27/04/2024

Como a Claro vai ofertar ‘5G’ antes do leilão de frequências?

Operadora pegou o mercado de surpresa ao anunciar a conectividade de quinta geração pelo Motorola Edge.

Comercial da Claro
Imagem: Comercial da Claro

Ao mesmo tempo em que surpreendeu, a Claro colocou uma “pulga atrás da orelha” em muitos consumidores e especialistas de telecomunicações, afinal, como será possível ofertar a conectividade 5G antes mesmo do leilão de frequências?

Para quem ainda não está familiarizado com o tema, vamos a um resumo básico: pelo Brasil, desde o ano passado, a nova conexão móvel ainda estava em fase de testes por parte de todas as operadoras.

A disponibilização final para o consumidor depende da Anatel, que segue nos procedimentos para realizar o leilão de frequências.

Por sinal, as empresas de telefonia dependem dessa negociação para adquirir frequências mais altas, que suportam a nova tecnologia. Então, a questão que fica é como a Claro conseguiu driblar toda essa burocracia para ofertar seu 5G?

O que torna a disponibilização possível é a parceria com a Ericsson e Motorola, que viabiliza a utilização do DSS (Dynamic Spectrum Sharing) para espalhar a conexão.

Ou seja, na tradução, significa “Compartilhamento dinâmico de espectro”.

Portanto, com os equipamentos certos e a quantidade de espectros que possui, a Claro vai conseguir implementar uma cobertura 5G no Brasil.

VIU ISSO?

–> Claro anuncia implantação de rede 5G

–> Veja quanto vai custar o primeiro smartphone 5G do Brasil

–> Consumidor está disposto a pagar mais pelo 5G, diz Ericsson

Em um único sistema, será possível ter várias operações de redes, com diferentes velocidades. É o que vai impulsionar a conexão prometida como 12 vezes mais rápida que o 4G tradicional.

A limitação mora mesmo no único smartphone que se encaixa nos requisitos da operadora, o Motorola Edge.

Já o leilão de frequências que vai oficialmente instaurar o 5G no Brasil é previsto para o segundo semestre de 2020, com possibilidades de adiamento para 2021.

Com informações de NEXO Jornal

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários