17/12/2025
Início Site Página 1030

WhatsApp não para de crescer, apesar da polêmica em torno dos novos termos

Nova e controversa política de privacidade gerou fortes críticas ao redor do mundo.

Procon-SP convoca reunião com Facebook para discutir novas regras do WhatsApp

No início do ano o WhatsApp começou a informar aos seus usuários que passaria a aplicar uma nova política de privacidade. Porém, com a polêmica gerada pelos novos termos, a mudança foi adiada.

Meses se passaram e mais uma vez houve adiamento: a nova política de privacidade será efetivada só daqui a 90 dias, a pedido de órgãos de defesa do consumidor e proteção de dados.

O incômodo gira em torno do compartilhamento de dados com outros apps do Facebook.

No Brasil, o Instituto Sigilo chegou a solicitar uma indenização na esfera judicial para cada usuário brasileiro que tivesse suas informações compartilhadas entre as redes sociais do grupo liderado por Mark Zuckerberg.

Com isso, mais pessoas passaram a procurar novos apps para troca de mensagens. Nesse meio tempo, o número de downloads do Telegram cresceu 98% para 161 milhões.

VEJA TAMBÉM:

–> Itaú quer disponibilizar WhatsApp Pay para todos os clientes em até 2 meses

–> Vivo e WhatsApp devem indenizar cliente vítima de clonagem

–> Defensoria Pública entra no jogo para impedir novas regras do WhatsApp

Com isso, o mensageiro azul conseguiu alcançar a marca de 500 milhões de usuários ativos mensais. Conhecido pelo leque de recursos que disponibiliza, um novo foi adicionado: um assistente para importar conversas do WhatsApp.

Mas apesar dessas boas notícias para os concorrentes engatilhadas pelo próprio mensageiro verde, ainda assim o WhatsApp não perdeu tração de maneira significativa e continuou crescendo.

De acordo com dados da SensorTower, houve uma queda de 43% no número de instalações entre janeiro e abril de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado.

E, ainda assim, o WhatsApp conseguiu superar os adversários com 172 milhões de downloads. Isso demonstra o poderio de um app que possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais — quatro vezes o número do Telegram.

Segundo o TechCrunch, o Facebook informou que na semana passada a maioria dos usuários aceitou os novos termos e o app continua a crescer, mas nenhuma estatística foi compartilhada para ilustrar.

Diante da iminência da nova política de privacidade que passa a valer neste sábado, mesmo que nem todo mundo abandone o WhatsApp, os números mostram que os usuários estão dispostos a experimentar outros aplicativos.

No Brasil, segundo dados de dezembro do ano passado, 76% dos brasileiros usam o mensageiro do Facebook. E recentemente o WhatsApp lançou no país o seu serviço de pagamentos dentro das conversas.

Com informações de The Next Web

‘Cadê Meu Celular?’, Pernambucanas lança operadora virtual

Plano móvel conta com internet sem cortes, WhatsApp grátis e acúmulo de benefícios.

Cadê meu Celular? Pernambucanas lança operadora virtual

A varejista Pernambucanas está lançando uma própria operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês).

Inicialmente, a compra do chip da nova MVNO – que tem o slogan “Cadê Meu Celular?” – pode ser feita nas lojas físicas da Pernambucanas.

O custo é de R$ 40 reais e o valor se transforma automaticamente em crédito para ser utilizado no plano móvel contratado.

Ou seja, a compra do chip Pernambucanas sai de graça.

VEJA TAMBÉM:

–> ‘Cartão de Todos’ lança MVNO com plano móvel de 5GB por R$ 35

–> ‘Uber Chip’ amplia operação para outras regiões do Brasil

–> Mangueira anuncia lançamento de operadora de celular

A expectativa é que a partir da próxima semana o chip seja lançado oficialmente, com a possibilidade de contratar o plano por meio do site oficial da operadora virtual da Pernambucanas.

Atualmente, a nova MVNO disponibiliza cinco planos pré-pagos mensais, conforme a seguir:

  • R$ 25 – 1GB + 500 MB de bônus e 60 minutos/SMS
  • R$ 30 – 2GB + 1GB de bônus e 100 minutos/SMS
  • R$ 40 – 3GB + 2GB de bônus e ligações ilimitadas
  • R$ 50 – 6GB + 3GB de bônus e ligações ilimitadas
  • R$ 75 – 10GB + 5GB de bônus e ligações ilimitadas

Todos os planos contam com WhatsApp grátis, internet sem cortes e acúmulo de benefícios, ou seja, a internet não utilizada é acumulada no mês seguinte.

Na portabilidade, o usuário ganha 5GB de bônus no primeiro mês.

A varejista ressalta que os planos não estão atrelados a nenhum pacote de fidelidade, permitindo que o usuário possa trocar de operadora a qualquer momento.

“A Pernambucanas está trazendo essa novidade para ajudar os consumidores brasileiros a se manterem conectados – e com qualidade. É por isso que esse chip tem cobertura nacional e é compatível com o maior sinal de 4G do Brasil”, afirma a empresa em comunicado.

O lançamento ocorre em parceria com a Surf Telecom.

A rede utilizada pelo chip da Pernambucanas é da TIM, da própria Surf Telecom, além de outras operadoras.

Com informações de Tecmundo.

Disney+ alcança 103 milhões de assinantes e bate Netflix em crescimento

0

Número de pessoas que assinaram streaming da Disney ficou acima do registrado pela Netflix no trimestre.

Disney+ foi o único streaming a ter crescimento no último trimestre

A Disney, um dos maiores conglomerados de mídia do mundo, revelou nesta quinta-feira, 13, que seu serviço de streaming Disney+ alcançou a marca de 103,6 milhões de assinantes globalmente.

Isso se deu após o acréscimo de 8,7 milhões de novos pagantes à sua base durante o primeiro trimestre de 2021. A Netflix, por outro lado, conseguiu angariar 3,98 milhões de assinantes no mesmo intervalo de tempo.

Ao todo, o streaming do N vermelho conta globalmente com 208 milhões de assinantes e nesse sentido segue na frente da casa do Mickey. Mas, mesmo com esses números, os resultados do Disney+ ficaram aquém do esperado.

Estava previsto alcançar o patamar de 110,3 milhões de assinantes em todo o mundo neste primeiro trimestre de 2021, de acordo com informações da Bloomberg.

Apesar dos aumentos de preço praticados no período, Christine McCarthy, diretora financeira da Disney, não acredita que isso impactou a rotatividade de assinantes de modo significativo.

VEJA TAMBÉM:

–> Star+: Lançamento do novo streaming da Disney é adiado no Brasil

–> Disney+ antecipa estreia de aguardada série

–> Após se unir com a Disney, Globoplay anuncia parceria com a Apple

Outro ponto dos relatórios que ficou um pouco abaixo do que era esperado foi a receita registrada pela empresa: alcançou US$ 15,61 bilhões quando a expectativa era chegar a 15,85 bilhões.

Mas nem tudo são más notícias, já que o prejuízo operacional registrado pelo segmento de streaming caiu de US$ 805 milhões em 2020 para US$ 290 milhões em 2021.

Dentro das previsões da companhia, essa divisão do conglomerado deve se tornar lucrativa dentro dos próximos 3 anos. Outra marca que se antecipa é chegar a 230 milhões de assinantes do streaming nesse mesmo prazo.

E para Bob Chapek, CEO da Disney, ainda há muitas pessoas nos Estados Unidos que podem ser alcançadas pelos serviços do grupo, como ESPN Plus e Hulu.

O primeiro, inclusive, registrou aumento de 75% ano a ano em número de assinantes, alcançando a marca de 13,8 milhões e com planos de uma expansão internacional para alavancar o Disney+.

A Disney também informou ter obtido US$ 901 milhões de lucro no primeiro trimestre de 2021 em relação aos US$ 460 milhões registrados no mesmo período do ano passado.

E, graças ao diversificado leque de negócios que a companhia possui, a vacinação das pessoas e o retorno às atividades presenciais podem beneficiar o fluxo de caixa da empresa.

Com informações do Tecnoblog

Exclusivo: Claro box tv ganha novos planos de assinatura

0

Serviço IPTV disponibiliza conteúdos sob demanda, canais ao vivo e acesso a aplicativos de plataformas de streaming.

Claro box tv ganha novos planos de assinatura

A partir desta sexta-feira, 14 de maio, a Claro começa a disponibilizar novos planos de assinatura para o Claro box tv, o serviço IPTV da operadora.

Até o fechamento desta matéria, os novos planos ainda não estavam disponíveis para contratação no site oficial da Claro.

Entretanto, segundo apurou o Minha Operadora, os atendentes e vendedores de lojas físicas da operadora já estão recebendo comunicações da empresa detalhando o novo portfólio do Claro box tv.

O primeiro deles será o “Box HD Paramount+”, com o preço de R$ 29,90 por mês.

VEJA TAMBÉM:

–> Novo canal é disponibilizado no pacote básico da Claro TV

–> IPTV da Claro acrescenta mais um serviço de streaming ao catálogo

–> Claro Box TV começa a acelerar entrada de afiliadas Globo

O Paramount+ reúne filmes e séries da ViacomCBS, incluindo conteúdos das marcas MTV, Nickelodeon, CBS, Bet+, Comedy Central, Paramount Pictures, entre outros.

No catálogo estão títulos como “The Handmaid’s Tale”, “Line of Duty”, “The Unsettling”, “Yellowstone”, entre outros.

O outro combo do Claro box tv que será lançado é o combinado “Box HD StarzPlay”, também por R$ 29,90 mensais.

O StarzPlay é um serviço de streaming do canal Starz, e conta no catálogo com franquias como “Jogos Vorazes” e “Divergente”, além de séries como “The Act”, “Vida” e “The Great”.

Além dos dois novos combos, o serviço ainda mantêm o atual pacote “Box Top HD”, por R$ 79,90/mês, que inclui mais de 100 canais ao vivo de filmes, séries, esportes e infantil.

Já o plano sem conteúdo, que disponibilizava apenas acesso aos apps de streaming e alguns canais abertos – com preços a partir de R$ 20,00/mês – deverá deixar de ser comercializado em lojas físicas, sendo contratado apenas pelo site.

Vale lembrar que a disponibilidade dos novos planos e do Claro box tv, assim como os preços dos pacotes, podem variar de acordo com a localidade do usuário.

O Claro box tv, que é conectado à TV, disponibiliza por meio de uma conexão banda larga acesso a aplicativos streaming, canais de TV, além de conteúdos do NOW, o serviço de conteúdo sob demanda da Claro.

Com ele é possível utilizar aplicativos da Netflix, Globoplay, Prime Video, Facebook Watch, entre outros.

A caixinha também permite contratar canais “a la carte”, como o Star Premium, Conmebol TV, Premiere, Combate, Copa do Nordeste, Campeonato Carioca, Curta ON, Box Brasil Play, Looke, StarzPlay, Paramount+, HBO, Telecine, DOG TV, Sexy Hot, Playboy, Venus, Sextreme, Sex Prive.

A adesão avulsa do dispositivo tem custo de R$ 399,00.

Ao contratar o Claro box tv combinado com os serviços de banda larga e telefonia (móvel ou fixa) da Claro, o preço de adesão do IPTV é gratuito.

Oi Fibra chega a mais duas cidades com planos de até 1 Gbps

2

Operadora espera atingir a marca de 4 milhões de clientes no serviço de banda larga por fibra até o final deste ano.

Oi Fibra chega a mais duas cidades com planos de até 1 Gbps

A operadora Oi anunciou a expansão da operação do “Oi Fibra” para mais duas cidades do estado de Mato Grosso.

Agora, as cidades de Primavera do Leste e Várzea Grande passam a contar com o serviço de internet banda larga por fibra, com velocidades de até 1 Gbps (1024 Mbps) de download e 500 Mbps de upload.

O serviço pode ser contratado por clientes residenciais, empresariais e corporativos.

De acordo com a Oi, a operadora investiu cerca de R$ 116 milhões no estado do Mato Grosso em 2020, um aumento de 9% em relação ao ano anterior.

VEJA TAMBÉM:

–> 9% dos clientes da Oi Fibra já utilizam banda larga com pelo menos 400Mbps

–> Pequenos provedores dominam mercado de banda larga em 3,5 mil cidades

–> Oi lança carteira digital que é movimentada pelo WhatsApp

O foco desse investimento foi a expansão da malha de fibra óptica no estado.

Além das duas novas cidades, a Oi Fibra já estava presente em Cuiabá, Rondonópolis e Sinop, atendendo 46 mil clientes, além de mais de 210 mil casas aptas para receber o serviço em Mato Grosso.

No Brasil inteiro, o serviço superou a marca de 2,5 milhões de clientes em abril passado.

A expectativa da companhia é chegar a 4 milhões de casas conectadas até o final deste ano.

“Temos o melhor custo benefício com a melhor experiência de conectividade e serviços digitais, com uma internet conectada por pura fibra ótica até o modem do cliente, o que garante mais velocidade e estabilidade na navegação. Na Região Centro-Oeste já temos 1,5 milhão de domicílios (homes passed, no jargão em inglês) aptos para receber a Oi Fibra”, revela Julio Rocha, diretor de mercado varejo da Oi na região Centro-Oeste.

Lançado em 2018, a Oi Fibra conta com um portfólio de internet banda larga no Mato Grosso de 200 Mbps (R$ 99,90 por mês), 400 Mbps (R$ 149,90/mês) e 1 Gbps (R$ 499,90 mensais).

Os valores são exclusivos para pagamento com débito em conta e conta digital.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.

Star+: Lançamento do novo streaming da Disney é adiado no Brasil

3

Nova plataforma estava prevista para junho. Entenda o caso e a nova data de estreia.

Star+: Lançamento do novo streaming da Disney é adiado no Brasil

A Disney decidiu adiar o lançamento do novo streaming Star+ no Brasil e na América Latina para 31 de agosto de 2021, uma terça-feira.

Antes, a chegada da nova plataforma era prevista para junho deste ano.

A nova data é estampada no site do serviço no Brasil e foi confirmada durante a divulgação de resultados financeiros do primeiro trimestre da Disney.

O motivo para a mudança ainda não está claro, mas é provável que esteja relacionado com a disputa entre a Disney e o canal Starz para o uso na marca.

VEJA TAMBÉM:

–> Conheça o possível catálogo do STAR+, novo streaming da Disney

–> PlayPlus perde canais da Disney

–> Disney deve ultrapassar o número de assinantes da Netflix até 2024

O Starz , que também é proprietário do streaming StarzPlay, tenta barrar o uso da marca “Star+” no Brasil, na Argentina e no México, os principais mercados da América Latina.

O pedido de oposição foi registrado no Brasil no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no último dia 1º de abril.

Como os nomes são parecidos e ambas são plataformas de streaming (que concorrem entre si), o argumento é que os serviços podem confundir os consumidores.

A marca “Star” foi lançada recentemente, em substituição à antiga “FOX”, após a Disney+ adquirir o conglomerado de mídia.

No Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, alguns países da União Europeia, além de outros mercados internacionais, o conteúdo da nova plataforma é disponibilizado em uma nova aba no catálogo do próprio Disney+, chamada de “Star”.

Nos Estados Unidos, os assinantes já tem o equivalente Hulu (também pertencente à Disney), e não devem receber a aba extra.

Já na América Latina e Brasil o conteúdo chega com o nome “Star+”, como um serviço de streaming separado do Disney+, com assinatura e aplicativo independentes.

Diferentemente do Disney+, que tem foco no público infantil, o Star+ terá conteúdos adultos provenientes dos estúdios da The Walt Disney Company, incluindo o Disney Television Studios, FX, 20th Century Studios, 20th Television e ABC Signature, Touchstone, STAR Original Productions e National Geographic Original.

Além disso, a nova plataforma contará com os conteúdos de streaming de esportes ao vivo pela ESPN.

O preço do Star+ no Brasil ainda não foi divulgado oficialmente.

Aba “Star” disponível no Disney+ em alguns países selecionados pela Disney.

[ATUALIZAÇÃO – 14/05/2021 12h30]:

Diferentemente do que foi publicado, a aba “Star” no Disney+ não está disponível nos Estados Unidos. Por enquanto, esse catálogo extra está acessível na plataforma de streaming em alguns mercados internacionais selecionados pela Disney. A publicação foi corrigida. Pelo erro, pedimos desculpas.

Com informações de Guia Disney+ Brasil, Disney e IG.

‘5G DSS’ é 4.5G, segundo Ministro das Comunicações

Fabio Faria vai enviar comunicado informal para as operadoras, com o pedido de que a informação seja esclarecida para o consumidor.

Ministro Fabio Faria em entrevista para o UOL, falando sobre o 5G.
Imagem: Reprodução YouTube

Além das intervenções do Conar nas propagandas do ‘5G DSS’, o Ministro das Comunicações também terá suas contribuições.

Em entrevista recente, Fabio Faria destacou que a conectividade ofertada é, na verdade, 4.5G e isso precisa ser esclarecido.

O leilão das frequências para o 5G será realizado em julho, segundo expectativas. Só após esse processo que as prestadoras poderão ofertar a verdadeira conectividade de quinta geração.

Para destacar a questão, o ministro comentou que o símbolo do 5G simplesmente é colocado nos smartphones adaptados.

VEJA TAMBÉM:

–> Como a Claro vai ofertar ‘5G’ antes do leilão de frequências?

–> 5G poderá substituir banda larga fixa residencial

–> Fábio Faria: ‘o 4G mudou a vida de pessoas, o 5G vai mudar a vida de indústrias’

É uma prática que cria uma expectativa fora da realidade para o consumidor, já que o Brasil sequer ofertou frequências para a comercialização da nova tecnologia de conectividade.

A medida adotada será o envio de um comunicado informal em nome das operadoras, assim como da Anatel.

Outro argumento utilizado é que a diferença entre 4G e 5G, quando chegar o ‘grande momento’, será de 100 vezes mais veloz, entre uma geração e outras. Esse não é o caso da tecnologia ‘5G DSS’.

“Ontem eu estava tentando entrar na internet com o 5G (DSS) funcionando e caindo o vídeo. Muita gente deve estar pensando que já é o 5G”, destacou Fabio Faria.

Na prática, o que as operadoras oferecem é um compartilhamento dinâmico de espectro. Ou seja, as frequências utilizadas para o 4G viram também a do “5G DSS”.

Questionado se as operadoras estão mentindo ou se haverá algum tipo de punição, Faria ameniza e diz que é uma fase de testes.

Prática comum quando as operadoras farão uma transição de uma tecnologia para outra.

Por sinal, o ministro aproveitou para esclarecer que o leilão não será arrecadatório, graças ao ‘deserto digital’ que existe no Brasil.

O valor das outorgas será aproveitado para levar internet para o Brasil inteiro, segundo prometeu.

DirecTV Go surge com oferta de plano anual; vale a pena?

IPTV que chegou como alternativa ao negócio de TV por assinatura começa ter mais agressividade no mercado; novo pacote também oferece HBO.

Background do site do DirecTV Go - Divulgação da série Big Little Lies, da HBO.
Imagem: Background do site do DirecTV Go

Aos poucos, o DirecTV Go começa a ter mais agressividade em seu modelo de negócio. A IPTV ‘legalizada’ agora oferece um plano anual, com valor mais acessível. Mas como?

Na prática, a oferta mensal tem custo de R$ 59,90, com dois anos de acesso aos canais e conteúdo HBO sob demanda.

Já pela promoção anual, o consumidor paga R$ 599,90. O brinde oferecido é o mesmo, mas há um desconto no valor.

Na prática, o assinante que optar pelo preço anual terá o equivalente a dois meses isentos de mensalidade no DirecTV Go.

VEJA TAMBÉM:

–> DirecTV Go: IPTV recebe novos conteúdos exclusivos

–> DirecTV Go começa a receber afiliadas da TV Globo

–> IPTV da Guigo TV cresceu 832% em 2020

Os canais são os mesmos inclusos no plano mensal, qualquer opção extra será cobrada a parte, como Telecine, STAR Premium, entre outras.

Mas, trata-se de uma alternativa relevante apenas se o consumidor estiver com o valor total disponível para investir. Não há opção de parcelamento.

Se o assinante tivesse a opção de pagar em 12x, o valor investido seria de R$ 50 por mês. Um desconto de R$ 10 no valor convencional do vínculo mensal com a plataforma.

Mesmo que um parcelamento fosse equivalente a uma assinatura por mês, a empresa teria a oportunidade de ter um assinante fidelizado por 12 meses, diferente da outra modalidade.

Atualmente, o DirecTV Go é uma IPTV ‘legalizada’ em meio a explosão de plataformas piratas nos mesmos moldes. O acesso é oferecido via aplicativo, que aos poucos se expande para vários dispositivos, como smartphones, Smart TVs, entre outras.

O controle é da mesmo grupo responsável pela SKY. A propósito, na visão da concorrente, que é conhecida pelo serviço convencional de TV paga, o DirecTV Go é a alternativa para os clientes que evadiram do negócio.

Ransomware que paralisou oleoduto nos EUA prejudicou também empresas brasileiras

0

Vírus que sequestra sistemas da vítima e pede dinheiro para liberá-los já causou estragos em empresas nacionais como a Copel e Eletrobras.

Algar Telecom lança nova solução de segurança digital

Segundo informações do site Ciso Advisor, o mesmo vírus de sequestro de sistemas (ransomware) que paralisou o maior oleoduto dos EUA também vem prejudicando empresas no Brasil desde o início do ano.

O malware já atingiu companhias como o Grupo Moura, Eletrobras e Copel, além de uma empresa pernambucana que fabrica peças para o mercado de automóveis, logístico, de telecom e outros.

Segundo a fonte, os criminosos alegaram ter conseguido acesso a dados pessoais de clientes, acordos, contratos e plantas, além de informações sobre as atividades do Grupo Moura.

Ao todo foram 400 GB de arquivos divulgados a conta-gotas na dark web. O Grupo Moura confirmou ter sido vítima de um ataque a seus servidores internos, resultando no conteúdo divulgado indevidamente.

Após o incidente, a empresa informou que todas as medidas cabíveis foram tomadas e que a investida dos criminosos não prejudicou o processo fabril nem a distribuição de seus produtos.

VEJA TAMBÉM:

–> Anatel pretende testar produtos de telecom em busca de riscos à segurança

–> Ministério das Comunicações cria ‘Comitê de Segurança da Informação’

–> Huawei é aprovada em avaliação de segurança da GSMA

Não foi informado, porém, se o resgate exigido pelos cibercriminosos foi pago ou não. Além do Grupo Moura, empresas do setor de energia e até órgãos do judiciário brasileiro também se tornaram alvos.

Apesar de não assumirem, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e o Superior Tribunal Federal teriam sofrido ataques com vírus do tipo ransomware.

De acordo com a agência Bloomberg, o Colonial Pipeline, maior oleoduto dos Estados Unidos, resolveu ceder e os cibercriminosos levaram US$ 5 milhões como resgate para devolver os sistemas da companhia.

Metade dos combustíveis consumidos pelos estados que formam a Costa Leste dos EUA depende do oleoduto. A Colonial Pipeline teve que pagar em criptomoedas para assim dificultar o rastreio do dinheiro.

Ao menos neste caso, os cibercriminosos cumpriram a promessa e liberaram as ferramentas necessárias para remover a criptografia e devolver o controle do oleoduto para a empresa.

Mas o programa fez o serviço de uma forma tão morosa que a companhia preferiu usar backups para restaurar o sistema. Para evitar ser vítima desses e outros tipos de golpe, as recomendações de especialistas são:

  • Cuidado com arquivos e links que venham de qualquer pessoa, mesmo as conhecidas, via WhatsApp ou e-mail;
  • Mantenha sempre um programa de segurança ativo e atualizado para proteger seu computador;
  • Cuidado com os sites pelos quais navega na internet e as coisas que baixa deles.

Usuários também podem ser vítimas da ação de cibercriminosos.

Com informações de Convergência Digital

Maior cobertura 5G em ambientes internos está reduzindo uso do WiFi

2

Parte das pessoas que já estão usufruindo da tecnologia 5G passaram a preferir ela em vez de usar uma rede sem fio.

Ilustração do 5G

Relatório da Ericsson ConsumerLab publicado nesta quinta-feira, 13, aponta que duas a cada dez pessoas em todo o mundo preferem usar menos as redes WiFi disponíveis em locais fechados para permanecer no 5G.

Isso se deve a uma cobertura crescente das redes de quinta geração em ambientes internos. O resultado do relatório parte da maior pesquisa sobre consumidores de 5G até o momento, que analisou a percepção deles em 26 mercados.

Estados Unidos, Coreia do Sul, China e Reino Unido estiveram entre os países sondados. A metodologia representa 220 milhões de assinantes 5G num universo de 1,3 bilhão de usuários de smartphone globalmente.

Uma das descobertas trazida pelo relatório é que, em relação aos usuários 4G, aqueles que já contam com 5G costumam passar em média 01 hora a mais em apps de realidade aumentada por semana.

Jogos na nuvem também contam com mais tempo dedicado a eles: cerca de duas horas extras. Sete em cada dez entrevistados, porém, estão insatisfeitos com a escassez de novos serviços e apps para usar com o 5G.

VEJA TAMBÉM:

–> Por falta de lei, São Paulo enfrenta problemas com implantação de antenas 5G

–> Dona da Vivo fecha parceria com a Microsoft com foco no 5G

–> Brasil ativa o primeiro caixa eletrônico 5G da América Latina

Outra revelação foi que os consumidores nos países pesquisados estão dispostos a desembolsar entre 20% a 30% a mais por planos 5G que se integram a casos de uso de serviço digital.

A pandemia de Covid-19 que afeta o mundo também influenciou no estudo por conta das restrições impostas, fazendo com que mais pessoas permanecessem em casa.

Isso faz com que a maior parte das experiências dos primeiros usuários de 5G tenha acontecido em ambientes fechados, mostrando a importância de uma cobertura interna em detrimento da velocidade alcançada.

Para os consumidores pesquisados, a cobertura chega a ser duas vezes mais importante do que a velocidade ou a duração de bateria para que possam usufruir das experiências trazidas pelo 5G de modo satisfatório.

Entre as maneiras que os provedores têm para irem de encontro ao que o consumidor espera, o relatório descreve os seguintes pontos:

  • Esclarecer e informar o consumidor sobre o que o 5G agrega de melhor valor;
  • Oferecer uma cobertura 5G com qualidade consistente em ambientes internos e externos;
  • Quando novos serviços 5G forem lançados, fazer a adaptação aos requisitos de rede;

O estudo completo está disponível no site da Ericsson (em inglês).

Com informações de Convergência Digital