Início5GEdital do 5G deve ficar pronto até janeiro de 2021, diz Fábio...

Edital do 5G deve ficar pronto até janeiro de 2021, diz Fábio Faria

Ministro reafirmou que leilão ocorrerá no primeiro semestre do ano que vem. Confira a entrevista na íntegra.

Nesta quarta-feira, 25, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou durante entrevista na CNN que espera que o edital para o leilão do 5G fique pronto até janeiro de 2021.

O ministro falou sobre a nomeação do conselheiro Carlos Baigorri para a função de relator do processo e que, inclusive, já o levou para conhecer o presidente da República, Jair Bolsonaro e mostrar que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já está trabalhando no edital.

Ele estimou que Baigorri deve emitir seu voto em um ou dois meses e que o Tribunal de Contas da União (TCU) deverá apresentar o seu parecer em até 150 dias, mas ele espera que a resposta seja muito mais breve, para que a Anatel possa fazer o leilão.

“Isto é pra ontem! Nós não podemos perder nem um dia sequer do 5G”, afirmou.

Segundo Faria, o Governo Federal já fez a sua parte publicando decretos que facilitam o leilão do 5G, como a Medida Provisória da Liberdade Econômica, que reduz a intervenção estatal em atividades econômica no país, e a aprovação da Lei Geral das Antenas, que minimiza a burocracia para a implantação de infraestruturas de rede.


Fábio ressaltou ainda que o Brasil precisará de 10 vezes mais antenas do que a quantidade atual para oferecer a cobertura 5G.

VIU ISSO?

–> Governo Federal publica decreto que regulamenta Lei das Antenas

–> Anatel prevê período de realização do leilão 5G; conheça

–> Vitória de Biden já faz Bolsonaro reconsiderar banimento da Huawei

Confira abaixo a entrevista de Fábio Faria à CNN.

Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

2 COMENTÁRIOS

Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários