.

Segundo Faria, o Governo Federal já fez a sua parte publicando decretos que facilitam o leilão do 5G, como a Medida Provisória da Liberdade Econômica, que reduz a intervenção estatal em atividades econômica no país, e a aprovação da Lei Geral das Antenas, que minimiza a burocracia para a implantação de infraestruturas de rede.

Fábio ressaltou ainda que o Brasil precisará de 10 vezes mais antenas do que a quantidade atual para oferecer a cobertura 5G.

VIU ISSO?

–> Governo Federal publica decreto que regulamenta Lei das Antenas

–> Anatel prevê período de realização do leilão 5G; conheça

–> Vitória de Biden já faz Bolsonaro reconsiderar banimento da Huawei

Confira abaixo a entrevista de Fábio Faria à CNN.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários